Questões de Concursos INEP

Resolva questões de INEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q326986 | Pedagogia, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

Sobre o pensamento de Vygotsky, considere as afirmações abaixo.

I. Para Vygotsky, a linguagem deve ser muito valorizada no processo educacional, pois ela realiza a mediação entre o homem e a realidade. II. O pensamento de Vygotsky é dissociado das relações sociais, pois sua preocupação é focada no aprendizado escolar. III. Vygotsky atribuía importante papel às relações interpessoais no processo de aprendizagem. Está correto o que se afirma somente em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q485562 | Inglês, Gramática, Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais III, INEP, IBFC

Choose the best alternative, according to the following situation described:

Situation: I left my bicycle here and now it’s gone.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q341092 | Raciocínio Lógico, Silogismo Todo, Técnico em Informações Educacionais, INEP, CESGRANRIO

A negação de "Todos os caminhos levam a Roma" é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q542631 | Probabilidade e Estatística, Correlação, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

O instrumento empregado para a medida da correlação linear de Pearson é o coeficiente de correlação. Esse coeficiente deve indicar o grau de intensidade da correlação entre duas variáveis e, ainda, o sentido dessa correlação. Assinale a alternativa que indica adequadamente a interpretação de um determinado resultado obtido r = 0,98 para o coeficiente de correlação de Pearson:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q542620 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais III, INEP, IBFC

Observe as afirmações:

I. O termo Estatística provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões. II. A Estatística Descritiva é a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do cálculo de probabilidade. III. A coleta , a organização e a descrição dos dados estão a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial. Pode-se dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q543149 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Pesquisador em Informações Educacionais II, INEP, IBFC

Em Psicometria, a Teoria de Resposta ao Ítem (TRI), pode ser descrita como sendo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q376918 | Administração Pública, Patrimonialista, Técnico em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

O patrimonialismo foi uma das primeiras formas de administração pública. São características da administração patrimonialista as relacionadas abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q340718 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Pesquisador em Informações Educacionais II, INEP, IBFC

Uma urna contém 5 bolas pretas numeradas de 1 a 5; 6 bolas brancas numeradas de 1 a 6; e 9 bolas azuis numeradas de 1 a 9. A probabilidade de sortearmos uma bola da urna e ela ser branca, sabendo que ela é par, é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q814592 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pesquisador em Informações Educacionais II, INEP, IBFC

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1996, determina que a avaliação da aprendizagem seja contínua e cumulativa e que os aspectos qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos. Adotar esta concepção de avaliação pressupõe que o professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.