Questões de Concursos Prefeitura de Almirante Tamandaré PR

Resolva questões de Prefeitura de Almirante Tamandaré PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1064993 | Português, Morfologia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Texto associado.
O texto a seguir é referência para a questão.

Literatura para ver

Georgina Martins

“Mas eles não são cegos, como é que não conseguem ler Machado de Assis?” Em 2008, esta foi a minha resposta ao pedido de ajuda de uma aluna do curso de especialização em literatura infantil e juvenil da Faculdade de Letras da UFRJ. Ela era professora do Ensino Médio da rede pública e precisava de sugestões metodológicas para ensinar literatura aos seus alunos surdos. Minha resposta, na verdade, minha pergunta, foi resultado do meu primeiro espanto diante de uma questão a qual sequer poderia supor que se tornaria minha principal indagação e meu maior desafio na prática docente.
A professora desejava que seus alunos surdos lessem Machado de Assis, o que, para minha ignorância, não se constituía em um problema diferente daqueles que a grande maioria dos professores de literatura enfrenta. Por isso me pus a sugerir os mais batidos conselhos: ler com eles, explicar a sintaxe de Machado, mostrar que a estrutura frasal é mais complexa do que a dos textos com os quais estão acostumados, fazer um passeio pelo contexto histórico e cultural do Brasil do século XIX, e, principalmente, fazê-los acreditar que a professora deles é uma leitora, e todo aquele papo de educação pelo exemplo.
A professora me repetiu que os alunos eram surdos e que, por isso, tinham muitas dificuldades com a leitura,logo, ensinar literatura para eles não era uma tarefa fácil. Confesso que não entendi quase nada do problema,porqueminha ignorância no assunto me fazia pensar que a surdez não se configurava em impedimento para o aprendizado da língua portuguesa.
Movida pela curiosidade em adentrar em um universo de novas possibilidades e pelo desejo de ajudar a tal aluna, procurei auxílio com a professora Deize Santos, que, à época, atuava no departamento de linguística da Faculdade de Letras. Coincidentemente, ela estava às voltas com a aprovação de dois importantes cursos nessa área – uma graduação em Letras-Libras e uma pós-graduação em tradução e interpretação em língua de sinais – e não mediu esforços em partilhar todo conhecimento que havia acumulado sobre o tema. Três anos depois, por ocasião da aprovação do curso de “pós”, convidou-me para ministrar a disciplina de literatura infantil e juvenil para a turma de surdos e ouvintes que começava na Faculdade de Letras. A experiência não só me fez rever toda prática de ensino, como ainda proporcionou minha plena realização profissional, confirmando a crença de que ensinar literatura é preciso e aprender literatura é um direito de todo ser humano.
Tenho por hábito começar minhas aulas buscando esclarecer a origem e a natureza do objeto sobre o qual vamos nos debruçar durante o período letivo, daí a necessidade de começar investigando, juntamente com a turma, os diferentes modos de conceituar literatura e seus principais gêneros discursivos, como poesia e prosa, para, logo em seguida, entrar na discussão sobre o literário e o literal, tendo como suporte as noções linguísticas de denotação e conotação. Mas como fazer isso com alunos surdos que não têm a língua portuguesa como primeira língua?
Descobri que os surdos acabam por ser estrangeiros na própria pátria. Era preciso pensar o ensino de literatura de outro modo, uma literatura para ver, e só depois para ler […]


Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/literatura-para-ver/. Adaptado.
As expressões logo e porque, destacadas no texto, podem ser substituídas, sem prejuízo de sentido, por, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1064994 | Português, Interpretação de Textos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Considere o seguinte texto:

