Questões de Concursos Prefeitura de Araruna PB

Resolva questões de Prefeitura de Araruna PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q880700 | Pedagogia, Cursos de Graduação e Educação Profissional Tecnológica, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao propósito do Curso Normal em Nível Médio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q880699 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

“A educação é sempre uma certa teoria do conhecimento posta em prática [...]” (Freire, 2003, s.n.). De acordo com Mendonça (2019) com esta afirmação, Freire (2003) sinaliza que a educação sempre é um determinado conjunto de ideias relativas ao conhecimento sendo praticadas. Assinale a alternativa CORRETA quanto à prática no ambiente escolar. Fonte: MENDONÇA, Ana Abadia dos Santos. O Curso Normal em nível médio e a construção de projetos interdisciplinares. Anais do VI Congresso de Psicopedagogia do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Psicopedagogia Escolar da Universidade Federal de Uberlândia (GEPPE/UFU) e o II Encontro de Pesquisadores em Psicopedagogia Escolar, 2019.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q880721 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Como o ato lúdico e os jogos influenciam as práticas e rotinas da Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q880730 | Pedagogia, Legislação da Educação, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

De acordo com Carvalho (2016) a conceituação de deficiência transcende a visão biomédica, que foca apenas em déficits clínicos. Inspirada pelo Modelo Social da Deficiência, considera-se a deficiência como resultado da interação entre características individuais e barreiras sociais e ambientais. Em vez de tratar a deficiência como uma condição fixa, reconhece a importância de adaptar ambientes, fornece apoios adequados para promover a participação plena e a igualdade de oportunidades, bem como valoriza as habilidades e potencialidades únicas dos indivíduos, enfatizando a necessidade de um sistema inclusivo e equitativo. Fonte: CARVALHO, Erenice Natalia Soares. Deficiência intelectual: conhecer para intervir. Pedagogia em ação, v. 8, n. 2, 2016.

Com base no Modelo Social da deficiência descrito pelo texto, qual das seguintes afirmações é CORRETA acerca da deficiência intelectual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q880641 | Informática, Procedimento de Segurança e Back up, Recepcionista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A expressão “segurança da informação” diz respeito a nomenclaturas como privacidade e proteção. Entretanto, esses dois termos não têm o mesmo significado. Privacidade da informação, por exemplo, refere-se ao direito de manter certo nível de controle de como as informações pessoais serão colhidas e utilizadas.

Sobre segurança da informação, qual termo é associado ao seu conceito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q880640 | Administração Geral, Teoria Clássica da Administração, Recepcionista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Ao se referir ao ambiente organizacional, é relevante conhecer as variáveis que afetam tanto a estrutura interna quanto externa. Dessa forma, será mais viável exercer as funções administrativas de forma eficiente e eficaz para tornar o processo gerencial mais assertivo.

Sobre o tema funções administrativas, assinale a alternativa que contempla, na ordem CORRETA, as que foram estabelecidas por Henri Fayol:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q880705 | Pedagogia, Libâneo, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

“A formação profissional do professor é composta de um conjunto de disciplinas coordenadas e articuladas entre si, cujos objetivos e conteúdos devem confluir para uma unidade teórico-metodológica do curso” (Libâneo, 2013, p. 26).
Fonte: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

Assinale a alternativa CORRETA quanto aos cursos de formação profissional do professor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q880704 | Pedagogia, Libâneo, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

De acordo com Libâneo (2013), a Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.
Fonte: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

Quantos aos campos teóricos, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q880695 | Redes de Computadores, Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

O modelo OSI fornece um conceito para arquitetura de redes dividindo todo o processo em 7 camadas, cada uma com suas especificidades. Acamada responsável por estabelecer e encerrar a conexão entre os hosts é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q880687 | Redes de Computadores, IP Internet Protocol, Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Assinale a alternativa que traz um exemplo de endereço IPv4 e IPv6 válido, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q880642 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Recepcionista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

As organizações são compostas por pessoas que exercem suas funções em diferentes graus hierárquicos conhecidos como níveis estratégico, tático e operacional. Identificar o ambiente organizacional e os canais de comunicação entre equipes é essencial para tornar as atividades e os resultados mais produtivos.

