Questões de Concurso Prefeitura de Campinas SP Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Prefeitura de Campinas SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q479522 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Campinas SP, CETROD.F., 35 anos, sexo feminino, foi ao posto de saúde com acidez estomacal e relatou ter comido muita fritura e ingerido refrigerante em excesso no dia anterior. O médico de plantão prescreveu 1 (um) comprimido de Omeprazol de 40mg. A ação farmacológica primária do Omeprazol consiste na redução a) da secreção de pepsina. b) do volume do suco gástrico. c) da secreção de ácido gástrico. d) da motilidade gástrica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q317835 | Administração Geral, Abordagem Estruturalista da Administração, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, IMESAssinale a alternativa incorreta. Segundo Max Weber, a burocracia tem a seguinte característica principal: a) completa previsibilidade do funcionamento. b) caráter racional e divisão do trabalho. c) execução de tarefas segundo a necessidade organizacional. d) hierarquia de autoridade. e) competência técnica e meritocracia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q541530 | Probabilidade e Estatística, Auditor Fiscal Tributário, Prefeitura de Campinas SP, IMESO gráfico estatístico, destinado a representar uma distribuição de freqüência por classe, denomina-se: a) cronograma. b) polígono de freqüência. c) histograma. d) gráfico de colunas. e) gráfico em barras. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q808994 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRONo Brasil, a questão do preparo de professores emerge, de forma explícita, após a independência, quando se cogita da organização da instrução popular. A partir daí, examinando-se a questão pedagógica em articulação com as transformações que se processaram na sociedade brasileira ao longo dos últimos dois séculos, pode-se distinguir os seguintes períodos na história da formação de professores no Brasil: a) Ensaios intermitentes de formação de professores (1827-1890); b) Estabelecimento e expansão do padrão das escolas normais (1890-1932); c) Organização dos Institutos de Educação (1932- 1939); d) Organização e implantação dos Cursos de Pedagogia e de Licenciatura e consolidação do modelo das escolas normais (1939-1971); e) Substituição da Escola Normal pela Habilitação Específica de Magistério (1971-1996); f) Advento dos Institutos Superiores de Educação, Escolas Normais Superiores e o novo perfil do Curso de Pedagogia (1996-2006). Com o fim do regime militar, a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), e a homologação das novas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, a formação dos professores tem como característica a) o desaparecimento das Escolas Normais, substituídas pela Habilitação Específica de 2º grau para o exercício do magistério de 1º grau (HEM). A Habilitação Específica do Magistério está, então, organizada em duas modalidades básicas: uma com a duração de três anos (2.200 horas), que habilitaria a lecionar até a 4ª série; e outra com a duração de quatro anos (2.900 horas), habilitando ao magistério até a 6ª série do 1º grau. b) a reimplantação do Curso Normal, com a duração de três anos, correspondendo ao ciclo colegial do curso secundário. Seu objetivo é formar os professores do ensino primário, e funciona em Escolas Normais e nos Institutos de Educação que necessariamente passam a contar com Jardim de Infância e Escola Primária anexos. c) a expansão por todo o País do padrão da Escola Normal. A determinação legal está marcada por dois vetores: enriquecimento dos conteúdos curriculares anteriores; e ênfase nos exercícios práticos de ensino, cuja marca característica é a criação da Escola-Modelo anexa à Escola Normal As determinações legais assumem o entendimento de que sem assegurar – de forma deliberada e sistemática por meio da organização curricular – a preparação pedagógico-didática, não se está, em sentido próprio, formando professores. d) a compreensão da docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q317160 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Analista, Prefeitura de Campinas SP, IMESAo conjunto de recursos didáticos pedagógicos e instrucionais utilizados no treinamento, dá-se o nome de a) informática. b) tecnologia de treinamento. c) cibernética. d) multimídia. e) tecnologia de produtos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q335988 | Matemática, Prismas, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROUma piscina em forma de paralelepípedo reto-retângulo tem 35m de comprimento, 25m de largura e 3m de profundidade. Assinale a alternativa correta quanto à capacidade de litros