Questões de Concursos MPE SP

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1Q343100 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Oficial de Promotoria, MPE SP, VUNESP

Marcos, Paulo e Sérgio são irmãos e fazem cursos diferentes, cada um fazendo apenas um curso. Um tio, visitando a família, sem conhecer qual curso cada sobrinho fazia, ouviu a seguinte conversa:

Marcos: “Eu não curso engenharia.”

Paulo: “Eu curso engenharia.”

Sérgio: “Eu não curso medicina.”

A mãe dos jovens disse corretamente ao tio que seus três filhos cursavam engenharia, medicina e direito e que apenas um falou a verdade, o que permitiu ao tio determinar que Marcos, Paulo e Sérgio cursam, respectivamente,

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2Q51133 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

Responda a questão considerando o tema do texto abaixo:

A Guerra Civil da Síria é considerada pela ONU como a maior crise humanitária do século XXI. É estimado que o conflito tenha vitimado ao menos 250 (duzentos e cinquenta) mil pessoas, sendo que mais de 4,5 milhões tenham saído do país na forma de refugiados e que outros 6,5 milhões tenham sido obrigadas a se deslocar dentro do país. 
Protestos a favor da democracia surgiram em março de 2011 após a prisão e tortura de adolescentes que picharam frases revolucionárias em críticas ao governo nos muros de uma escola.
Inconformadas com tal acontecimento, várias outras pessoas saíram às ruas para protestar contra restrições à liberdade impostas pelo governo ditador. 
Em meio a isso, a guerra foi intensificada por grupos armados que, aproveitando a situação de conflito entre o governo e rebeldes, busca a conquista de territórios.
Do lado externo, temos os países simpatizantes aos rebeldes e países a favor do governo ditador, os quais, externamente, enviam forças para fomentar e intensificar o conflito interno do país.

Qual o objetivo inicial da Guerra Civil da Síria?
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3Q51134 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

Responda a questão considerando o tema do texto abaixo:

A Guerra Civil da Síria é considerada pela ONU como a maior crise humanitária do século XXI. É estimado que o conflito tenha vitimado ao menos 250 (duzentos e cinquenta) mil pessoas, sendo que mais de 4,5 milhões tenham saído do país na forma de refugiados e que outros 6,5 milhões tenham sido obrigadas a se deslocar dentro do país. 
Protestos a favor da democracia surgiram em março de 2011 após a prisão e tortura de adolescentes que picharam frases revolucionárias em críticas ao governo nos muros de uma escola.
Inconformadas com tal acontecimento, várias outras pessoas saíram às ruas para protestar contra restrições à liberdade impostas pelo governo ditador. 
Em meio a isso, a guerra foi intensificada por grupos armados que, aproveitando a situação de conflito entre o governo e rebeldes, busca a conquista de territórios.
Do lado externo, temos os países simpatizantes aos rebeldes e países a favor do governo ditador, os quais, externamente, enviam forças para fomentar e intensificar o conflito interno do país.

Assinale a alternativa correta a respeito do país que se opõe ao governo sírio.
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4Q335251 | Matemática, Oficial de Promotoria, MPE SP, VUNESP

Para organizar as cadeiras em um auditório, 6 funcionários, todos com a mesma capacidade de produção, trabalharam por 3 horas. Para fazer o mesmo trabalho, 20 funcionários, todos com o mesmo rendimento dos iniciais, deveriam trabalhar um total de tempo, em minutos, igual a
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5Q165925 | Matemática, Auxiliar Administrativo, MPE SP, VUNESP

Em um campeonato de futebol, cada time ganha 3 pontos por vitória, 1 ponto por empate e, obviamente, nenhum pont o em caso de derrota. Nesse campeonato, o time WM já disputou 15 partidas e não teve nenhuma derrota, sendo a r azão entre o número de vitórias e o de empates, nessa o rdem, igual a 3/2 . Se esse time vencer 3 e empatar 1 das quatro partidas que ainda restam, ele terminará o campeonato com um número total de pontos igual a

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6Q164543 | História, Auxiliar Administrativo, MPE SP, VUNESP

Com o fim da ditadura e o restabelecimento da normalidade democrática, a escolha do Presidente da República passou a ocorrer por meio do voto popular, exigindo que os candidatos expusessem suas propostas e o histórico de sua atuação política. Nos anos 1980 e 1990, respectivamente, o Brasil conheceu um candidato popularmente chamado de “O caçador de marajás” e outro que, enquanto foi Ministro da Fazenda, ganhou notoriedade pela implantação do Plano Real, responsável pela estabilização da economia nacional. Esses presidentes foram, respectivamente,

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7Q51100 | Português, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

Texto associado.
Texto para a questão a seguir.

