Questões de Concursos PGM RJ

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1Q1044992 | Gestão de Pessoas, Gestão da Mudança, Especialidade Gestão, PGM RJ, FGV, 2025

Nas grandes transformações organizacionais, é comum haver resistência por parte dos colaboradores, especialmente quando há hábitos e valores já enraizados na cultura da empresa. Diante disso, é fundamental aplicar estratégias adequadas de gestão da mudança, conforme a origem ou a natureza da resistência identificada.

Nesse contexto, a estratégia baseada em educação e comunicação costuma ser mais eficaz em situações em que
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2Q1044993 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Especialidade Gestão, PGM RJ, FGV, 2025

Uma organização, após realizar sua análise anual de processos, identificou diversos pontos que exigem melhorias. Entre eles, destacou-se a baixa coesão entre as equipes de trabalho, fator que vinha impactando diretamente os resultados organizacionais.

Com base nos estudos sobre comportamento organizacional, é correto afirmar que uma medida adequada para aumentar a coesão entre os membros da equipe seria
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3Q1044994 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conhecimento, Especialidade Gestão, PGM RJ, FGV, 2025

Uma organização, diante das constantes transformações do mercado e das novas demandas do mundo do trabalho, pretende criar sua própria universidade corporativa. Para orientar esse projeto, decide adotar os princípios que fundamentam o sucesso da educação corporativa no cenário contemporâneo.
Com base nesse cenário, avalie os princípios a seguir.

1. Conectividade
2. Transitoriedade
3. Solidariedade

Assinale a opção que apresenta o(s) princípio(s) apresentado(s), de acordo com a educação corporativa.
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4Q1044995 | Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida no Trabalho, Especialidade Gestão, PGM RJ, FGV, 2025

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um conceito que engloba um conjunto de ações que buscam promover o bem-estar dos trabalhadores, conciliando a eficiência organizacional com a satisfação pessoal e profissional dos indivíduos. Para isso, diversos fatores são considerados, como condições de trabalho, reconhecimento, oportunidades de crescimento, segurança e respeito a direitos institucionais.

Com base nesse conceito e em seus principais fatores, é correto afirmar que:
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5Q1044996 | Direito do Trabalho, Efeitos e Duração do Trabalho Nos Contratos de Emprego, Especialidade Gestão, PGM RJ, FGV, 2025

O período de repouso, seja para alimentação ou descanso, é fundamental para a saúde e o desempenho do trabalhador, motivo pelo qual recebe atenção específica na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Nesse sentido, a legislação determina que, a partir de uma determinada carga horária de trabalho contínuo, é obrigatória a concessão de um intervalo mínimo.

Com base na CLT, é correto afirmar que a empresa deverá conceder um intervalo de
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6Q1044997 | Direito do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Especialidade Gestão, PGM RJ, FGV, 2025

Durante um processo de negociação coletiva conduzido por representantes sindicais e empregadores, surgem propostas para flexibilizar determinadas condições de trabalho, com o intuito de atender às especificidades do setor. Contudo, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que certos direitos trabalhistas são considerados indisponíveis, ou seja, não podem ser objeto de supressão ou redução por meio de acordos ou convenções coletivas, ainda que haja concordância entre as partes envolvidas.
Com base nessa premissa e nas disposições da CLT, avalie os itens a seguir.

I. O seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário.
II. A remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.
III. O repouso semanal remunerado.

Assinale a opção que não pode ser objeto de negociação coletiva, sendo ilícita qualquer tentativa de redução ou supressão.
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7Q1044998 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre a evolução das assessorias de imprensa.
A expressão assessoria de imprensa (AI) designa a atividade de gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre ___________________. O principal papel de um AI é informar à sociedade sobre assuntos de interesse ___________ com características _____________ sobre os quais a fonte ou organização em que atua tem protagonismo ou interesse. A presença de jornalistas neste papel de ____________ entre fontes e propagadores de informação noticiosa ocorre de forma ________ ao longo do século XX, se institucionaliza rapidamente na década de 1980. A transformação da assessoria de imprensa de acessório pouco relevante para área central no processo de comunicação das organizações e fontes com a sociedade ocorre nos anos 1980, com o processo de ________________.
Adaptado de DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa no Brasil. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e Relacionamento com a Mídia. São Paulo: Atlas, 2009, p. 49.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto, segundo a ordem apresentada.
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8Q1044999 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Ao aplicar os ensinamentos obtidos em treinamentos de media training, os dirigentes das organizações tendem a
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9Q1045000 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

De acordo com ABNT NBR 17225, que trata da acessibilidade em conteúdo e aplicações web, “imagens facilitam a compreensão e tornam o conteúdo mais amigável ao transmitir informações de forma visual”.

Mas, para garantir a integral acessibilidade comunicacional, as imagens
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10Q1045001 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A transparência governamental é a base para a comunicação pública. Nesse contexto, a Lei de Acesso à Informação (LAI) desempenha um papel central, ao estabelecer o conjunto mínimo de informações que todos os órgãos e entidades devem obrigatoriamente disponibilizar em seus sites oficiais.

