Questões de Concursos Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO

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1Q28247 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a distância entre as cidades de Jataí/GO e Goiânia/GO é de 325 km pela rodovia BR 060. Supondo que o DNIT deseje remarcar as quilometragens desse trecho colocando uma placa de sinalização a cada 5 Km, quantas placas deverão ser colocadas nesse trecho da rodovia, sabendo que em Goiânia/GO a marcação da placa deverá ser de 410 Km e em Jataí/GO de 735 Km?
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2Q28248 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Uma determinada mercadoria custava o valor de R$ 849,59. Essa mesma mercadoria obteve um aumento, passando a valer R$ 999,00.

A porcentagem aproximada de aumento dessa mercadoria sobre o valor antigo é:
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3Q28249 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Um pedreiro pretende construir um galpão de área retangular para guardar seus equipamentos de trabalho, tendo material suficiente para constituir 1000 metros (m) de comprimento de parede. Sabe-se que no local escolhido para construir o galpão, o pedreiro pretende deixar a frente do terreno para posteriormente colocar um portão.

Se o pedreiro utilizar somente o material que possui para os três lados restantes do galpão, quais as dimensões dos lados desse galpão para que sua área seja a maior possível?
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4Q28250 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Todos os domingos Sandra vende roupas na sua banca montada na feira de sua cidade. No último domingo, as bermudas e camisetas vendidas totalizaram 46 peças. Sabendo-se que o preço de venda de cada camiseta é R$ 16,00 e de cada bermuda é R$ 12,00, ela apurou R$ 656,00 com a venda destes dois produtos.

Assim, a quantidade vendida de camisetas e bermudas, respectivamente, foi
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5Q28251 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Um restaurante produz alimentos para vender pratos destinados à entrega em domicílio. O cliente interessado tem a liberdade de montar seu prato conforme as categorias de alimentos. Sabe-se que há 7 tipos de carnes, 4 tipos de massas, 6 tipos de saladas e 5 tipos de sobremesas.

Assim, o restaurante tem possibilidade de oferece quantos pratos diferentes?
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6Q28252 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Leia o conceito a seguir.

É uma configuração que nasce do processo de acostumar- se a uma explicação ou compreensão da realidade sem que ela seja questionada. Mais do que uma interpretação adequada da realidade, é uma ‘forma de ver’ a realidade – mítica, espontânea (LUCKESI, 1994).

Esse é um conceito de
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7Q28253 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

É a pedagogia que sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes por meio do desenvolvimento da cultura individual.

Trata-se da pedagogia
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8Q28254 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Para Gómez (1998), as principais funções sociais da escola são:
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9Q28255 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

A educação geral contrapõe-se ao ensino especializado em disciplinas ou matérias, porém o contraste que se deve estabelecer é em termos de qual perspectiva se adota sobre o conhecimento e a vida, junto a uma forma de organizar e tratar esse conhecimento.
A formação do cidadão requer que lhe sejam proporcionadas visões sintéticas dos problemas, já que o ideal democrático de uma cidadania ilustrada exige solucionar problemas e conectar saberes.
A busca de fórmulas para obter isso é uma urgência reclamada pela função democrática da escolarização comum para todos, tanto mais urgente quanto mais especializado é o conhecimento que se produz. Esse tem sido um desafio no pensamento pedagógico de todo esse século. (SACRISTÁN, 1998).

A história do pensamento e a da prática pedagógica oferecem constantes exemplos de tentativas de resposta à necessidade de integrar cultura e conhecimento. Uma dessas tentativas consiste em:
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10Q28256 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Em Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire alinha e discute alguns saberes fundamentais à prática educativa crítica ou progressista. Ele afirma que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado e que os sujeitos educativos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto um do outro.

Esse pensamento do autor pode ser sintetizado da seguinte forma:
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11Q28257 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Segundo Guimarães, Magalhães e Barreto (2006), os novos textos mediados pela tecnologia da informação e da comunicação possibilitam novas formas de comunicação e a produção desses textos multimidiáticos tem papel importante nas relações sociais e na formação educativa dos sujeitos. É importante, e muitos estudos já o fazem, analisar a relação entre mídia e processos formadores.

Para as autoras, o principal objetivo da inserção das tecnologias nas escolas é
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12Q28258 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

De acordo com a a Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino em instituições próprias,
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13Q28259 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

No entendimento de Martins (2009), uma abordagem crítica da imagem não deve lidar apenas com problemas estéticos, ou questões artísticas, mas com fatos e realidades sociais que põem em pauta discussões sobre a cultura,
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14Q28260 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Em uma perspectiva não eurocêntrica, na cultura e nas instituições escolares, as imagens têm como objetivo
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15Q28261 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

A construção de desenhos curriculares para o ensino de arte requer mudança de postura, de atitude e práticas docentes, que visem a
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16Q28262 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

O contexto escolar firma-se como espaço profícuo para a discussão e experimentação sobre a natureza e o uso das tecnologias na construção de imagens.

Tal condição dá-se, principalmente, para
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17Q28263 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Considerar nas aulas de artes visuais o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como processo metodológico requer dos docentes propostas que
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20Q28195 | Direito Constitucional, Procurador do Município, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

O controle de constitucionalidade pode ser definidocomo a comparação entre as normas infraconstitucionais e a Constituição, prevalecendo a última, ou seja, é a verificação da compatibilidade vertical que necessariamentedeve existir ente as normas infraconstitucionais e a Constituição.

A respeito do controle de constitucionalidade, está consagrado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal que em relação a
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