Questões de Concursos Prefeitura de Bocaina do Sul SC

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1Q953088 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A inclusão e a promoção da diversidade no ambiente escolar são fundamentais para garantir um ensino equitativo e acessível a todos os alunos, independentemente de suas diferenças. A educação inclusiva visa atender às necessidades de crianças com deficiências, de diferentes origens culturais, e com diversas condições socioeconômicas, criando um ambiente de respeito e convivência.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre inclusão e diversidade no ambiente escolar.
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2Q953344 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Telefonista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O consumo consciente de materiais e recursos é uma prática essencial para a sustentabilidade, especialmente no ambiente corporativo, onde o uso excessivo de recursos pode impactar negativamente o meio ambiente.
Analise as assertivas a seguir sobre educação para sustentabilidade e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I. O consumo consciente de recursos no ambiente de trabalho deve ser garantido através da utilização irrestrita de materiais recicláveis, sem a necessidade de priorizar o uso eficiente de recursos existentes.
II. A educação para a sustentabilidade envolve promover práticas como a redução do desperdício de energia e papel, bem como a conscientização sobre a importância do reaproveitamento de materiais.
III. A utilização de materiais reciclados é uma forma de consumo consciente, mas não é necessário incentivar a redução do uso de recursos naturais, pois a sustentabilidade já é garantida com a reciclagem.
IV. O consumo consciente de materiais deve ser restrito à gestão de resíduos, sem a necessidade de refletir sobre a quantidade de recursos utilizados nas atividades diárias, como energia e água.
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3Q953089 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A alfabetização e o letramento são conceitos interrelacionados que têm implicações significativas no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora das crianças. Esses processos são essenciais para garantir que os alunos não apenas reconheçam as palavras, mas também consigam compreendê-las e utilizá-las de forma crítica em diversos contextos.
Analise as assertivas a seguir sobre alfabetização e letramento na fluência e compreensão leitora e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
I. A alfabetização está centrada na decodificação das palavras e na habilidade de reconhecer letras e sons, enquanto o letramento envolve a utilização dessa habilidade para compreender, interpretar e produzir textos de maneira crítica e contextualizada.
II. A fluência leitora é um processo automático, no qual as crianças são capazes de ler rapidamente e sem esforço, independentemente da compreensão do texto, sendo esse aspecto mais importante que a compreensão leitora.
III. O letramento só começa após a alfabetização completa, sendo necessário que a criança tenha total domínio da leitura e escrita antes de aplicar essas habilidades em contextos mais amplos e complexos, como a interpretação de textos e produção escrita.
IV. A compreensão leitora é um processo secundário ao desenvolvimento da fluência leitora, já que a habilidade de ler rapidamente e de forma fluente garante, por si só, a compreensão do texto lido.
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4Q953090 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

Alfabetização e letramento são processos distintos, mas interrelacionados, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da criança na educação básica. A alfabetização diz respeito ao aprendizado das habilidades básicas de leitura e escrita, enquanto o letramento envolve a capacidade de usar essas habilidades de forma crítica e contextualizada.
Assinale a alternativa CORRETA sobre os processos de alfabetização e letramento.
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5Q953091 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

Estímulos à autonomia e à criatividade são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças, permitindo que elas se tornem protagonistas do seu próprio aprendizado e se preparem para enfrentar desafios de forma independente. No contexto escolar, o papel do educador é fundamental para fomentar essas qualidades nas crianças.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o estímulo à autonomia e criatividade das crianças.
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6Q953092 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

