Questões de Concursos Prefeitura de Boa Vista RR

Resolva questões de Prefeitura de Boa Vista RR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q656847 | Português, Sintaxe, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Texto I

Direito humano à alimentação adequada e soberania alimentar

    O direito humano à alimentação adequada está contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e sua definição foi ampliada em outros dispositivos do Direito Internacional, como o artigo 11 do Pacto de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Comentário Geral nº 12 da ONU. No Brasil, resultante de amplo processo de mobilização social, em 2010 foi aprovada a Emenda Constitucional nº 64, que inclui a alimentação no artigo 6º da Constituição Federal. No entanto, isso não necessariamente significa a garantia da realização desse direito na prática, o que permanece como um desafio a ser enfrentado.

    O direito humano à alimentação adequada consiste no acesso físico e econômico de todas as pessoas aos alimentos e aos recursos, como emprego ou terra, para garantir esse acesso de modo contínuo. Esse direito inclui a água e as diversas formas de acesso à água na sua compreensão e realização. Ao afirmar que a alimentação deve ser adequada, entende-se que ela seja adequada ao contexto e às condições culturais, sociais, econômicas, climáticas e ecológicas de cada pessoa, etnia, cultura ou grupo social.

    Para garantir a realização do direito humano à alimentação adequada, o Estado brasileiro tem as obrigações de respeitar, proteger, promover e prover a alimentação da população. Por sua vez, a população tem o direito de exigir que eles sejam cumpridos, por meio de mecanismos de exigibilidade. Exigibilidade é o empoderamento dos titulares de direitos para exigir o cumprimento dos preceitos consagrados nas leis internacionais e nacionais referentes ao direito humano à alimentação adequada no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas federal, estaduais e municipais. Esses meios de exigibilidade podem ser administrativos, políticos, quase judiciais e judiciais.

    Durante várias décadas, por influência dos países centrais, o Brasil e outros países em desenvolvimento procuraram responder ao problema da fome com a introdução da chamada revolução verde, que foi uma espécie de campanha de modernização da agricultura mediante a introdução de um pacote tecnológico baseado no uso intensivo de máquinas, fertilizantes químicos e agrotóxicos para aumentar a produção e, consequentemente, a humanidade acabaria com a fome. Introduziu-se, assim, um modelo agroexportador centrado nas monoculturas, que favoreceu a concentração das empresas, cada vez mais internacionalizadas, de modo que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania alimentar.

    Muitos países, regiões e municípios, também dentro do Estado brasileiro, vivem sem soberania alimentar e outros tantos vivem com sua soberania a l i m e n t a r a m e a ç a d a p e l o s f a t o r e s supramencionados. Nesse contexto, a soberania alimentar significa o direito dos países definirem suas próprias políticas e estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam a alimentação para a população, respeitando as múltiplas características culturais dos povos em suas regiões.

    Entre os desafios para a garantia do direito humano à alimentação adequada e da soberania e segurança alimentar e nutricional no Semiárido, encontram-se: a necessidade de respeitar a diversidade cultural e as formas de organização e produção, de modo que as comunidades tenham sua autonomia para produzir e consumir seus alimentos; e a importância de avançar na realização da reforma agrária, na regularização fundiária e no reconhecimento dos territórios para que os povos tenham maior autonomia para produzir seus alimentos.

Irio Luiz Conti

(integra o Consea Nacional e é membro da Fian Internacional.)

(Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/artigos/2014/direito-humano-a-alimentacao-adequada-e-soberania-alimentar)

Considere a seguinte frase para responder à questão:

“No entanto, isso não necessariamente significa a garantia da realização desse direito na prática, o que permanece como um desafio a ser enfrentado.” (1º parágrafo)

A expressão “o que permanece como um desafio a ser enfrentado” estabelece com o restante da frase um sentido de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q334889 | Matemática, Frações, Assistente Cuidador de Escola, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

O piso do pátio da escola será pintado com tinta antiderrapante. Na quinta-feira os operários realizaram a quarta parte do trabalho e, na sexta-feira, pintaram a terça parte do restante. A fração do trabalho que ficou para a semana seguinte foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q452131 | Direito do Trabalho, Fontes do Direito do Trabalho, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Quanto ao Direito do Trabalho, julgue os seguintes itens.

