Questões de Concursos Prefeitura de Bragança Paulista SP

Resolva questões de Prefeitura de Bragança Paulista SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1002012 | Matemática, Porcentagem, Secretário de Escola Júnior, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2023

Emília, para abastecer o seu comércio, foi ao distribuidor e comprou uma mercadoria cujo preço foi de R$ 55,00 a unidade. Como pretende ter um lucro de 24% sobre o produto adquirido e sabendo-se que sobre esse produtos incidem impostos da ordem de 20%, o preço de venda do mesmo deverá ser de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1002009 | Matemática, Áreas e Perímetros, Secretário de Escola Júnior, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2023

A área do círculo é dada pela expressão algébrica A =π. D2/4. Sabendo-se queπ = 3,14, que D = diâmetro e que o raio do círculo corresponde a 28 m, o valor da sua área é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1002016 | Pedagogia, Educação Especial, Secretário de Escola Júnior, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2023

Assinale a alternativa incorreta quanto às Diretrizes Nacionais para Educação Básica e Educação Especial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1002008 | Matemática, Secretário de Escola Júnior, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2023

Em um levantamento feito junto a um grupo de voluntários que trabalhariam na festa junina em prol de uma casa de assistência a pessoas, com deficiência, verificou-se que 20 delas trabalhariam no planejamento e levantamento de recursos para a execução do evento. Vinte e uma pessoas se dedicariam a trabalhar nas barracas de lanches, doces e salgados; 13 trabalhariam na barraca de bebidas; 5 trabalhariam no planejamento/recursos e na barraca de bebida; e 7 trabalhariam no planejamento/recursos e nas barracas de lanches, doces e salgados. Diante dos dados relacionados pode-se concluir que o número de colaboradores que integrariam o voluntariado da festa junina seria de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1002631 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Dentre as competências identificadas por Gardner (1994), Smole (2014, P.27) destaca:
"A dimensão _______________ é normalmente associada à competência em desenvolver raciocínios dedutivos, em construir ou acompanhar longas cadeias de raciocínios, em vislumbrar soluções para problemas lógicos e numéricos, em lidar com números ou outros objetos matemáticos."
Qual alternativa preenche corretamente a lacuna do excerto apresentado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1002627 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Irma Elena Saiz (In: PANIZZA et all, 2011) afirma que "as atividades tradicionais de localização espacial, especialmente na educação infantil e, às vezes, na primeira série, que têm como objetivo declarado que a criança aprenda a se situar e situar os objetos no espaço":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1002628 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil é o de conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1002018 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Secretário de Escola Júnior, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2023

__________________________ é um documento oficial utilizado para transmitir mensagens internas em um determinado local, seja ele uma empresa, um órgão público ou mesmo um conjunto habitacional. É um dos mecanismos de comunicação mais eficazes dentro de uma organização, pois é pautada na rapidez e eficácia da comunicação, atendendo aos pré-requisitos do mundo moderno e às formas de comunicação vigentes.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1002013 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Educação, Secretário de Escola Júnior, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2023

Texto associado.
Para responder à questão, considere o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Avalie as assertivas a seguir:

I. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.

II. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: maus-tratos envolvendo seus alunos; reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; elevados níveis de repetência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1002017 | Redação Oficial, O Padrão Ofício, Secretário de Escola Júnior, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2023

Considerando os documentos no padrão ofício, atribua 'V' para verdadeiro 'F' para falso nas afirmativas abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O cabeçalho é utilizado apenas na primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação.

( ) O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente.

( ) O tamanho do papel a ser utilizado em documentos no padrão ofício é A4 (29,7 cm x 21 cm).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1002624 | Pedagogia, Lei n 8069 de 1990, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Sobre o atendimento em creches e pré-escolas a Lei 8.069/90 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente − ECA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1003659 | Pedagogia, Emilia Ferrero, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Para Soares (2013) alfabetização é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1002632 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Sobre as práticas de leitura o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC, 1998) propõe que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1003663 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Em "Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade" Hoffmann (2010) apresenta alguns erros ortográficos cometidos pelos alunos em tarefas de textos.

