Questões de Concursos: Prefeitura de Apodi RN

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Prefeitura de Apodi RN. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q692247 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Apodi RN, FUNCERN

O primeiro laboratório psicológico foi fundado por Wilhelm Wundt em 1879, na cidade de Leipzig, Alemanha. Seu laboratório formou a primeira geração de psicólogos, que propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela Europa e pelos Estados Unidos. Para permanecer fiel a seu ideal científico, Wundt dedicou-se, principalmente, ao estudo de reações simples a estímulos realizados sob condições controladas. Seu método de trabalho foi chamado por Edward Titchener de

2 Q690837 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Apodi RN, FUNCERN

No processo de avaliação psicológica, a coleta de informações aprofundadas sobre o avaliado, com foco principal em aspectos históricos, desenvolvimentais e motivacionais que levaram o indivíduo ao psicodiagnóstico, denomina-se

3 Q694287 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Prefeitura de Apodi RN, FUNCERN

O Mapa de Riscos é uma importante ferramenta que permite representar, por meio de círculos de diferentes cores e tamanhos, os riscos que determinado ambiente de trabalho pode apresentar. Com base nessa temática, a correta relação entre o risco ocupacional e a sua respectiva cor utilizada em um Mapa de Riscos é:

4 Q690263 | Português, Crase, Procurador, Prefeitura de Apodi RN, FUNCERN

No trecho “[...]poderemos assistir à queda de um deles.”, a ocorrência do acento grave é justificada

5 Q689606 | Português, Interpretação Textual, Procurador, Prefeitura de Apodi RN, FUNCERN

       "O motorista aguarda o momento seguro para conduzir seu carro e atravessar o cruzamento. Olha para os lados que atravessará e, estático, aguarda que outros veículos deixem livre o caminho pela via transversal à sua frente. Enquanto espera, olha de um lado a outro a vigiar a pista quase livre. Finalmente não avista mais nenhum veículo que poderá atrapalhar seu planejado movimento. É hora de dirigir, mas, no meio da travessia, ele é surpreendido por uma grave colisão. Uma motocicleta atinge a traseira de seu veículo." ( 1º parágrafo )
Em relação ao primeiro parágrafo, é correto afirmar:

6 Q693357 | Português, Interpretação Textual, Procurador, Prefeitura de Apodi RN, FUNCERN

            Os pontos cegos de nosso cérebro e o risco eterno de acidentes
Luciano Melo
      O motorista aguarda o momento seguro para conduzir seu carro e atravessar o cruzamento. Olha para os lados que atravessará e, estático, aguarda que outros veículos deixem livre o caminho pela via transversal à sua frente. Enquanto espera, olha de um lado a outro a vigiar a pista quase livre. Finalmente não avista mais nenhum veículo que poderá atrapalhar seu planejado movimento. É hora de dirigir, mas, no meio da travessia, ele é surpreendido por uma grave colisão. Uma motocicleta atinge a traseira de seu veículo.
      Eu tomo a defesa do motorista: ele não viu a moto se aproximar. Presumo que vários dos leitores já passaram por situação semelhante, mas, caso você seja exceção e acredite que enxergaria a motocicleta, eu o convido a assistir a um vídeo que existe sobre isso. O filme prova quão difícil é perceber objetos que de repente somem ou aparecem em uma cena.
      Nossa condição humana está casada com uma inabilidade de perceber certas mudanças. Claro que notamos muitas alterações à nossa volta, especialmente se olharmos para o ponto alvo da modificação no momento em que ela ocorrerá. Assim, se olharmos fixamente para uma janela cheia de vasos de flores, poderemos assistir à queda de um deles. Mas, se desviarmos brevemente nossos olhos da janela, justamente no momento do tombo, é possível que nem notemos a falta do enfeite. O fenômeno se chama cegueira para mudança: nossa incapacidade de visualizar variações do ambiente entre uma olhada e outra.
      No mundo real, mudanças são geralmente antecedidas por uma série de movimentos. Se esses movimentos superam um limiar atrativo, vão capturar nossa atenção que focará na alteração considerada dominante. Por sua vez, modificações que não ultrapassam o limiar não provocarão divergência da atenção e serão ignoradas.
      Quando abrimos nossos olhos, ficamos com a impressão de termos visão nítida, rica e bem detalhada do mundo que se estende por todo nosso campo visual. A consciência de nossa percepção não é limitada, mas nossa atenção e nossa memória de curtíssimo prazo são. Não somos capazes de memorizar tudo instantaneamente à nossa volta e nem podemos nos ater a tudo que nos cerca. Nossa introspecção da grandiosidade de nossa experiência visual confronta com nossas limitações perceptivas práticas e cria uma vivência rica, porém efêmera e sujeita a erros de interpretações. Dimensiona um gradiente entre o que é real e o que se presume, algo que favorece os acidentes de trânsito.
      Podemos interpretar que o acidente do exemplo do início do texto se deu porque o motorista convergiu sua atenção às partes centrais da pista, por onde os carros preferencialmente circulam sob velocidade mais ou menos previsível. Assim que o último carro passou, ficou fácil pressupor que o centro da pista permaneceria vazio por um intervalo de tempo seguro para a travessia. As laterais da pista, locais em que motocicletas geralmente trafegam, não tiveram a atenção merecida, e a velocidade da moto não estava no padrão esperado.
      O mundo aqui fora é um caos repleto de acontecimentos, e nossos cérebros têm que coletar e reter alguns deles para que possamos compreendê-lo e, assim, agirmos em busca da nossa sobrevivência. Mas essas informações são salpicadas, incompletas e mutáveis. Traçar uma linha que contextualize todos esses dados não é simples. Eventualmente, esse jogo mental de ligar pontinhos cria armadilha para nós mesmos, pois por vezes um ponto que deveria ser descartado é inserido em uma lógica apenas por ser chamativo. E outro, ao contrário, deveria ser considerado, mas é menosprezado, pois à primeira vista não atendeu a um pressuposto.
      Essas interpretações podem provocar outras tragédias além de acidentes de carro.
Disponível em:<https://www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 20 abr. 2019. (texto adaptado)
É propósito principal do texto tematizar

7 Q692383 | Português, Interpretação Textual, Procurador, Prefeitura de Apodi RN, FUNCERN

Há elemento coesivo que pode ser substituído, sem prejuízo ao sentido da informação veiculada no texto, por mas em:

8 Q691985 | Enfermagem, FUNCERN 2019 Prefeitura de Apodi RN Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Apodi RN, FUNCERN

A hanseníase, se não tratada na forma inicial, quase sempre evolui, torna-se transmissível e pode atingir pessoas de qualquer sexo ou idade, inclusive crianças e idosos. Tomando por base a Portaria n. 204/2016, a hanseníase

9 Q687657 | Português, Pontuação, Procurador, Prefeitura de Apodi RN, FUNCERN

A vírgula está indicando trecho com função meramente explicativa em:

10 Q690769 | Enfermagem, FUNCERN 2019 Prefeitura de Apodi RN Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Apodi RN, FUNCERN

A portaria no 2.436/2017 aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB),estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre a PNAB, é correto afirmar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.