São fontes do Direito do Trabalho: Constituição, Costumes, Sentenças Normativas, Convenção Coletiva e Acordo Coletivo, Laudo Arbitral, Jurisprudência, Analogia e Eqüidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q453959 | Direito do Trabalho, Terceirização, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Quanto aos sujeitos das relações de trabalho e à terceirização no âmbito dessas relações, em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Na condição de garçom de um conhecido restaurante, Fábio era contratado para atuar em várias ocasiões mensais por uma empresa de promoção de festas. Percebia valores fixos por dia trabalhado, sem qualquer compromisso quanto a futuras convocações. Nessa situação, embora sua atividade fosse necessária aos fins do empreendimento, Fábio qualificava-se como trabalhador eventual.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q674754 | Não definido, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Alan atua na coordenação jurídica do município TX, sendo-lhe solicitado estudo para
organizar a estrutura normativa da Guarda Municipal local. Nos termos da Lei nº
1.012/2007 do município de Boa Vista, a Guarda Municipal é fundada na disciplina, na
precedência e na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q657665 | Não definido, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Alan atua na coordenação jurídica do município TX, sendo-lhe solicitado estudo para organizar a estrutura normativa da Guarda Municipal local. Nos termos da Lei nº 1.012/2007 do município de Boa Vista, a Guarda Municipal é fundada na disciplina, na precedência e na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q475905 | Farmácia, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

A racionalização dos gastos com medicamentos garante que o usuário receba a melhor terapia pelo menor custo, de acordo com a realidade nacional. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a cobertura terapêutica da população com cerca de 270 fármacos básicos. Em relação às estratégias de racionalização de gastos com medicamentos e medidas que promovam melhoria da saúde, julgue os itens a seguir

A padronização das formas farmacêuticas de apresentação e dosagem dos medicamentos deve levar em consideração a comodidade de administração ao paciente e a facilidade de fracionamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q477697 | Farmácia, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

O acesso do usuário a medicamento de qualidade é um dos objetivos da Política Nacional de Medicamentos. Com relação à produção, ao armazenamento, ao transporte e à dispensação de medicamentos, julgue os itens subseqüentes.

A área de armazenamento de um estabelecimento farmacêutico deve dispor de local segregado para estocar matérias-primas, materiais de embalagem e produtos manipulados em quarentena.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q720129 | Arquitetura, Conforto ambiental, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

O domínio das técnicas de controle ambiental nas edificações exige conhecimentos sobre os efeitos térmicos, acústicos e luminosos. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

Em uma situação de calor, se o ambiente externo tem muita vegetação, a eficiência da ventilação diminui o desempenho térmico em relação ao conforto. Uma casa com árvores e gramados ao seu redor está em piores condições de ventilação que uma outra sem árvores e em terreno despido de vegetação.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q675842 | Informática, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Texto associado.
No que diz respeito às ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo, de imagens e figuras para
trabalhar na catalogação de arquivos, é preciso conhecer os padrões de formatos. Neste sentido, um deles possui
as características listadas a seguir.
É usado para exibir e compartilhar documentos com segurança, independentemente do software, do hardware ou
do sistema operacional.
Criado pela Adobe, é atualmente um padrão aberto mantido pela International Organization for Standardization
(ISO).
Os arquivos neste formato podem conter links e botões, campos de formulário, áudio, vídeo e lógica de negócios,
além de poderem ser assinados eletronicamente, exibidos e lidos por meio do software Acrobat Reader DC.
Esse formato é conhecido pela sigla:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q690690 | Ética na Administração Pública, Procurador Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
Acerca de ética no serviço público, moral e exercício da cidadania, julgue os itens a seguir.
Com o objetivo de promover padrões éticos de moralidade e de probidade no serviço público, o STF, mediante a instituição de súmula vinculante, vedou a prática do nepotismo.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q375298 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Texto I

Direito humano à alimentação adequada e soberania alimentar

O direito humano à alimentação adequada está contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e sua definição foi ampliada em outros dispositivos do Direito Internacional, como o artigo 11 do Pacto de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Comentário Geral nº 12 da ONU. No Brasil, resultante de amplo processo de mobilização social, em 2010 foi aprovada a Emenda Constitucional nº 64, que inclui a alimentação no artigo 6º da Constituição Federal. No entanto, isso não necessariamente significa a garantia da realização desse direito na prática, o que permanece como um desafio a ser enfrentado.

O direito humano à alimentação adequada consiste no acesso físico e econômico de todas as pessoas aos alimentos e aos recursos, como emprego ou terra, para garantir esse acesso de modo contínuo. Esse direito inclui a água e as diversas formas de acesso à água na sua compreensão e realização. Ao afirmar que a alimentação deve ser adequada, entende-se que ela seja adequada ao contexto e às condições culturais, sociais, econômicas, climáticas e ecológicas de cada pessoa, etnia, cultura ou grupo social.

