Questões de Concursos Prefeitura de Chapecó SC

Resolva questões de Prefeitura de Chapecó SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1067081 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Policial Municipal, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Texto associado.

Texto 1



Alta Velocidade


Já fazia um bom tempo que aquele policial estava de olho naquele motorista apressadinho. Ele pensou: “Amanhã esse cara não vai me escapar. Vou pará-lo e lhe darei uma multa daquelas bem salgadas. O engraçadinho não perde por esperar.”


No dia seguinte o policial fez o sinal para que o motorista infrator parasse. O motorista atendeu prontamente e parou o veículo. Sem perder tempo o policial foi logo dizendo:


— hãm!…hãm! Bonito hein! Até que enfim nos encontramos. Por acaso o senhor sabia que já faz um bom tempo que eu estava a sua espera.


— Puxa vida seu policial! Sinceramente, sinto muito! Eu juro que eu não sabia, só fiquei sabendo disso há alguns minutos atrás e, como o senhor mesmo viu, eu vim o mais rápido que pude…


(Edilson Rodrigues Silva)

Analise o texto abaixo:

“A utilização do/da ................... para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo ..................... pode ser empregado com três sentidos.

Um deles é como gênero textual e, nesse sentido, o/a ..........................pode ser considerado(a) um documento oficial. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

Quando utilizado(a) pelos servidores públicos, o/a ..............................deve ser oficial, utilizando-se uma extensão específica de acordo com a Instituição. Por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.”

Manual de Redação da Presidência da República. 3a ed - adaptado.

Assinale a alternativa que completa corretamente todas as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1067082 | Administração Pública, Governabilidade, Policial Municipal, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Em cidades de médio porte, como Chapecó, estratégias modernas de segurança pública têm priorizado ações integradas.

Entre as medidas alinhadas a boas práticas nacionais e internacionais, destacam-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q896778 | Pedagogia, Professor de Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente as 3 unidades temáticas em que está organizado o currículo de ciências do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Chapecó.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q896780 | Biologia, Evolução biológica, Professor de Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

São evidências da evolução:


1. Cor


2. Fósseis


3. Homologias


4. Órgãos vestigiais


5. Morfologia externa


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q896781 | Biologia, Sistema Esquelético e Muscular Humano, Professor de Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente uma articulação do corpo humano do tipo sinartrose.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q896784 | Biologia, Vírus e bactérias, Professor de Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente doenças transmitidas pela picada de insetos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q896785 | Biologia, Vírus e bactérias, Professor de Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre a teníase e a cisticercose.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q896787 | Biologia, Sistema Respiratório Humano, Professor de Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente o movimento muscular durante a entrada de ar nos pulmões (inspiração).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q896788 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

“A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social (…)”


Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2018.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre a Educação Física de acordo com a BNCC.


( ) Cada prática corporal propicia ao sujeito o acesso a uma dimensão de conhecimentos e de experiências, aos quais ele não teria de outro modo.


( ) Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório.


( ) O movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo.


( ) Oferece apenas uma possibilidade para enriquecer a experiência de crianças, jovens e adultos na educação básica: o movimento.


( ) As práticas corporais são apenas aquelas realizadas dentro das obrigações laborais, domésticas, higiênicas e religiosas, nas quais os sujeitos se envolvem em função de propósitos específicos, com caráter instrumental.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q896789 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular (2018), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental.


“Focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário.”


A qual unidade temática o texto se refere?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q896790 | Pedagogia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

“Nas políticas públicas, regulamentos e documentos orientadores, encontra-se como parte integrante o cuidar e o educar na Educação Infantil”


Currículo Base da Educação Infantil do

Município de Chapecó (SC), 2023.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre o cuidar e o educar na Educação Infantil.


( ) O cuidado dispensado às crianças em ambientes educacionais limita-se ao escopo estritamente pedagógico.


( ) O cuidar como elemento indissociável da própria educação, implica em reconhecer apenas a atenção aos aspectos físicos dos bebês e das crianças pequenas.


( ) Cuidar é mais que um mero ato, é um modo de ser e de habitar o ambiente da Educação Infantil.


( ) O foco é voltado para a criança em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, no qual o cuidado se relaciona com a existência humana em relação ao outro.


