Questões de Concursos IFNMG MG

Resolva questões de IFNMG MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q326317 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Estudos e experiências realizadas em escolas com êxito no projeto de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular apontam princípios e fundamentos que consolidam o sucesso da inclusão.

Sobre esses princípios e fundamentos, analise as seguintes afirmativas.

I. O princípio da identidade é a construção da pessoa humana em todos seus aspectos: afetivo, intelectual, moral e ético.

II. A sensibilidade estética diz respeito à valorização da diversidade para conviver com as diferenças, com o imprevisível, com os conflitos pessoais e sociais, estimulando a criatividade para a resolução dos problemas e a pluralidade cultural.

III. A ideia de que todo sujeito pode aprender, tornar-se membro efetivo e ativo da classe regular, ainda que não faça parte da vida comunitária.

IV. A construção de laços de solidariedade, atitudes cooperativas e trabalhos coletivos proporcionam maior aprendizagem para todos.

V. A inclusão independe da transformação da prática pedagógica, sendo o foco as relações interpessoais positivas, interação e sintonia professor-aluno.

Estão CORRETAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q321083 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos. Para reconhecer a validade das sequências didáticas, é necessário verificar se as atividades propostas se ajustam às orientações pedagógicas relacionadas a essa estratégia didática.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q320214 | Pedagogia, Técnico Administrativo, IFNMG MG

“Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto” (VASCONCELLOS, 2006, p.79).

Analise as afirmativas sobre o planejamento no processo ensino-aprendizagem.

I. A prática do planejamento também dependerá do entendimento de currículo que se tem, considerando as implicações na organização do trabalho pedagógico.

II. Numa escola em que se vivencia um processo de planejamento, existirão planos globais referentes a toda a instituição e planos de cada um dos setores – direção e coordenação pedagógica, por exemplo.

III. A participação é considerada um elemento estratégico, sendo uma forma de diminuir as resistências dos próprios agentes internos da instituição.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q320082 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

O termo didática deriva do grego didaktiké, que tem o significado de arte do ensinar. Na perspectiva contemporânea, são fundamentos da didática, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q386679 | Biologia, Genética, Técnico em Laboratório, IFNMG MG

Hoje em dia, o trabalho com material genético tornou-se rotineiro. Para uma correta extração de ácidos nucleicos, é importante a escolha adequada de protocolos e reagentes para aquele material que se quer extrair e para que fim se destina.

Em um protocolo de extração de DNA ou RNA, não se deve usar como reagente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q324050 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

A avaliação, para estar a serviço da qualidade educacional, deve, entre outros, cumprir o seu papel de promoção do ensino, o qual irá guiar os passos do educador. Ela precisa ter o caráter de contribuição para a formação do aluno e, não apenas, classificar e medir aprendizagens. Nesse sentido é que a avaliação formativa tem sido assumida no contexto educacional atual.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q323375 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Segundo Coll (2000), os conteúdos de ensino não estão condicionados unicamente às disciplinas, mas abrangem outras capacidades, agrupadas, por ele, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Sobre esses conteúdos, analise as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os conteúdos conceituais são mais abstratos e demandam compreensão, reflexão, análise e comparação.

( ) As condições necessárias para a aprendizagem dos conteúdos conceituais demandam atividades que desencadeiem um processo de construção pessoal, que privilegie atividades experimentais capazes de acionar processos mentais.

( ) Para a aprendizagem dos conteúdos conceituais, as aulas expositivas, que lançam mão da memorização, constituem ricas estratégias de ensino.

( ) Os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, direcionadas para realização de um objetivo, e que correspondem ao que se aprende a fazer, fazendo.

( ) Os conteúdos atitudinais estão impregnados de relações afetivas que fogem ao controle da escola, isentando-a de uma atuação mais pontual a respeito do desenvolvimento desse conteúdo.

( ) Os conteúdos conceituais correspondem ao compromisso histórico, ao passo que os conteúdos atitudinais correspondem ao compromisso filosófico da escola.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q331309 | Matemática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Uma linha de produção monta um equipamento em oito etapas bem definidas, sendo que cada etapa gasta exatamente 5 minutos em sua tarefa. O supervisor percebe, cinco horas e trinta e cinco minutos depois do início do funcionamento, que a linha parou de funcionar. Como a linha monta apenas um equipamento em cada processo de oito etapas, podemos afirmar que o problema foi na etapa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q323145 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

O papel da escola frente às mudanças do mundo contemporâneo implica em um ensino orientado por uma pedagogia da autonomia e da emancipação.

A seguir são apresentadas ações fundamentais que a escola deve priorizar para garantir o alcance dessa orientação, EXCETO em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q337596 | Matemática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Sobre estruturas algébricas, analise as afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A multiplicação de números reais é distributiva em relação à soma de números reais.

( ) A soma de números reais é distributiva em relação à multiplicação de números reais.

( ) O conjunto dos números inteiros pares (incluído o zero) é um anel com a soma e o produto de números inteiros.

