Questões de Concursos Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT

Resolva questões de Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q898581 | Biologia, Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

A capacidade das células em transportar certos íons contra uma concentração e contra um gradiente de potencial elétrico, usando ATP como fonte de energia, é um processo denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q915783 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Conforme os documentos legais, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem incluir condições para garantir a dignidade da criança como pessoa humana e protegê-la contra qualquer forma de violência, seja física ou simbólica, e negligência, tanto dentro da instituição quanto praticada pela família. Além disso, o trabalho pedagógico precisa garantir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q898637 | Literatura, Escolas Literárias, Professor de Letras/Português, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Leia o poema a seguir:

"Abre os olhos à Vida e fica mudo! Oh! Basta crer indefinidamente Para ficar iluminado tudo De uma luz imortal e transcendente.

Crer é sentir, como secreto escudo, A alma risonha, lúcida, vidente... E abandonar o sujo deus cornudo, O sátiro da Carne impenitente.

Abandonar os lânguidos rugidos, O infinito gemido dos gemidos Que vai no lodo a carne chafurdando.

Erguer os olhos, levantar os braços Para o eterno Silêncio dos Espaços e no Silêncio emudecer olhando..."

Esse poema intitula-se “Imortal atitude”. Foi produzido por Cruz e Sousa. Pelas suas características, trata-se de uma produção literária integrada à estética do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q915788 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Conforme proposto pela Política Nacional da Educação Infantil – PNEI (Brasil, 2006), a educação de crianças com necessidades educacionais especiais deve ser realizada em conjunto com as demais crianças, assegurando-lhes o atendimento educacional especializado mediante avaliação e interação com a família e a comunidade. Sobre a educação inclusiva, também é possível afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q915786 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

No documento "Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças", são destacados alguns dos direitos das crianças nas creches. Entre eles, destaca-se que: "Nossas crianças têm direito de manter seu corpo cuidado, limpo e saudável; (...) têm direito a banheiros limpos e em bom funcionamento; (...) têm direito à prevenção de contágios e doenças" (CAMPOS, 2009, p.19). O trecho em destaque refere-se ao que a autora denomina direito à/ao:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q915789 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Considerando sua importância no processo de constituição do sujeito, a Educação Infantil tem adquirido reconhecida importância como primeira etapa da Educação Básica e integrante dos sistemas de ensino. A Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), apresenta alguns dos desafios para a essa etapa, como: a universalização da pré-escola e ampliação de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos nas creches. Para que essa meta fosse alcançada algumas estratégias foram propostas, dentre elas destaca-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q915790 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

A educação é um dos fatores que influencia o nível de bem-estar das pessoas ao longo da vida. A Primeira Infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos e é um período crucial, cabendo às práticas da Educação Infantil garantir a construção e aquisição de novas habilidades de forma contínua, dinâmica e progressiva para a realização de funções cada vez mais complexas. Trata-se de um processo amplo que engloba estruturas e circuitos cerebrais, o crescimento e maturação em diversos contextos. O trecho em destaque refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q898578 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Doenças transmitidas por vetores que se desenvolvem em ambiente aquático também estão compreendidas em doenças relacionadas com a água. Das doenças citadas nas alternativas a seguir, é transmitida pela exposição direta à água contaminada, sem a necessidade de um vetor (como os mosquitos), a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q898580 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Ao chegar ao refeitório da escola, o professor Mário viu que o cardápio era arroz, feijão, salada de rúcula e carne bovina assada. Ao ingerir cada um desses alimentos, o professor Mário ocupará uma determinada posição na cadeia alimentar.
A posição que ele ocupará na sequência alimentar acima relacionada, respectivamente, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q898592 | Geografia, Fuso Horário, Professor de Geografia, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Uma artista internacional residente na cidade de Tóquio foi convidada para um festival de música na cidade de Cuiabá. Considerando que o tempo de um voo fretado entre as duas cidades é de 21 horas e que Tóquio está no Greenwich Mean Time +09:00 e Cuiabá no Greenwich Mean Time -04:00, para a artista chegar em Cuiabá pontualmente às 20:00 do dia 01 de novembro o voo de Tóquio deverá sair às:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q915784 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Muitos acidentes envolvendo crianças ocorrem em ambientes domésticos ou em locais onde elas passam grande parte do tempo, como instituições educacionais. Portanto, é fundamental adotar medidas preventivas para evitar tais incidentes e saber como agir em emergências. Independentemente da idade, é importante seguir alguns cuidados básicos, destacando-se que: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q915785 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Sanches (2003, p.160), apresenta uma cena cotidiana da Educação Infantil: “Uma sala cheia de colchonetes espalhados de forma organizada. Tudo fechado, inclusive as cortinas. O dia é quente. As crianças acabam de almoçar. (...) são colocadas nos colchonetes. A funcionária alerta: “É hora de dormir, não quero ver ninguém de olhos abertos.” Alguns sorrisos e gestos no ambiente escuro e abafado”. O trecho trata acerca da hora do sono: sobre ele pode-se refletir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q915787 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

No cotidiano da Educação Infantil, é essencial que todos os envolvidos no processo educativo façam perguntas, coletem informações e busquem respostas. Concepções, ideias e princípios devem ser discutidos ao analisar e interpretar esses dados. Isso representa um ciclo contínuo de conversas, debates e tomadas de decisão, guiado pela observação e registro do desenvolvimento infantil, sem a intenção de promoção. Essas reflexões referem-se à/ao:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q898585 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

“As arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra "arbovirose" deriva de "arbovírus", que significa "vírus transmitido por artrópodes". Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais.”
Fonte: Ministério da Saúde
Um exemplo de um vetor de arbovirose e o agente etiológico, respectivamente, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q898590 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Professor de Geografia, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Em agosto de 2024, o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo divulgou um estudo que demonstra que as diferenças de temperatura dentro dos mesmos municípios podem variar em até 12 graus Celsius no estado de São Paulo. Tal análise, contudo, não é o que mais surpreende, mas sim a constatação de que as ilhas de calor formam um problema ambiental contemporâneo que afetam realidades urbanas também de pequenos e médios municípios. A esse respeito, podemos destacar a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q898648 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

De acordo com os preceitos legais, a área de Linguagens no ensino fundamental é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no ensino fundamental – anos finais, Língua Inglesa. Essa área de Linguagens deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas, dentre elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.