Questões de Concursos Prefeitura de Além Paraíba MG

Resolva questões de Prefeitura de Além Paraíba MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q873747 | Matemática, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Um Auxiliar de Biblioteca verificou que, a cada 10 livros emprestados, 4 são devolvidos com atraso. Assim, se ele efetuar o empréstimo de 5 livros, a probabilidade de que apenas 1 livro seja devolvido com atraso está compreendida entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1026745 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos com Dados, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em certa escola trabalham 15 professores, incluindo Jorge e Milena. Um grupo formado por 5 professores deve ser formado para que seja organizada a festa de 50 anos de fundação da escola. Considere que, por razões pessoais, Jorge não poderá fazer parte do grupo e Milena necessariamente será incluída no grupo. Atendendo a essas restrições, quantos grupos distintos de professores podem ser formados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q902700 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a construção de um repertório básico constitui suporte para a ampliação dos diferentes procedimentos e tipos de cálculos que o aluno irá desenvolver ao longo dos ciclos iniciais: cálculo mental ou escrito, exato ou aproximado. No que concerne a esses procedimentos e tipos de cálculos, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q873753 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Complementar nº 03 de 1993, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O servidor público municipal será aposentado compulsoriamente aos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q902416 | Biologia, Embriologia humana, Professor de Ciências, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Os ovários de um bebê menina já funcionam na fase embrionária, estimulados pelo hormônio hCG (Gonadotrofina Coriônica humana). Em cada ovário, após o nascimento, há cerca de 1 milhão de “cachos” de células, os folículos ovarianos. A maior parte deles se degenera na puberdade, chegando a, aproximadamente, 300 mil. É correto afirmar que, em cada folículo, há um ovócito primário que ainda não completou sua divisão e a completará na puberdade; ele se encontra paralisado no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q873755 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Complementar nº 03 de 1993, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Lucas, funcionário público concursado de Além Paraíba, foi aposentado por conta de uma patologia cardíaca, que, na época, o impossibilitava de exercer a sua função pública. Convocado para reavaliação, a junta médica oficial declarou insubsistentes os motivos determinantes da aposentadoria, estando Lucas apto à atividade púbica que exercia antes de ser aposentado. Por conseguinte, ele foi convocado a retornar ao exato cargo que ocupava, o que fez de imediato. A forma de provimento em cargo público do exemplo narrado tem o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q882199 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O capítulo III da Constituição Federal de 1988 versa sobre Educação, Cultura e Desporto. Sobre esses dispositivos da Constituição Federal, na parte referente à Educação, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q902701 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em sua obra “Educação matemática da teoria à prática”, o autor Ubiratan D’Ambrósio expõe que uma percepção da história da matemática é essencial em qualquer discussão sobre essa disciplina e seu ensino, pois sua história é um elemento fundamental para se perceber como teorias e práticas matemáticas foram criadas, desenvolvidas e utilizadas em um contexto específico de sua época. De acordo com as ideias do autor, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q873750 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Orgânica do Município de Além Paraíba, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Segundo o texto expresso da Lei Orgânica do Município, é considerada competência privativa do Município:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q902415 | Biologia, Uma visão geral da célula, Professor de Ciências, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

“A parede celular, também conhecida por parede esquelética, protege e sustenta a célula vegetal. Em certos casos, ela recebe substâncias ‘endurecedoras’ como a ______________ e a ______________, que aumentam muito sua resistência, como, por exemplo, a dureza da casca de noz e a resistência da madeira.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q872220 | Raciocínio Lógico, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em uma competição musical, 125 candidatos foram selecionados após serem aprovados por pelo menos um de três jurados (Priscila, Bianca e Carlos). Nessa seleção, observou-se que:
• 9 candidatos foram aprovados pelos 3 jurados; • 22 candidatos foram aprovados por Priscila e Bianca; • o número de candidatos que foram aprovados por Carlos e Priscila é equivalente ao número de candidatos aprovados por Carlos e Bianca; • 54 candidatos foram aprovados por Priscila; • 76 candidatos foram aprovados por Carlos; • 60 candidatos foram aprovados por Bianca.
De acordo com o exposto, quantos candidatos foram aprovados por apenas um único jurado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q873749 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Orgânica do Município de Além Paraíba, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Segundo a Lei Orgânica Municipal, a alienação de bens públicos móveis pode ser feita, existindo interesse público devidamente justificado e precedido da devida avaliação. Além disso, devem ser observadas algumas normas e regras, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q916530 | Português, Termos essenciais da oração Sujeito e Predicado, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