Formação 

Têm sido propostos vários mecanismos para explicar a formação da Lua, a qual ocorreu há 4,527 bilhões de anos e entre 30 e 50 milhões de anos após a origem do Sistema Solar. Uma pesquisa recente propõe uma idade ligeiramente mais jovem, entre 4,4 e 4,45 bilhões de anos. Entre os mecanismos propostos estão a fissão da Lua a partir da crosta terrestre através de força centrífuga (o que exigiria uma imensa força de rotação da Terra), a captura gravitacional de uma lua pré-formada (o que exigiria uma improvável atmosfera alargada da Terra capaz de dissipar a energia da passagem da Lua) e a formação simultânea da Terra e da Lua no disco de acreção primordial (que não explica o esgotamento de ferro metálico na Lua). Estas hipóteses também não conseguem explicar o elevado momento angular do sistema Terra-Lua.
A hipótese que hoje em dia prevalece é a de que o sistema Terra-Lua se formou em resultado de um gigantesco impacto, durante qual um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada protoTerra, projetando material para a sua órbita que se aglutinou até formar a Lua. Dezoito meses antes de uma conferência sobre a possível origem da Lua em outubro de 1984, Bill Hartmann, Roger Phillips e Jeff Taylor desafiaram os colegas cientistas ao dizer: “Vocês têm 18 meses. Voltem para os dados da Apollo, voltem para os computadores, façam o que tiverem que fazer, mas decidam-se. Não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”. Na conferência de 1984 em Kona, no Havaí, a hipótese do grande impacto emergiu como a mais popular. “Antes da conferência havia partidários das três teorias ‘tradicionais’, além de algumas pessoas que estavam começando a considerar o impacto gigante como uma possibilidade séria e havia um enorme grupo apático que achava que o debate jamais seria resolvido. Posteriormente, havia essencialmente apenas dois grupos: os defensores do grande impacto e os agnósticos”.
Pensa-se que os impactos gigantes tenham sido comuns nos primórdios do Sistema Solar. As simulações em computador do modelo do grande impacto são consistentes com as medições do momento angular do sistema Terra-Lua e com o pequeno tamanho do núcleo lunar. Estas simulações mostram também que a maior parte da Lua tem origem no corpo que embateu, e não na proto-Terra. No entanto, há testes mais recentes que sugerem que a maior parte da Lua se formou a partir da Terra, e não do impacto. 
Os meteoritos mostram que os outros corpos do Sistema Solar interior, como Marte e Vesta, têm composições isotópicas de oxigênio e tungstênio muito diferentes das encontradas na Terra, enquanto a Terra e a Lua têm composições isotópicas praticamente idênticas. A mistura de material vaporizado entre a Terra e a Lua em formação após o impacto poderia ter equilibrado as suas composições isotópicas, embora isto ainda seja debatido.

(Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em 29 out. 2016.)
Era meio-dia e ____ quando chegamos ____ observatório. Assinale a alternativa que completa esse enunciado de acordo com a norma culta.
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8Q116765 | Direitos Humanos, Conceito e Evolução de Direitos Humanos, Analista de Promotoria I, MPE SP, VUNESP

Assinale a alternativa que corretamente disserta sobre aspectos conceituais dos direitos humanos em sua evolução histórica.

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9Q51129 | Matemática, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

O dobro da soma de um número com 3 é igual a 10 e equivale à sentença
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10Q215200 | Medicina Legal, Médico Legista, MPE SP, IBFC

Entende-se como perito:
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11Q332080 | Matemática, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

Uma pessoa comprou um determinado produto cujo preço à vista era de R$ 825,00. Como forma de pagamento, ela deu uma entrada de 45% do preço à vista e pagou o restante com um cheque para 30 dias, com juros de 4% sobre esse restante. O valor que essa pessoa pagou de juros, nessa compra, correspondeu a
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12Q215524 | Medicina Legal, Médico Legista, MPE SP, IBFC

De acordo com a doutrina médico-legal, a morte metatraumática é aquela em que:
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13Q51116 | Português, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

Texto associado.
Texto para a questão a seguir.