As dificuldades de aprendizagem podem surgir em diversas áreas do desenvolvimento cognitivo das crianças e é importante que o educador tenha estratégias eficazes para lidar com essas dificuldades, garantindo que todos os alunos tenham acesso ao aprendizado de maneira inclusiva e adaptada.
Assinale a alternativa CORRETA sobre estratégias para lidar com dificuldades de aprendizagem.
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7Q953093 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O desenvolvimento infantil abrange diversas áreas, como o cognitivo, o social, o emocional e o motor. Cada uma dessas áreas se inter-relaciona e contribui para a formação integral da criança, sendo fundamental para o processo de aprendizagem na educação básica.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as fases do desenvolvimento infantil.
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8Q953094 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O desenvolvimento da leitura e escrita nos anos iniciais é um processo fundamental para a formação das habilidades de comunicação dos alunos, e envolve tanto a aquisição das competências linguísticas quanto o uso dessas competências em diferentes contextos.
Analise as assertivas abaixo sobre o desenvolvimento da leitura e escrita nos anos iniciais e a seguir, assinale a alternativa CORRETA.
I. O desenvolvimento da leitura nos anos iniciais deve ser centrado em estratégias de decodificação fonética, com ênfase na memorização de palavras, sem que haja a necessidade de contextualização ou reflexão sobre o significado do texto.
II. A escrita nos anos iniciais deve focar unicamente na forma correta de escrever palavras e frases, sem considerar o uso da escrita como uma ferramenta para expressar ideias, emoções e pensamentos de forma pessoal e criativa.
III. O desenvolvimento da leitura e escrita nos anos iniciais envolve a interação contínua entre o ensino das habilidades técnicas (como fonemas, palavras e frases) e o uso dessas habilidades em atividades de leitura e produção textual que desenvolvam a criatividade e a expressão do aluno.
IV. Nos anos iniciais, o foco do ensino da leitura e escrita deve ser exclusivamente em habilidades técnicas, como gramática e ortografia, deixando de lado aspectos mais amplos, como a interpretação de textos e a utilização de diferentes formas de escrita.
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9Q953095 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A introdução da matemática nos anos iniciais é essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas de forma autônoma.
Ensinar as noções básicas de números e operações matemáticas desde as primeiras séries permite às crianças entenderem e aplicarem conceitos matemáticos no cotidiano.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as noções básicas de números e operações matemáticas nos anos iniciais.
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10Q953096 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A geometria é uma parte fundamental do currículo da matemática nos anos iniciais, proporcionando às crianças a oportunidade de desenvolver conceitos espaciais importantes para a compreensão do mundo ao seu redor. Ensinar geometria de maneira concreta e visual contribui para o desenvolvimento do pensamento lógico e da habilidade de resolução de problemas.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o ensino de geometria e conceitos espaciais nos anos iniciais.
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11Q953097 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

Ensinar conceitos de medidas, tempo e dinheiro nas séries iniciais é crucial para a formação de habilidades práticas que as crianças utilizarão em seu cotidiano. O desenvolvimento dessas competências envolve a utilização de atividades concretas e significativas, que permitem que os alunos compreendam e apliquem os conceitos de forma eficiente.
Assinale a alternativa CORRETA sobre estratégias para ensinar medidas, tempo e dinheiro nos anos iniciais.
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12Q953098 | Pedagogia, Ética Profissional, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A introdução à observação e experimentação científica nas séries iniciais é essencial para despertar a curiosidade das crianças e desenvolver nelas habilidades investigativas. A ciência é um campo que vai além da teoria, envolvendo prática, experimentação e reflexão crítica sobre o mundo natural e social.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a introdução à observação e experimentação científica no ensino fundamental.
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13Q953099 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A educação para a cidadania e a promoção de valores éticos são componentes essenciais para a formação integral dos alunos, capacitando-os a viver em sociedade de maneira responsável e respeitosa. Ao promover valores como respeito, solidariedade e empatia, a escola contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Analise as assertivas abaixo sobre a educação para a cidadania e os valores éticos e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
I. A promoção de valores como respeito, solidariedade e empatia deve ser limitada a conteúdos teóricos e a discussões em sala de aula, sem a necessidade de práticas que envolvam os alunos em situações reais de convivência e colaboração.
II. O ensino de valores éticos deve ser transversal ao currículo escolar, integrado a diversas áreas do conhecimento e não restrito à educação moral ou religiosa, visando a formação integral dos alunos.
III. A escola deve se concentrar apenas no ensino dos valores éticos como um conjunto de normas e comportamentos a serem seguidos, sem a necessidade de envolver os alunos em reflexões sobre a aplicação desses valores nas questões sociais e culturais.
IV. A promoção da cidadania deve se dar de forma autoritária, com o professor transmitindo valores aos alunos, sem abertura para o diálogo ou para a construção conjunta de significados sobre o que é ético e cidadania.
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14Q953100 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A história e a geografia são disciplinas fundamentais no entendimento da identidade, do espaço e do tempo, proporcionando aos alunos uma compreensão mais ampla do mundo e das relações humanas ao longo da história. O ensino dessas áreas nas séries iniciais é essencial para a formação de cidadãos críticos, capazes de refletir sobre o presente e o futuro a partir do conhecimento do passado e do contexto geográfico.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a história e a geografia no ensino fundamental.
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15Q953101 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O relacionamento entre sociedade e natureza no contexto escolar é uma questão central na formação de crianças e adolescentes para a cidadania ambiental. Compreender como a sociedade interage com os recursos naturais e como essa relação impacta o futuro do planeta é essencial para a formação de cidadãos críticos e responsáveis.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o relacionamento entre sociedade e natureza no cotidiano escolar.
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16Q953102 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A organização de aulas dinâmicas e interdisciplinares tem se mostrado uma estratégia eficaz para promover o aprendizado significativo e contextualizado, permitindo aos alunos estabelecerem conexões entre diferentes áreas do conhecimento. Ao integrar várias disciplinas, os educadores podem criar experiências mais ricas e estimulantes para os estudantes.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre metodologias e práticas pedagógicas dinâmicas e interdisciplinares.
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17Q1024270 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