( ) Cuidar e educar significa afirmar na educação infantil a dimensão de defesa dos direitos das crianças.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q896791 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

“Ao brincar, dançar, jogar, praticar esportes, ginásticas ou atividades de aventura, para além da ludicidade, os estudantes se apropriam das lógicas intrínsecas a essas manifestações, assim como trocam entre si e com a sociedade as representações e os significados que lhes são atribuídos. Por essa razão, a delimitação das habilidades privilegia oito dimensões de conhecimento”.


Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2018.


As dimensões que se referem ao conhecimento que possibilita ao estudante ter condições de realizar de forma autônoma uma determinada prática corporal e que se referem aos conhecimentos originados na observação e na análise das próprias vivências corporais e daquelas realizadas por outros são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q896792 | Pedagogia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

“No campo epistêmico da etapa da Educação Infantil, o olhar pesquisador e atento do professor é fundamental na observação de como as crianças interagem e investigam o mundo”.


Currículo Base da Educação Infantil do

Município de Chapecó (SC), 2023.


Analise as afirmativas abaixo sobre a Docência na educação infantil.


1. A intencionalidade pedagógica exercida pelo docente, em sala de aula, suscita promover oportunidades de compartilhamento dos saberes das crianças com os conhecimentos socio-historicamente produzidos.


2. No contexto da primeira etapa da Educação Básica, os professores assumem o cuidar e o educar, enfatizando sua importância e indissociabilidade.


3. O professor de Educação Física não abandonará o corpo e o movimento como seu objeto e deve olhar para a criança como ser individual, com conhecimentos próprios, que produz cultura e que possui características, as quais lhe são peculiares.


4. Durante as ações pedagógicas, é fundamental oferecer diferentes materiais e suportes para que sejam explorados durante o processo de criação e vivências, baseando-se sempre pelo ritmo de cada criança mais habilidosa e veloz.


5. Apenas os conhecimentos teóricos dos professores são necessários para consolidar sua prática pedagógica, proporcionando momentos que instiguem a curiosidade, a consciência coletiva e a colaboração das crianças.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q896793 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

“A riqueza de possibilidades da linguagem corporal revela um universo a ser vivenciado, conhecido, desfrutado […] pois, criança é sinônimo de movimento; movimentando-se ela se descobre, descobre o outro à sua volta e suas múltiplas linguagens”. (AYOUB, 2001)


Analise as afirmativas abaixo sobre o professor de Educação Física na educação infantil de acordo com o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023).


1. As aulas de Educação Física na educação infantil devem ser direcionadas partindo das experiências esportivas dos alunos.


2. Deve tratar pedagogicamente os temas relacionados à cultura corporal e às formas de expressão corporal.


3. Deve permitir a ampliação de vivências corporais, repletas de sentidos e significados sobre o corpo, sobre si e sobre o mundo.


4. Tem como premissa a formação esportiva para a representatividade da escola na comunidade.


5. Deve garantir vivências e experiências individuais e coletivas de interação, de manipulação de diferentes materiais, de exploração dos diversos espaços da instituição educativa.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q896794 | Pedagogia, PCN's, Professor de Educação Física, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País.


BRASIL, 1997.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) quanto a avaliação do processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física de acordo com os PCN’s.


( ) Deve se resumir a alguns testes de força, resistência e flexibilidade, medindo apenas a aptidão física do aluno.


( ) O conhecimento de jogos, brincadeiras e outras atividades corporais, suas respectivas regras, estratégias e habilidades envolvidas, o grau de independência para cuidar de si mesmo ou para organizar brincadeiras, a forma de se relacionar com os colegas, entre outros, são aspectos que permitem uma avaliação abrangente do processo de ensino e aprendizagem.


( ) Por meio da avaliação, docentes e discentes devem poder dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.


( ) A aptidão física é o único aspecto a ser avaliado e deve estar contextualizada dentro dos conteúdos e objetivos.


( ) Deve ser padronizada e a partir dessa, o professor deve esperar o mesmo resultado de todos os alunos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1016096 | Libras, Educação dos Surdos, Atendente Educacional Especializado, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

O planejamento do AEE em LIBRAS deve ser feito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.