Ex•tin•ção
Extinguir é apagar um incêndio. Essa é a primeira acepção do verbo latino “exstinguere”, daí o nosso “extintor” vermelhinho. O fogo aparece exaustivamente como metáfora do amor e da vida: “que não seja imortal, posto que é chama”, reza o verso de Vinicius de Moraes; “a chama dele se apagou”, dizemos quando alguém morre. E assim o sentido de “extinguir” também se alastra, de “apagar a vida do fogo” para “apagar o fogo da vida”. […]
Hoje, um dos maiores incêndios que o homem precisa apagar é a própria extinção: o apagamento iminente de 1 milhão de espécies de animais e vegetais do planeta. Nunca na história da humanidade tantos seres vivos estiveram ameaçados, conforme mostra o relatório lançado em maio de 2019 pela IPBES, uma plataforma de pesquisa das Nações Unidas. Extinguir também é destingir: o mundo vai perdendo seu colorido e ficando desbotado. Quase sempre, entendemos “extinguir” como verbo reflexivo, e isso nos leva a acreditar que as espécies se extinguem sozinhas. Ou ainda adotamos uma frase feita na voz passiva, “as espécies estão ameaçadas de extinção”, que omite o agente: ameaçadas por quem?

Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/lexico/2019/06/09/A-chama-que-o-homem-apaga.-E-com-ela-vai-a-vida-no-planeta. Adaptado.

Do último parágrafo do texto, é possível depreender a definição de verbo reflexivo e de voz passiva: ação do sujeito que reflete sobre ele mesmo e ação em que se omite o agente, respectivamente. O autor utiliza a construção desse parágrafo para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1064995 | Português, Problemas da Língua Culta, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Texto associado.
O texto a seguir é referência para a questão.

Me lembro com clareza de todas as minhas professoras, mas me lembro de uma em particular. Ela se chamava Dona Ilka. Curioso: por que escrevi “Dona Ilka” e não Ilka? Talvez por medo de que ela se materializasse aqui ao meu lado e exigisse o “Dona”, _______ se viu tratar professora pelo primeiro nome, menino? No meu tempo ainda não se usava o “tia”. Elas podiam ser boas e até maternais, _______ decididamente não eram nossas tias. A Dona Ilka não era maternal. Era uma mulher pequena com um perfil de passarinho. Um pequeno passarinho loiro. E uma fera.
Eu era aluno “bem-comportado”. Era um vagabundo, não aprendia nada, vivia distraído. Mas comportamento, 10. Por isto até hoje faço verdadeiras faxinas na memória, procurando embaixo de tudo e em todos os nichos a razão de ter sido, um dia, castigado pela Dona Ilka. Alguma eu devo ter feito, mas não consigo lembrar _______. O fato é que fui posto de castigo.Queconsistia em ficar de pé num canto da sala de aula, com a cara virada para a parede. (Isto tudo, já dá pra ver, foi mais ou menos lá pela Idade Média.) Mas o que eu nunca esqueci foi a Dona Ilka ter me chamado de“santinho do pau oco”.
Ser bem-comportado em aula não era uma decisão minha nem era nada de que me orgulhasse. Era só o meu temperamento. Mas a frase terrível da Dona Ilka sugeria que a minha boa conduta era uma simulação. Eu era um falso. Um santo falsificado! Depois disso, pelo resto da vida, não foram poucas as vezes ______ um passarinho imaginário com perfil de professora pousou no meu ombro e me chamou de fingido. Os santinhos do pau oco passam a vida se questionando.


