Questões de Concursos INEP Resolva questões de INEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. INEP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q326986 | Pedagogia, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFCSobre o pensamento de Vygotsky, considere as afirmações abaixo. I. Para Vygotsky, a linguagem deve ser muito valorizada no processo educacional, pois ela realiza a mediação entre o homem e a realidade. II. O pensamento de Vygotsky é dissociado das relações sociais, pois sua preocupação é focada no aprendizado escolar. III. Vygotsky atribuía importante papel às relações interpessoais no processo de aprendizagem. Está correto o que se afirma somente em ✂️ a) I e II ✂️ b) I e III ✂️ c) II e III ✂️ d) I ✂️ e) III Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q543124 | Probabilidade e Estatística, Medidas de Dispersão, Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais III, INEP, IBFCA alternativa que apresenta uma série de valores cuja dispersão ou variabilidade seja maior é: ✂️ a) 33, 33,33,33,33 ✂️ b) 33, 32,34,32,34 ✂️ c) 31, 32,33,34,35 ✂️ d) 30, 35,35,33,32 ✂️ e) 10, 20,30,40,65 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q485562 | Inglês, Gramática, Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais III, INEP, IBFCChoose the best alternative, according to the following situation described: Situation: I left my bicycle here and now it’s gone. ✂️ a) Someone must have stealed it. ✂️ b) Someone must stole it. ✂️ c) Someone must stealed it. ✂️ d) Someone must steal. ✂️ e) Someone must have stolen it. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q341092 | Raciocínio Lógico, Silogismo Todo, Técnico em Informações Educacionais, INEP, CESGRANRIOA negação de "Todos os caminhos levam a Roma" é ✂️ a) "Todos os caminhos não levam a Roma". ✂️ b) "Nenhum caminho leva a Roma". ✂️ c) "Pelo menos um caminho leva a Roma". ✂️ d) "Pelo menos um caminho não leva a Roma". ✂️ e) "Não há caminhos para Roma". Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q542631 | Probabilidade e Estatística, Correlação, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFCO instrumento empregado para a medida da correlação linear de Pearson é o coeficiente de correlação. Esse coeficiente deve indicar o grau de intensidade da correlação entre duas variáveis e, ainda, o sentido dessa correlação. Assinale a alternativa que indica adequadamente a interpretação de um determinado resultado obtido r = 0,98 para o coeficiente de correlação de Pearson: ✂️ a) Correlação linear positiva altamente significativa entre as variáveis. ✂️ b) Correlação linear negativa altamente significativa entre as variáveis. ✂️ c) Correlação linear positiva relativamente fraca entre as variáveis. ✂️ d) Correlação linear positiva muito fraca entre as variáveis. ✂️ e) Não há correlação linear positiva entre as variáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q542620 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais III, INEP, IBFCObserve as afirmações: I. O termo Estatística provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões. II. A Estatística Descritiva é a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do cálculo de probabilidade. III. A coleta , a organização e a descrição dos dados estão a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial. Pode-se dizer que: ✂️ a) Todas estão incorretas ✂️ b) Todas estão corretas. ✂️ c) Apenas I está correta. ✂️ d) Apenas II está correta. ✂️ e) Apenas III está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q543149 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Pesquisador em Informações Educacionais II, INEP, IBFCEm Psicometria, a Teoria de Resposta ao Ítem (TRI), pode ser descrita como sendo: ✂️ a) um conjunto de modelos matemáticos que relacionam um ou mais traços latentes (não observados) de um indivíduo com a probabilidade deste dar uma resposta certa a um item. ✂️ b) um conceito estruturante com possibilidade de vislumbrar uma escala ou grupo de itens com partes iguais de um construto psicológico. ✂️ c) uma teoria que se preocupa em explicar o resultado final total, isto é, a soma das respostas dadas a uma série de itens, expressa no chamado escore total. ✂️ d) um método que consiste em elaborar estratégias (estatísticas) para controlar