Questões de Concursos Prefeitura de Fátima do Sul MS

Resolva questões de Prefeitura de Fátima do Sul MS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q880384 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Leia a recorte da notícia, publicada em 15/01/23, no site https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul e marque a alternativa que completa a lacuna.

O _______________________, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza neste mês de janeiro uma programação bem caprichada para a garotada poder aproveitar melhor as férias. [...].

O objetivo é oferecer às crianças entretenimento e atividades lúdicas nas férias. Pais e responsáveis também estão convidados para participarem das sessões gratuitas oferecidas nesta programação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q880385 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Leia a notícia adaptada para responder à questão.

Índia deve superar população [...] em 2023: qual o impacto disso para o mundo?

[...]

Os dois gigantes asiáticos possuem mais de 1,4 bilhão de habitantes cada. Há mais de 70 anos, eles representam mais de um terço da população mundial.

A população [...] provavelmente começará a encolher no próximo ano. No ano passado, nasceram 10,6 milhões de pessoas, um pouco mais do que o número de mortes, graças a uma rápida queda na taxa de natalidade.

(Fonte: site https://www.bbc.com/portuguese/internacional-64151151,acesso em 20/01/2023).

Segundo a notícia, em 2023, a Índia deve superar a população:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q880386 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e marque a alternativa correta.

( ) As atividades, as experiências, as interações e os relacionamentos que a criança vivencia em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, devem ser o foco de toda a atenção e prática das Instituições e profissionais de Educação Infantil.

( ) A criança tem o direito de interagir na cultura, no ambiente e na comunidade em que se insere, de maneira a entrar em contato com todo o patrimônio de saberes que sua comunidade, região, cidade e país podem oferecer.

( ) No processo de elaboração de currículos, interações e práticas da Educação Infantil, deve ficar expresso a indissociabilidade do cuidar e do educar, os direitos de aprendizagem e as múltiplas linguagens.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q880387 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Analise as assertivas e marque a alternativa verdadeira.

I- Através de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção.

II- O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.

III- Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q880388 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

De acordo com a Lei nº 13716, de 24/09/2018, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q880389 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e marque a alternativa correspondente.

( ) Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

( ) Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente, ou em grupo, nas implicações com as múltiplas linguagens, que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.

( ) Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos, quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes. Essas aprendizagens, portanto, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q880390 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q908906 | Português, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Quanto à classificação das palavras, referente ao número de sílabas, marque a alternativa onde temos apenas dissílabas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q908907 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está descrito o compromisso com a Educação Integral. Assinale a alternativa que não está de acordo com o especificado no referido documento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q908908 | Pedagogia, PCN's, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Levando em consideração os Princípios e Fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997):

“Na sociedade __________, ao contrário do que ocorre nos regimes __________, o processo educacional não pode ser instrumento para a __________, por parte do governo, de um projeto de sociedade e de nação. Tal projeto deve resultar do próprio processo democrático, nas suas __________ mais amplas, envolvendo a contraposição de diferentes interesses e a negociação política necessária para encontrar soluções para os __________ sociais.”

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q908909 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Conforme o Plano Municipal de Educação do Município de Fátima do Sul, (MS), [2015-2025], compete à Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do PME – CMMA-PME:

I- Monitorar e avaliar, mensalmente, os resultados da educação em âmbito municipal, com base em fontes de pesquisas oficiais: INEP, IBGE, PNAADE, Censo Escolar, IDEB, ente outros.

II- Analisar e propor políticas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas.

III- Divulgar, anualmente, os resultados do monitoramento e das avaliações do cumprimento das metas e estratégias deste PME nos respectivos sítios institucionais da internet, inclusive no portal oficial do Poder Executivo, nas instituições de ensino instaladas no Município e em outros meios de divulgação, que a Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do PME entender necessários.

Assinale a alternativa verdadeira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q908910 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Luckesi (2011), no livro “Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições” aponta que a avaliação da aprendizagem escolar vem sendo objeto de constantes pesquisas e estudos. No capítulo III denominado “Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola?”, assinale a alternativa que não está de acordo com as proposições do referido autor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q908911 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

São objetivos da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida (2020):

( ) Garantir os direitos constitucionais de educação e de atendimento educacional especializado aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades, ou superdotação.

( ) Promover ensino parcial aos educandos da Educação Especial, em todas as etapas, níveis e modalidades de educação, em um sistema educacional equitativo, inclusivo e com aprendizado ao longo da vida, sem a prática de qualquer forma de discriminação, ou preconceito.

( ) Assegurar o atendimento educacional especializado como diretriz constitucional, para além da institucionalização de tempos e espaços reservados para atividade complementar, ou suplementar.

Atribua (C) certo ou (E) errado aos itens e assinale a alternativa com a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q908912 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

“O ____________ é uma forma de comunicação e expressão que acontece por meio da improvisação, da composição e da interpretação. Improvisar é criar instantaneamente, orientando-se por alguns critérios prédefinidos, mas com grande margem a realizações aleatórias, não determinadas. Compor é criar a partir de estruturas fixas e determinadas, interpretar é executar uma composição contando com a participação expressiva do intérprete”. (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Volume 3).

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q908913 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Jean Piaget (1999), no livro “Seis estudos de psicologia” aborda sobre os problemas da psicologia genética. Assinale a alternativa que não está de acordo com as concepções do referido autor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q908914 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

No artigo de Rodrigues e Melchiori (2014), denominado “Aspectos do desenvolvimento na idade escolar e 7 na adolescência” são realizados alguns apontamentos sobre o desenvolvimento emocional e social. Assinale a alternativa que não está de acordo com as afirmações realizadas pelas autoras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q908915 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Chaiklin e Pasqualini (2011), no artigo “A zona de desenvolvimento próximo na análise de Vigotski sobre aprendizagem e ensino” abordam aspectos da teoria de Vigotski sobre o desenvolvimento infantil. Vigotski formulou diversos requisitos, ou critérios que deveriam ser atendidos por um modelo do desenvolvimento infantil:

I- Primeiramente, o modelo deve ser explicativo, e não descritivo. Mais especificamente, o modelo deve ser organizado com base em princípios substanciais que possam explicar o desenvolvimento “como um processo único de autodesenvolvimento”.

II- Em segundo lugar, o modelo deveria considerar a criança como um todo, como uma pessoa integral.

III- Em terceiro lugar, a infância deveria ser dividida em períodos, de modo que cada período fosse caracterizado de uma forma unificada e fundamentada em princípios, o que significa que os mesmos princípios explicativos abstratos devem ser empregados para caracterizar cada período (daí a unidade), mas a manifestação concreta das relações abstratas deve ser descoberta e caracterizada para o conteúdo particular de cada período etário.

Assinale a alternativa verdadeira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1014673 | Libras, Educação dos Surdos, Assistente em Educação Inclusiva, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Existem três tendências de educação escolar para a pessoa com surdez: a oralista, a comunicação total e a abordagem por meio do bilinguismo. Sobre essas tendências é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q908966 | Informática, Farmacêutico, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Link é o "endereço" de um documento (ou um recurso) na web. Desta forma, podemos afirmar que:

1- Um link inline exibe conteúdo remoto sem a necessidade de incorporar o conteúdo. O conteúdo remoto pode ser acessado com, ou sem, que o usuário selecione o link.

2- XLink descreve hiperlinks que oferecem um grau muito maior de funcionalidade daqueles oferecidos em HTML. Estes links podem ser multidirecionais, vinculando a partir de si mesmo e entre documentos XML.

Está correto o contido em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.