Questões de Concursos Prefeitura de Canguçu RS

Resolva questões de Prefeitura de Canguçu RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1032716 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Auxiliar em Saúde Bucal, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Isadora está planejando comprar um carro novo e está escolhendo entre diferentes marcas, modelos e cores. Considere que existem 4 marcas disponíveis, que cada uma está oferecendo 4 modelos diferentes e que cada modelo está disponível em 5 cores distintas. Assim, quantas escolhas diferentes Isadora pode fazer, levando em conta marca, modelo e cor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1046187 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

A Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade, realizada pela UNESCO, em Salamanca (Espanha), em junho de 1994, teve, como objeto específico de discussão, a atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais. Nela, os países signatários, dos quais o Brasil faz parte, declararam, entre outros, que:

I. Todas as crianças, de ambos os sexos, têm direito fundamental à educação e que a elas deve ser dada a oportunidade de obter e manter um nível aceitável de conhecimentos.

II. Todas as crianças têm as mesmas características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem.

III. As escolas comuns, com a orientação integradora, representam o meio mais eficaz de combater atitudes discriminatórias, de criar comunidades acolhedoras, construir uma sociedade integradora e dar educação para todos.

Está(ão) CORRETO(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1046183 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Uma equipe interdisciplinar é imprescindível para o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais. Entre as competências da equipe, destacam-se algumas atividades. Com isso, assinalar a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1046185 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

O Plano Nacional de Educação estabelece objetivos e metas para a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, entre eles, do(a):

I. Desenvolvimento de programas educacionais em todos os municípios e em parceria com as áreas de saúde e assistência social, visando à ampliação da oferta de atendimento, exceto para a educação infantil.

II. Formação inicial e continuada dos professores para atendimento às necessidades dos alunos.

III. Disponibilização de recursos didáticos especializados de apoio à aprendizagem nas áreas visual e auditiva.

Está(ão) CORRETO(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1046173 | Noções de Informática, Inteligência Artificial e Automação, Português, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Considerando-se o uso da tecnologia atualmente, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

O ______________ é um modelo de linguagem capaz de entregar tanto soluções simples para o dia a dia quanto gerar respostas complexas e atualizadas acerca de temas extremamente específicos. O grande diferencial dele para os mecanismos de busca atuais ou até assistentes virtuais é a capacidade que ele tem de conversar com o público enquanto aprende. Basicamente, trata-se de uma plataforma na qual é possível digitar uma pergunta e ter uma resposta personalizada, com um altíssimo nível de adaptabilidade para a sua demanda.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1046180 | Pedagogia, Legislação da Educação, Português, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a Resolução CNE/CEB nº 4/2010 — Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, sobre as formas para a organização curricular, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.

( ) A transversalidade difere da interdisciplinaridade e ambas se complementam, rejeitando a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado.

( ) A interdisciplinaridade refere-se à dimensão didáticopedagógica; a transversalidade, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1046181 | Pedagogia, Legislação da Educação, Português, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Em conformidade com a Resolução nº 7/2010 — Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

O Ensino Fundamental se traduz como um direito público ___________ de cada um e como dever do Estado e da família na sua oferta a todos. É dever do Estado garantir a oferta do Ensino Fundamental público, gratuito e de qualidade, __________ requisito de seleção. As escolas que ministram esse ensino deverão trabalhar considerando essa etapa da educação como aquela capaz de assegurar a cada um e a todos o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura imprescindíveis para o seu desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade, assim como os benefícios de uma formação comum, ________________ da grande diversidade da população escolar e das demandas sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1046177 | Legislação Municipal, Legislação do Município de Natal Rio Gande do Norte, Português, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Acerca das políticas de saúde e educação, segundo a Lei Orgânica do Município, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Saúde.

(2) Educação.

( ) Respeito ao meio ambiente e controle da poluição ambiental.

( ) Gestão democrática do ensino público.

( ) Garantia de padrão de qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1046186 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Sobre a Educação Inclusiva, assinalar a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1046176 | Matemática, Aritmética e Problemas, Português, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Ana está lendo um livro que possui um total de 600 páginas. Sabe-se que ela já leu um total de 150 páginas. Sendo assim, pode-se afirmar que a razão entre a quantidade de páginas que ela já leu e a quantidade de páginas que ela não leu é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1046184 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Sobre a avaliação pedagógica dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, analisar os itens abaixo:

I. Um dos objetivos da avaliação é a de identificar barreiras que estejam impedindo ou dificultando o processo educativo em suas múltiplas dimensões.

II. O processo avaliativo precisa servir para a tomada de decisões acerca do que é preciso fazer para atender às necessidades identificadas.

III. A avaliação torna-se inclusiva na medida em que permite identificar necessidades dos alunos, de suas famílias, das escolas e dos professores.

Está(ão) CORRETO(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1046172 | Português, Morfologia, Português, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Atende CORRETAMENTE à colocação pronominal a oração da alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1046174 | Noções de Informática, Hardware, Português, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

A informática possui dispositivos de armazenamento. A categoria possui a função de memorizar e guardar dados que você precisará num momento futuro. Sobre o assunto, analisar os itens abaixo:

I. Magnéticos.

II. Ópticos.

III. Eletrônicos.

Está(ão) CORRETO(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1046182 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

A Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD) prevê o Sistema 2002, em que há princípios básicos para definição de deficiência intelectual, diagnóstico, classificação e planificação de sistemas de apoio. Trazendo uma visão multidimensional, propondo algumas dimensões para a compreensão da deficiência intelectual e do desenvolvimento:

I. Aspectos contextuais, ambientais, culturais e oportunidades de vida do sujeito.

II. Condições etiológicas e de saúde.

III. Comportamento adaptativo (conceitual, prático e social).

IV. Participação comunitária.

V. Interações e papéis sociais.

Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1046178 | Pedagogia, Legislação da Educação, Português, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a Resolução CNE/CP nº 2/2017, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) As aprendizagens essenciais são definidas como conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de os mobilizar, articular e integrar, expressando-se em competências.

( ) As aprendizagens essenciais compõem o processo informativo dos educandos apenas da etapa do ensino fundamental, como direito de pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

( ) No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (práticas cognitivas e socioemocionais), habilidades (conceitos e procedimentos), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1046175 | Matemática, Aritmética e Problemas, Português, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Em uma padaria, são usados 10 ovos para se fazer 2 bolos. Caso sejam fabricados 7 bolos, ao todo, quantos ovos serão necessários para fabricar estes bolos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1046179 | Pedagogia, Legislação da Educação, Português, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Em conformidade com a Lei nº 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação Básica, nos níveis Fundamental e Médio, será organizada de acordo com regras, como a verificação do rendimento escolar, que observará alguns critérios, entre eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1023076 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Check the item that CORRECTLY fills in the gaps below:

_____________, play and novel by ___________ playwright ________________, was produced in 1904. The fictional character has become a cultural icon symbolizing youthful innocence and escapism.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1076349 | Legislação de Trânsito, Lei N 9 503 de 1997, Motorista, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a definição de “Área de Espera”, trazida pelo Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


Área delimitada por __________ de retenção, destinada exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.