Questões de Concursos Prefeitura de Betim MG

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1Q28971 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Técnico de Secretaria, Prefeitura de Betim MG

Sobre a Educação Especial, é INCORRETO afirmar que
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2Q477532 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

O fenômeno pelo qual a administração repetida, contínua ou crônica de um fármaco na mesma dose diminui progressivamente a intensidade dos efeitos farmacológicos, sendo necessário aumentar gradualmente a dose para poder manter os efeitos na mesma intensidade, é denominado de:

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3Q364405 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

O TCE (trauma crânio-encefálico) é uma afecção traumática responsável por um elevado índice de morbi-mortalidade no trauma, e cursa tendo como principal complicação desencadeadora da morte encefálica:

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4Q28944 | Português, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG

Texto associado.
Reflexões sobre a escassez da água

Osvaldo Ferreira Valente (Engenheiro florestal, professor aposentado da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e especialista em hidrologia e manejo de pequenas bacias hidrográficas)

Publicação: 05/08/2015 04:00

Tenho 48 anos de atividades pertinentes à produção de água. Tudo começou quando, em 1967, na antiga Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, hoje UFV, tive a oportunidade de criar e lecionar a primeira disciplina de hidrologia e manejo de bacias hidrográficas no Brasil para o curso de engenharia florestal. Num tempo em que a água, com exceção do semiárido, era abundante e classificada como bem livre e sem valor econômico, já foi uma aventura. A experiência acumulada carrega, entretanto, a angústia atual de ver o assunto sendo tratado com visão muito pouco fundamentada por conhecimentos científicos da hidrologia e do manejo de bacias hidrográficas. Mas quase sempre, quando um assunto entra na ordem do dia, aparece uma profusão de palpites e os que têm argumentos mais sólidos acabam sufocados pela pilha de soluções oportunistas, advindas dos “especialistas de plantão".

Depois desses 48 anos, muitas coisas estão mudadas: nova legislação sobre recursos hídricos, a água sendo considerada um bem escasso e de valor econômico, as bacias hidrográficas sendo nomeadas como unidades básicas de produção e gestão da água, o surgimento dos comitês e das agências de bacias, muitas escolas oferecendo a disciplina de hidrologia e manejo de bacias hidrográficas e muito mais conhecimentos científicos acumulados. De onde vem, então, a minha angústia? Vem da percepção de que está faltando objetividade e embasamento científico e tecnológico (da hidrologia e do manejo de bacias) nos procedimentos propostos para combater a escassez.

É uma temeridade, para a hidrologia de pequenas bacias, esperar que o reflorestamento ciliar seja sempre capaz de aumentar quantidade de água produzida por nascentes e córregos. Onde estão as pesquisas científicas que comprovam isso? Se as matas ciliares fossem suficientes, estaria muito fácil sanar a escassez. Outra temeridade é acreditar que o combate à falta de água está na dependência exclusiva dos reflorestamentos. O primeiro obstáculo a isso é que o aumento populacional, com ocupação intensa das superfícies das bacias, não permitirá mais aumentar substancialmente as áreas florestadas; o segundo obstáculo é que a ação positiva da floresta no aumento de quantidade de água, se implantada nos locais certos, só virá após 30 ou 40 anos. Até lá o seu efeito poderá ser o contrário. Dá para esperar?

Soluções objetivas e racionais para a crise atual englobam o abastecimento artificial de aquíferos subterrâneos por meio da construção de terraços, de caixas de infiltração e de barraginhas, no meio rural, e na assistência técnica aos produtores rurais, que ocupam e exploram as superfícies das bacias para que eles possam reter mais e mais as enxurradas. Também o meio urbano deve colaborar, coletando água de chuva para tarefas domésticas e industriais, construindo cisternas e valas de infiltração e mantendo o máximo possível de áreas permeáveis em seus domínios. Tudo planejado de acordo com as especificidades ambientais e com a capacitação dos envolvidos.

Concluindo, é um erro concentrar as atenções somente no saneamento básico. É evidente a sua importância, mas ele depende da existência prévia de quantidade suficiente de água nos mananciais. Outro erro é pensar que a conservação de nascentes e córregos é uma operação a ser feita apenas nos seus entornos, com cercamento e reflorestamento das áreas isoladas. Nascentes e córregos são produtos do comportamento de todas as superfícies das pequenas bacias que, antes de estudos hidrológicos específicos, são potenciais áreas de recarga.

