Questões de Concursos Prefeitura de Barra Bonita SC

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1Q977250 | Português, Professor I e II Matemática, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Entrar no espaço muda o corpo humano — e, inicialmente, isso parece incrível.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpq2329ex05o. adaptado

Assinale a alternativa correta quanto à nova pontuação sem alteração do sentido original da frase.
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2Q976974 | Português, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Entrar no espaço muda o corpo humano — e, inicialmente, isso parece incrível.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpq2329ex05o. adaptado


Assinale a alternativa correta quanto à nova pontuação sem alteração do sentido original da frase.
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3Q977032 | Pedagogia, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Constituição Federal de 1988, nos artigos 205 a 214, estabelece os fundamentos e princípios que norteiam o direito à educação no Brasil. Entre esses dispositivos, destacam-se os princípios constitucionais do ensino, que orientam as políticas públicas educacionais e garantem a qualidade e a equidade na oferta educacional. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.

Coluna A (termos):
1.Gratuidade do ensino público.
2.Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
3.Valorização dos profissionais da educação.

Coluna B (descrições):
(__)Princípio que assegura a oferta educacional sem cobrança de taxas ou mensalidades nos estabelecimentos oficiais mantidos pelo poder público.
(__)Princípio que estabelece a valorização do magistério público, com ingresso por concurso, piso salarial e planos de carreira definidos em Lei.
(__)Princípio que garante a todos os cidadãos o direito de entrar e permanecer no sistema educacional, independentemente de sua origem, condição social ou outros fatores excludentes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:
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4Q977014 | Meio Ambiente, Professor I e II Ciências, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A crise ambiental, sem precedentes na história, é resultado da imensa capacidade humana, pois tudo o que se faz gera efeitos colaterais e consequências inesperadas, por vezes tornando insuficientes as ferramentas éticas que foram herdadas do passado frente aos poderes que hoje a humanidade detém. Logo, a Educação Ambiental tem papel crucial no enfrentamento dessa crise, radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes dos seres humanos frente ao meio ambiente.
Fonte: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente: UNESCO, 2007 (modificado).

Identifique a alternativa que se contrapõe ao proposto no texto, e assinale-a.
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5Q977019 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Professor I e II Ciências, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, caso o pai, a mãe ou oresponsável legal, de forma dolosa, deixar de comunicar à autoridade pública o desaparecimento de criança ou adolescente (Art. 244-C) é tipificado como um crime em espécie. Assim, além da multa, qual é a outra penalidade a ser aplicada? Assinale aalternativa CORRETA.
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6Q977171 | Pedagogia, Professor I e II Língua Estrangeira Inglês, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A public school decides to involve parents, students, teachers, and community members in the decision-making process for the next school year's priorities. Which educational principle is being applied in this scenario?
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7Q977022 | Português, Professor I e II Ciências, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A força muscular assume "um significado diferente" quando tudo é praticamente sem peso.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpq2329ex05o. adaptado

Sintaticamente, o termo destacado nesta frase trata-se de:
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8Q977024 | Educação Física, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A efetivação da inclusão nas aulas de Educação Física exige do professor o domínio de estratégias específicas para adaptar as práticas pedagógicas às características individuais dos alunos, respeitando suas potencialidades e limites. A avaliação contínua, o conhecimento do perfil dos estudantes e a adaptação das atividades são pilares centrais desse processo. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A avaliação contínua deve considerar as potencialidades e progressões individuais de cada aluno, permitindo intervenções pedagógicas adequadas e respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem.
(__)A adaptação das atividades deve ser usada apenas em casos de deficiências motoras severas, já que os demais alunos podem ser incluídos por meio de estratégias gerais de ensino.
(__)O conhecimento do perfil dos alunos deve basear-se em testes padronizados, que asseguram critérios objetivos para determinar quais alunos devem ser incluídos em atividades adaptadas.
(__)A adaptação dos materiais e regras deve ter como foco garantir a participação efetiva dos alunos nas atividades, e não apenas permitir sua presença física no espaço escolar.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
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9Q976963 | Pedagogia, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Psicomotricidade, enquanto campo de estudo e intervenção, compreende a relação indissociável entre o psíquico e o motor, sendo fundamental para o desenvolvimento global da criança e, consequentemente, para o processo de aprendizagem. Elementos como esquema corporal, lateralidade e coordenação motora (ampla e fina) são considerados pilares desse desenvolvimento.

