Questões de Concursos: Prefeitura de Esmeraldas MG

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1 Q903683 | Pedagogia, Multiculturalismo e Educação, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A presença do multiculturalismo tem desafiado os processos educacionais escolares para a educação intercultural, na perspectiva de superação das práticas pedagógicas monoculturalistas, etnocêntricas e excludentes. A pedagogia monocultural torna-se responsável, em um sentido metafórico, pela construção dos “muros escolares”, dos muros da igualdade nas desigualdades, dos preconceitos, das discriminações, das supervalorizações de alguns conhecimentos em detrimento de outros, dos processos competitivos, classificatórios e excludentes e da violência. Desse modo, a proposta da educação intercultural, em uma sociedade contraditória e conflitiva protagonizada pelos conflitos estruturantes (de classe), impulsiona a reinvenção dos processos educacionais como força contra-hegemônica e de resistência, na ousadia de romper com os “muros hegemônicos”. Assim, o educador com perfil da educação intercultural visa:

2 Q903697 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica: SAEB, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Os indicadores são uma medida, uma expressão quantitativa que representa uma situação complexa da realidade, apresentada na forma de médias, índices, proporções, distribuições. Um indicador está sempre empiricamente referido, indicando mudanças desejadas (metas de planejamento) ou alterações que estão se processando na realidade, em diferentes regiões, grupos, períodos de tempo. As avaliações de larga escala, como o SAEB e a Prova Brasil, são aplicadas para estabelecer indicadores para a educação. (Koetz; Werle; Martins, 2015, p. 108.)

Quanto ao uso de indicadores na escola, é INCORRETO afirmar que:

3 Q903712 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Para pensar sobre o tratamento e a prevenção da dependência química, é importante entender inicialmente que uma substância psicoativa é qualquer substância química que ao ser ingerida modifica uma ou várias funções do sistema nervoso central, produzindo efeitos psíquicos e comportamentais. (DALGALARRONDO, Paulo 2008 p. 344.)
Sobre a dependência à substâncias psicoativas, é correto afirmar que:

4 Q903729 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Considerando o processo de implementação de um programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), qual é o principal desafio dessa implementação em uma organização?

5 Q903684 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A educação, cuja função social consiste em transmitir o conhecimento produzido, a cultura e demais características que perpassam a sociedade em um determinado momento, integra o desenvolvimento das sociedades humanas como pode ser observado na historiografia. A educação retrata as contradições presentes nas diferentes sociedades ao longo da construção da história. Lugar marcado pelo cultivo de ideologias, pelo surgimento de novas ideias, mas também pela reprodução de ideais conservadores, a educação exerce um papel essencial nos acontecimentos históricos produzidos pelo homem que transformam a sociedade. Ao mesmo tempo, a própria educação é influenciada pelas mudanças que ocorrem nas relações sociais e nas forças de produção, uma vez que, na perspectiva do materialismo histórico, as ideias são fabricadas pela economia e pela sociedade, tendo como consequência a modificação das práticas humanas. Assim, as ideias são o reflexo das relações econômicas e sociais. A condição social do homem influencia diretamente sua consciência e seu modo de pensar. (Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)
Considerando os períodos históricos da educação no Brasil citados a seguir, relacione-os com suas respectivas características.

1. Período Imperial (1822-1889).
2. República Velha (1889-1929).
3. Segunda República (1930-1936).
4. República Nova (1946-1963).
5. Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