Formação 

Têm sido propostos vários mecanismos para explicar a formação da Lua, a qual ocorreu há 4,527 bilhões de anos e entre 30 e 50 milhões de anos após a origem do Sistema Solar. Uma pesquisa recente propõe uma idade ligeiramente mais jovem, entre 4,4 e 4,45 bilhões de anos. Entre os mecanismos propostos estão a fissão da Lua a partir da crosta terrestre através de força centrífuga (o que exigiria uma imensa força de rotação da Terra), a captura gravitacional de uma lua pré-formada (o que exigiria uma improvável atmosfera alargada da Terra capaz de dissipar a energia da passagem da Lua) e a formação simultânea da Terra e da Lua no disco de acreção primordial (que não explica o esgotamento de ferro metálico na Lua). Estas hipóteses também não conseguem explicar o elevado momento angular do sistema Terra-Lua.
A hipótese que hoje em dia prevalece é a de que o sistema Terra-Lua se formou em resultado de um gigantesco impacto, durante qual um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada protoTerra, projetando material para a sua órbita que se aglutinou até formar a Lua. Dezoito meses antes de uma conferência sobre a possível origem da Lua em outubro de 1984, Bill Hartmann, Roger Phillips e Jeff Taylor desafiaram os colegas cientistas ao dizer: “Vocês têm 18 meses. Voltem para os dados da Apollo, voltem para os computadores, façam o que tiverem que fazer, mas decidam-se. Não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”. Na conferência de 1984 em Kona, no Havaí, a hipótese do grande impacto emergiu como a mais popular. “Antes da conferência havia partidários das três teorias ‘tradicionais’, além de algumas pessoas que estavam começando a considerar o impacto gigante como uma possibilidade séria e havia um enorme grupo apático que achava que o debate jamais seria resolvido. Posteriormente, havia essencialmente apenas dois grupos: os defensores do grande impacto e os agnósticos”.
Pensa-se que os impactos gigantes tenham sido comuns nos primórdios do Sistema Solar. As simulações em computador do modelo do grande impacto são consistentes com as medições do momento angular do sistema Terra-Lua e com o pequeno tamanho do núcleo lunar. Estas simulações mostram também que a maior parte da Lua tem origem no corpo que embateu, e não na proto-Terra. No entanto, há testes mais recentes que sugerem que a maior parte da Lua se formou a partir da Terra, e não do impacto. 
Os meteoritos mostram que os outros corpos do Sistema Solar interior, como Marte e Vesta, têm composições isotópicas de oxigênio e tungstênio muito diferentes das encontradas na Terra, enquanto a Terra e a Lua têm composições isotópicas praticamente idênticas. A mistura de material vaporizado entre a Terra e a Lua em formação após o impacto poderia ter equilibrado as suas composições isotópicas, embora isto ainda seja debatido.

(Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em 29 out. 2016.)
Marcos é esforçado, _______ ideais. Assinale a alternativa que completa esse enunciado de acordo com a norma culta.
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14Q118799 | Raciocínio Lógico, Raciocínio lógico matemático, Analista de Promotoria Assistente Social, MPE SP, IBFC

Maria utiliza 7 prendedores de roupa para colocar 6 calças no varal. Nesta situação, na semana em que tiver 13 calças para pendurar no mesmo varal, precisará de:

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15Q689799 | Contabilidade Geral, Aspectos Iniciais da Contabilidade, Analista Técnico Científico Contador, MPE SP, VUNESP, 2019

Para o registro das transações dos eventos econômicos ocorridos numa entidade, a Contabilidade se utiliza de um sistema de partidas dobradas no qual existem contas de natureza devedora (contas débito) e contas de natureza credora (contas crédito). Considerado esse fato, é correto afirmar que, no plano de contas de uma entidade,
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16Q687998 | Contabilidade Geral, Aspectos Iniciais da Contabilidade, Analista Técnico Científico Contador, MPE SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa que define corretamente a Contabilidade.
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17Q383639 | Biologia, Histologia, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

A bacterioscopia com a coloração de Gram é um método de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constituindo-se uma peça importante e fundamental. Sua técnica é simples, rápida e tem capacidade de resolução. Além disso, os custos com investimento e manutenção são consideravelmente baixos diante da eficácia alcançada com os resultados imediatos dos testes. Esse método baseia-se na composição da parede celular, sendo que
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18Q51109 | Português, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

Texto associado.
Texto para a questão a seguir.

Formação 

Têm sido propostos vários mecanismos para explicar a formação da Lua, a qual ocorreu há 4,527 bilhões de anos e entre 30 e 50 milhões de anos após a origem do Sistema Solar. Uma pesquisa recente propõe uma idade ligeiramente mais jovem, entre 4,4 e 4,45 bilhões de anos. Entre os mecanismos propostos estão a fissão da Lua a partir da crosta terrestre através de força centrífuga (o que exigiria uma imensa força de rotação da Terra), a captura gravitacional de uma lua pré-formada (o que exigiria uma improvável atmosfera alargada da Terra capaz de dissipar a energia da passagem da Lua) e a formação simultânea da Terra e da Lua no disco de acreção primordial (que não explica o esgotamento de ferro metálico na Lua). Estas hipóteses também não conseguem explicar o elevado momento angular do sistema Terra-Lua.
A hipótese que hoje em dia prevalece é a de que o sistema Terra-Lua se formou em resultado de um gigantesco impacto, durante qual um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada protoTerra, projetando material para a sua órbita que se aglutinou até formar a Lua. Dezoito meses antes de uma conferência sobre a possível origem da Lua em outubro de 1984, Bill Hartmann, Roger Phillips e Jeff Taylor desafiaram os colegas cientistas ao dizer: “Vocês têm 18 meses. Voltem para os dados da Apollo, voltem para os computadores, façam o que tiverem que fazer, mas decidam-se. Não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”. Na conferência de 1984 em Kona, no Havaí, a hipótese do grande impacto emergiu como a mais popular. “Antes da conferência havia partidários das três teorias ‘tradicionais’, além de algumas pessoas que estavam começando a considerar o impacto gigante como uma possibilidade séria e havia um enorme grupo apático que achava que o debate jamais seria resolvido. Posteriormente, havia essencialmente apenas dois grupos: os defensores do grande impacto e os agnósticos”.
Pensa-se que os impactos gigantes tenham sido comuns nos primórdios do Sistema Solar. As simulações em computador do modelo do grande impacto são consistentes com as medições do momento angular do sistema Terra-Lua e com o pequeno tamanho do núcleo lunar. Estas simulações mostram também que a maior parte da Lua tem origem no corpo que embateu, e não na proto-Terra. No entanto, há testes mais recentes que sugerem que a maior parte da Lua se formou a partir da Terra, e não do impacto. 
Os meteoritos mostram que os outros corpos do Sistema Solar interior, como Marte e Vesta, têm composições isotópicas de oxigênio e tungstênio muito diferentes das encontradas na Terra, enquanto a Terra e a Lua têm composições isotópicas praticamente idênticas. A mistura de material vaporizado entre a Terra e a Lua em formação após o impacto poderia ter equilibrado as suas composições isotópicas, embora isto ainda seja debatido.

(Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em 29 out. 2016.)
Os adjetivos referentes aos planetas Júpiter, Marte e Saturno são
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19Q236445 | Direito Penal, Lei n10826, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Em relação ao estatuto do desarmamento, Lei n.º 10.826/03, assinale a alternativa correta:

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20Q336530 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Oficial de Promotoria, MPE SP, VUNESP

Um concurso foi desenvolvido em três etapas sucessivas e eliminatórias. Do total de candidatos que participaram da 1.ª etapa, 3/4 foram eliminados. Dos candidatos que participaram da 2.ª etapa, 2/5 foram eliminados. Dos candidatos que foram para a 3.ª etapa, 2/3 foram eliminados, e os 30 candidatos restantes foram aprovados. Sabendo-se que todos os candidatos aprovados em uma etapa participaram da etapa seguinte, pode-se afirmar que o número total de candidatos que participaram da 1.ª etapa foi

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