Questões de Concursos Prefeitura de Cubatão SP

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1002242 | Direito Constitucional, Ordem Social, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Nos termos do Art. 227, da Constituição Federal, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2 Q1004255 | Matemática, Álgebra, Matemática, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A função f(x) = - x² + 8x - 14 define o trajeto, em metros, de uma bola chutada por Joaquim em seu quintal. Quando a bola alcançou seu ponto mais alto, atingiu a janela da casa. Qual foi a altura máxima que a bola atingiu?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3 Q1002246 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Com base na Resolução CNE/CP nº 2/17, e nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pela BNCC no âmbito da Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4 Q1004256 | Matemática, Porcentagem, Matemática, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Uma comunidade pretende arrecadar R$50.000,00 para cobrir os custos da construção de um centro cultural. Nos primeiros 3 meses, conseguiu atingir 40% da meta. Nos 2 meses seguintes, a arrecadação aumentou em 25% em relação ao total já arrecadado. Quanto ainda falta para atingir a meta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5 Q1004168 | Pedagogia, Gestão Democrática, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Em uma escola situada em um contexto sociocultural diverso, o coordenador pedagógico Luís percebeu a necessidade de tornar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) mais inclusivo e representativo das diferentes realidades dos alunos. Para isso, ele propôs um processo de revisão que considerasse as vozes de todos os segmentos da comunidade escolar. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta.
I. Incorporar a diversidade cultural e social no PPP contribui para práticas pedagógicas mais inclusivas e contextualizadas.
II. O PPP deve ser um documento padronizado em todas as escolas para garantir a uniformidade do sistema educacional.
III. A participação dos alunos na elaboração do PPP não é recomendada, pois eles não possuem maturidade suficiente para contribuir com o processo.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6 Q1004181 | Noções de Informática, Microsoft Word, Assistente de Direção, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

O Microsoft Word e o Microsoft Excel possuem ferramentas que auxiliam na organização e análise de dados, como a criação de tabelas e a utilização de fórmulas. Acerca dessas ferramentas, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) No Microsoft Word, é possível inserir uma tabela no documento, mas não é possível realizar cálculos simples com os dados inseridos na tabela.
(__) No Microsoft Excel, a função "SOMA" permite somar os valores de um intervalo de células, mas não é possível somar valores de células individuais.
(__) No Microsoft Word, é possível ordenar os dados de uma tabela em ordem alfabética ou numérica, utilizando a ferramenta "Classificar".
(__) No Microsoft Excel, é possível filtrar os dados de uma planilha para exibir apenas as linhas que atendem a critérios específicos, utilizando a ferramenta "Filtrar".

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7 Q1004290 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre "O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo dança em aulas de Educação Física na perspectiva crítica" por Lívia Tenorio Brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

I. Sobre a Conjuntura social e hegemonia neoliberal na educação pública, o texto aborda como a escola, situada dentro das políticas educacionais públicas, está influenciada pela hegemonia neoliberal. Esse modelo reduz o papel do Estado em políticas sociais, privilegiando a concentração de poder e recursos no capital, enquanto limita a proteção social e o trabalho. O conceito de "Estado mini-max", conforme SADER (1999), destaca a necessidade de um Estado democrático que priorize a inclusão social e garanta os direitos básicos de cidadania.
II. Sobre Crise educacional sob o viés neoliberal, o texto cita GENTILI (1996) que argumenta que a crise educacional é redefinida pelo neoliberalismo como um problema de gestão, centrado na falta de eficiência e produtividade dos sistemas educacionais. Essa perspectiva desvia o foco da universalização do acesso à educação para uma abordagem gerencial, adotando práticas e conceitos empresariais. A qualidade total e a empregabilidade tornam-se os principais indicadores, com estratégias muitas vezes importadas de organismos internacionais como o Banco Mundial.
III. Sobre a educação Física e dança como conhecimento no currículo escolar, no contexto concreto da escola pública, o texto reflete sobre a formação e o currículo, articulando esses elementos à prática da Educação Física e ao conteúdo de dança como conhecimento reconhecido. Essa abordagem destaca a importância de integrar disciplinas e práticas que promovam uma formação mais ampla e que valorizem o conteúdo cultural e social, em oposição à lógica reducionista de empregabilidade.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8 Q1004276 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Ciências, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Unidade Temática Vida e Evolução, nos objetos de conhecimentos: os mecanismos reprodutivos e sexualidade, são estudados pelos alunos de Ensino Fundamental − anos finais, em qual etapa? Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9 Q1002244 | Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, Lei n 325 de 1959, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca das regras da nomeação, constantes do Estatuto dos Funcionários Públicos de Cubatão, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10 Q1004550 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A obra A oralidade no ensino de línguas estrangeiras (2022) de PINHO destaca uma abordagem pedagógica que valoriza a oralidade no ensino de línguas estrangeiras por meio de tarefas que simulam situações reais de uso da língua. Essa abordagem visa desenvolver a competência comunicativa dos aprendizes de forma prática e contextualizada. Estamos falando da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.