Luis Fernando Verissimo.O nariz e outra crônicas. São Paulo: Ática, 1995. Adaptado.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1064996 | Matemática, Álgebra, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Em uma cafeteria, um grupo de pessoas comprou 2 cafés espressos e 3 cappuccinos, totalizando R$ 31,50. Outro grupo de pessoas comprou 5 cafés espressos e 2 cappuccinos, totalizando R$ 37,50. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o preço do café espresso nessa cafeteria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1064997 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Uma peça usada na construção civil tem formato de paralelepípedo com dimensões 7 cm, 8 cm e 10 cm e é feita utilizando cimento em um molde no mesmo formato e dimensões da peça. Um pedreiro vai usar 200 L de cimento para fazer peças desse tipo. Desconsiderando a espessura do molde e sabendo que 1000 cm3 equivalem a 1 L, assinale a alternativa que apresenta a quantidade máxima de peças que esse pedreiro poderá fazer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1064998 | Matemática, Progressões, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Allan observou uma cultura de bactérias durante uma semana. No primeiro dia, havia 5760 bactérias nessa colônia e, nos dias seguintes, havia sempre a metade da quantidade de bactérias do dia anterior. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de bactérias que havia no sétimo dia de observação de Allan.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1033566 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Técnico Administrativo, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Uma sorveteria tem 6 opções de sabores de sorvete, 3 opções de caldas, 2 opções de tamanhos de casquinhas e 3 opções de tamanhos de potes. Pode-se preparar pedidos com uma opção de sabor de sorvete, uma opção de calda e uma opção de casquinha ou de pote. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de pedidos distintos que podem ser feitos nessa sorveteria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1033567 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Técnico Administrativo, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Trinta e duas pessoas foram entrevistadas para saber qual marca de sabonete usam: Refrescante ou Bom Cheiro. Dos entrevistados, 15 disseram que usam Bom Cheiro, 12 disseram que usam ambas as marcas, e 10 disseram que não usam nenhuma das duas. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade total de pessoas que usam Refrescante.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1033568 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

O professor Walter elaborou 5 questões para um trabalho de Matemática. Cada aluno poderia escolher, entre elas, 4 questões para resolver. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de trabalhos distintos que os alunos de Walter podem fazer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1244 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

A ampulheta é um instrumento de medida do tempo através do fluxo de areia, contido em um recipiente de vidro entre duas regiões. Considerando que o fluxo é sempre constante, e que para verter toda a areia de uma certa ampulheta são necessários 7 minutos, assinale o tempo transcorrido, quando exatamente 2/3 do volume de areia, se encontrarem na região superior da ampulheta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1245 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

Uma determinada piscina tem capacidade para 1600 m3 de água. Considerando que 1 litro de água tem 1kg e que um metro cúbico corresponda a 1000 litros, assinale a capacidade dessa piscina em toneladas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1246 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

Para a realização de uma obra foram encomendados 4500 tijolos, cujo peso de cada unidade é 2,2 kg. Se 2/5 dessa encomenda foram rejeitados por defeito de fabricação, quantas toneladas de tijolos poderão ser aproveitadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1247 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

Numa adega foram construídas 48 prateleiras com capacidade para comportar até 22 garrafas de vinho cada. Qual volume em litros dessa bebida há na adega, se todas as garrafas armazenadas contêm 750 ml de vinho e exatamente 2/3 do espaço total das prateleiras estão ocupados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1248 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

Marcos toma dois banhos diários e consome nestes banhos, um total de 270 litros de água. Se em cada banho Marcos gasta 15 minutos, quanto economizaria de água por semana, se tomasse apenas um banho por dia, de 12 minutos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1249 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

Numa avenida apenas 5/8 dos postes apresentam iluminação, e desses, 1/3 estão desligados, correspondendo a 15 postes. Quantos postes há nessa avenida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1250 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

Duas televisões de tamanhos diferentes apresentam 20 e 29 polegadas, cujas medidas são das diagonais de suas telas. Qual é a diferença entre as diagonais desses dois aparelhos, se cada polegada equivale a 2,54cm?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1251 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

Adriana começou um regime e já perdeu dois quilogramas e meio. Além disso, ela faz caminhadas de dois quilômetros, num intervalo de meia hora, todos os dias. Na informação sobre a rotina de Adriana, as unidades de medidas usadas respectivamente, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1253 | Específico Agente de Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

Sobre o Sistema Único de Saúde marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1254 | Específico Agente de Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

São competências do Agente Comunitário de Saúde:

I. Visitar pelo menos uma vez ao mês cada família residente na sua área de atuação.
II. Prescrever medicamentos para as pessoas que não têm condições de ir até a Unidade de Saúde.
III. Registrar na ficha de cadastro do Sistema de Informação de Atenção Básica – SIAB informações sobre cada
membro da família assistida a respeito de variáveis que influenciam a qualidade da saúde.
IV. Identificar situação de risco e encaminhar aos setores responsáveis.

Estão corretas apenas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.