Para garantir a realização do direito humano à alimentação adequada, o Estado brasileiro tem as obrigações de respeitar, proteger, promover e prover a alimentação da população. Por sua vez, a população tem o direito de exigir que eles sejam cumpridos, por meio de mecanismos de exigibilidade. Exigibilidade é o empoderamento dos titulares de direitos para exigir o cumprimento dos preceitos consagrados nas leis internacionais e nacionais referentes ao direito humano à alimentação adequada no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas federal, estaduais e municipais. Esses meios de exigibilidade podem ser administrativos, políticos, quase judiciais e judiciais.

Durante várias décadas, por influência dos países centrais, o Brasil e outros países em desenvolvimento procuraram responder ao problema da fome com a introdução da chamada revolução verde, que foi uma espécie de campanha de modernização da agricultura mediante a introdução de um pacote tecnológico baseado no uso intensivo de máquinas, fertilizantes químicos e agrotóxicos para aumentar a produção e, consequentemente, a humanidade acabaria com a fome. Introduziu-se, assim, um modelo agroexportador centrado nas monoculturas, que favoreceu a concentração das empresas, cada vez mais internacionalizadas, de modo que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania alimentar.

Muitos países, regiões e municípios, também dentro do Estado brasileiro, vivem sem soberania alimentar e outros tantos vivem com sua soberania a l i m e n t a r a m e a ç a d a p e l o s f a t o r e s supramencionados. Nesse contexto, a soberania alimentar significa o direito dos países definirem suas próprias políticas e estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam a alimentação para a população, respeitando as múltiplas características culturais dos povos em suas regiões.

Entre os desafios para a garantia do direito humano à alimentação adequada e da soberania e segurança alimentar e nutricional no Semiárido, encontram-se: a necessidade de respeitar a diversidade cultural e as formas de organização e produção, de modo que as comunidades tenham sua autonomia para produzir e consumir seus alimentos; e a importância de avançar na realização da reforma agrária, na regularização fundiária e no reconhecimento dos territórios para que os povos tenham maior autonomia para produzir seus alimentos.

Irio Luiz Conti

(integra o Consea Nacional e é membro da Fian Internacional.)

(Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/artigos/2014/direito-humano-a-alimentacao-adequada-e-soberania-alimentar)

No último parágrafo, o emprego dos dois-pontos tem o objetivo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q797443 | Fisioterapia, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Com referência a eletroterapia, termoterapia, hidroterapia e uso terapêutico de radiações, julgue os itens seguintes.

