Questões de Concursos Ministério da Integração Nacional

Resolva questões de Ministério da Integração Nacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q48570 | Técnicas de Vendas e Negociação, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

Acerca da qualidade no atendimento ao público nos aspectos de comunicabilidade, eficiência e presteza, julgue os próximos itens. 

O desenvolvimento do processo de qualidade e sucesso do atendimento tem início no treinamento, quando se estabelece um padrão de atendimento, e na disseminação de informações para que o servidor adquira as condições de atender com precisão as demandas dos usuários.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q48569 | Técnicas de Vendas e Negociação, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

Acerca da qualidade no atendimento ao público nos aspectos de comunicabilidade, eficiência e presteza, julgue os próximos itens.

Uma comunicação eficaz ocorre quando o significado pretendido da fonte e o significado percebido pelo receptor são os mesmos.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q48571 | Técnicas de Vendas e Negociação, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

No que se refere à conduta e objetividade na qualidade do atendimento ao público, julgue os itens subsequentes.

Postura ética, imparcialidade, colaboração e respeito devem ser disseminadas e incentivadas entre os servidores que prestam atendimento ao público como condição para o atingimento da excelência.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q48580 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

Acerca das atribuições e dos objetivos do órgão de recursos humanos (RH), julgue os itens seguintes.

No contexto dos processos de agregar pessoas, percebe-se que as organizações públicas sempre desconsideram o perfil profissional e a formação acadêmica durante a alocação de novos servidores em seus postos de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q48579 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

As organizações públicas e privadas alcançam suas metas por meio das pessoas. Por essa razão, a área de gestão de pessoas vem assumindo posição de destaque em muitas dessas organizações. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. 

A fim de maximizar o desenvolvimento das pessoas e da organização, é tarefa da área de gestão de pessoas disseminar junto aos gestores a necessidade de valorizar e tratar os servidores da instituição como colaboradores e parceiros de negócio
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q48572 | Técnicas de Vendas e Negociação, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

No que se refere à conduta e objetividade na qualidade do atendimento ao público, julgue os itens subsequentes.

No serviço público, o tempo é muito importante e deve ser aproveitado ao máximo. Nesse sentido, enquanto o atendente escuta as demandas do usuário, é recomendável que ele realize outras atividades inerentes ao cargo, sempre com a preocupação de melhor aproveitar o tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q48568 | Técnicas de Vendas e Negociação, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

Acerca da qualidade no atendimento ao público nos aspectos de comunicabilidade, eficiência e presteza, julgue os próximos itens.

Desde que o serviço prestado satisfaça às necessidades do cidadão, o tempo que ele esperar para ser atendido tornar-se-á irrelevante.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q48583 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

O setor público tem investido consideravelmente na capacitação de seus servidores. No que se refere à capacitação, julgue os itens que se seguem.

O treinamento, considerado um processo para desenvolver pessoas, é constituído de ações educacionais de longa duração que incluem manuais e roteiros.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q48578 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

As organizações públicas e privadas alcançam suas metas por meio das pessoas. Por essa razão, a área de gestão de pessoas vem assumindo posição de destaque em muitas dessas organizações. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Mesmo produzindo informações relevantes e realizando ações cruciais, a área de gestão de pessoas pouco tem a contribuir na formulação do planejamento estratégico da organização.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q48582 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

Acerca das atribuições e dos objetivos do órgão de recursos humanos (RH), julgue os itens seguintes. 

Ações voltadas para a promoção da qualidade de vida no trabalho, tais como ginástica laboral, programas de vacinação e realização de exames médicos periódicos, têm sido empreendidas por várias organizações públicas
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q48581 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

Acerca das atribuições e dos objetivos do órgão de recursos humanos (RH), julgue os itens seguintes. 

De maneira geral, nos órgãos públicos, os processos relativos a remuneração e benefícios consomem pouco tempo do servidor responsável por esses processos, que respondem pelos menores fluxos de trabalho da área de RH.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q48574 | Técnicas de Vendas e Negociação, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

Paulina, técnica administrativa de um órgão público, possui produtividade acima da média, porém, por não estabelecer bom relacionamento com seus pares, opta por realizar seu trabalho individualmente. Acerca dessa situação hipotética e de aspectos relacionados à eficácia no comportamento interpessoal para o atendimento ao público, julgue os itens seguintes.

A produtividade de um grupo e sua eficiência na prestação de serviços e no consequente alcance da qualidade no atendimento decorre da competência individual de seus membros, independentemente da solidariedade entre eles ou de suas relações interpessoais
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q48614 | Matemática, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os seguintes itens, relativos a sistemas numéricos e sistema legal de medidas.
Se a área da fazenda Y for igual a 23 km2 e a área da fazenda Z for igual a 2.300.000 m2 , então a área da fazenda Y será menor que a da fazenda Z.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q48573 | Técnicas de Vendas e Negociação, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

Paulina, técnica administrativa de um órgão público, possui produtividade acima da média, porém, por não estabelecer bom relacionamento com seus pares, opta por realizar seu trabalho individualmente. Acerca dessa situação hipotética e de aspectos relacionados à eficácia no comportamento interpessoal para o atendimento ao público, julgue os itens seguintes.

A lacuna de competências interpessoais descrita na situação em apreço poderá ocasionar a redução do suporte social advindo dos colegas e que é importantíssimo para que o trabalhador consiga manter sua produtividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q48575 | Técnicas de Vendas e Negociação, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética acerca da importância do trabalho em equipe para o alcance da qualidade no atendimento ao público, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Quando trabalha em uma central de atendimento, Joana tem dificuldade em aceitar opiniões divergentes da sua. Em situações em que enfrenta divergências com seus colegas, costuma apresentar expressão facial tensa e comentar o caso com os usuários/clientes. Nessa situação hipotética, a postura de Joana pode denotar falta de profissionalismo e percepção negativa do atendimento aos usuários/clientes.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q48600 | Administração de Recursos Materiais, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

A respeito de transporte e distribuição de materiais, julgue os seguintes itens.

Quando comparado aos demais modais, o modal aéreo de transporte, embora mais ágil, apresenta menor segurança no transporte de pequenos volumes.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q48577 | Técnicas de Vendas e Negociação, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética acerca da importância do trabalho em equipe para o alcance da qualidade no atendimento ao público, seguida de uma assertiva a ser julgada. 

Maria é recepcionista em um órgão federal e trabalha em turno de revezamento. Em determinado dia, cinco minutos após o término de seu horário de trabalho, sua colega ainda não havia chegado para rendê-la e a fila de usuários à espera de atendimento estava longa. Mesmo assim, Maria fechou o guichê e foi embora, sem maiores justificativas aos usuários. Nessa situação hipotética, do ponto de vista do usuário, a atitude de Maria é perfeitamente aceitável e não acarretará percepção negativa do serviço prestado pelo órgão.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.