Questões de Concursos MPE RO

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1Q325094 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista, MPE RO, FUNCAB

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), marque a resposta INCORRETA:

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2Q561660 | Informática, Access, Técnico em Informática, MPE RO, FUNCAB

Suponha que você tenha recebido do seu chefe a tarefa de desenvolver um sistema de controle de horas extras dos funcionários de sua empresa. A aplicação do Microsoft Office recomendada para realizar essa tarefa é:

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3Q725217 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Rondônia, Técnico Administrativo, MPE RO, CESGRANRIO

O povoamento da região amazônica, em particular da região que hoje se constitui o Estado de Rondônia, no século XX, foi favorecido:

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4Q521663 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, MPE RO, CESGRANRIO

O procedimento técnico de confirmação NÃO se aplica nos exames de auditoria:

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5Q327684 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, MPE RO, FUNCAB

Para que a turma de Educação Infantil se desenvolva plenamente, é preciso que façam parte do planejamento:

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6Q235080 | Direitos Humanos, Declaração Universal de Direitos Humanos, Promotor de Justiça, MPE RO, CESPE CEBRASPE

Após as conseqüências devastadoras da Segunda Guerra Mundial, os países resolveram criar uma organização multi e supranacional para regular as relações entre os povos. Nesse marco, surgiu, em 1945, a Carta das Nações, cujos fundamentos visavam, essencialmente, à manutenção da paz internacional, que incluía a proteção da integridade territorial dos Estados frente à agressão e à intervenção externa; ao fomento entre as nações de relações de amizade, levando em conta os princípios de igualdade, soberania e livre determinação dos povos; e à realização de cooperação internacional para solução de problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, incluindo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, sem fazer distinção por motivos de raça, sexo, idioma ou religião. A Carta das Nações deu origem à ONU, que, posteriormente, criou uma carta de direitos - a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) - adotada e proclamada pela Resolução 217-A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.

Acerca dos direitos fundamentais previstos no documento mencionado no texto acima, assinale a opção incorreta.

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7Q331836 | Matemática, Geometria, Técnico Administrativo, MPE RO, CESGRANRIO

Em um terreno retangular de 80m de comprimento por 60m de largura será construída uma piscina também retangular cuja área ocupará 20% da área do terreno. As dimensões dessa piscina (comprimento e largura), expressas em metros, podem ser iguais a:

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8Q267789 | História e Geografia de Rondônia, Analista Economia, MPE RO, FUNCAB

Um importante tratado fixou a linha de fronteira no extremo norte e oeste do Brasil, a partir dos cursos dos rios Guaporé e Mamoré, até o médio curso do Madeira, sendo de inegável relevância para a definição do futuro Território do Guaporé. O tratado referido é o de:

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9Q323222 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, MPE RO, FUNCAB

Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante:
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10Q241667 | Informática, Princípios e procedimentos da segurança da informação, Técnico, MPE RO, FUNCAB

Para criar uma senha forte no seu aplicativo de correio eletrônico, algumas recomendações devem ser adotadas na composição da senha, EXCETO:

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11Q103149 | História e Geografia de Rondônia, Estrada de Ferro Madeira Mamoré EFMM, Analista Suporte de Informática, MPE RO, FUNCAB

No início do século XX, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré influenciou o aparecimento dos primeiros núcleos urbanos no território que viria a se tornar, em1982, o estado deRondônia. No contexto geográfico e histórico imediato ao funcionamento dessa ferrovia, surgiram os seguintes núcleos urbanos:

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12Q267625 | História e Geografia de Rondônia, Território Federal do Guaporé, Analista Economia, MPE RO, FUNCAB

Nos antecedentes da criação do estado de Rondônia, consta a instalação do Território Federal do Guaporé, em 1943, o qual é posteriormente transformado em Território Federal de Rondônia. O Território Federal de Rondônia é criado no governo do presidente:

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13Q616094 | Informática, Linguagem SQL, Analista, MPE RO, CESGRANRIO

A exclusão dos registros de uma tabela chamada Estoque que apresenta o atributo numérico chamado Qtd menor que 5 pode ser feita através do comando SQL:

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14Q365188 | Enfermagem, Doenças, Analista, MPE RO, FUNCAB

Sobre a “raiva humana” pode-se afirmar,EXCETO:

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15Q328580 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista, MPE RO, FUNCAB

A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania. Para cumprir essa função social, a escola precisa:

I. buscar sua autonomia e competência, como espaço de decisão e apropr iação de conhecimentos e habilidades significativas.

II. diminuir a repetência e aumentar a permanência das crianças e adolescentes na escola, revendo a avaliação que nela se processa, bem como discutir e adotar uma política de inclusão escolar.

III. proporcionar condições para o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, voltado para a produção e apropriação do conhecimento.

IV. aprofundar a discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.

Estão corretas as afirmativas:

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16Q747789 | Economia, MACROECONOMIA, Analista em Economia, MPE RO, CESGRANRIO

O efeito crowding-out ou efeito deslocamento total decorre da:

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17Q269214 | Economia, Modelo IS LM, Analista Economia, MPE RO, FUNCAB

No que diz respeito à curva IS, pode-se afirmar.

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18Q267342 | Economia, Oferta e Demanda, Analista Economia, MPE RO, FUNCAB

Em um determinado mercado do produto X há 2.000 consumidores idênticos, sendo que cada um deles apresenta como função demanda a expressão Qx = 24 - 4Px. Nesse mesmo mercado, encontram-se 200 produtores análogos na sua forma de produzir, cada um deles seguindo a função oferta dada por Qx = 40Px.
Em função do enunciado acima, os valores do preço e da quantidade de equilíbrio desse mercado do produto X são, respectivamente:

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19Q724680 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Rondônia, Técnico, MPE RO, CESGRANRIO

A abertura da Rodovia BR-364 (Cuiabá-Porto Velho) fez com

que um forte fluxo migratório seguisse em direção a Rondônia,

além de ter colocado um fim no isolamento rodoviário da

região. Sobre as transformações ocorridas nesta região, podese

afirmar que:

I - a colonização da região foi marcada pela presença de

uma população extrativista nômade em torno do eixo

rodoviário;

II - o aumento da população na região ocorreu em função

da busca de riqueza extrativa, como a borracha e a

cassiterita;

III - a presença de núcleos de colonização ao longo da rodovia

desenvolveu novas formas de uso do solo, como a

agropecuária;

IV - o aumento da população na região levou ao

desmembramento, em dois estados, do antigo Estado

de Mato Grosso.

Estão corretas as afirmativas

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20Q327356 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista, MPE RO, FUNCAB

As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:

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