Questões de Concursos Prefeitura de Bragança Paulista SP

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1Q1002621 | Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, Lei Orgânica do Município de Bragança Paulista, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Assinale a alternativa que completa corretamente o inciso I do Artigo 158 da Lei Orgânica do Município.
"Art. 158. Ao Município compete, com a colaboração da União e do Estado, de acordo com o artigo 211 e seus parágrafos da Constituição Federal:
I - o oferecimento do ensino fundamental, obrigatório, gratuito e de boa qualidade, _________________"
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2Q1002622 | Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Dentre as Metas estabelecidas pela Lei Municipal nº 4.488 de 23 de setembro de 2015 não está aquela descrita em qual alternativa?
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3Q1002623 | Direito Constitucional, Direitos Constitucionais Penais e Garantias, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

"Art. 6° Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino, em suas finalidades responsabilidades e tarefas, incluirão o previsto o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando-se criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade."
Resolução n.º 1/2004 - Institui Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Segundo o parágrafo único do artigo supracitado, os casos que caracterizem racismo serão tratados, conforme prevê o Art. 5º, XLII, da Constituição Federal de 1988:
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4Q1002624 | Pedagogia, Lei n 8069 de 1990, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Sobre o atendimento em creches e pré-escolas a Lei 8.069/90 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente − ECA:
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5Q1002625 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Define a Base Nacional Comum Curricular que no campo de experiências "O eu, o outro e o nós" é esperado que as crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):
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6Q1002626 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Com relação à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil definem que:
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7Q1002627 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Irma Elena Saiz (In: PANIZZA et all, 2011) afirma que "as atividades tradicionais de localização espacial, especialmente na educação infantil e, às vezes, na primeira série, que têm como objetivo declarado que a criança aprenda a se situar e situar os objetos no espaço":
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8Q1002628 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil é o de conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos:
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9Q1002629 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

"As escolas de educação infantil têm na organização dos ambientes uma parte importante de sua proposta pedagógica. Ela traduz as concepções de criança, de educação, de ensino e aprendizagem, bem como uma visão de mundo e de ser humano do educador que atua nesse cenário." (HORN, 2004, p.61)
Partindo desse pressuposto, Horn afirma que:
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10Q1002630 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Segundo Barbosa (2006):
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11Q1002631 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Dentre as competências identificadas por Gardner (1994), Smole (2014, P.27) destaca:
"A dimensão _______________ é normalmente associada à competência em desenvolver raciocínios dedutivos, em construir ou acompanhar longas cadeias de raciocínios, em vislumbrar soluções para problemas lógicos e numéricos, em lidar com números ou outros objetos matemáticos."
Qual alternativa preenche corretamente a lacuna do excerto apresentado?
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12Q1002632 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Sobre as práticas de leitura o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC, 1998) propõe que:
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13Q1002633 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Considerando as propostas de Horn (2004) sobre o brinquedo e as brincadeiras, aponte a alternativa incorreta.
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14Q1002634 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Nos termos da Base Nacional Comum Curricular, constitui um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento do Campo de Experiências "Escuta, fala, pensamento e imaginação", no trabalho com os bebês (zero a um ano e seis meses).
I. Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
II. Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).
III. Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
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15Q1003659 | Pedagogia, Emilia Ferrero, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Para Soares (2013) alfabetização é:
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16Q1003660 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Moreno (In: PANIZZA, MABEL & cols, 2011, P.44), ao tratar do ensino do número e do sistema de numeração na educação infantil e na primeira série, apresenta uma comparação entre o ensino clássico e a "matemática moderna".
Na perspectiva da "matemática moderna":
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17Q1003661 | Pedagogia, Política Nacional de Alfabetização, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Uma das ações mais recentes do Ministério da Educação diz respeito à Política Nacional de Alfabetização. O documento "Práticas de Alfabetização", utilizado como referência pelo Programa do MEC (2021), apresenta várias estratégias de ensino, alinhadas aos objetivos de aprendizagens descritos na Base Nacional Comum Curricular.
Com relação à estratégia de ensino "consciência de sílabas" o referido documento aponta que:
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18Q1003662 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Considerando o disposto na Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa que apresenta incorreção quanto à competência específica da área de conhecimento destacada.
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19Q1003663 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Em "Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade" Hoffmann (2010) apresenta alguns erros ortográficos cometidos pelos alunos em tarefas de textos.

Analise as reflexões abaixo sobre os erros destacados para, em seguida, assinalar a alternativa correta.
I . Percebe-se que as crianças já elaboraram a construção da língua escrita.
II. As crianças não trocam "massã" por "matã", por exemplo, pois buscam a coerente representação fonética da língua falada, assim como em "pessoua" ou "muinto", que são pronunciadas dessa forma.
III. Esses erros de grafia representam dificuldades de compreensão dos alunos e devem ser apontados, ainda que de forma sutil, pelos professores.
IV. Por ser a ortografia um conhecimento de natureza arbitrária, não há como o aluno compreender, em muitas situações, porque se escreve "encher" e "mexer", por exemplo.
As reflexões que estão de acordo com as propostas de Hoffmann constam dos itens:
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20Q1003664 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

"A didática da matemática define os problemas como aquelas situações que criam um obstáculo a vencer, que promovem a busca dentro de tudo o que se sabe para decidir em cada caso aquilo que é mais pertinente, forçando, assim, a utilização de conhecimentos anteriores e mostrando-os ao mesmo tempo insuficientes e muito difíceis." (MORENO in PANIZZA, MABEL & cols, 2011, P.51)
A partir desse pressuposto, Moreno apresenta várias reflexões sobre esse recurso didático, dentre as quais não está aquela descrita em qual alternativa?
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