Algumas dessas informações estão corretamente listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
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11Q1045002 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

O jornalista e professor João José Forni, especialista em gestão de crises de comunicação, recomenda que o comunicado de crise seja conciso, com uma declaração que dure de 20 a 80 segundos, quando oral, ou limitado a uma página de computador (espaço duplo, fonte padrão tamanho 12), quando escrito.

O texto ou statement deve:
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12Q1045003 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia alguns títulos de editoriais de O Globo, publicados em julho de 2025.

I. Independência da Justiça e democracia são inegociáveis
II. Parasitismo dos robôs de IA precisa ter fim
III. Confusão em torno do Jaé é reflexo da inépcia de estado e município
IV. Endurecimento da progressão de pena representa passo na direção certa

Eles representam
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13Q1045004 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Sobre a organização das informações nos textos jornalísticos destinados à mídia impressa, leia o trecho a seguir.

Nas edições em papel o espaço é finito e, como tal, toda a organização informativa segue um modelo que procura rentabilizar a mancha disponível. O jornalista recorre a técnicas que procuram encontrar o equilíbrio perfeito entre o que se pretende dizer e o espaço disponível para o fazer, pelo que o recurso à pirâmide invertida faz todo o sentido. O editor pode sempre cortar um dos últimos parágrafos sem correr o risco de cortar o sentido à notícia.
CANAVILHAS, J. Webjornalismo: Da pirâmide invertida à pirâmide deitada. In BARBOSA, S. (org.). Jornalismo Digital de Terceira Geração. Covilhã: Universidade da Beira, 2006, p. 7.

Esse tipo de corte, informado pelo autor, é possível, pois, de acordo com o modelo de pirâmide invertida,
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14Q1045005 | Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Em seu livro Teoria do Jornalismo, Felipe Pena (2005) retoma autores clássicos para apresentar os valores-notícia que impactam a produção jornalística cotidiana. Ele apresenta cinco opções de categorias: substantivas, relativas ao produto, à concorrência, ao público e ao meio de informação.

A categoria relativa à concorrência refere-se
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15Q1045006 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Para a cientista política Elisabeth Noelle-Neuman, as pessoas tendem a esconder opiniões contrárias à ideologia majoritária, o que dificulta a mudança de hábitos e ajuda a manter o status quo. Essa percepção poderia explicar, por exemplo, o fato de os candidatos que estão à frente nas pesquisas eleitorais receberem ainda mais votos graças à percepção popular de que eles devem ter a preferência da maioria e provavelmente serão eleitos.

Na Teoria da Comunicação, essa hipótese é conhecida como
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16Q1045007 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia o texto a seguir.

O próprio nome da abordagem conhecida como “teoria hipodérmica”, “teoria da seringa” ou ___________ já evidencia a ___________ dos mass media e da sociedade de um lado, e a ___________do indivíduo e do público, de outro. O termo hipodérmico, ou seringa, sugere que o público é comparável aos tecidos do corpo humano: ao ser atingido por uma substância neste caso, a informação, reage de forma direta e uniforme, de modo que o corpo social é impactado ______________. A teoria social que se apoia na teoria hipodérmica origina-se da crítica à ____________. É nesse contexto que muitos buscam a coerência e até a apologia do funcionamento ____________ dos meios de comunicação
Adaptado de HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto, conforme a ordem apresentada.
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17Q1045008 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Na perspectiva do especialista em gestão de crises, João José Forni, para enfrentar uma crise nas mídias sociais, “há consenso de que é preciso ter um staff treinado e um plano de gerenciamento de crise específico para as redes sociais”. Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir.

I. As crises em mídias sociais raramente ultrapassam limites locais, por isso estratégias de resposta devem estar focadas apenas nas especificidades dos stakeholders geograficamente próximos.
II. A velocidade e a interatividade das mídias sociais mudaram a forma de fazer comunicação de crise, tornando recomendável que as organizações construam redes de apoiadores e seguidores antes da ocorrência de eventuais crises.
III. As mídias sociais podem ser virais, mas as mensagens que nelas circulam são rapidamente esquecidas e fáceis de controlar, portanto, as ações na internet podem ser deixadas por último no processo de gestão da comunicação de crise.

Está correto o que se afirma em:
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18Q1045009 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre os releases.

A manutenção de um bom relacionamento com os jornalistas é ajudada pelo envio de releases de boa qualidade. Textos encaminhados por assessores que conquistaram respeito são, certamente, mais bem examinados, e até telefonemas passam a ser bem-vindos. Inclusive pela farta circulação de releases, editores tendem a estabelecer critérios que chegam a impedir a publicação na forma como foram recebidos.
DUARTE, J (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento Com A Mídia - Teoria e Técnica. São Paulo: Atlas, 2018, p. 284.

É desaconselhável a publicação de um release na íntegra, sem qualquer modificação, porque
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19Q1045010 | Direito Administrativo, Regime Jurídico Administrativo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

De acordo com a Lei de Acesso à Informação, que assegura o direito constitucional de acesso às informações públicas, é correto afirmar que:
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20Q1045011 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A Associação Brasileira de Comunicação Pública estabeleceu doze premissas intituladas “Princípios da Comunicação Pública”, fundamentadas no entendimento de que a comunicação pública “assume a perspectiva cidadã ao tratar de temas de interesse coletivo”.

Considerando essas premissas, assinale a opção que não corresponde a um dos princípios da Comunicação Pública.
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