A analgesia, o relaxamento muscular, o aumento da circulação sanguínea e o aumento da elasticidade do tecido colágeno são efeitos biológicos da aplicação terapêutica de correntes alternadas de alta freqüência ou ondas curtas.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q675587 | Direito Administrativo, Controle da Administração, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Julius recebe a comunicação da autoridade competente de que seu requerimento de providências da
administração fora indeferido. Nos termos do controle da atividade administrativa usualmente aceitos, o
administrado poderá requerer à autoridade competente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q319492 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“Clovis iniciou sua aula lendo um texto sobre o tema a ser trabalhado no dia. Em seguida, apresentou a seus alunos sua interpretação e comentou sobre semelhanças e diferenças deste com outros autores. Os alunos deveriam fazer suas anotações e, em seguida, responder aos exercícios sobre o texto.” A metodologia da aula de Clovis tem inspiração no modelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q673541 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Texto I
Direito humano à alimentação adequada e soberania alimentar
O direito humano à alimentação adequada está contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e sua
definição foi ampliada em outros dispositivos do Direito Internacional, como o artigo 11 do Pacto de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais
e o Comentário Geral nº 12 da ONU. No Brasil, resultante de amplo processo de mobilização social, em 2010 foi aprovada a Emenda
Constitucional nº 64, que inclui a alimentação no artigo 6º da Constituição Federal. No entanto, isso não necessariamente significa a garantia
da realização desse direito na prática, o que permanece como um desafio a ser enfrentado.
O direito humano à alimentação adequada consiste no acesso físico e econômico de todas as pessoas aos alimentos e aos recursos, como
emprego ou terra, para garantir esse acesso de modo contínuo. Esse direito inclui a água e as diversas formas de acesso à água na sua
compreensão e realização. Ao afirmar que a alimentação deve ser adequada, entende-se que ela seja adequada ao contexto e às condições
culturais, sociais, econômicas, climáticas e ecológicas de cada pessoa, etnia, cultura ou grupo social.
Para garantir a realização do direito humano à alimentação adequada, o Estado brasileiro tem as obrigações de respeitar, proteger,
promover e prover a alimentação da população. Por sua vez, a população tem o direito de exigir que eles sejam cumpridos, por meio de
mecanismos de exigibilidade. Exigibilidade é o empoderamento dos titulares de direitos para exigir o cumprimento dos preceitos consagrados
nas leis internacionais e nacionais referentes ao direito humano à alimentação adequada no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e
Judiciário, nas esferas federal, estaduais e municipais. Esses meios de exigibilidade podem ser administrativos, políticos, quase judiciais e
judiciais.
Durante várias décadas, por influência dos países centrais, o Brasil e outros países em desenvolvimento procuraram responder ao
problema da fome com a introdução da chamada revolução verde, que foi uma espécie de campanha de modernização da agricultura
mediante a introdução de um pacote tecnológico baseado no uso intensivo de máquinas, fertilizantes químicos e agrotóxicos para aumentar
a produção e, consequentemente, a humanidade acabaria com a fome. Introduziu-se, assim, um modelo agroexportador centrado nas
monoculturas, que favoreceu a concentração das empresas, cada vez mais internacionalizadas, de modo que atualmente 30 conglomerados
transnacionais controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania
alimentar.
Muitos países, regiões e municípios, também dentro do Estado brasileiro, vivem sem soberania alimentar e outros tantos vivem com sua
soberania a l i m e n t a r a m e a ç a d a p e l o s f a t o r e s supramencionados. Nesse contexto, a soberania alimentar significa o direito
dos países definirem suas próprias políticas e estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam a alimentação
para a população, respeitando as múltiplas características culturais dos povos em suas regiões.
Entre os desafios para a garantia do direito humano à alimentação adequada e da soberania e segurança alimentar e nutricional no
Semiárido, encontram-se: a necessidade de respeitar a diversidade cultural e as formas de organização e produção, de modo que as
comunidades tenham sua autonomia para produzir e consumir seus alimentos; e a importância de avançar na realização da reforma agrária,
na regularização fundiária e no reconhecimento dos territórios para que os povos tenham maior autonomia para produzir seus alimentos.
Irio Luiz Conti
                                                                                                             (integra o Consea Nacional e é membro da Fian Internacional.)
(Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/artigos/2014/direito-humano-a-alimentacao-adequada-e-                                                                                                                                                                                                                          soberaniaalimentar)
Na frase “de modo que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção, da
industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania alimentar” (4º parágrafo), a
expressão “de modo que” possui valor de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q459270 | Direito Penal, Noções Fundamentais, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Pégaso é condenado pela prática de crime previsto em lei a quinze anos de reclusão, tendo a decisão judicial transitada em julgado. Após dois anos de cumprimento da pena, surge lei nova que deixa de considerar como crime os fatos que levaram à condenação de Pégaso. Nesse caso, segundo os comandos normativos do Código Penal, a lei:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q473863 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

No Brasil, o conteúdo lutas não é dos mais lecionados nas aulas de Educação Física. Um dos motivos que pode explicar a dificuldade de tratar desse conteúdo nas aulas de Educação Física é que as lutas são práticas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q317703 | Administração Geral, Administração Hospitalar, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Uma clínica médica de um determinado hospital vem apresentando gastos elevados com luvas, seringas e soluções de limpeza. Ao analisar a situação, o administrador percebeu que os profissionais utilizavam seringas de 20 mL para preparar medicações que poderiam ser preparadas com seringas menores, alegando que o setor recebia muito mais seringas de 20 mL do que de 5 mL e 10 mL. Utilizavam luvas esterilizadas para executar procedimentos que não requeriam o uso de equipamento estéril, pois o setor não oferecia luvas de procedimento em quantidade suficiente para suprir todos os procedimentos esperados para o setor. O pessoal da limpeza estava fazendo estoque das soluções sob o argumento de risco de desabastecimento.

Acerca da situação hipotética relatada acima e do sistema de custos hospitalares, julgue os itens seguintes.

A definição de protocolos para uso dos insumos no setor deve ser feita juntamente com as chefias e os profissionais de saúde do setor. Com os protocolos definidos, os profissionais passarão a desenvolver seu trabalho de forma mais eficiente e com perdas menores, não sendo mais necessário qualquer intervenção. A definição de protocolos e rotinas garantirá a melhoria da eficiência e a redução dos desperdícios.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.