Considerando os conceitos centrais da Psicomotricidade e sua relevância para a aprendizagem escolar, assinale a alternativa que apresenta a correta articulação entre esses elementos:
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10Q976970 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Educação Inclusiva na perspectiva da Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) representam um paradigma fundamental para a garantia do direito à educação de todos. Sua implementação, contudo, exige a compreensão de princípios que transcendem a mera inserção física de alunos, demandando uma reestruturação do ambiente educacional.

Considerando os fundamentos e objetivos da Educação Inclusiva e do AEE nos documentos oficiais brasileiros, assinale a afirmação que expressa a concepção alinhada corretamente a esse arcabouço normativo.
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11Q977089 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Educação Infantil, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Ao adotar a interdisciplinaridade, o processo educativo proporciona ao aluno uma formação que rompe com a fragmentação dos conteúdos, favorecendo uma aprendizagem____, capaz de relacionar teoria e prática, escola e sociedade.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
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12Q977169 | Inglês, Professor I e II Língua Estrangeira Inglês, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Read the excerpt:

"The school was a second home for many of those children — not because it resembled one, but because they had no other safe place to be."

What is the author's main purpose in this sentence?
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13Q976962 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece o conjunto de aprendizagens essenciais para a Educação Básica, organizando-as por áreas do conhecimento e componentes curriculares, de modo a garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.

Considerando as especificidades e articulações entre os componentes curriculares de Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia na BNCC, analise as proposições a seguir:

I.Em Matemática, a BNCC propõe o desenvolvimento do letramento matemático por meio de um processo de investigação, compreendendo números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística, enfatizando a resolução de problemas e a construção de argumentação lógica.
II.A área de Ciências da Natureza, na BNCC, busca a alfabetização científica, promovendo a compreensão de fenômenos naturais, processos tecnológicos e das relações entre eles, instigando a investigação e o pensamento crítico sobre o mundo físico, químico e biológico.
III.Em História, a BNCC orienta que o ensino deve priorizar a memorização de datas e fatos históricos de forma linear e eurocêntrica, com foco na narrativa dos grandes eventos e personagens, para garantir a assimilação da cronologia dos acontecimentos.
IV.A Geografia na BNCC estimula o raciocínio geográfico para compreender a organização do espaço e a relação sociedade-natureza, promovendo a análise de diferentes paisagens, territórios e lugares, e o reconhecimento das diversidades e desigualdades socioespaciais.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
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14Q976971 | Pedagogia, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Com base nas dificuldades estruturais e curriculares da formação docente no Brasil, assinale a alternativa que apresenta uma análise coerente sobre os limites da profissionalização docente e o papel da formação continuada.
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15Q977237 | Matemática, Professor I e II Matemática, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Uma equipe de professores precisa formar uma comissão com 3 membros para o Conselho de Escola, entre os 6 que se candidataram. De quantas maneiras diferentes essa comissão pode ser formada?
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16Q977026 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

No voleibol, o conhecimento técnico sobre regras, rotação, funções especializadas e zonas da quadra é indispensável para o planejamento didático e o desempenho tático. Essas normas influenciam diretamente a dinâmica do jogo e a organização das equipes em contextos escolares e competitivos. Considerando esse cenário, assinale a alternativa correta sobre os aspectos funcionais e normativos da modalidade.
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17Q977161 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Professor I e II Língua Estrangeira Inglês, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

How World War Two changed how France eats


By June 1940, German forces had blitzed through France in just six weeks, leading more than half of the country to be occupied. As a result, French staples like cheese, bread and meat were soon rationed, and by 1942 some citizens were living on as few as 1,110 calories per day. Even after World War Two ended in 1945, access to food in France would continue to be regulated by the government until 1949.


Such austerity certainly had an impact on how the French ate during and just after the war. Yet, more than 80 years after Allied forces landed in Normandy to begin liberating the nation on D-Day (6 June 1944), few visitors realise that France's wartime occupation still echoes across the nation's culinary landscape.