desta piscina. a) 26.250.000 litros. b) 2.625.000 litros. c) 262.500 litros. d) 26.250 litros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q329113 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a mediação do professor no processo de construção da escrita, assinale a alternativa correta. a) Um professor competente ensina e não fica apenas mediando conflitos. b) Na relação professor-aluno, o professor sabe mais e deve dizer ao aluno quando este erra, sem receios. c) A mediação do professor na escrita não surte efeitos positivos quando a ação do aluno não interage com as ações dele. d) A atuação do professor é parte essencial no que se refere à mediação e planejamento da ação pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q48062 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETROForam entrevistadas 100 pessoas acerca de seus hábitos alimentares. O resultado da pesquisa revelou que 43 pessoas consomem massas e carne vermelha. 77 consomem massa e 66 consomem carne vermelha. Uma pessoa que respondeu a essa pesquisa foi sorteada ao acaso. Sendo assim, a probabilidade de ela consumir exclusivamente carne vermelha é de a) 23%. b) 34% c) 38%. d) 61%. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q323969 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROAs atuais conquistas sociais da pessoa com deficiência são frutos de um processo histórico. Nesse processo, a década de 1980 foi muito importante porque a ONU organizou a) a Declaração de Salamanca. b) o Movimento Nacional das Pessoas Deficientes. c) o ano internacional das Pessoas Deficientes. d) a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q324896 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETROÉ correto afirmar que um ambiente alfabetizador I. é aquele em que há uma cultura letrada, com livros, textos digitais ou em papel, um mundo de escritos que circulam socialmente. A comunidade que usa a todo momento esses escritos, que faz circular as ideias que eles contêm, é chamada alfabetizadora. II. não é somente aquele que contém material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa, ou seja, o uso tem de ser efetivo. III. é aquele que se exige muita dedicação, inovação e criatividade do educador, para promover a aprendizagem dos alunos, e convivam com diversas formas de leitura e escrita. É correto o que está contido em a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) I e III, apenas. 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1 Q479522 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Campinas SP, CETROD.F., 35 anos, sexo feminino, foi ao posto de saúde com acidez estomacal e relatou ter comido muita fritura e ingerido refrigerante em excesso no dia anterior. O médico de plantão prescreveu 1 (um) comprimido de Omeprazol de 40mg. A ação farmacológica primária do Omeprazol consiste na redução a) da secreção de pepsina. b) do volume do suco gástrico. c) da secreção de ácido gástrico. d) da motilidade gástrica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q317835 | Administração Geral, Abordagem Estruturalista da Administração, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, IMESAssinale a alternativa incorreta. Segundo Max Weber, a burocracia tem a seguinte característica principal: a) completa previsibilidade do funcionamento. b) caráter racional e divisão do trabalho. c) execução de tarefas segundo a necessidade organizacional. d) hierarquia de autoridade. e) competência técnica e meritocracia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q541530 | Probabilidade e Estatística, Auditor Fiscal Tributário, Prefeitura de Campinas SP, IMESO gráfico estatístico, destinado a representar uma distribuição de freqüência por classe, denomina-se: a) cronograma. b) polígono de freqüência. c) histograma. d) gráfico de colunas. e) gráfico em barras. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q808994 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRONo Brasil, a questão do preparo de professores emerge, de forma explícita, após a independência, quando se cogita da organização da instrução popular. A partir daí, examinando-se a questão pedagógica em articulação com as transformações que se processaram na sociedade brasileira ao longo dos últimos dois séculos, pode-se distinguir os seguintes períodos na história da formação de professores no Brasil: a) Ensaios intermitentes de formação de professores (1827-1890); b) Estabelecimento e expansão do padrão das escolas normais (1890-1932); c) Organização dos Institutos de Educação (1932- 1939); d) Organização e implantação dos Cursos de Pedagogia e de Licenciatura e consolidação do modelo das escolas normais (1939-1971); e) Substituição da Escola Normal pela Habilitação Específica de Magistério (1971-1996); f) Advento dos Institutos Superiores de Educação, Escolas Normais Superiores e o novo perfil do Curso de Pedagogia (1996-2006). Com o fim do regime militar, a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), e a homologação das novas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, a formação dos professores tem como característica a) o desaparecimento das Escolas Normais, substituídas pela Habilitação Específica de 2º grau para o exercício do magistério de 1º grau (HEM). A Habilitação Específica do Magistério está, então, organizada em duas modalidades básicas: uma com a duração de três anos (2.200 horas), que habilitaria a lecionar até a 4ª série; e outra com a duração de quatro anos (2.900 horas), habilitando ao magistério até a 6ª série do 1º grau. b) a reimplantação do Curso Normal, com a duração de três anos, correspondendo ao ciclo colegial do curso secundário. Seu objetivo é formar os professores do ensino primário, e funciona em Escolas Normais e nos Institutos de Educação que necessariamente passam a contar com Jardim de Infância e Escola Primária anexos. c) a expansão por todo o País do padrão da Escola Normal. A determinação legal está marcada por dois vetores: enriquecimento dos conteúdos curriculares anteriores; e ênfase nos exercícios práticos de ensino, cuja marca característica é a criação da Escola-Modelo anexa à Escola Normal As determinações legais assumem o entendimento de que sem assegurar – de forma deliberada e sistemática por meio da organização curricular – a preparação pedagógico-didática, não se está, em sentido próprio, formando professores. d) a compreensão da docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q317160 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Analista, Prefeitura de Campinas SP, IMESAo conjunto de recursos didáticos pedagógicos e instrucionais utilizados no treinamento, dá-se o nome de a) informática. b) tecnologia de treinamento. c) cibernética. d) multimídia. e) tecnologia de produtos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q335988 | Matemática, Prismas, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROUma piscina em forma de paralelepípedo reto-retângulo tem 35m de comprimento, 25m de largura e 3m de profundidade. Assinale a alternativa correta quanto à capacidade de litros desta piscina. a) 26.250.000 litros. b) 2.625.000 litros. c) 262.500 litros. d) 26.250 litros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q329113 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a mediação do professor no processo de construção da escrita, assinale a alternativa correta. a) Um professor competente ensina e não fica apenas mediando conflitos. b) Na relação professor-aluno, o professor sabe mais e deve dizer ao aluno quando este erra, sem receios. c) A mediação do professor na escrita não surte efeitos positivos quando a ação do aluno não interage com as ações dele. d) A atuação do professor é parte essencial no que se refere à mediação e planejamento da ação pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q48062 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, Prefeitura de Campinas SP, CETROForam entrevistadas 100 pessoas acerca de seus hábitos alimentares. O resultado da pesquisa revelou que 43 pessoas consomem massas e carne vermelha. 77 consomem massa e 66 consomem carne vermelha. Uma pessoa que respondeu a essa pesquisa foi sorteada ao acaso. Sendo assim, a probabilidade de ela consumir exclusivamente carne vermelha é de a) 23%. b) 34% c) 38%. d) 61%. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q323969 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROAs atuais conquistas sociais da pessoa com deficiência são frutos de um processo histórico. Nesse processo, a década de 1980 foi muito importante porque a ONU organizou a) a Declaração de Salamanca. b) o Movimento Nacional das Pessoas Deficientes. c) o ano internacional das Pessoas Deficientes. d) a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q324896 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETROÉ correto afirmar que um ambiente alfabetizador I. é aquele em que há uma cultura letrada, com livros, textos digitais ou em papel, um mundo de escritos que circulam socialmente. A comunidade que usa a todo momento esses escritos, que faz circular as ideias que eles contêm, é chamada alfabetizadora. II. não é somente aquele que contém material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa, ou seja, o uso tem de ser efetivo. III. é aquele que se exige muita dedicação, inovação e criatividade do educador, para promover a aprendizagem dos alunos, e convivam com diversas formas de leitura e escrita. É correto o que está contido em a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro