Questões de Concursos Prefeitura de Caieiras SP

Resolva questões de Prefeitura de Caieiras SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q953366 | Serviço Social, Lei Orgânica da Assistência Social, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

A relação agente de cuidados infantis e a criança deve ser construída por meio de uma pedagogia pautada nos aspectos abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q952320 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Embasado na LDB, analise o excerto abaixo:
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos:

I – físico
II – psicológico
III - intelectual
IV – social
V – emocional

São aspectos descritos por meio do artigo 29 da LDB:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q975616 | Português, Edital nº 1, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação às regras de concordância verbal, analise as afirmativas e classifique-as em verdadeiro (V) ou falso (F). Em seguida, marque a alternativa correta.

( ) Na frase “Os irmãos ganharam o concurso de talentos.”, o verbo concorda com o sujeito simples.

( ) Quando o verbo está antes do sujeito, se o sujeito for simples e singular, o verbo vai para o singular, como em “Cantou o sabiá durante a madrugada.”

( ) A frase “André e Sabrina se casaram há cinco anos.” tem sujeito composto, e a concordância verbal está gramaticalmente correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q952321 | Pedagogia, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), observa-se a preocupação com os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância. Conforme o texto do ECA, esses profissionais devem receber formação específica e permanente, no intuito de auxiliar a detecção de sinais de risco para um determinado tipo de desenvolvimento, assinale-o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q975617 | Português, Edital nº 1, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Assinale a alternativa correta em relação à pontuação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q952322 | Noções de Primeiros Socorros, Queimaduras, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Sobre as regras comuns direcionadas à educação infantil, a partir do texto da LDB, assinale a alternativa pertinente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q975618 | Português, Edital nº 1, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Marque a alternativa que preenche as lacunas a seguir conforme a regência verbal da língua portuguesa:

Desistimos ________ ir ao jantar, porque ele se aborreceu ________ um motorista que começou________ buzinar e xingar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q952323 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em caso de queimaduras, analise as condutas abaixo:

I - Térmicas: colocar o machucado embaixo da torneira por alguns minutos. Não passar nada. Compressas frias alivia a dor. Serviço de emergência caso tenha bolha ou ferimento grave. Caso queime a roupa e a pele junto não remover a roupa.
II - Químicas: enxague por cerca de 20 minutos o local. Cubra a queimadura e leve a emergência. Não remova a roupa. Não coloque nada na queimadura.
III - Sol, primeiro grau, compressa fria.

Não apresenta nenhuma informação incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q953347 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Analise as afirmativas abaixo e assinale a que possui um dado impertinente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q975619 | Português, Edital nº 1, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Leia a frase a seguir de Fernando Pessoa, retirada de O Livro do Desassossego:

“Não tenhas opiniões firmes, nem creias demasiadamente no valor das tuas opiniões.”

As palavras destacadas podem ser corretamente substituídas, sem prejuízo do sentido, respectivamente por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q952324 | Pedagogia, Legislação da Educação, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Na creche, os produtos de limpeza ficavam expostos e um bebê ingeriu acidentalmente um produto químico. Nesse caso, qual das medidas abaixo seria incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q953348 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Ao analisar os objetivos e funções da creche pautados por meio do Referencial curricular nacional para a educação infantil, observa-se a importância do direito das crianças a brincar como forma particular de:

I – expressão
II – pensamento
III – interação
IV – comunicação infantil

Assim, é verdadeiro o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q975620 | Português, Edital nº 1, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Conforme sua posição em relação ao verbo, os pronomes oblíquos átonos podem ter três colocações: próclise (antepostos ao verbo), mesóclise (intercalados no verbo) e ênclise (pospostos ao verbo). Em “Correu-me aos braços.”, ocorre ênclise. Indique a alternativa em que há o mesmo tipo de colocação pronominal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q952069 | Português, Figuras de Linguagem, Auxiliar de Cozinha, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.