Disponível em http://impresso.em.com.br/app/noticia/cadernos/opiniao/2015/08/05/interna_opiniao,157381/reflexoessobre-a-escassez-de-agua.shtml Acesso em 04 set. 2015.
Considere o texto

O avanço rumo ___ um desenvolvimento sustentável depende de diversos fatores, entre os quais estão o estímulo ___ novas tecnologias e o compromisso ético de empresas que tenham como prioridade o respeito ___ causas ambientais.

A sequência que completa adequadamente as lacunas é
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5Q381410 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Todas as afirmativas sobre toxoplasmose estão corretas, EXCETO:

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6Q330309 | Legislação de Trânsito CTB, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

O respeito ao meio ambiente e o convívio social no trânsito são exercício de cidadania. Um dos aspectos relacionados ao meio ambiente é a poluição. Uma das atitudes que contribuem para a poluição das vias públicas é:

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7Q28945 | Pedagogia, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG

Considerando o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, avalie as seguintes afirmações:

I. A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica.
II. O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis amplia o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
III. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil se apresenta como uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais, que assim o desejarem, na elaboração ou implementação de programas e currículos condizentes com suas realidades e singularidades.

É CORRETO o que se afirma em
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8Q29073 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Betim MG

De acordo com a LDBEN Nº 9.394/96, entende-se por educação especial
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9Q28950 | Pedagogia, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG

Identificamos que uma instituição de ensino NÃO está de acordo com as diretrizes da LDB (Lei n° 9.394/96) para a educação especial quando constatamos que ela, ao receber estudantes portadores de necessidades especiais,
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10Q367466 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Em relação ao processo de enfermagem, é CORRETO afirmar:

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11Q364108 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

As principais ações de enfermagem no cuidado imediato, no pronto socorro, ao paciente vítima de TCE devem contemplar, EXCETO:

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12Q361613 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Em quanto tempo correrá o seguinte esquema de soro SF 0,9% 500ml + SGH 50% 40 ml + KCl 10% 10 ml a 40 gotas por minuto?

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13Q29069 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Betim MG

Planejar não é preencher formulários, mas é um ato consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas e tendo como referencial as situações didáticas concretas.

Dessa forma, são funções do planejamento, EXCETO
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14Q476552 | Farmácia, Farmacocinética, Farmácia, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

A administração concomitante de medicamentos, e destes com alimentos, se constitui, entre outros, fator capaz de determinar a adequação da resposta terapêutica desejada. Os tipos de interações são: farmacocinéticas ou farmacodinâmicas. Dentre as interações farmacocinéticas, aquelas que dependem, entre outros fatores, da capacidade de se ligar a proteínas plasmáticas, do fluxo sangüíneo local e do tipo de transporte para os tecidos são relativas ao processo de:

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15Q29031 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Betim MG

Sobre os conceitos de alfabetização e letramento, só NÃO é correto o que ser afirma em:
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16Q29033 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Betim MG

Sobre o planejamento do trabalho pedagógico, é CORRETO afirmar que
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17Q366017 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

O sistema de classificação dos diagnósticos de enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) é um dos mais utilizados e aplicados no âmbito mundial, sendo impossível hoje falar em sistematização da assistência de enfermagem sem esse embasamento. Sobre essa taxonomia (NANDA), é correto afirmar, EXCETO:

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18Q29065 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Betim MG

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/90), quando este versa sobre o direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, é dever do Estado assegurar
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19Q29029 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Betim MG

NÃO constitui ação que visa à maior participação das famílias no Projeto Pedagógico da Instituição de Educação Infantil:
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20Q28948 | Pedagogia, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG

Considerando o Referencial Curricular para a Educação Infantil, avalie as afirmativas sobre inclusão e diversidade

I. Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências e particularidades de cada um.
II. A Escola Inclusiva deve desenvolver uma pedagogia centrada na criança, considerando as diferenças e oferecendo respostas adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas quando isso se fizer necessário.
III. Considerar que as crianças são diferentes entre si implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos individuais.
IV. Individualizar a educação infantil não é marcar e estigmatizar as crianças pelo que diferem, mas levar em conta suas singularidades, respeitando-as e valorizando-as como fator de enriquecimento pessoal e cultural. 

É CORRETO o que se afirma em
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