In the decades following WW2, the French abandoned the staples that had got them through the tough times of occupation; familiar ingredients like root vegetables and even hearty pain de campagne (country bread) were so eschewed they were nearly forgotten. But as wartime associations have slowly faded from memory, a bevy of younger chefs and tastemakers are reviving the foods that once kept the French alive.


There aren't many French residents old enough to vividly recall life in wartime France today, and fewer still would deign to discuss it. Author Kitty Morse only discovered her great-grandparents' "Occupation diary and recipe book" after her own mother's death. Morse released them in 2022 in her book Bitter Sweet: A Wartime Journal and Heirloom Recipes from Occupied France.


"My mother never said any of this to me," she said.


Aline Pla was just nine years old in 1945 but, raised by small-town grocers in the south of France, she remembers more than others might. "You were only allowed a few grams of bread a day," she recalled. "Some [people] stopped smoking − especially those with kids. They preferred trading for food."


Such widespread lack gave rise to ersatz replacements: saccharine stood in for sugar; butter was supplanted by lard or margarine; and instead of coffee, people brewed roots or grains, like acorns, chickpeas or the barley Pla recalls villagers roasting at home. While many of these wartime brews faded from fashion, chicory coffee remained a staple, at least in northern France. Ricoré − a blend of chicory and instant coffee − has been on supermarket shelves since the 1950s. More recently, brands like Cherico are reimagining it for a new generation, marketing it as a climate-conscious, healthful alternative traditional coffee.


According to Patrick Rambourg, French culinary historian and author of Histoire de la Cuisine et de la Gastronomie Françaises, if chicory never wholly disappeared in France, it's in large part thanks to its flavour. "Chicory tastes good," he explained. "It doesn't necessarily make you think of periods of austerity."


Other products did, however, such as swedes and Jerusalem artichokes, which WW2 historian Fabrice Grenard asserted "were more reserved for animals before the war." The French were nevertheless forced to rely heavily on them once potato rationing began in November 1940, and after the war, these vegetables became almost "taboo", according to Rambourg. "My mother never cooked a swede in her life," added Morse.


Two generations later, however, Jerusalem artichokes, in particular, have surged to near-omnipresence in Paris, from the trendy small plates at Belleville wine bar Paloma to the classic chalkboard menu at bistro Le Bon Georges. Alongside parsnips, turnips and swedes, they're often self-awarely called "les legumes oubliés"("the forgotten vegetables") and, according to Léo Giorgis, chef-owner of L'Almanach Montmartre, French chefs have been remembering them for about 15 years.


"Now you see Jerusalem artichokes everywhere, [as well as] swedes [and] golden turnips," he said. As a chef dedicated to seasonal produce, Giorgis finds their return inspiring, especially in winter. "Without them, we're kind of stuck with cabbages and butternut squah."


According to Apollonia Poilâne, the third generation of her family to run the eponymous bakery Poilâne, founded in 1932, a similar shift took place with French bread. Before the war, she explained, white baguettes, which weren't subject to the same imposed prices as sourdough, surged to popularity on a marketplace rife with competition. But in August 1940, bread was one of the first products to be rationed, and soon, white bread was supplanted by darker-crumbed iterations bulked out with bran, chestnut, potato or buckwheat. The sale of fresh bread was forbidden by law, which some say was implemented specifically to reduce bread's palatability.


"I never knew white bread!" said Pla. When one went to eat at a friend's home during wartime, she recalled, "You brought your bread − your bread ration. Your own piece of bread."


Hunger for white bread surged post-war − so much so that while Poilâne's founder, Pierre Poilâne, persisted in producing the sourdoughs he so loved, his refusal to bake more modern loaves saw him ejected from bakery syndicates, according to his granddaughter, Apollonia. These days, however, the trend has come full circle: Baguette consumption fell 25% from 2015 to 2025, but the popularity of so-called "special" breads made with whole or heirloom grains is on the rise. "It's not bad that we're getting back to breads that are a bit less white," said Pla.


For Grenard, however, the most lasting impact the war left on French food culture was a no-waste mindset. "What remains after the war is more of a state of mind than culinary practices," he said. Rambourg agreed: "You know the value of food when you don't have any."