O conceito de motivação (nível individual) conduz ao de clima organizacional (nível da organização). Os seres humanos estão continuamente engajados no ajustamento a uma variedade de situações, no sentido de satisfazer suas necessidades e manter um equilíbrio emocional. Isto pode ser definido como um estado de ajustamento. Tal ajustamento não se refere somente à satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança, mas também à satisfação das necessidades de pertencer a um grupo social, de estima e de autorrealização.


É a frustração dessas necessidades que causa muitos problemas de ajustamento. Como a satisfação dessas necessidades superiores depende muito de outras pessoas, particularmente daquelas que estão em posições de autoridade, torna-se importante para a administração compreender a natureza do ajustamento e do desajustamento das pessoas.


O ajustamento, como a inteligência e as aptidões, varia de uma pessoa para outra e dentro do mesmo indivíduo de um momento para outro. Varia dentro de um continuum e pode ser definido em vários graus, mais do que em tipos. Um bom ajustamento denota saúde mental. Uma das maneiras de se definir saúde mental é descrever as características de pessoas mentalmente sadias. Essas características básicas são: sentem-se bem consigo mesmas; sentem-se bem em relação ao outro; são capazes de enfrentar por si as demandas da vida.


Fonte: Chiavenato, I. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2019.

Leia o excerto abaixo:

O ajustamento, como a inteligência e as aptidões, varia de uma pessoa para outra e dentro do mesmo indivíduo de um momento para outro. Varia dentro de um continuum e pode ser definido em vários graus, mais do que em tipos.
A seguir, foram elencados alguns sinônimos da palavra em destaque. No entanto, uma das alternativas traz um sentido que difere do proposto pelo texto, assinale-o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q952325 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Um dos aspectos da política educacional pertinente à educação infantil, por meio da Base Nacional Comum Curricular, foi descrito por meio do excerto abaixo. Complete-o com o termo correspondente.
Na primeira etapa da educação básica, e de acordo com os eixos estruturantes da educação infantil (___________) devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q953349 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação ao desenvolvimento cognitivo, analise as asserções abaixo, marque, posteriormente, a alternativa correspondente.

I - O termo “cognitivo” aparece ora especificamente ligado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento, ou seja, da capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos e raciocinar logicamente, ora se referindo a aprendizagens de conteúdos específicos.
II - A polêmica entre a concepção que entende que a educação deve principalmente promover a construção das estruturas cognitivas e aquela que enfatiza a construção de conhecimentos como meta da educação pouco contribui, porque o desenvolvimento das capacidades cognitivas do pensamento humano mantém uma relação estreita com o processo das aprendizagens específicas que as experiências educacionais podem proporcionar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q975621 | Matemática, Edital nº 1, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Um estudante interessado em iniciar sua preparação para concurso público começou a avaliar a quantidade de vagas para sua área em editais anteriores, publicados em todo o país. Ele verificou que, no ano anterior, houve 200 vagas para o cargo desejado e que, neste ano, para esse mesmo cargo, há 300 vagas. Com o objetivo de comparar a quantidade de vagas entre o ano atual e o ano anterior, ele calculou a razão de vagas e chegou ao valor de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q952070 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Auxiliar de Cozinha, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Analise os termos (negrito e sublinhado) e a classificação entre parênteses. Destaque a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q952326 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança tem direito de brincar, praticar esportes e divertir-se. Essa amplitude de direito tem relação com qual dos direitos fundamentais abaixo definidos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q953350 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação aos jogos infantis, analise as afirmativas posteriores:

I – O termo “jogo” possui inúmeras definições que têm em comum a capacidade de influenciar na construção do pensamento infantil.
II – O jogo possui também uma dimensão social que é demonstrada por meio do sentido que cada sociedade atribui a ele.
III – O que difere os jogos das brincadeiras é a faixa etária, ou seja, as brincadeiras são mais adequadas ao público infantil.
IV - No Brasil, termos como jogo, brinquedo e brincadeira ainda são empregados de forma indistinta, demonstrando um nível baixo de conceituação deste campo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.