Questões de Concursos Prefeitura de Esteio RS

Resolva questões de Prefeitura de Esteio RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q901925 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Para Luckesi, avaliar é um ato amoroso, no sentido que por si só a avaliação deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q903782 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Infantil 36h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Na Educação Infantil, o processo de aprendizagem é essencialmente lúdico, pois a criança aprende e se desenvolve através do brinquedo. Na brincadeira, o movimento do corpo é uma das formas na qual a criança se expressa. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q901964 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em um esforço para criar um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, a equipe pedagógica da escola Harmonia implementou o programa “Escola sem Violência”. O programa, em vigor há seis meses, apresenta resultados positivos, com uma redução significativa de casos de violência física e verbal entre os alunos. Com base no exposto sobre quais ações contribuíram para o sucesso do programa, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Criação de um canal de comunicação anônimo para denúncias de casos de violência.
( ) Realização de palestras e workshops sobre temas como empatia, resolução de conflitos e respeitoà diversidade.
( ) Implementação de medidas punitivas rigorosas para os alunos envolvidos em atos de violência.
( ) Capacitação dos professores para lidar com situações de conflito de forma pacífica e construtiva.
( ) Promoção de atividades extracurriculares que incentivam a competição entre os alunos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q901917 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Pedro, aluno do 1º ano do Ensino Médio, precisou ausentar-se da aula em um determinado dia, pois, segundo os preceitos de sua religião, era vedado o exercício de tais atividades. De acordo com a LDBen, quanto às medidas que a escola deve tomar nesse caso, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Aplicar prova ou aula de reposição obrigatoriamente no mesmo dia da aula em que faltou, porém, em outro turno.
( ) Realizar trabalho ou pesquisa, com tema, objetivo e data definidos pela escola.
( ) A oferta alternativa não precisa seguir necessariamente os parâmetros curriculares e plano de aula do dia da falta.
( ) O cumprimento das formas de prestação alternativa substituirá a obrigação original para todos os efeitos, inclusive regularização do registro de frequência.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q901966 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em uma reunião individual, um gestor deseja abordar com um professor a questão de seus frequentes atrasos para as aulas. Qual é a melhor maneira de proceder, utilizando os princípios da comunicação não violenta (CNV)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q901919 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação à aprendizagem personalizada, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A personalização, do ponto de vista dos alunos, é o movimento de construção de trilhas que façam sentido para cada um.
( ) A personalização, do ponto de vista do educador e da escola, é quando o aluno procura respostas para suas inquietações mais profundas e pode relacioná-las com seu projeto de vida e sua visão de futuro.
( ) A personalização, do ponto de vista do educador e da escola, é o movimento de ir ao encontro das necessidades e interesses dos estudantes e de ajudá-los a desenvolver todo o seu potencial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q901945 | Pedagogia, PCN's, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais, sobre como o professor pode realizar a avaliação, analise a sentença abaixo:
Com base em: observação sistemática, que consiste em acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos (1ª parte); análise das produções dos alunos, considera a variedade de produções realizadas pelos alunos, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas (2ª parte); atividades específicas para a avaliação, nas quais os alunos devem ter objetividade ao expor sobre um tema, ao responder um questionário (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q901946 | Pedagogia, PCN's, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação aos critérios de avaliação, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q901934 | Informática, Webemail Hotmail, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

No correio eletrônico do Gmail, é possível efetuar algumas alterações no layout da caixa de entrada. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q903783 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Infantil 36h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

“Miguel (15 meses), segurando uma latinha pequena em altura, apanhou uma bola de pingue-pongue, colocou-a na lata e fez com ela um movimento circular que produzia um zunido, observando com atenção a maneira como a bola girava. Aumentou a velocidade do movimento circular e a bola saltou da lata. Ele recuperou a bola e repetiu o processo” (Goldschmied e Jackson, 2006). Essa descrição ilustra como a criança tem tempo e espaço para brincar. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


I. Além do prazer que a criança tem com os materiais para brincar, o brincar heurístico pode ter um papel muito importante no desenvolvimento da habilidade de concentração.


II. O docente deve criar espaço e tempo para fomentar o brincar heurístico, oportunizando que a criança, com os diferentes objetos disponíveis, selecione, compare, discrimine, arrume em série, faça diferentes movimentos com habilidade de manipulação crescente e satisfação.


III. É importante que o docente entenda o objetivo que ampara esse tipo de brincar, que propõe enriquecer e desenvolver habilidades na criança, bem como oportuniza substituir o seu trabalho por alguns momentos.


IV. O papel do docente é muito importante no momento em que o brincar heurístico está acontecendo, pois, mesmo que surja algum conflito entre as crianças, a sua inatividade nesse momento precisa ser preservada.


Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q901922 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação ao planejamento no contexto escolar, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q901932 | Informática, Microsoft Outlook, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

No Outlook Express, um recurso muito útil é a Barra de Acesso Rápido. Sobre esse recurso, analise as assertivas abaixo:

I. Geralmente localizada na parte superior da janela, a barra mostra de forma fixa nomes de botões ou ícones associados a nomes de recursos, não permitindo configuração destes.
II. Rapidamente percorre os principais recursos do Outlook: E-mail, Calendário, Pessoas e Tarefas.
III. A barra contém guias e faixas de opções padrão que fornecem uma variedade de ferramentas e opções para ajudar a usar e gerenciar o Outlook.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q901948 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com BNCC, no(a) ___________________, a escola pode contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes, ao estabelecer uma articulação não somente com os anseios desses jovens em relação ao seu futuro, como também com a continuidade dos estudos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q901921 | Pedagogia, Perrenoud, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Segundo __________________, as ________________ são traduzidas em domínios práticos das situações cotidianas que necessariamente passam compreensão da ação empreendida e do uso a que essa ação se destina. Já as _______________ são representadas pelas ações em si.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q901918 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes que não o fizerem no rigor da lei, estarão sujeitos a medidas que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso. Essas medidas serão aplicadas pelo(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q901929 | Informática, Microsoft Word 2016 e 365, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Quando se está trabalhando no Microsoft Word 2016 em um documento com outros usuários, ou mesmo editando um documento, pode-se ativar a opção que permite ver cada mudança. O Word marca todas as adições, exclusões, movimentações e mudanças de formatação. A opção mencionada denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q901916 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

O atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde é um dever do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q901923 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação ao Projeto Político-Pedagógico (PPP), de acordo com Ilma Veiga, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em um único nível, como organização da escola como um todo.
( ) Sua construção passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade.
( ) Fornece indicações necessárias à organização do trabalho pedagógico.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q901944 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a LDBen, em relação à verificação do desempenho escolar, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q901924 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

É o processo pelo qual a aprendizagem acontece a partir do posicionamento de outro ser humano, que se coloca entre o sujeito e o objeto de conhecimento, selecionando, interpretando e ampliando os objetos. Difere da aprendizagem pela qual o aprendiz interage diretamente com o objeto de conhecimento. O conceito acima se refere à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.