Analise as reflexões abaixo sobre os erros destacados para, em seguida, assinalar a alternativa correta.
I . Percebe-se que as crianças já elaboraram a construção da língua escrita.
II. As crianças não trocam "massã" por "matã", por exemplo, pois buscam a coerente representação fonética da língua falada, assim como em "pessoua" ou "muinto", que são pronunciadas dessa forma.
III. Esses erros de grafia representam dificuldades de compreensão dos alunos e devem ser apontados, ainda que de forma sutil, pelos professores.
IV. Por ser a ortografia um conhecimento de natureza arbitrária, não há como o aluno compreender, em muitas situações, porque se escreve "encher" e "mexer", por exemplo.
As reflexões que estão de acordo com as propostas de Hoffmann constam dos itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1002006 | Português, Redação, Secretário de Escola Júnior, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2023

Texto associado.
A MAIOR CRISE ALIMENTAR DO SÉCULO 1 PODE ESTAR ÀS PORTAS

Uma rápida conferida nos preços internacionais dos alimentos indica que eles estão em falta, parcial ou totalmente, na mesa dos mais pobres, que empregam parcela considerável de suas rendas para comprá-los. O (IPA) da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) mostra que estes produtos, em termos reais, fiaram 28% mais caros, entre 2020 e 2021, e 18% mais caros em 2022 (até agosto). Em março deste ano, o IPA atingiu seu pico histórico, desde 1960, em que foi primeiramente divulgado.

Isto atinge mais fortemente os países importadores líquidos de alimentos, como os da África e Ásia. Mas também afeta a população mais pobre dos países exportadores líquidos de alimentos, em decorrência do aumento de seus preços internos. Um triste exemplo é o Brasil, cujas lideranças agrícolas não cansam de diceminar os fatos (reais) de sermos o maior fornecedor mundial de proteínas animais e da elevação contínua de exportações do agronegócio, mas que, ao mesmo tempo, convive com a deterioração, desde antes da Pandemia da Covid 19, de todos os indicadores de insegurança alimentar.

A população mundial em situação de insegurança alimentar aguda passou de 135 milhões em 2019 para 345 milhões, e atualmente 845 milhões de pessoas no planeta ainda carecem de alimentação adequada. E o quadro pode se tornar ainda mais sério. O Programa Mundial de Alimentos da ONU (WFP) lançou um alerta vermelho prevendo elevação do desabastecimento e da desnutrição mundial. Em grande parte, associa tal situação a debilidades da oferta, causadas por conflitos bélicos, eventos climáticos extremos, consequências da Covid 19 e elevação de custos agrícolas (em especial dos fertilizantes) e dos transportes, em associação às cotações do petróleo.

Tem-se destacado bastante os efeitos negativos da Guerra Rússia-Ucrânia na oferta agrícola mundial. Estes dois países vinham, desde o início do presente século, elevado suas exportações agrícolas, transformando-se em importantes fornecedores de trigo, milho e outros produtos, em especial para os países da Europa Ocidental, além de exportarem fertilizantes.

José Giacomo Baccarin. Compilado. Disponível em [https://jornal.unesp.br/2022/10/05/a-maior-crise-alimentar-do-seculo-21-pode-estar-as-portas/#:~:text=A%20popula%C3%A7%C3%20mundial%20em%20situa%C3%A7%C3%A3o.ainda%20carecem%20de%20alimenta%C3%A7%C3%A3o%20adequada]. Consultado em 17.8.2023.

"Tem-se destacado bastante os efeitos negativos da Guerra Rússia-Ucrânia na oferta agrícola mundial".


Assinale a alternativa em que a frase acima foi reescrita de forma a preservar seu sentido original e com observância aos padrões impostos pela norma culta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1002014 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Secretário de Escola Júnior, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2023

Texto associado.
Para responder à questão, considere o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Conforme disposto no Parágrafo Único do artigo 4º, a garantia de prioridade compreende:

I. primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

II. precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.

III. preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.

IV. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1002623 | Direito Constitucional, Direitos Constitucionais Penais e Garantias, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

"Art. 6° Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino, em suas finalidades responsabilidades e tarefas, incluirão o previsto o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando-se criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade."
Resolução n.º 1/2004 - Institui Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Segundo o parágrafo único do artigo supracitado, os casos que caracterizem racismo serão tratados, conforme prevê o Art. 5º, XLII, da Constituição Federal de 1988:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1003661 | Pedagogia, Política Nacional de Alfabetização, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Uma das ações mais recentes do Ministério da Educação diz respeito à Política Nacional de Alfabetização. O documento "Práticas de Alfabetização", utilizado como referência pelo Programa do MEC (2021), apresenta várias estratégias de ensino, alinhadas aos objetivos de aprendizagens descritos na Base Nacional Comum Curricular.
Com relação à estratégia de ensino "consciência de sílabas" o referido documento aponta que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.