Na didática contemporânea da dança,
influenciada por Rudolf Laban, Angel Vianna e Klauss
Vianna, o movimento é compreendido como linguagem
expressiva e investigativa, atravessada por dimensões
subjetivas, culturais e corporais. A dança, assim,
configura-se como experiência de criação, escuta do
corpo e mediação simbólica. Assinale a alternativa que
apresenta uma prática incoerente com essa
abordagem.
✂️ a) A composição coreográfica pode emergir da
experimentação coletiva, integrando
sensações, memórias e narrativas corporais. ✂️ b) A improvisação favorece o diálogo entre corpo
e subjetividade, desestabilizando padrões
motores e estéticos cristalizados. ✂️ c) O ensino de dança deve incorporar práticas
tradicionais, contemporâneas e populares
como linguagens igualmente legítimas. ✂️ d) A sistematização da dança escolar deve
priorizar a reprodução de coreografias
padronizadas como modelo de aprendizagem
formal. ✂️ e) A escuta do movimento vivido é fundamental
para a construção de sequências didáticas
sensíveis às singularidades dos corpos em
cena.