ou avaliar a magnitude do erro. ✂️ e) uma teoria que se preocupa em verificar o porquê de um indivíduo não acertar respostas a certos ítens, procurando encontrar essas respostas na psicologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q376918 | Administração Pública, Patrimonialista, Técnico em Informações Educacionais I, INEP, IBFCO patrimonialismo foi uma das primeiras formas de administração pública. São características da administração patrimonialista as relacionadas abaixo, exceto: ✂️ a) Impermeabilidade à participação social – privada. ✂️ b) Ausência de carreiras administrativas. ✂️ c) Endeusamento do soberano. ✂️ d) Corrupção e nepotismo. ✂️ e) Democracia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q340718 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Pesquisador em Informações Educacionais II, INEP, IBFCUma urna contém 5 bolas pretas numeradas de 1 a 5; 6 bolas brancas numeradas de 1 a 6; e 9 bolas azuis numeradas de 1 a 9. A probabilidade de sortearmos uma bola da urna e ela ser branca, sabendo que ela é par, é de: ✂️ a) 6/20 ✂️ b) 3/20 ✂️ c) 1/3 ✂️ d) 6/9 ✂️ e) 3/5 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q814592 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pesquisador em Informações Educacionais II, INEP, IBFCA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1996, determina que a avaliação da aprendizagem seja contínua e cumulativa e que os aspectos qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos. Adotar esta concepção de avaliação pressupõe que o professor: ✂️ a) despreze os momentos de avaliação formal, pois tais práticas tendem a discriminar os alunos que apresentam ritmos mais lentos de aprendizagem. ✂️ b) concentre-se apenas em avaliações diagnósticas a fim de replanejar o trabalho pedagógico constantemente. ✂️ c) decida com os seus alunos o que vão aprender e as estratégias de ensino, considerando o estágio do processo ensino-aprendizagem em que se encontram. ✂️ d) esteja atento aos progressos e resultados obtidos pelos estudantes ao longo do ano escolar e não apenas à nota da prova final. ✂️ e) realize avaliações somativas constantes para motivar o avanço dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ ImprimirPróximo →
1Q326986 | Pedagogia, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFCSobre o pensamento de Vygotsky, considere as afirmações abaixo. I. Para Vygotsky, a linguagem deve ser muito valorizada no processo educacional, pois ela realiza a mediação entre o homem e a realidade. II. O pensamento de Vygotsky é dissociado das relações sociais, pois sua preocupação é focada no aprendizado escolar. III. Vygotsky atribuía importante papel às relações interpessoais no processo de aprendizagem. Está correto o que se afirma somente em ✂️ a) I e II ✂️ b) I e III ✂️ c) II e III ✂️ d) I ✂️ e) III Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q543124 | Probabilidade e Estatística, Medidas de Dispersão, Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais III, INEP, IBFCA alternativa que apresenta uma série de valores cuja dispersão ou variabilidade seja maior é: ✂️ a) 33, 33,33,33,33 ✂️ b) 33, 32,34,32,34 ✂️ c) 31, 32,33,34,35 ✂️ d) 30, 35,35,33,32 ✂️ e) 10, 20,30,40,65 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q485562 | Inglês, Gramática, Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais III, INEP, IBFCChoose the best alternative, according to the following situation described: Situation: I left my bicycle here and now it’s gone. ✂️ a) Someone must have stealed it. ✂️ b) Someone must stole it. ✂️ c) Someone must stealed it. ✂️ d) Someone must steal. ✂️ e) Someone must have stolen it. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q341092 | Raciocínio Lógico, Silogismo Todo, Técnico em Informações Educacionais, INEP, CESGRANRIOA negação de "Todos os caminhos levam a Roma" é ✂️ a) "Todos os caminhos não levam a Roma". ✂️ b) "Nenhum caminho leva a Roma". ✂️ c) "Pelo menos um caminho leva a Roma". ✂️ d) "Pelo menos um caminho não leva a Roma". ✂️ e) "Não há caminhos para Roma". Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q542631 | Probabilidade e Estatística, Correlação, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFCO instrumento empregado para a medida da correlação linear de Pearson é o coeficiente de correlação. Esse coeficiente deve indicar o grau de intensidade da correlação entre duas variáveis e, ainda, o sentido dessa correlação. Assinale a alternativa que indica adequadamente a interpretação de um determinado resultado obtido r = 0,98 para o coeficiente de correlação de Pearson: ✂️ a) Correlação linear positiva altamente significativa entre as variáveis. ✂️ b) Correlação linear negativa altamente significativa entre as variáveis. ✂️ c) Correlação linear positiva relativamente fraca entre as variáveis. ✂️ d) Correlação linear positiva muito fraca entre as variáveis. ✂️ e) Não há correlação linear positiva entre as variáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q542620 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais III, INEP, IBFCObserve as afirmações: I. O termo Estatística provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões. II. A Estatística Descritiva é a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do cálculo de probabilidade. III. A coleta , a organização e a descrição dos dados estão a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial. Pode-se dizer que: ✂️ a) Todas estão incorretas ✂️ b) Todas estão corretas. ✂️ c) Apenas I está correta. ✂️ d) Apenas II está correta. ✂️ e) Apenas III está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q543149 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Pesquisador em Informações Educacionais II, INEP, IBFCEm Psicometria, a Teoria de Resposta ao Ítem (TRI), pode ser descrita como sendo: ✂️ a) um conjunto de modelos matemáticos que relacionam um ou mais traços latentes (não observados) de um indivíduo com a probabilidade deste dar uma resposta certa a um item. ✂️ b) um conceito estruturante com possibilidade de vislumbrar uma escala ou grupo de itens com partes iguais de um construto psicológico. ✂️ c) uma teoria que se preocupa em explicar o resultado final total, isto é, a soma das respostas dadas a uma série de itens, expressa no chamado escore total. ✂️ d) um método que consiste em elaborar estratégias (estatísticas) para controlar ou avaliar a magnitude do erro. ✂️ e) uma teoria que se preocupa em verificar o porquê de um indivíduo não acertar respostas a certos ítens, procurando encontrar essas respostas na psicologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q376918 | Administração Pública, Patrimonialista, Técnico em Informações Educacionais I, INEP, IBFCO patrimonialismo foi uma das primeiras formas de administração pública. São características da administração patrimonialista as relacionadas abaixo, exceto: ✂️ a) Impermeabilidade à participação social – privada. ✂️ b) Ausência de carreiras administrativas. ✂️ c) Endeusamento do soberano. ✂️ d) Corrupção e nepotismo. ✂️ e) Democracia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q340718 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Pesquisador em Informações Educacionais II, INEP, IBFCUma urna contém 5 bolas pretas numeradas de 1 a 5; 6 bolas brancas numeradas de 1 a 6; e 9 bolas azuis numeradas de 1 a 9. A probabilidade de sortearmos uma bola da urna e ela ser branca, sabendo que ela é par, é de: ✂️ a) 6/20 ✂️ b) 3/20 ✂️ c) 1/3 ✂️ d) 6/9 ✂️ e) 3/5 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q814592 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pesquisador em Informações Educacionais II, INEP, IBFCA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1996, determina que a avaliação da aprendizagem seja contínua e cumulativa e que os aspectos qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos. Adotar esta concepção de avaliação pressupõe que o professor: ✂️ a) despreze os momentos de avaliação formal, pois tais práticas tendem a discriminar os alunos que apresentam ritmos mais lentos de aprendizagem. ✂️ b) concentre-se apenas em avaliações diagnósticas a fim de replanejar o trabalho pedagógico constantemente. ✂️ c) decida com os seus alunos o que vão aprender e as estratégias de ensino, considerando o estágio do processo ensino-aprendizagem em que se encontram. ✂️ d) esteja atento aos progressos e resultados obtidos pelos estudantes ao longo do ano escolar e não apenas à nota da prova final. ✂️ e) realize avaliações somativas constantes para motivar o avanço dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro