Questões de Concursos Prefeitura de Cubatão SP

Resolva questões de Prefeitura de Cubatão SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1002240 | Noções de Informática, Correio Eletrônico cliente de email e webmail, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A internet e as ferramentas do Microsoft Office (versões 2013 e 2016) oferecem recursos para a comunicação e o compartilhamento de informações. Analise as afirmativas a seguir.

I. O Microsoft Outlook permite o envio e recebimento de emails, o agendamento de compromissos e o gerenciamento de contatos, facilitando a comunicação profissional.

II. A internet possibilita a realização de videoconferências, reuniões online e cursos a distância, expandindo as possibilidades de interação e aprendizagem.

III. O Microsoft PowerPoint permite a criação de apresentações de slides com animações, transições e efeitos sonoros, mas não permite a inserção de vídeos nas apresentações.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1004288 | Educação Física, Orientações Curriculares de Ensino da Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), desenvolveu uma política inovadora para a Educação Física Escolar nas Escolas de Tempo Integral (ETI), com o objetivo de atender aos desafios da educação integral. Sobre os conteúdos e objetivos dessa política, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1004544 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Considerando o pensamento de MOITA na obra Inglês no Mundo Contemporâneo: Ampliando Oportunidades Sociais por Meio da Educação (2005), julgue as sentenças abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).

1.(__) O ensino de inglês, segundo o autor, precisa ser situado no panorama local e global. Isso significa considerar as realidades dos alunos, suas necessidades específicas e o impacto da língua inglesa em suas vidas.
2.(__) Ele sugere que as práticas pedagógicas devem estimular os alunos a questionarem o uso da língua em discursos midiáticos, políticos e econômicos, entendendo suas implicações para a construção de identidades e relações de poder.
3.(__) Segundo ele, ensinar inglês dessa forma reduz a língua a uma ferramenta de comunicação, ignorando sua carga simbólica e política.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1002241 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 7853, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca dos conceitos trazidos pela Lei n. 13.146/15, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) Desenho universal são adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais.
(__) Mobiliário urbano são quaisquer componentes de obras de urbanização, tais como os referentes a pavimentação, saneamento, encanamento para esgotos, distribuição de energia elétrica e de gás, iluminação pública, serviços de comunicação, abastecimento e distribuição de água, paisagismo e os que materializam as indicações do planejamento urbanístico.
(__) Barreiras urbanísticas são as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.
(__) Barreiras arquitetônicas são as existentes nos edifícios públicos e privados.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1004289 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Física, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A obra Da Cultura do Corpo, de Jocimar Daolio, apresenta reflexões antropológicas sobre a Educação Física escolar, abordando como as concepções de corpo, cultura e cidadania influenciam a prática docente. Sobre os conceitos discutidos na obra, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1004545 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

De acordo com Flávia Matias Silva em Letramento crítico e o ensino de língua inglesa (2018), o desenvolvimento do senso crítico nas aulas de inglês envolve práticas que integram cidadania e leitura crítica do mundo. Sobre as implicações do letramento crítico para o ensino de inglês, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1002242 | Direito Constitucional, Ordem Social, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Nos termos do Art. 227, da Constituição Federal, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1004290 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre "O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo dança em aulas de Educação Física na perspectiva crítica" por Lívia Tenorio Brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

I. Sobre a Conjuntura social e hegemonia neoliberal na educação pública, o texto aborda como a escola, situada dentro das políticas educacionais públicas, está influenciada pela hegemonia neoliberal. Esse modelo reduz o papel do Estado em políticas sociais, privilegiando a concentração de poder e recursos no capital, enquanto limita a proteção social e o trabalho. O conceito de "Estado mini-max", conforme SADER (1999), destaca a necessidade de um Estado democrático que priorize a inclusão social e garanta os direitos básicos de cidadania.
II. Sobre Crise educacional sob o viés neoliberal, o texto cita GENTILI (1996) que argumenta que a crise educacional é redefinida pelo neoliberalismo como um problema de gestão, centrado na falta de eficiência e produtividade dos sistemas educacionais. Essa perspectiva desvia o foco da universalização do acesso à educação para uma abordagem gerencial, adotando práticas e conceitos empresariais. A qualidade total e a empregabilidade tornam-se os principais indicadores, com estratégias muitas vezes importadas de organismos internacionais como o Banco Mundial.
III. Sobre a educação Física e dança como conhecimento no currículo escolar, no contexto concreto da escola pública, o texto reflete sobre a formação e o currículo, articulando esses elementos à prática da Educação Física e ao conteúdo de dança como conhecimento reconhecido. Essa abordagem destaca a importância de integrar disciplinas e práticas que promovam uma formação mais ampla e que valorizem o conteúdo cultural e social, em oposição à lógica reducionista de empregabilidade.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1004546 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Com base no conceito de "desestrangeirização" apresentado por Flavius Almeida dos Anjos em O inglês como língua franca global da contemporaneidade (2016), julgue as sentenças abaixo como (V) para verdadeiras ou (F), para falsas.