( ) O conjunto de matrizes 2x2 é, com a soma e o produto usual de matrizes, um anel não comutativo com divisores de zero.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q328886 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

No mundo digital e globalizado de hoje, as tecnologias da informação e da comunicação estão presentes em todos os campos do conhecimento. Elas fazem parte da vida cotidiana do cidadão comum, e o domínio de suas linguagens passa a ser condição de inclusão social e cultural. Como a escola e suas tecnologias educacionais são afetados nesse contexto?

Analise as afirmativas e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A escola precisa estar atenta às novas formas de aprender propiciadas pelas tecnologias da informação e da comunicação criando, assim, novas formas de ensinar.

( ) O boom da tecnologia digital exige mais do que livros didáticos, aulas expositivas e exercícios estruturados para socializar o conhecimento.

( ) A incorporação das novas tecnologias ao processo didático da era digital, torna-se uma ação possível, uma vez que a experiência com as novas tecnologias já fazem parte da cultura de todos os jovens fora da escola, tornando o espaço de conhecimento da escola mais próximo dos espaços que fazem parte da vida dos jovens fora dela.

( ) As novas tecnologias da informação e da comunicação, por si mesmas, contribuem para tornar o processo de aquisição do conhecimento escolar mais vivo e significativo.

( ) Os recursos da tecnologia permitem a utilização de múltiplas formas de acesso ao conhecimento. O uso da imagem e de outros recursos não linguísticos trazem novas configurações às aprendizagens. Diferentes modos de representação dos fenômenos científicos e naturais podem contribuir para sua melhor compreensão.

( ) O acesso a materiais informativos diferenciados e a busca ativa de informações via internet permitem a construção de múltiplas visões e representações por meio de hyperlinks e hipermídias.

Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q599949 | Agricultura e Agropecuária, Técnico em Agropecuária, IFNMG MG

Identifique a potência mínima (kw) que deverá apresentar um trator de pneus para tracionar um determinado implemento, sabendo-se que foi necessária uma força de 30.000 N quando se percorreu uma distância de 150m gastando 100s.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q387303 | Biologia, Fisiologia Animal, Técnico em Laboratório, IFNMG MG

A composição da urina de um indivíduo saudável pode variar em razão de necessidades fisiológicas ou como resposta a condições ambientais.

São situações que alteram a concentração de componentes da urina, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q319131 | Pedagogia, Técnico Administrativo, IFNMG MG

Para Sanmartí (2009), a avaliação não só mensura os resultados, como também condiciona o que e como se ensina, principalmente o que aprendem os estudantes e de que maneira o fazem.

Sobre a avaliação, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q453764 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Assistente em Administração, IFNMG MG

Em relação à higiene e segurança do trabalho, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q321903 | Pedagogia, Técnico Administrativo, IFNMG MG

Tendo em vista as reflexões de Tardif (2002) sobre os saberes docentes e formação profissional, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q319790 | Pedagogia, Técnico Administrativo, IFNMG MG

Segundo Perrenoud (1999, p. 10), “(...) a avaliação está no âmago das contradições do sistema educativo, constantemente na articulação da seleção e da formação, do reconhecimento e da negação das desigualdades”.

Analise as afirmativas sobre as reflexões de avaliação feitas por PERRENOUD (1999) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A regulação é um momento específico da ação pedagógica, sendo um componente variável dela.

( ) As hierarquias de excelência escolar orientam o que se chama de êxito ou fracasso escolares.

( ) Uma prática da avaliação formativa pressupõe um domínio do currículo e dos processos de ensino e aprendizagem, em geral, pelo professor.

( ) Toda avaliação, com exceção da formativa, é uma forma de controle social e de coerção que não se deve prolongar inultimente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q437248 | Direito Constitucional, Orçamentos, Tecnólogo, IFNMG MG

De acordo com o § 5º do Art. 165 da Constituição Brasileira de 1988, a lei orçamentária anual compreenderá:

I. o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

II. o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

III. o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

Sobre essa matéria, é correto afirmar que os orçamentos que, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional, correspondem aos assinalados nos incisos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q322578 | Pedagogia, Técnico Administrativo, IFNMG MG

Segundo Candau (2002), um grande desafio para os educadores, diante dos novos cenários da sociedade contemporânea, é articular igualdade e diferença à base cultural comum e expressões da pluralidade social e cultural.

Analise as seguintes afirmativas sobre cidadania, pluralidade cultural e educação.

I. O papel de formadora de identidades, sejam estas individuais, sociais e culturais, tem sido um dos trunfos da legitimação da escola.

II. A percepção da escola como espaço sociocultural possibilita pensar o processo educativo escolar como sendo heterogêneo, produto da ação recíproca entre sujeito e instituição e capaz de reconhecer e incorporar a diversidade no desenvolvimento dos educandos como sujeitos socioculturais.

III. No mundo de hoje, há uma grande igualdade, não só do acesso, mas também do uso que se faz do conhecimento.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q382998 | Biologia, Fisiologia Animal, Técnico em Laboratório, IFNMG MG

No mundo animal, usualmente, as células reprodutivas femininas são maiores que as masculinas. Esse aspecto é resultado de diferenciações que ocorrem nas ovogônias.

A diferenciação observada é resultado da(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.