Questões de Concursos Prefeitura de Caturité PB

Resolva questões de Prefeitura de Caturité PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q915378 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

O Plano Nacional Para a Primeira Infância (PNPI 2010 - 2022 | 2020 - 2030) destaca várias diretrizes para serem observadas na elaboração e implementação das políticas e práticas pedagógicas para a Educação Infantil. Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira relacionando cada diretriz a suas respectivas definições e/ou características.

1- avaliação da qualidade da oferta da Educação infantil.

( ) reflete- se nas atitudes de planejar, refletir, problematizar e propor a organização de experiências.

2- intencionalidade educativa.

( ) devem pautar-se pelo princípio da contextualização dos currículos às especificidades dos saberes locais e à diversidade das infâncias brasileiras.

3- educação e cuidado.

( ) um binômio indissociável, aspectos de uma mesma e única realidade.

4- famílias e instituições.

( ) não se substituem; antes, são parceiras no projeto educativo.

5- professores.

( ) são, por excelência, os concretizadores dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos espaços da Educação Infantil.

6- propostas curriculares estaduais e municipais.

( ) elaboração de indicadores de acompanhamento e registro das aprendizagens das crianças.

O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q915381 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Sobre o atendimento das crianças/educandos com necessidades educativas especiais e/ou transtorno de comportamento, a legislação brasileira, especificamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) garante nos artigos 3º e 4º:

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.

( ) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.

( ) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, obrigatoriamente na rede regular de ensino.

A sequencia CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q915379 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Texto associado.

Texto 4 – Psicomotricidade: origens e definição


O termo psicomotricidade apareceu pela primeira vez com Dupré em 1920, significando um entrelaçamento entre o movimento e o pensamento. Desde 1909, ele já chamava a atenção de seus alunos sobre o desequilíbrio motor, denominando o quadro de “debilidade motriz”. Verificou que existia estrita relação entre as anomalias psicológicas e as anomalias motrizes, o que o levou a formular o termo psicomotricidade (OLIVEIRA, 2007, p. 28)

Complete com as palavras que estão faltando no texto de Oliveira (2007, p. 31) sobre psicomotricidade.

Piaget (1987), estudando as estruturas ____________, descreve a importância do período ______________ _ _________________ e da motricidade, principalmente antes da aquisição da ________________, no desenvolvimento da _____________. O desenvolvimento mental se constrói, paulatinamente: é uma ________________progressiva, uma passagem contínua de um estado de ____________ equilíbrio para um estado de equilíbrio ____________. O equilíbrio, para ele, significa uma compensação, uma ______________, uma resposta do ______________ frente às perturbações exteriores ou interiores. (OLIVEIRA, 2007, p. 31)

A sequência CORRETA de preenchimento do texto é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q915374 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Complete CORRETAMENTE as palavras do fragmento de texto presente na Proposta Curricular do Estado da Paraíba sobre a etapa educação infantil

“Tomando a Educação Infantil como um dos momentos em que a criança começa a ampliar suas relações sociais, as interações e brincadeiras os (as) _____ __ ______ na Educação Infantil – articulam ______e ações e permitem à criança a construção e reconstrução de realidades nas __________ que realizam. Os(as) professores (as) que atuam nas instituições de Educação Infantil deverão organizar ________ que garantam ____________ significativas, levando em consideração, a organização dos tempos e espaços, a construção dos materiais, a definição das atividades pedagógicas, com __________ que garantam o desenvolvimento ________ das crianças”.

(PROPOSTA CURRICULAR do ESTADO DA PARAÍBA, 2018, p.28) disponível em < chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados /documento_curricular_pb.pdf> acesso em 13/03/2023

A alternativa CORRETA é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q915376 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Complete com as palavras que estão faltando no fragmento de texto da Proposta Curricular do Estado da Paraíba (BNCC /Paraíba, 2018, p. 34-35) sobre o direito de aprendizagem brincar

O brincar é um dos direitos que também devem ser pensados na relação com a democracia. É também brincando que a criança estabelece __________ com os outros e com o mundo, podendo, por meio delas, vivenciar situações que exigem ___________, reconhecimento ao pensamento do outro, dentre outras possibilidades. Não há um único modo de _________ ou uma brincadeira melhor. As brincadeiras que fazem parte do acervo cultural de um determinado grupo devem ser consideradas e __________. As brincadeiras fazem parte de um patrimônio cultural, por um lado, mas também nascem das _______________entre as crianças e entre elas e os adultos, nas condições e materialidades próprias ao tempo que lhes_______________, podendo ser invenções ou criações que instigam a __________, ampliam as culturas infantis, traduzem emoções e propiciam vivências sensoriais, corporais, cognitivas, sociais, subjetivas.

A alternativa CORRETA é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q915375 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Em relação ao trabalho com as diversidades na educação infantil, avalie as afirmações abaixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Implementar projetos para comemorar o dia 13 de maio, data em que a princesa Isabel aboliu a escravatura no Brasil, isto porque a princesa deve ser lembrada como símbolo da luta contra a escravidão no Brasil.

