Questões de Concursos Prefeitura de Contagem MG

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1Q857541 | Informática, Segurança da Informação, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

Suponha que uma entidade R (remetente) deseja enviar uma mensagem m para outra entidade D (destinatário) utilizando a internet. Para se comunicarem, R e D utilizam criptografia de chave pública. R+ e R são as chaves pública e privada de R, respectivamente, e D+ e D- são as chaves pública e privada de D, respectivamente.

A partir dessa situação, avalie o que se afirma.

I - Se R utilizar D+ para criptografar m, então D poderá utilizar D- para decriptar m.

II - Se R utilizar R+ para criptografar m, então D poderá utilizar D- para decriptar m.

III - Se R utilizar R- para criptografar m, então D poderá utilizar R+ para decriptar m.

IV - Se R utilizar D- para criptografar m, então D poderá utilizar R+ para decriptar m.

Está correto apenas o que se afirma em

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2Q2990 | Direito do Consumidor, Lei 8078 90, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

Sobre o chamado direito de arrependimento do consumidor, assinale a afirmativa CORRETA.
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3Q2997 | Direito do Consumidor, Lei 8078 90, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

A respeito da concessão de crédito ao consumidor, assinale a afirmativa INCORRETA.
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4Q2989 | Direito do Consumidor, Lei 8078 90, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

Sobre a proteção contratual do consumidor, assinale a afirmativa INCORRETA.
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5Q329972 | Segurança e Transporte, Direção Defensiva, Técnico, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Considerando o comportamento humano e a condução veicular, é correto afirmar, EXCETO:

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6Q2981 | Direito do Consumidor, Lei 8078 90, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

De acordo com as disposições gerais do CDC, analise as seguintes afirmativas.

I. Uma pessoa jurídica pode ser considerada consumidora para efeito de aplicação da
lei.
II. Um software não pode ser considerado produto nos termos da lei por não ser bem
material.
III. O produtor assim como o revendedor podem ser considerados fornecedores nos
termos da lei.
IV. Apenas excepcionalmente as relações trabalhistas podem ser consideradas relações
de consumo.

A análise permite concluir que estão CORRETAS apenas as afirmativas
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7Q2985 | Direito do Consumidor, Lei 8078 90, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

Sobre a responsabilidade dos fornecedores, analise as seguintes afirmativas e assinale
com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A garantia legal não se confunde com a garantia contratual.
( ) O comerciante é considerado fornecedor para todas as hipóteses de
responsabilização por danos ao consumidor.
( ) Os prestadores de serviços públicos não estão sujeitos à disciplina legal do CDC,
uma vez que se sujeitam a outras leis, como a lei de licitações, entre outras.
( ) A responsabilidade do fornecedor por seus produtos ou serviços independe da
comprovação de culpa pelo evento danoso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
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8Q2980 | Direito do Consumidor, Lei 8078 90, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

Em um de seus dispositivos iniciais, o CDC reconhece a vulnerabilidade do consumidor em suas relações com o fornecedor de produtos ou serviços. A respeito do princípio da vulnerabilidade, assinale a afirmativa INCORRETA.
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9Q2986 | Direito do Consumidor, Lei 8078 90, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

Sobre os prazos previstos no CDC, assinale a afirmativa INCORRETA.
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10Q2991 | Direito do Consumidor, Lei 8078 90, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

Sobre a disciplina das cláusulas abusivas, pode-se afirmar
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11Q856619 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

No artigo 37 da Constituição Federal há um princípio do qual decorrem dois aspectos: o primeiro indica a obrigatoriedade de que a administração pública tenha como norte o interesse público; o segundo determina a abstração da subjetividade.

Esse princípio constitucional, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, justifica que a redação oficial deve ter como atributo(s)

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12Q2988 | Direito do Consumidor, Lei 8078 90, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

Sobre a disciplina das práticas comerciais abusivas e da cobrança de dívidas, assinale a afirmativa CORRETA.
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13Q847397 | Direito Empresarial e Comercial, Falência e Recuperação de Empresas, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

A decretação da falência pressupõe um pedido devidamente fundamentado com base em algumas das hipóteses legais previstas na Lei 11.101/05. Nesse sentido, avalie as afirmações sobre os fundamentos que podem embasar o pedido de falência no direito brasileiro.