Uma breve história da expectativa de vida

 
No início do século 20, quando a expectativa de vida era de 47 anos nos países industrializados e de 33 no nosso, o que mais matava eram as doenças infecciosas: pneumonia, tuberculose, gastroenterite.
A pandemia, ao tirar 5,5 milhões de vidas nos últimos dois anos, trouxe as infecções de volta aos holofotes. O caminho natural, porém, é a ciência vencer essa luta novamente, como fez antes. O desenvolvimento de vacinas e antibióticos, além de condições mais humanas de saneamento básico, foi diminuindo as doenças infecciosas ao longo do século passado. E em 1960 a expectativa de vida tinha saltado para 52 anos por aqui (e 69 anos nos países ricos).
Foi aí que as doenças cardiovasculares e os vários tipos de câncer passaram a ser os grandes desafios de longo prazo da medicina. Mas essa é outra guerra que está sendo vencida.
Nos EUA, que mantêm dados históricos precisos, o número de mortes por doenças cardiovasculares caiu de 800 para cada 100 mil habitantes na década de 1960 para 200 hoje.
As batalhas contra o câncer são mais complexas, contudo, não faltam vitórias. Uma das principais é o sucesso das imunoterapias no combate ao melanoma (o mais agressivo dos cânceres de pele). Desde o boom na criação de novos medicamentos, a mortalidade por melanoma passou a cair 5% ao ano.
Tudo isso levou a mais avanços na expectativa de vida. Hoje ela está próxima dos 80 anos, seja no Brasil, seja nos países do topo da pirâmide. Por aqui, sempre vale lembrar, boa parte disso se deve a um fato central: sermos o único país com mais de 200 milhões de habitantes a contar com um sistema universal de assistência médica gratuita, o SUS.
E hoje há 22 milhões de pessoas com 65 anos ou mais no país. Uma vitória. Mas o aumento na longevidade traz outro desafio para a medicina: as enfermidades mentais que surgem nas fases mais avançadas da vida – principalmente o Alzheimer, que atinge 1,2 milhão de brasileiros.
 

(Disponível em: uper.abril.com.br/coluna/. Acesso em: 10/07/2024. Adaptado.)

Sobre o sujeito do verbo “fazer” no excerto “O caminho natural, porém, é a ciência vencer essa luta novamente, como fez antes.” (2º§), é correto afirmar que é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q910907 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

As perspectivas teórico-metodológicas do serviço social no âmbito da política de educação, em especial a tese endogenista e a histórico-crítica, fornecem lentes analíticas essenciais para a compreensão crítica da realidade educacional e a atuação profissional comprometida com a transformação social. Considerando as características e os pressupostos dessas abordagens, analise afirmativas a seguir.

I. A tese endogenista propõe a superação das desigualdades educacionais através da atuação do serviço social diretamente nas escolas, focando na resolução individualizada dos problemas dos alunos e na adaptação à realidade escolar existente.
II. A histórico-crítica reconhece a educação como um direito social e instrumento de emancipação humana, defendendo a construção de uma educação pública de qualidade para todos, com foco na superação das desigualdades sociais e na promoção da justiça social.
III. A tese endogenista valoriza a participação da comunidade escolar na construção de soluções para os problemas educacionais, buscando a articulação entre escola, família e comunidade.
IV. A histórico-crítica propõe a atuação do serviço social, em parceria com movimentos sociais e entidades da sociedade civil, na luta por políticas públicas educacionais mais justas e democráticas.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q872218 | Matemática, Frações e Números Decimais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

No estoque de uma farmácia, observou-se que um quarto da quantidade de remédios genéricos é equivalente a dois terços da quantidade de remédios que não são genéricos. Sobre o total de remédios desse estoque, qual a fração daqueles que são genéricos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q872159 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em situação hipotética, um veículo da Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba necessita de manutenção em um de seus pneus, sendo necessária a aquisição de um novo pneu para substituição do antigo. Diante da necessidade apresentada pela referida Secretaria, a compra do novo pneu se dará através de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q873756 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Complementar nº 03 de 1993, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Carolina, funcionária pública, está acometida de uma doença e precisará ficar afastada do trabalho por período estimado em sete dias, segundo atestado fornecido pelo médico particular que a atendeu e diagnosticou o problema. Supondo que, conforme atestado, o período de licença médica seja exatamente de sete dias, Carolina, para justificar suas faltas, segundo a Lei Complementar nº 3/1993, deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q902419 | Biologia, ISTs e Métodos contraceptivos, Professor de Ciências, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Relacione as infecções sexualmente transmissíveis a seus respectivos agentes causadores.


1. Condiloma acuminado.


2. Sífilis.


3. Monilíase.


4. Tricomoníase.


( ) Treponema pallidum.


( ) Candida albicans.


( ) (HPV) Human Papillomavirus.


( ) Trichomonas vaginali.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q873752 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Orgânica do Município de Além Paraíba, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Segundo a Lei Orgânica Municipal, a sessão legislativa tem início e fim em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.