Questões de Concursos Prefeitura de Criciúma SC

Resolva questões de Prefeitura de Criciúma SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1076480 | Legislação de Trânsito, Habilitação Na Legislação de Trânsito, Motorista Socorrista, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

O motorista que deseja ser condutor de ambulância deverá ter alguns pré-requisitos. Conforme o CTB, são requisitos para o cargo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q891904 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

A dengue, doença febril aguda capaz de provocar quadros de saúde assintomáticos ou graves, não é uma doença nova e pouco conhecida no Brasil. A primeira epidemia documentada laboratorialmente ocorreu em Boa Vista, no estado de Roraima, nos anos de 1981 e 1982. A doença ocorre de forma contínua, apresentando-se como endêmica, com períodos de epidemia. São sinais e sintomas causados pela dengue, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1076481 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista Socorrista, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Os veículos prestadores de serviço de emergência, conforme legislação, gozam de livre parada e estacionamento, observada a seguinte disposição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q891905 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa de relevante interesse à saúde coletiva devido à complexidade de mapeamento de casos e de tratamento. Analise as assertivas abaixo sobre a doença, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em um ano, uma pessoa com tuberculose pulmonar sem tratamento pode infectar de 10 a 15 pessoas em uma comunidade.
( ) Após 15 dias do início do tratamento, o risco de transmissibilidade da doença é bastante reduzido.
( ) O Bacilo de Koch, bactéria responsável pela tuberculose, é sensível à luz solar.
( ) A tuberculose afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos como rins, intestino, útero, ossos e até meninges.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1076482 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista Socorrista, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

A legislação permite o uso de sinal sonoro em veículos de emergência quando em atendimento, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q891906 | Enfermagem, Infecções Sexualmente Transmissíveis IST, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

A notificação compulsória de doenças e agravos, realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), permite que as autoridades de saúde tenham conhecimento da situação de saúde da população, a fim de direcionar as políticas públicas no sentido de ampliar a atenção aos casos que apresentem potencial de disseminação, bem como de mensurar a magnitude, a gravidade e a severidade de determinada doença. São doenças, eventos ou agravos de notificação compulsória, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1076483 | Legislação de Trânsito, Sinalização de Trânsito, Motorista Socorrista, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Conforme o CTB, os sinais sonoros são representados pelos silvos do apito e gestos de um agente de trânsito. O que significa um silvo longo e um breve?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q891907 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Conjunto de medidas que envolve o comportamento dos profissionais de saúde que, na ausência de barreiras físicas, previne a contaminação cruzada entre ambientes sujos e limpos. O trecho refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q891908 | Enfermagem, Doenças Ocupacionais, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Recentemente adicionado à lista de doenças relacionadas ao trabalho, é um distúrbio emocional com sintomas de esgotamento físico, estresse e exaustão extrema, relacionado ao excesso de trabalho ou resultante de situações vivenciadas no trabalho. O trecho refere-se ao(à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1076485 | Legislação de Trânsito, Sinalização de Trânsito, Motorista Socorrista, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Da sinalização de trânsito, deve-se ter como princípio básico, na concepção e na implantação, as condições de sua percepção. Seguindo esse conceito, são princípios da sinalização de trânsito, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q891909 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

O Diabetes Melito (DM) é um distúrbio metabólico, multifatorial, caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na ação e/ou produção de insulina. O diabetes _________________ é uma das doenças crônicas mais comuns na infância, onde há completa deficiência na produção de insulina pela destruição autoimune das células betapancreáticas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1076486 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista Socorrista, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Conforme o artigo 40 do CTB, a alternância de luzes baixa e alta é permitida em algumas situações de alerta, EXCETO no caso de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q891910 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Condição crônica é aquela que exige ações contínuas, proativas e integradas do sistema de atenção à saúde devido ao longo ou permanente curso da doença. O portador da doença crônica detém protagonismo no sentido de aderir ao tratamento e efetivo controle da doença. Qual das doenças abaixo NÃO é uma doença crônica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1076487 | Legislação de Trânsito, Infrações, Motorista Socorrista, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Segundo o CTB, o condutor que tem seu veículo imobilizado na via por falta de combustível (popularmente conhecido por “pane seca”) está cometendo que tipo de infração?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q891911 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

A dor é uma experiência desagradável, seja psíquica ou sensorial. A importância da dor é tamanha que já há consenso mundial para que ela se torne o 5º sinal vital a ser avaliado. A analgesia tem o objetivo de eliminar a dor. Segundo o protocolo da escada analgésica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para manejo da dor com esquema medicamentoso, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Dor leve.
2. Dor moderada.
3. Dor intensa.

Coluna 2
( ) Analgésicos não opioides.
( ) Opioide forte.
( ) Opioide fraco.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1076488 | Legislação de Trânsito, Habilitação Na Legislação de Trânsito, Motorista Socorrista, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Conforme o CTB, a Carteira Nacional de Habilitação Categoria A (CNH A) NÃO permite ao condutor habilitado dirigir veículo do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q891912 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Dor que se apresenta de maneira superficial, em queimação, choque, amortecimento, com prurido e/ou sensação de agulhada, alfinetada. Ocorre quando há lesão ou doença que acomete o sistema nervoso somatossensitivo como, por exemplo, no diabetes ou no herpes-zóster. Qual é a denominação desse tipo de dor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1076489 | Legislação de Trânsito, Penalidades, Motorista Socorrista, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

A cassação da CNH por embriaguez é uma punição grave e severa do CTB e ocorre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q891913 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma situação vivenciada em diversos cenários, e o profissional de saúde deve estar em constante atualização acerca do tema. Os protocolos trazem como primeira ação, após identificar a PCR, solicitar ajuda e depois proceder à reanimação. Quanto à identificação da PCR, são sinais típicos dessa urgência em saúde, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.