Questões de Concursos Prefeitura de Goiânia GO

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1Q326801 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Existe uma distância entre o saber escolar e o conhecimento que o aluno possui. A transposição didática expressa bem o que ocorre com os saberes a serem ensinados na escola. Há uma passagem da cultura extraescolar ao currículo formal, do currículo formal ao currículo real e do currículo real à aprendizagem efetiva dos alunos. Essa passagem acontece quando o professor realiza um processo de:
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2Q323779 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A brincadeira é uma linguagem natural da criança, sendo importante que esteja presente na escola desde a Educação Infantil para que o aluno possa se expressar por meio de atividades lúdicas. Segundo Oliveira et al. (2002),
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3Q321574 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Para Zilma Ramos de Oliveira (2007), a vivência da disciplina na creche e na pré-escola envolve o seguinte aspecto:
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4Q321867 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Diversos autores da área da educação concordam em dizer que a institucionalização da profissão docente coincide com a feminização do magistério, e com sua consequente desvalorização. Com essa constatação é possível inferir que:
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5Q326606 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Sonia Kramer (2005) sustenta que há questões e tensões na formação de profissionais de Educação Infantil. Para ela, um dos desafios centrais é que tal formação tenha também um caráter
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6Q324149 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, sendo oferecida em creches e pré-escolas. Considerando essa premissa, a Educação Infantil deve realizar-se mediante
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7Q323652 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Quando se fala em alfabetização, de crianças ou adultos, já faz parte de uma compreensão comum a ideia de que é preciso levar em consideração o contexto real dos estudantes. Se uma cartilha apresenta a frase: “Eva viu a uva” e por acaso o estudante que a recebe nunca viu essa fruta ou não a conhece, fica mais difícil levantar hipóteses sobre a leitura partindo de sua vivência. Seria mais fácil, então, lidar com palavras ou frases daquele grupo específico, que possivelmente seriam entendidas por todos, o que tornaria o ensino mais autêntico. Essa percepção revela uma preocupação constante, por parte do professor, em relacionar o conteúdo que será ensinado
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8Q326221 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Estudiosos da didática (Carlos e Gil, 1993; Castro, 2001, entre outros) entendem que o professor precisa dominar os saberes conceituais e metodológicos de sua área, pois dessa maneira produzirá uma "educação científica". Tal pressuposto indica que o professor deve:
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9Q320526 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: a) os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; b) os princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; c) os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais. Estes três princípios estão previstos:
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10Q326696 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

De acordo com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, escrita em Jontiem, em 1990, “a educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos. Para tanto, é necessário universalizá-la e melhorar sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades. [...] é mister oferecer a todas as crianças, jovens e adultos, a oportunidade de alcançar e manter um padrão mínimo de qualidade da aprendizagem.” Esse documento internacional, que ainda se apresenta tão atual no século XXI, aponta para a necessidade de
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11Q807119 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo Oliveira (1992), de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/96, a função educativa da creche exige
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12Q320219 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Friedmann (2006), ao pesquisar o brincar no cotidiano da criança, trata de dois temas básicos. Um diz respeito à importância da utilização do brincar como meio educacional, enquanto o outro tema refere-se
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13Q322365 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

O debate sobre o modelo de atuação polivalente do pedagogo revela benefícios e limites. Constituem, respectivamente, um problema e uma vantagem da chamada polivalência:
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14Q319402 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

No livro Creches: crianças, faz de conta & Cia, Oliveira et al. (2002) tratam de questões importantes relativas à educação infantil. Entre elas, enfatizam o seguinte aspecto:
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15Q326960 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Kishimoto (2005) discute sobre os encontros e desencontros na formação dos educadores. A formação profissional requer o equilíbrio entre conhecimentos pedagógicos e conteúdos destinados à apreensão dos conhecimentos do mundo. Para ela, os desencontros expõem dois problemas básicos, que são:
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16Q323371 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

"Sou professor. Tenho uma profissão: ensino. Tenho um espaço onde realizo a minha atividade profissional: a escola." A paráfrase acima está baseada no pensamento de Manoel Oriosvaldo de Moura. Nela são destacadas características inerentes à profissão professor, como:
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17Q321032 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Os contatos diários entre educadores da creche e a família das crianças geram um tipo de relacionamento singular e muito especial. Segundo Oliveira et al. (2002),
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18Q319979 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo Vygotsky, a construção do pensamento e da subjetividade é
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19Q325112 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

De acordo com Maria Teresa Estrela (1994), ao tecer considerações sobre a disciplina e a indisciplina na sala de aula, o professor desenvolve dois papéis básicos: "agente normativo e organizador da aula". Este entendimento corresponde à afirmação de que:
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20Q811881 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo a LDB, a creche passa a ser vista como responsável, junto com a família, pela promoção do desenvolvimento das crianças, ampliando suas experiências e seus conhecimentos. A organização, manutenção direta, convencimento e supervisão de creches públicas e particulares cabem aos
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