Questões de Concursos Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Resolva questões de Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q389930 | História, Patrimônio, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a narrativas patrimoniais e representações. O conceito de patrimônio, inicialmente restrito, ampliou-se ao longo do tempo e passou a contemplar uma variedade de expressões culturais, como patrimônio histórico, material, imaterial e artístico.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q323992 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo.

As próximas gerações de novos griôs serão formadas em espaços reconhecidos pela comunidade como territórios de referências de suas memórias.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q390145 | História, Patrimônio, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue os itens seguintes. No campo do patrimônio material, há uma relação mais próxima entre o patrimônio cultural e o exercício da cidadania que no campo do patrimônio imaterial.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q328870 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue os itens a seguir. De acordo com a filosofia da inclusão, a educação torna-se eficaz à medida que as escolas, enquanto comunidades educativas, propõem soluções para satisfazer as necessidades de todos os alunos, como, por exemplo, estabelecer turmas próprias para alunos com deficiência separadas de turmas para alunos ditos “normais”.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q714500 | Antropologia, Antropologia, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos à abordagem antropológica sobre memória. A memória aponta referências de pertencimento e, consequentemente, de exclusão na autorrepresentação de comunidades nacionais e de grupos étnicos, populações tradicionais e minorias que compõem a população de um país.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q783199 | Agrimensura, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Cinco municípios de um estado brasileiro possuem as seguintes quantidades de patrimônios históricos: {2, 3, 5, 3, 2}.

Admitindo que a média e o desvio-padrão desse conjunto de valores sejam iguais a 3 e 1,2, respectivamente, julgue os itens seguintes.

O coeficiente de variação é superior a 0,3 e inferior a 0,5.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q325994 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo.

Para manter a tradição dos griôs, o ideal é fazer o registro sistemático das narrativas deles por escrito, para divulgar o conhecimento produzido por eles a um público cada vez mais abrangente.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q485328 | Geografia, Urbanização, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Nas últimas décadas, as cidades têm representado uma grande conquista do homem moderno. Hoje em dia são elas que dirigem e organizam o mundo, pois concentram os grandes centros de decisões político-econômicas e científico-tecnológicas. Acerca do processo de urbanização brasileiro, julgue os itens que se seguem. A urbanização brasileira ocorreu, inicialmente, em áreas isoladas, como verdadeiras ilhas, generalizando-se somente a partir do século XX.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q783612 | Agrimensura, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma pesquisa a respeito das quantidades de teatros em cada uma de 11 cidades brasileiras selecionadas apresentou o seguinte resultado: {1, 2, 2, 3, 3, 3, 4, 4, 4, 4, 4}.

Com referência a esses dados, julgue os itens seguintes.

O valor do terceiro quartil do conjunto de dados (Q3/4) é igual a 4.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.