Levando isto em conta, assinale a sentença CORRETA que descreve as características de um líder autocrático dentro das equipes de alta performance, considerando os canais de comunicação entre equipes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q880639 | Administração Pública, Princípios aplicáveis à Administração Pública, Recepcionista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Marque a alternativa que se refere ao princípio que orienta a atuação do servidor público para aperfeiçoar o uso dos recursos públicos na busca de qualidade e produtividade com economia, racionalidade e menor onerosidade, sempre em conformidade com os preceitos de ética e conduta profissional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q880707 | Pedagogia, Libâneo, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

De acordo com Libâneo (2013), criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando à sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento é parte dos objetivos primordiais da atividade pedagógica do professor.

Fonte: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

Assinale a alternativa CORRETA quanto aos objetivos primordiais do trabalho docente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q880703 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A Pedagogia, sendo ciência da e para a educação, estuda a educação como instrução e o ensino. Nesse panorama, compõe-se de ramos de estudos próprios. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos ramos de estudos próprios da Pedagogia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q880731 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CIDPD), ratificada no Brasil pelo Decreto Legislativo nº 186, de 2008, define pessoas com deficiência como aquelas que enfrentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Esses impedimentos, quando interagem com várias barreiras, podem limitar a participação plena e efetiva dessas pessoas na sociedade, em igualdade de condições com os demais (Brasil, 2009). Com base na definição fornecida pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e as informações específicas sobre deficiências sensoriais, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q880722 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q880619 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Agente Administrativo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Ao tratarmos da tomada de decisão, o conceito de heurísticas surge como elemento importante para o entendimento do processo decisório dos indivíduos. As heurísticas são regras práticas ou modelos mentais que utilizamos para agilizar e simplificar a decisão. Dentre os diferentes tipos de heurísticas que podem influenciar nossas decisões ao avaliarmos um evento com a associação e estruturas mentais que vêm à mente com maior facilidade, recordando mais de eventos frequentes, estamos recorrendo à heurística de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q908983 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Psicólogo Clínico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Os profissionais de Psicologia desenvolvem suas atividades no serviço público em RAPS, SUAS, CREAS, CAPS, dentre outros espaços. Estas siglas denominam as estruturas ou locais de atendimento e suas nomenclaturas significam, na sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q880732 | Pedagogia, Vygotsky, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre a Deficiência, Lev Vygotsky (1896-1934) afirmava que esta não pode ser definida pelas ausências funcionais, pois antes de ser uma deficiência orgânica é uma deficiência social. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I- O deficiente visual enfrenta obstáculos além da falta de visão. Os maiores impedimentos para uma pessoa com deficiência são as barreiras sociais, e a deficiência visual deve ser considerada primeiramente como uma deficiência social, antes de ser uma deficiência orgânica.

II- A deficiência auditiva deve ser compreendida no contexto das interações sociais e das barreiras ambientais, e não apenas pelas limitações físicas ou funcionais individuais.

III- A deficiência múltipla é apenas uma questão de limitações físicas ou mentais que podem ser corrigidas por intervenções de médicos e psicólogos especialistas.

IV- Para superar as limitações impostas por uma deficiência, é essencial eliminar as barreiras sociais e criar condições que permitam a plena participação e inclusão do indivíduo na sociedade.

V- As condições sociais e as atitudes em relação à deficiência desempenham insuficiente impacto na formação das experiências das pessoas com deficiência intelectual.


É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q880726 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as afirmações a seguir:

I- A BNCC é um documento normativo que define um conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas ao longo de todas as etapas da Educação Básica.

II- A BNCC é aplicável à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, excluindo o Ensino Médio.

III- A BNCC orienta-se por princípios éticos, políticos e estéticos para promover a formação integral e a construção de uma sociedade justa e inclusiva.

IV- A BNCC contribui para o alinhamento das políticas educacionais em diferentes esferas de governo e visa a superar a fragmentação das políticas educacionais.

V- A BNCC desconsidera a inclusão de tecnologias digitais no processo educativo, limitando-se a questões de conteúdo tradicional do currículo.


É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.