I - Independentemente do fundamento invocado pelo autor do pedido, este tem o ônus de comprovar a insolvência econômica do réu, que se caracteriza com a demonstração contábil de que o ativo do devedor é insuficiente para pagar o seu passivo.

II - Conforme a Lei 11.101/05, a falência pode ser decretada com base na insolvência confessada pelo próprio devedor, no pedido de autofalência, assim como pela presunção de insolvência, que se verifica na impontualidade injustificada, na execução frustrada ou na prática dos chamados atos de falência.

III - O credor de uma duplicata mercantil devidamente protestada para fins falimentares, no valor atualizado e equivalente a 30 (trinta) salários mínimos, que não foi paga no vencimento, sem relevante razão de direito, tem um título idôneo para embasar o pedido de falência do respectivo devedor, mesmo sem ter promovido a execução individual anteriormente.

IV- A chamada execução frustrada, hipótese prevista no artigo 94, inciso II, da Lei 11.101/05, caracteriza-se quando o devedor, em um cumprimento de sentença ou em uma ação autônoma de execução, é citado para realizar o pagamento de quantia líquida, porém não paga, não deposita e não nomeia à penhora bens suficientes dentro do prazo legal.

V- O devedor que comprovadamente simulou a transferência do principal estabelecimento com o objetivo de burlar a legislação, a fiscalização ou para prejudicar algum credor praticou ato que gera a presunção da sua insolvência e que autoriza a decretação da falência, nos termos da Lei 11.101/05.

Está correto apenas o que se afirma em

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14Q3001 | Português, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

Texto associado.

(1) João Guimarães Rosa
Justificam-se o pasmo e o trauma de toda a opinião pública [...]‖ (linhas 3-4)

As palavras sublinhadas exercem, nessa oração, uma função de
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15Q848388 | Economia, Setor Público, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A alocação dos recursos na oferta dos “bens públicos puros” só ocorrerá por meio da interferência governamental


PORQUE

II - a característica da individualidade desses bens inviabiliza sua oferta pelo setor privado, que seguramente não conseguiria vendê-los no mercado.

A respeito das asserções é correto afirmar que

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16Q2983 | Direito do Consumidor, Lei 8078 90, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

Podem ser considerados direitos básicos do consumidor, em conformidade com a lei, EXCETO
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17Q2978 | Direito do Consumidor, Lei 8078 90, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

Sobre a Lei n. 8.078/90, conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC), é CORRETO afirmar
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18Q541162 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

A respeito da composição analítica simplificada do custo de um serviço, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

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19Q848165 | Direito Empresarial e Comercial, Teoria Geral do Direito Empresarial, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

“A” alienou seu estabelecimento empresarial para “B” no dia 07 de outubro de 2019. O contrato de trespasse foi devidamente averbado na Junta Comercial em 28 de outubro de 2019 e publicado na Imprensa Oficial no dia 04 de novembro de 2019. Porém, com a transferência do estabelecimento, não restaram ao alienante bens suficientes para solver o seu passivo. Além disso, a escrituração do alienante estava irregular, sendo que alguns débitos constituídos antes da publicação do contrato de trespasse não estavam regularmente contabilizados. Por fim, o contrato entabulado entre as partes foi omisso sobre a possibilidade de o alienante reestabelecer-se em outra empresa destinada ao mesmo ramo de atividade daquele que foi objeto da negociação.

Com base nesse caso hipotético e considerando-se as regras dispostas no Código Civil sobre o estabelecimento empresarial, é correto afirmar que

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20Q852741 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

Uma empresa apresentava os seguintes saldos em seu patrimônio líquido, em 31/12/2018:

Capital social: R$ 600.000,00

Reserva de lucros: R$ 120.000,00

No exercício de 2019, a empresa apurou lucro líquido no valor de R$ 50.000,00, distribuiu dividendos no valor de R$ 15.000,00 e destinou o restante do lucro líquido para a reserva de lucros.

Com base apenas nessas informações, o valor do patrimônio líquido da empresa em 31/12/2019, em R$, é de

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