Questões de Concursos MMA

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1Q193430 | Direito Constitucional, Forma Federativa de Competências, Agente Administrativo, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ao Estado podem ser atribuídas duas vertentes: o governo, de natureza transitória, responsável precípuo pela proposição das políticas públicas; e a administração pública, com o encargo de fazer a implementação de tais políticas, de maneira mais estável. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

O modelo de federalismo brasileiro é do tipo segregador.

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2Q188320 | Português, Acentuação Gráfica, Agente Administrativo, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, acerca de redação oficial e correção gramatical.

O emprego do acento agudo nos vocábulos país e justifica-se pela mesma regra de acentuação gráfica.

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3Q106026 | Gestão de Pessoas, Cultura Organizacional, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

Cultura e clima organizacional são conceitos similares que se inter-relacionam, de modo que o clima depende do tipo de cultura estabelecido pela organização e a cultura é refletida pelas percepções que os indivíduos têm em relação ao clima.

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4Q335289 | Matemática, Funções, Agente Administrativo, MMA, CESPE CEBRASPE

Em determinada fábrica de parafusos, para a produção de parafusos ao custo de R$ 1,00 a unidade, a máquina X tem um custo fixo de R$ 300,00 por dia, e a máquina Y fabrica os parafusos ao custo fixo diário 25% maior que o da máquina X, mas a um custo unitário de cada parafuso produzido 25% menor que o da máquina X.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.

Se, em determinado dia, a máquina X produzir o dobro de parafusos produzidos pela máquina Y, de forma que os custos totais de produção sejam iguais, então, nesse caso, a máquina Y produzirá menos de 50 parafusos.

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5Q106608 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.

Entre as diretrizes que orientam o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), destacam-se a transversalidade e a interdisciplinaridade.

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6Q107300 | Direito Ambiental, Licenciamento Ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O desflorestamento pode ser considerado um dos principais
responsáveis pela degradação do meio ambiente amazônico. Entre
as suas causas, destaca-se a exploração predatória de baixa
eficiência, que deixa um rastro de destruição na floresta. A opção
mais equilibrada para a exploração racional de madeira e outras
riquezas não madeireiras da floresta, capaz de garantir a
sustentabilidade do meio ambiente para as gerações futuras, é o
manejo florestal sustentável.


Com relação ao manejo florestal na Amazônia, julgue os itens que
se seguem.

Para cada etapa do processo de licenciamento ambiental, é necessária uma licença específica; a licença de instalação, por exemplo, deve ser concedida a empreendimento cujas condições de instalação detalhadas no projeto o tornem compatível com a preservação do ambiente onde será construído.

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7Q106107 | Gestão de Pessoas, Qualidade de vida no trabalho, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

Entre os fatores que influenciam na qualidade de vida no trabalho, incluem-se as condições ambientais, a segurança do trabalho e o grau de satisfação das pessoas em relação à organização.

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8Q191676 | Informática, Internet e intranet, Agente Administrativo, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere a tecnologias da informação, Internet e intranet, julgue os seguintes itens.

Os sistemas de informação são soluções que permitem manipular as informações utilizadas pelas organizações, por meio de tecnologias de armazenamento, acesso e recuperação de dados relevantes, de forma confiável.

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9Q811573 | Legislação Federal, Lei 9605 1998, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Com relação à Política Nacional do Meio Ambiente, julgue os itens subsequentes.

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais, bem como realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, são atos passíveis de detenção e multa, e, em caso de morte do animal, a pena é aumentada de um a seis meses.

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10Q104430 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.

A educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo do ensino fundamental.

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11Q104657 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à educação ambiental, julgue os itens a seguir.

O processo de institucionalização da educação ambiental no governo federal brasileiro teve início em 1973, com a criação, no Poder Executivo, da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), vinculada ao Ministério do Interior.

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12Q105057 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.

É de responsabilidade exclusiva das instituições educacionais públicas a execução da política nacional de educação ambiental em todos os níveis, podendo ser delegadas algumas competências, quando for necessário.

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13Q107045 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.

A educação ambiental não formal consiste nas ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

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14Q49021 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Com relação à educação ambiental, julgue os itens a seguir.

O processo de institucionalização da educação ambiental no governo federal brasileiro teve início em 1973, com a criação, no Poder Executivo, da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), vinculada ao Ministério do Interior.
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16Q187536 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Agente Administrativo, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A atual CF tem uma clara expansão dos direitos e garantias fundamentais, em relação aos modelos então vigentes. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Os direitos e garantias fundamentais encontram-se destacados exclusivamente no art. 5.o do texto constitucional.

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17Q190984 | Direito Constitucional, Direito à Igualdade, Agente Administrativo, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A atual CF tem uma clara expansão dos direitos e garantias fundamentais, em relação aos modelos então vigentes. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

No constitucionalismo, a existência de discriminações positivas iguala materialmente os desiguais.

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18Q105816 | Gestão Ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos aspectos relacionados aos conflitos socioambientais,
julgue os itens a seguir.

A gestão ambiental, no Brasil, não é considerada efetiva.

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19Q105808 | Gestão Ambiental, Agenda 21, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A base conceitual da Agenda 21 indica, em síntese, a
importância de se construir um programa de transição que
contemple questões centrais tais como a redução da degradação
do meio ambiente e, simultaneamente, da pobreza e das
desigualdades e contribua para a sustentabilidade progressiva.

Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue os itens
seguintes, relativos aos objetivos da Agenda 21 brasileira.

Entre as recomendações prioritárias da Agenda 21, inclui-se o alinhamento, de modo prioritário, da vocação produtiva da cidade em harmonia com os eixos de desenvolvimento globalizados, inseridos em um contexto econômico global.

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20Q106653 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à educação ambiental, julgue os itens a seguir.

A Constituição Federal de 1988, apesar de reconhecida por parte significativa da doutrina como avançada no campo dos direitos relacionados ao meio ambiente, não trata expressamente da educação ambiental.

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