Questões de Concursos: Prefeitura de Céu Azul PR

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Prefeitura de Céu Azul PR. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q980265 | Pedagogia, Monitor, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Quanto aos horários de atendimento às crianças pelas instituições que ofertam a Educação infantil, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional corresponde corretamente a:

2 Q980526 | Engenharia Agronômica, Jardineiro, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Assinale a alternativa que apresenta um tipo de controle químico para eliminar o pulgão de uma planta qualquer:

3 Q980555 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O brincar na Educação Infantil é reconhecido nas legislações e diretrizes oficiais brasileiras como um direito da criança e um elemento central no processo educativo. A seguir, as assertivas apresentam as principais normativas que tratam do brincar e sua importância na Educação Infantil. Cada assertiva é contemplada em uma legislação específica. Identifique qual legislação expressa cada uma delas, enumerando a primeira coluna de acordo com a segunda.

1ª COLUNA
1 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
2 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
3 - Base Nacional Comum Curricular.

2ª COLUNA
( ) Art. 29: A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
( ) Diz que o brincar é “fundamental na constituição da infância” e deve ser promovido de forma intencional e planejada pelo professor.
( ) Brincar – “Experimentar movimentos, gestos e ritmos para expressar sensações, emoções, descobrir possibilidades, explorar espaços e interagir com pessoas, objetos e elementos da natureza.”

De acordo com as legislações e concepções, qual a sequência correta?

4 Q980077 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Sobre a atuação do Agente Comunitário de Saúde na prevenção e cuidados da patologia hanseníase, assinale a alternativa correta:

5 Q981123 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Sobre a gestão educacional é correto afirmar:

6 Q981150 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Assinale a única alternativa correta.

7 Q980896 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O Handebol é uma modalidade esportiva que requer movimentos específicos mediante a habilidades motoras, as quais precisam ser desenvolvidas durante as partidas juntamente com as ações táticas. Essas ações podem ser realizadas defensivamente e ofensivamente, ambas importantes para a dinâmica do jogo e que devem ser bem executadas. Assinale a alternativa correta sobre sistemas táticos defensivos utilizados:

8 Q980901 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O tornozelo é uma articulação complexa e essencial para a mobilidade humana, sendo responsável pela ligação entre a perna e o pé. Sua estrutura envolve três ossos principais: a tíbia, a fíbula e o tálus. Além dos ossos, o tornozelo conta com um complexo sistema de ligamentos, que têm a função de estabilizar a articulação e prevenir lesões. As lesões no tornozelo normalmente acontecem devido a movimentos bruscos, como torções, quedas ou impactos diretos, que ultrapassam os limites naturais da articulação. O mecanismo mais comum é a inversão, quando o pé gira para dentro de maneira abrupta, sobrecarregando os ligamentos laterais, principalmente o talofibular anterior, o que pode resultar em entorses ou até rupturas. Os sinais e sintomas de uma lesão musculoesquelética, como uma entorse no tornozelo, geralmente incluem dor localizada, inchaço, hematomas e dificuldade para movimentar a área afetada. A entorse do tornozelo é uma das lesões musculoesqueléticas mais comuns, principalmente entre atletas e praticantes de atividades físicas. Assim, analise as afirmativas a respeito do manejo para a prevenção da entorse de tornozelo.

I. Os exercícios de fortalecimento muscular podem contribuir para redução dos riscos de uma lesão de entorse do tornozelo.
II. Os exercícios de alongamento muscular podem contribuir para redução dos riscos de uma lesão de entorse do tornozelo.
III. Os exercícios de mobilidade articular podem contribuir para redução dos riscos de uma lesão de entorse do tornozelo.
IV. Os exercícios proprioceptivos podem contribuir para redução dos riscos de uma lesão de entorse do tornozelo.

9 Q980907 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática regular de atividade física e/ou exercício físico apresenta-se como fator primordial para a manutenção e melhoria da independência, autonomia e capacidade funcional do idoso, ao realizar as atividades da vida diária. Assim, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta com relação a prática de atividade física para idosos indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

I. Segundo a OMS idosos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade.
II. Como parte da atividade física semanal, idosos devem realizar atividades físicas multicomponentes que enfatizem o equilíbrio funcional e o treinamento de força com moderada intensidade ou maior, em 3 ou mais dias da semana, para aumentar a capacidade funcional e prevenir quedas.
III. Segundo a OMS todos os idosos devem realizar atividades de fortalecimento muscular com intensidade maior que 90% de 1 RM que envolvam os principais grupos musculares em dois ou mais dias da semana.
IV. Segundo a OMS idosos devem realizar pelo 15 a 35 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; ou uma combinação equivalente de atividades físicas de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde.

10 Q980912 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O crescimento refere-se ao aumento no tamanho do corpo causado pela multiplicação ou pelo aumento do número de células. Por definição, corresponde às alterações do corpo como um todo ou de partes específicas, em relação ao fator tempo. Assim, o crescimento pode ser definido como sendo um aumento do número e/ou do tamanho das células que compõem os diversos tecidos do organismo. Machado (2007) afirma que o crescimento diz respeito às mudanças na quantidade de substância viva do organismo, assim como a um aspecto quantitativo medido em unidades de tempo (cm/ano, g/dia) que enfatiza as mudanças normais de dimensão e que podem resultar em aumento ou diminuição de tamanho, aspectos que podem variar em forma e/ou proporção. Para Malina e Bouchard (2002), o crescimento é resultado de um complexo mecanismo celular que envolve alguns fenômenos. Assim, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta a respeito dos fenômenos do crescimento citados por Malina e Bouchard.

I. Para Malina e Bouchard a hiperplasia é um fenômeno que resulta em aumento do número de células a partir da divisão celular.
II. Para Malina e Bouchard a hipertrofia é um fenômeno que resulta no aumento do tamanho das células a partir de suas elevações funcionais, particularmente com relação às proteínas e seus substratos.
III. Para Malina e Bouchard a agregação é um fenômeno que resulta no aumento da capacidade das substâncias intercelulares de agrupar as células.
IV. Para Malina e Bouchard a degradação é um fenômeno que resulta na perca das capacidades e funcionalidades.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.