1.(__) O conceito de "desestrangeirização" enfatiza o uso do inglês como ferramenta para conectar-se a contextos locais e globais, rompendo com a ideia de língua "estrangeira".
2.(__) O objetivo principal da "desestrangeirização" é reduzir o papel do inglês como língua de comunicação intercultural.
3.(__) A "desestrangeirização" é uma abordagem que propõe o ensino de inglês à comunicação funcional, para além dos contextos culturais e históricos.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1002243 | Direitos Humanos, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca das regras de acessibilidade previstas no Decreto nº 6.949/09, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) Os Estados Partes tomarão medidas apropriadas para promover o acesso de pessoas com deficiência a novos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, exceto à Internet.
(__) Os Estados Partes tomarão medidas apropriadas para desenvolver, promulgar e monitorar a implementação de normas e diretrizes mínimas para a acessibilidade das instalações e dos serviços abertos ao público ou de uso público.
(__) Os Estados Partes tomarão medidas apropriadas para assegurar que as entidades privadas que oferecem instalações e serviços abertos ao público ou de uso público levem em consideração todos os aspectos relativos à acessibilidade para pessoas com deficiência.
(__) Os Estados Partes tomarão medidas apropriadas para proporcionar, a todos os atores envolvidos, formação em relação às questões de acessibilidade com as quais as pessoas com deficiência se confrontam.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1004291 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Física, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Com base no artigo A ressignificação do corpo pela Educação Física Escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade, de Gonçalves e Azevedo, avalie as seguintes afirmações sobre a Educação Física e o corpo no contexto escolar.

I. A Educação Física deve se limitar a reproduzir práticas tradicionais, valorizando a visão do corpo como instrumento de rendimento físico e atlético.
II. O corpo, enquanto fenômeno social, cultural e biológico, é influenciado pela tecnologia e pelos discursos sociais que reforçam estereótipos e práticas de controle.
III - A Educação Física escolar deve contribuir para a formação crítica do aluno, promovendo a conscientização, o respeito às diferenças e a valorização do corpo como elemento de identidade.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1004547 | Linguística, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A abordagem proposta por Rajagopalan em Por uma linguística crítica (2000) estabelece conexões entre linguagem, ideologia e poder. Sobre os fundamentos dessa perspectiva, assinale a alternativa que melhor reflete os conceitos centrais da obra.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1002244 | Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, Lei n 325 de 1959, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca das regras da nomeação, constantes do Estatuto dos Funcionários Públicos de Cubatão, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1004548 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Inglesa, julgue as sentenças abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).

1.(__)O eixo Conhecimentos linguísticos consolida-se pelas práticas de uso, análise e reflexão sobre a língua, sempre de modo contextualizado, articulado e a serviço das práticas de oralidade, leitura e escrita.
2.(__)A proposição do eixo Dimensão intercultural nasce da compreensão de que as culturas, especialmente na sociedade contemporânea, estão em contínuo processo de interação e (re)construção.
3.(__)Do ponto de vista metodológico, a apresentação de situações de leitura organizadas em pré-leitura, leitura plena e pós-leitura deve ser vista como potencializadora dessas aprendizagens de modo contextualizado e significativo para os estudantes, na perspectiva de um dimensionamento das práticas e competências leitoras já existentes, especialmente em língua franca.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1002245 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Considerando as disposições constantes do Currículo Paulista, analise as afirmativas a seguir.

I. O Currículo Paulista considera a Educação Integral como a base da formação dos estudantes do Estado, independente da rede de ensino que frequentam e da jornada que cumprem.
II. Outro pressuposto da Educação Integral é o de que nem todo o espaço escolar é espaço de aprendizagem, aberto à ampliação dos conhecimentos dos estudantes.
III. Os espaços de aprendizagens se limitam àqueles situados no interior da escola.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1004549 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Segundo Luiz Paulo Moita Lopes, em Inglês no Mundo Contemporâneo: Ampliando Oportunidades Sociais por Meio da Educação (2005), o ensino de língua inglesa deve considerar seu papel no enfrentamento de desigualdades sociais. Sobre as práticas pedagógicas sugeridas por Moita Lopes, analise as afirmativas e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1002246 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Com base na Resolução CNE/CP nº 2/17, e nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pela BNCC no âmbito da Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1004550 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A obra A oralidade no ensino de línguas estrangeiras (2022) de PINHO destaca uma abordagem pedagógica que valoriza a oralidade no ensino de línguas estrangeiras por meio de tarefas que simulam situações reais de uso da língua. Essa abordagem visa desenvolver a competência comunicativa dos aprendizes de forma prática e contextualizada. Estamos falando da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1002247 | Pedagogia, Lei n 8069 de 1990, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre os direitos à liberdade, respeito e dignidade das crianças e adolescentes, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmativas a seguir.

I. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

II. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

III. É dever apenas da família zelar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1004551 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre o conceito de Inglês como Língua Franca (ILF), abordado por Flavius Almeida dos Anjos em O inglês como língua franca global da contemporaneidade (2016), é possível identificar desafios e propostas pedagógicas que questionam as abordagens tradicionais de ensino de língua inglesa. Tendo isso em vista, assinale a alternativa que melhor reflete as implicações do ILF no contexto educacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.