Questões de Concursos Prefeitura de Cachoeirinha RS

Resolva questões de Prefeitura de Cachoeirinha RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q47872 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

A denominada avaliação inicial, que ocorre no início de uma nova fase de ensino e aprendizagem, tem função
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q47873 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que os conteúdos são:

I. Fatos. 
II. Conceitos. 
III. Procedimentos. 
IV. Valores. 

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q47874 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

“A ideia de currículo nos remete à relação de atividades desenvolvidas em uma escola ou às matérias e aos conteúdos que devem constar de um curso e estes, por sua vez, são a relação das atividades compreendidas no planejamento pedagógico.” (Antunes:2012)

Na Educação Infantil, essa relação necessita estar apoiada em experiências concretas, muitas vezes organizadas na forma de projetos. Nesse sentido, na consecução de projetos para Educação Infantil, devem prevalecer os temas que: 

I. Possam emergir da curiosidade e dos questionamentos feitos pelas crianças.
II. Sejam abordados por uma visão interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas do saber.
III. Oportunizem a exploração das múltiplas linguagens das crianças.
IV. Não abordem valores procedimentais, para que os princípios da escola não entrem em conflito com os das famílias. 

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q47876 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Conforme Barbosa, o ___________ representado pelas ideias de H. Wallon e de Vygostky afirma que o conhecimento é construído socialmente, a partir das possibilidades de interações entre os sujeitos e o ambiente físico e social onde estão inseridos. 

A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q47877 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Segundo Barbosa, as aprendizagens nos projetos acontecem a partir de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q47878 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Para Barbosa, a primeira infância é uma etapa que começa dominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q47879 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Considerando Machado, por volta ______________ de idade as crianças querem saber de onde vêm os bebês e como é o ato sexual adulto. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da frase acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q47880 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Machado cita um autor – Mielnik – o qual relata que a obediência excessiva da criança pode mascarar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q47881 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

De acordo com Machado, analise as seguintes assertivas e marque C, se certas, ou E, se erradas. 

( ) A lentidão é uma característica da criança em idade pré-escolar, especialmente de 3 ou 4 anos (ex.: demora para acabar de comer).
( ) Um conflito existente na faixa pré-escolar é o aparecimento dos medos.
( ) Por volta dos três anos de idade, as crianças se tornam mais falantes, sua capacidade de atenção aumenta e começam a agir de modo premeditado. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q47882 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

De acordo com Wadsworth, na primeira metade do segundo ano de vida, a criança despende muito tempo “experimentando” com os objetos. No entanto, Piaget lembrou que o comportamento passa a ser inteligente quando a criança
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q47883 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Conforme Wadsworth, ___________ são representações internas de objetos ou de experiências perceptivas passadas. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q47884 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

De acordo com Wadsworth, o domínio da percepção sobre a razão, o egocentrismo, a incapacidade de acompanhar as transformações e de realizar operações inversas é próprio da criança
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q47885 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Segundo Moyles, em algumas sociedades, os bebês têm dois nascimentos: um nascimento ________________, quando emergem do útero da mãe, e um nascimento _________________, cerca de seis semanas depois, quando emergem da condição sonhadora de recém-nascidos e começam a participar ativamente de interações com pessoas. 

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q47886 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Mary Pugmire-Stoy (In Moyles) refere que a criança realiza muitas coisas pelo brincar. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir, assinalando C, se corretas, ou E, se erradas. 

( ) Armazena informações na memória. 
( ) Constrói um vocabulário útil. 
( ) Raciocina sobre problemas. 
( ) Aprende a controlar reações emocionais e impulsos autocentrados. 
( ) Desenvolve habilidades amplas e finas. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q47887 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Segundo Moyles, analise as seguintes sentenças: 

Brincar de faz de conta, fingir e imaginar são características do brincar lúdico (1ª parte). Os jogos baseados na lógica podem ajudar a criança a fazer conexões e pensar criativamente (2ª parte). Os jogos com regras limitam a autonomia e a criatividade da criança porque impõem uma estrutura de jogo e não permitem interpretações e questionamentos (3ª parte). 

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q47888 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

De acordo com Craidy, a teoria sociointeracionista é aquela que concebe o desenvolvimento infantil como um processo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q47889 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Na teoria de Wallon, o desenvolvimento se dá de forma descontínua, sendo marcado por rupturas e retrocessos. O estágio categorial ocorre na faixa etária dos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q47890 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q47891 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

De acordo com Oliveira, quando o bebê mostra desenvoltura na mobilidade corporal e nas habilidades manuais, bem como na emissão de mais ampla variedade de sons, que vão se combinando em forma de balbucio até com algum significado, e sinaliza maior habilidade para manipular objetos e até mesmo explorar o rosto de seus familiares, ele está na faixa etária dos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.