( ) Combater, cotidianamente atitudes de discriminação e preconceituosas, relativas à cor da pele, ao gênero, à classe social, à manifestação religiosa, dentre outras, no ambiente escolar.

( ) Assegurar uma interação respeitosa com a diversidade humana, adequando-se os espaços físicos, materiais didáticos e paradidáticos e preparar/formar toda a comunidade escolar para ser agente de promoção da diversidade.

( ) As práticas pedagógicas na educação infantil devem ter como referência os campos de experiencia e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Sendo assim, temáticas como direitos humanos, diversidade e diferença, por serem conteúdos muito abstratos, não devem ser pautados.

A sequencia CORRETA do preenchimento dos parênteses é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q915372 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Texto associado.

Texto para as questões 27 e 28.

Texto 2 – leia com atenção o fragmento abaixo e responda o que se pede.

Embora as desigualdades que recaem sobre a infância brasileira sejam históricas e persistentes, diversas pesquisas têm apontado para o agravamento da situação durante a pandemia, sendo identificados: o aumento das taxas de abandono escolar, o recuo nas matrículas em creches, a a estagnação da taxa de mortalidade ( que vinha decrescendo), o crescimento do número de crianças abaixo de 5 anos desnutridas e das taxas de notificação de violência doméstica e sexual, além da diminuição da cobertura vacinal obrigatória de crianças. Em comum, esses estudos trazem a constatação de que a situação é ainda mais grave para crianças brasileiras moradoras de áreas rurais, pobres, negras ou deficientes. [...] (CARVALHO e BIZZOTTO, 2022, p. 27)

O fragmento do texto A criança e a cidade (CARVALHO e BIZZOTTO, 2022, p. 27) trata da vulnerabilidade social de grande parte das crianças brasileiras exigindo, portanto, políticas de educação infantil, dentre outras, para a promoção e a proteção dos direitos dessas crianças. Avalie as sentenças abaixo e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) A política de educação infantil no Brasil deve ser desenhada, universalmente, para todas as crianças de 0 a 5 anos no Brasil, sem considerar a pluralidade de crianças e infâncias, pois todas são cidadãs de direito.

( ) A construção de políticas públicas e de educação infantil que tenham por objetivo garantir os direitos das crianças é mais justa e eficiente quando reconhece a diversidade cultural e as desigualdades sociais.

( ) As desigualdades sociais não devem ser pauta das políticas de educação infantil, mas das políticas da justiça e de assistência social, visto que todos são iguais perante a Lei. Portanto as políticas devem ser para todos os cidadãos e cidadãs brasileiros (as).

A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q915377 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Marque a alternativa CORRETA:

Segundo a Proposta Curricular do Estado da Paraíba (BNCC /Paraíba, 2018) constitui-se em um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento, para as crianças bem pequenas, do campo de experiência-espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q915373 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010, p.25) “As propostas e práticas pedagógicas na educação infantil deverão favorecer: ‘[...] a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão gestual, verbal, plástica, dramática e musical’; [...]’’.

Julgue cada uma das assertivas abaixo e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) incentivar o reconhecimento sonoro e gráfico das letras do alfabeto cotidianamente.

( ) disponibilizar e utilizar gravadores, projetores, computadores, maquinas fotográficas e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

( ) oportunizar situações e vivências nas quais as crianças possam ouvir música, cantar e dançar.

A sequência CORRETA é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q915380 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Preencha a segunda coluna, de acordo com a primeira, relacionando as categorias com as principais características e/ou conceitos

1. imagem corporal

2. conceito de corpo

3. esquema corporal

4. corpo

( ) forma de expressão da individualidade.

( ) representação mental do corpo.

( ) construção mental que a criança realiza, gradualmente, de acordo com o uso que faz do corpo.

( ) conhecimento intelectual e consciente do corpo e da função de seus órgãos.

A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1045394 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Agricultura e Zootecnia, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

De acordo com Libâneo (2013, p.246), “o trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, em cujo centro está a aprendizagem dos alunos sob a direção do professor”. Segundo o autor, “o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”. Para Libâneo, o planejamento escolar tem, entre outras, as seguintes funções:

I- Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas.

II- Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.

III- Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-o às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana.

IV- Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, por meio de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q915382 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Analise as sentenças abaixo, sobre a docência na educação infantil e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Na educação infantil as práticas educativo-pedagógicas das/dos docentes constituem-se a partir de um conjunto de conhecimentos nos quais se mesclam experiências domésticas, experiências oriundas das práticas pedagógicas e aquelas adquiridas nos cursos de formação inicial e continuada.

( ) A especificidade da docência na educação infantil é afirmada nos documentos oficiais, pós LDB (Lei 9394/96), como uma adaptação necessária ao modelo do ensino fundamental, uma vez que a reforma na formação dos professores da educação básica – entre eles os professores da educação infantil – é justificada pelo fraco desempenho das crianças do ensino fundamental.