The French were forced to get creative with what theyhad. In France's south-eastern Ardèche department, Clément Faugier rebranded its sweetened chestnut paste as Génovitine, a name whose medical consonance made it easier to market as a fortifier and even prescribe. In the coastal Camargue region, local samphire suddenly stood in for green beans. Morse's great-grandfather foraged for wild mushrooms in the nearby Vosges mountains, and in cities, those with balconies planted their window boxes with carrots or leeks. Paris' public Jardin des Tuileries was even transformed into collective kitchen gardens.


According to Rambourg, this subsistence mindset "would affect the entire generation that lived through the war, and our parents, because they were the children of our grandparents, who knew the war."


As the need for these subsistence methods dissipated, French cuisine underwent another period of change. In 1963, the country welcomed its first Carrefour hypermarket, and large-scale supermarkets soon supplanted small shops. According to Grenard, this was partly due to "suspicion" following corruption during the German occupation, when some grocers inflated prices far past the norm, just because they could . "At the end of the war, consumers held real rancour against small shopkeepers," said Grenard. "In a supermarket, the prices are fixed."


Fast-forward eight decades, and some locals, now motivated by climate change are turning back to small, local grocers, such as the locavore Terroir d'Avenir shops dotting Paris. Others are reaching into the nation's past to resuscitate techniques like canning, preserving and foraging that saved many French residents during the war, according to Grenard. "The people that got by the best were the ones who had reserves."


Today, filling the larder with foraged food has become popular once again. In Kaysersberg, Alsace, chef Jérôme Jaegle of Alchémille puts this ancestral knowledge centre-stage by offering wild harvesting workshops culminating in a multi-course meal. And in Milly-la-Forêt, just outside Paris, François Thévenon highlights the foraging techniques he learned from his grandmother with classes teaching others how to seek out these edible plants themselves.


"After the war", he explained, "people wanted to reassure themselves that they wouldn't lack anything anymore." They turned, he said, to overconsumption, specifically of meat, which even his foraging grandmother ate every day, at every meal.


"You often hear when you ask older folk why they no longer eat wild plants, that it's because they don't have to," Thévenon said, who forages for wild plants because he believes it's good for his health and that of the planet.


According to Apollonia, the war didn't only change how France eats. "It probably changed the way the world eats," she asserted. Today, the techniques and philosophies that helped the French survive are slowly coming back to life.



https://www.bbc.com/travel/article/20250605-how-world-war-two-chang ed-the-french-diet


Read the excerpt:

"Others are reaching into the nation's past to resuscitate techniques like canning, preserving and foraging..."

What does the phrasal verb "reach into" mean in this sentence?
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18Q976958 | Psicologia, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Um professor observa que a diversidade de ritmos e estilos de aprendizagem em sua turma impacta diretamente o engajamento e a profundidade da compreensão dos conteúdos. Buscando uma intervenção pedagógica que transcenda abordagens superficiais, qual das seguintes perspectivas, embasada na Psicologia da Educação, oferece uma base mais sólida para promover um ambiente de aprendizagem verdadeiramente inclusivo e desafiador?
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19Q977028 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A trajetória da educação no Brasil acompanha as transformações sociais, políticas e econômicas do país, desde a atuação dos jesuítas na colonização até os debates contemporâneos sobre legislação, inclusão e qualidade do ensino. Cada período foi marcado por mudanças nas finalidades, métodos e estrutura da educação formal. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta sobre um dos marcos históricos da educação brasileira.
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20Q977029 | Pedagogia, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A promoção de um ambiente escolar seguro requer o reconhecimento das distintas formas de agressão que podem ocorrer no cotidiano educacional. Compreender as diferenças conceituais entre manifestações como bullying, cyberbullying e violência escolar é fundamental para a construção de estratégias de prevenção e intervenção efetivas. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.

Coluna A (termos):
1.Bullying.
2.Cyberbullying.
3.Violência escolar.

Coluna B (descrições):
(__)Forma ampla de agressão que pode incluir desde vandalismo, agressões entre alunos e professores, até práticas discriminatórias, afetando o clima escolar como um todo.
(__)Comportamento intencional, repetitivo e sistemático entre pares, marcado por desequilíbrio de poder, que pode se manifestar de forma verbal, física, psicológica, social ou material.
(__)Prática ofensiva mediada por tecnologias digitais, caracterizada por anonimato, ampla disseminação do conteúdo e dissociação espaço-temporal entre agressor e vítima.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:
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