Texto associado.
"Renewable Energy: A Path Toward Sustainability"

The global push toward renewable energy technologies represents a pivotal shift in addressing the multifaceted challenges posed by climate change. As greenhouse gas emissions continue to accelerate global warming, policymakers, scientists, and industry leaders emphasize the urgent need to transition from fossil fuels to cleaner, more sustainable energy sources. Among the most prominent renewable technologies are solar, wind, and geothermal energy systems, each offering unique advantages in reducing environmental degradation and promoting energy security.

Solar energy, harnessed through photovoltaic cells and thermal systems, has become increasingly accessible due to technological advancements and declining production costs. Wind energy, reliant on the kinetic power of air currents, now constitutes a significant portion of the energy mix in many nations, particularly those with favorable geographical conditions. Meanwhile, geothermal energy, derived from the Earth’s internal heat, provides a consistent and reliable energy source, particularly in regions with significant tectonic activity.

However, the widespread adoption of renewable energy technologies is not without its challenges. High upfront costs, intermittent energy production, and the need for extensive infrastructure development remain significant barriers. Moreover, integrating these technologies into existing power grids requires coordinated efforts to modernize and enhance energy storage solutions. Despite these obstacles, the global community increasingly recognizes the imperative of investing in renewables, as their benefits—ranging from reduced carbon footprints to long-term economic resilience—outweigh the initial difficulties.

In addition to addressing environmental concerns, renewable energy adoption carries profound implications for geopolitical dynamics and social equity. Nations with abundant natural resources, such as sun and wind, stand to gain significant economic and strategic advantages. Simultaneously, prioritizing renewable energy can contribute to reducing energy poverty in developing regions, fostering inclusive growth and sustainable development.

(Attributed to an Unknown Source)
Based on the text, select the CORRECT alternative about the vocabulary used in the context provided:
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18Q953103 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A educação ambiental é essencial para o desenvolvimento de uma consciência crítica e responsável sobre os impactos ambientais das ações humanas, além de ser uma ferramenta poderosa para a promoção da sustentabilidade. Ensinar as crianças sobre o meio ambiente e a sustentabilidade nas séries iniciais é um passo crucial para formar cidadãos que compreendam a importância de preservar os recursos naturais.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a educação ambiental e sustentabilidade no ensino fundamental.
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19Q1024271 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

Different textual genres possess specific characteristics tailored to distinct communication purposes.
Read the excerpts below and select the CORRECT alternative that identifies the textual genre of each one.
I. "As the sun dipped below the horizon, casting a warm golden glow over the vast expanse of the desert, she felt an overwhelming sense of solitude, as though the entire universe had momentarily paused."
II. "This study aims to analyze the correlation between economic inequality and access to quality education in urban areas, utilizing data collected from various metropolitan regions across the globe."
III. "Climate change is an undeniable reality that demands urgent action. By transitioning to renewable energy sources, humanity can mitigate the devastating impacts of global warming."
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20Q953104 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

As adaptações curriculares e as práticas inclusivas são fundamentais para garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições de aprendizagem, tenham acesso igualitário ao conhecimento. A inclusão é um princípio que visa atender às necessidades educacionais específicas de cada aluno, garantindo sua participação efetiva no ambiente escolar.
Analise as assertivas abaixo sobre adaptações curriculares e práticas inclusivas e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
I. As adaptações curriculares devem ser feitas apenas para alunos com deficiências físicas, ignorando as necessidades de alunos com dificuldades de aprendizagem ou aqueles que vêm de contextos socioeconômicos e culturais diferentes.
II. As práticas inclusivas envolvem a adaptação do currículo, metodologias e avaliações, de modo que todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências, possam participar ativamente das atividades escolares e atingir os objetivos educacionais.
III. As adaptações curriculares são necessárias apenas no ensino de alunos com deficiência, não sendo aplicáveis a alunos com dificuldades temporárias ou a alunos que necessitam de mais tempo para desenvolver determinadas habilidades.
IV. As práticas inclusivas devem ser aplicadas de forma a garantir a diversidade na sala de aula, respeitando as necessidades de cada aluno, mas sem alterar o conteúdo curricular, que deve permanecer fixo e imutável para todos.
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