( ) Até meados dos anos de 1980 o trabalho docente com as crianças das creches, nas quais se atendiam as crianças pobres, era fundamentado em propostas de cunho pedagógico buscando instruir as crianças para as etapas posteriores, a exemplo dos jardins de infância que atendiam as crianças da elite.

A sequencia CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1045402 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Agricultura e Zootecnia, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Lück (2001, p. 64) afirma que “a interdisciplinaridade é o processo de integração e engajamento de educadores, num trabalho conjunto, de interação das disciplinas do currículo escolar entre e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos alunos, a fim de que exerçam a cidadania, mediante uma visão global de mundo e com capacidade para enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade.” Ao mesmo tempo, Fazenda (1996), alerta para não considerar a interdisciplinaridade uma panaceia que garantirá um ensino adequado ou um saber unificado, mas um ponto de vista para uma reflexão profunda, crítica e salutar sobre o funcionamento do ensino. A autora faz um convite para um ativismo no campo da interdisciplinaridade, elabora uma visão mais crítica sobre o tema e considera a interdisciplinaridade uma (a):

I- meio de conseguir melhor formação geral, pois apenas um enfoque interdisciplinar pode permitir a identificação entre o vivido e o estudado, desde que o vivido resulte da inter-relação de várias experiências.

II- condição para uma educação permanente, já que a intersubjetividade, característica essencial da interdisciplinaridade, permite a troca contínua de experiências.

III- forma de compreender e mudar o mundo; como o homem é agente e paciente da realidade do mundo, é preciso um conhecimento efetivo dos vários aspectos dessa realidade.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1045400 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Agricultura e Zootecnia, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

O Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014/2024, instituído pela Lei nº 13.005/2014, definiu 10 diretrizes que devem guiar a educação brasileira neste período e estabeleceu 20 metas a serem cumpridas na vigência. A meta 2 do referido Plano é “universalizar o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.” Dentre outras, são estratégias para alcançar essa meta do PNE:

I- Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de transferência de renda, bem como das situações de discriminação, preconceitos e violências na escola, visando ao estabelecimento de condições adequadas para o sucesso escolar dos (as) alunos (as), em colaboração com as famílias e com órgãos públicos de assistência social, saúde e proteção à infância, adolescência e juventude.

II- Desenvolver tecnologias pedagógicas que combinem, de maneira articulada, a organização do tempo e das atividades didáticas entre a escola e o ambiente comunitário, considerando as especificidades da educação especial, das escolas do campo e das comunidades indígenas e quilombolas.

III- Promover a relação das escolas com instituições e movimentos culturais, a fim de garantir a oferta regular de atividades culturais para a livre fruição dos (as) alunos (as) dentro e fora dos espaços escolares, assegurando ainda que as escolas se tornem polos de criação e difusão cultural.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1045395 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Agricultura e Zootecnia, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Atente ao fragmento abaixo e assinale a afirmação INCORRETA:

O Título III da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 trata do Direito à Educação e do Dever de Educar. De acordo art. 4º da referida Lei “O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1045397 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Agricultura e Zootecnia, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Para Libâneo (2013, p. 48), “o trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é o seu primeiro compromisso com a sociedade. Sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, nas associações de classe, na vida cultural e política”. Considerando o compromisso social e ético dos professores pensado por Libâneo, analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) O sinal mais indicativo da responsabilidade profissional do professor é seu permanente empenho na educação dos seus alunos.

( ) O compromisso social dos professores, expresso primordialmente na competência profissional, é exercido no âmbito da vida social e política. Como toda profissão, o magistério é um ato político porque se realiza no contexto das relações sociais.

( ) A característica mais importante da atividade profissional do professor é a mediação entre o aluno e a sociedade, entre as condições de origem do aluno e a sua destinação social na sociedade.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1045398 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Agricultura e Zootecnia, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), “a educação básica é formada pela educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.” Segundo o Art. 22 da referida Lei, “a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. Levando em consideração o que determina a LDB sobre a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, leia a segunda coluna e relacione-a com a primeira.

1. Educação Infantil

2. Ensino Fundamental

3. Ensino Médio

( ) Obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão.

( ) A Base Nacional Comum Curricular incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.

( ) Será oferecida em: I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.

Asequência CORRETAdessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1045407 | Pedagogia, Legislação da Educação, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

É considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela que:

I- Possui uma deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação, verbal e não verbal, e da interação social.

II- Não apresenta uma ausência de reciprocidade social.

III- Mantém relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento.

IV- Padrões restritivos e repetitivos de comportamentos; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1045392 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Agricultura e Zootecnia, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Atente aos enunciados abaixo e responda ao que se pede.

I- Os relatos que ouvi são graves e exigem respostas imediatas do Governo, que tem se comportado de maneira omissa em relação às questões que dizem respeito aos direitos humanos.

II- É isto que te desejo: paz, saúde e harmonia. isto

III- Faze tais coisas, pois isto pode te agradar.

IV- Quando tudo parece perdido, eis que me vem a salvação.

V- Vi uma foto sua no ônibus 524.

Marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1045403 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, é CORRETO afirmar que o Desenho Universal seria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.