( ) Foi decretada a Reforma Benjamin Constant; sua principal função era a garantia de liberdade e laicidade do ensino e a gratuidade da escola primária de acordo com a orientação do texto constitucional.
( ) Foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases – Lei nº 4.024, prevalecendo as reivindicações da Igreja Católica e dos donos de estabelecimentos particulares de ensino no confronto com os que defendiam o monopólio estatal para a oferta da educação aos brasileiros.
( ) D. Pedro I proclama a Independência do Brasil e outorga a primeira Constituição Brasileira. O Art. 179 desta Lei Magna dizia que a “instrução primária é gratuita para todos os cidadãos”. A Constituição da República consagrou o sistema dual de ensino e oficializou a distância entre a educação da classe dominante e a educação do povo.
( ) Foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública; o governo provisório sanciona decretos organizando o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda inexistentes. Tais decretos ficaram conhecidos como “Reforma Francisco Campos”, onde um grupo de educadores conduziu a Nação ao “Manifesto dos Pioneiros”, um documento muito importante com o objetivo de inovar o sistema educacional brasileiro.
( ) Período que causou grandes perdas marcadas pela burocratização do ensino público, por teorias e métodos pedagógicos que buscavam restringir a autonomia dos educadores e educandos, mas, por outro lado, também teve grandes conquistas, como as modificações na Lei de Diretrizes e Bases. As reformas visavam atrelar a educação brasileira ao modelo de educação norte-americano e foram precedidas por um acordo entre o Ministério da Educação e Cultura.

A sequência está correta em

6 Q903725 | Psicologia, Psicologia Hospitalar, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Ana, 55 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), com hemiplegia e hemiparesia do lado direito e diminuição da sensibilidade no lado direito, além de ter afetado sua capacidade de linguagem. Com esse quadro, ela tem dificuldade em encontrar palavras, formar frases coerentes e compreender o que os outros dizem, sugerindo afasia de Broca. Refere-se a uma característica típica da afasia de Broca:

7 Q903708 | Psicologia, Gestalt, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Wolfgang Kohler (1887-1967) foi o porta-voz do movimento da Gestalt. Seus livros, escritos com cuidado e precisão, tornaram-se trabalhos-padrão na psicologia da Gestalt. Os estudos de física realizados com Max Planck convenceram Kohler de que a psicologia devia aliar-se à física e que as Gestalten (formas ou padrões) ocorriam não apenas na física, como também na psicologia. (SCHULTZ, Duane P. & Schultz 2006 p. 324.)
Sobre a teoria da Gestalt mencionada anteriormente, é INCORRETO afirmar que:

8 Q882485 | Pedagogia, Educação, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Ética e cidadania são conceitos fundamentais para a convivência em sociedade, orientando as ações dos indivíduos e a formação de uma coletividade justa e harmoniosa. Sobre noções de ética e cidadania, assinale a afirmativa INCORRETA.

9 Q903687 | Pedagogia, Temas Contemporâneos: bullying, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

As diferentes manifestações de violência urbana têm importância crescente na sociedade brasileira. Por se caracterizarem como um fato social que abrange a sociedade como um todo, acabam por atingir também o espaço escolar, se expressando no seu cotidiano por meio de preconceitos, intolerâncias e outras expressões. A violência atinge os territórios do entorno da escola e, por extensão, também se estende para dentro da escola em proporções crescentes. Na realidade brasileira, as relações estabelecidas na comunidade escolar no desenvolvimento das atividades pedagógicas estão permeadas, de modo contundente ou sutil, por variadas formas de violência, reproduzindo a vida social extramuro escolar. A violência escolar tem suscitado investigações não apenas em razão da contradição que ela representa em relação à missão educativa da escola, mas também pelas consequências a longo prazo que dela podem decorrer. (Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: julho de 2024.)
Considerando as investigações sobre o bullying, os pesquisadores identificam inúmeros prejuízos às pessoas envolvidas nessas situações, já que não é somente quem sofre as agressões que se vê prejudicado. Só consideradas de consequências nocivas de bullying, EXCETO:

10 Q903723 | Psicologia, CID10 e DSM, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Em um centro de atendimento especializado em autismo, o psicólogo coordena um grupo de apoio para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O grupo reúne pais que enfrentam desafios relacionados à educação, comunicação e adaptação de seus filhos. Essa profissional utiliza estratégias de intervenção em grupo para apoiar os pais. Trata-se de uma característica comum dos grupos vivenciais nesse contexto:
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