Questões de Concursos Prefeitura de Guaçuí ES

Resolva questões de Prefeitura de Guaçuí ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q994304 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Creche, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Os Campos de experiência estão organizados de forma a apoiar o professor no planejamento de sua prática possibilitando a organização de situações que estimulem o desenvolvimento da autonomia infantil. Para os Bebês (zero a 1 ano e 6 meses), o professor deve adotar estratégias para o campo de experiência, “O Eu, o Outro e o Nós”, que possibilitem:

I. Acolhimento por meio do contato físico positivo, do acalanto.
II. Uma maior comunicação, identidade e independência do bebê.
III. O conhecimento de outras culturas, identidades e costumes.
IV. As brincadeiras envolvendo fotos e visualização da autoimagem no espelho.
V. A interação em contexto de brincadeiras como esconder e achar.

Estão corretas apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q994316 | Português, Significação Contextual de Palavras, Pré I e II das escolas de Ensino Regular, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Leia o texto a seguir.

Liga inglesa manterá cronograma cheio de fim de ano apesar de disparada da Covid
20/12/21 - 15h41 - Atualizado em 20/12/21 - 15h47
(Reuters) – Times da liga inglesa concordaram em disputar jogos agendados para o período de festas, apesar de uma disparada de casos de Covid-19 que adiou várias partidas, noticiou a rede BBC nesta segunda-feira.
Dez jogos da Premier League foram adiados neste mês devido a surtos em meio a um cronograma agitado no qual cada clube deve jogar três vezes entre 26 de dezembro e 3 de janeiro.
Somente quatro dos 10 confrontos de final de semana foram disputados desde que os times informaram a liga de que não conseguiriam escalar uma equipe completa.
Acredita-se que os clubes jogarão contanto que tenham 13 jogadores de linha e um goleiro, relatou a BBC.
A liga inglesa não respondeu de imediato a um pedido de comentário.
LIGA inglesa manterá cronograma cheio de fim de ano apesar de disparada da Covid. Istoé Dinheiro, 20 de dezembro de 2021. Giro.
Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/liga-inglesa-manteracronograma/.
Acesso em: 20 dez. 2021.)

A expressão em destaque no texto apresentado pode ser substituída, sem alteração de sentido ao contexto em que ela foi empregada, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q994332 | Nutrição, Métodos de Avaliação Nutricional, Nutricionista, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Sobre o recordatório de 24 horas usado na avaliação do consumo alimentar, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q994336 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Sobre o tratamento nutricional dos transtornos alimentares, avalie as alternativas abaixo e marque a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q994317 | Português, Figuras de Linguagem, Pré I e II das escolas de Ensino Regular, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Leia um trecho da canção “A maior saudade” apresentado abaixo.

“Chega chamando pelo nome Quem chamou de amor E a boca que falou te amo Fala que acabou E o nosso pra sempre Infelizmente não vingou”
(Henrique e Juliano. A maior saudade. 2021.)

A figura de linguagem que compõe o sujeito da oração principal no terceiro e no quarto verso da estrofe apresentada é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q994271 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Geografia, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. O sujeito e seu lugar no mundo. 2. Natureza, ambientes e qualidade de vida. 3. Mundo do trabalho. 4. Conexões e escalas.


( ) Foco na reflexão sobre atividades e funções socioeconômicas e o impacto das novas tecnologias.

( ) Foco na articulação da GeograJfia Física e da Geografia Humana.

( ) Foco na articulação de diferentes espaços e relações existentes entre os níveis local e global.

( ) Foco no aprendizado de noções de pertencimento e identidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q994315 | Português, Uso da Vírgula, Pré I e II das escolas de Ensino Regular, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Em qual das sentenças abaixo a vírgula foi utilizada de modo indevido por separar diretamente o sujeito do predicado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q994305 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Creche, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Analise as asserções abaixo.


I. Os campos de experiência não podem ser trabalhados como divisões de área, ou disciplinas, a proposta é explorar de forma transdisciplinar todos os campos, levando em consideração que, é imprescindível organizar o espaço, materiais, dividir pequenos grupos, gerir o tempo, realizar os registros, estimular a participação e interação das crianças.

PORQUE

II. O currículo por campos de experiências defende a necessidade de se conduzir o trabalho pedagógico na Educação Infantil por meio da organização de práticas abertas às iniciativas, desejos e formas próprias de agir das crianças, e que são mediadas pelos professores, constituindo um rico contexto de significativas aprendizagens.
BRASIL/MEC (2018, p.13)


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q994311 | Português, Interpretação de Textos, Pré I e II das escolas de Ensino Regular, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Texto associado.
Reaprender a estar no mundo

Volta às atividades sociais e ao trabalho precisam incluir cuidados com a saúde física, autoconhecimento, diálogo e empatia.
Claudio Lottenberg 9 de dezembro de 2021


No estágio em que nos encontramos da pandemia de Covid-19 no Brasil, com uma parcela expressiva – mais de 60% – de sua população completamente imunizada, já é possível, ainda com alguns cuidados e medidas protetivas como uso de máscara e higienização constante das mãos, falar em alguma volta à normalidade. Com isso, avançam os planos para o retorno ao trabalho presencial ou em formatos híbridos. Mas no dia 11 de novembro a pandemia completou 20 meses, um período longo e que exigiu demais de todos em termos emocionais.

Simplesmente voltar ao que éramos antes será muito difícil, assumindo que seja possível.

Será preciso um reaprendizado. Algumas pessoas comentam, em tom de brincadeira, que já não sabem mais como viver em sociedade – que desaprenderam como se comportar em público. Por mais que seja mesmo brincadeira, isso não está tão longe assim da realidade. Aristóteles disse que o homem é um animal que vive em sociedade – mas talvez isso seja algo que tenha de ser adquirido, não um traço de algum modo inato.

Listas, receitas, métodos, programas e recomendações de como nos reinserirmos no mundo circulam em abundância. Esses conteúdos são importantes, pensando que casos de ansiedade e depressão tiveram forte crescimento ao longo da pandemia – de 27,6% para a primeira e de 25,6%, para a segunda, segundo pesquisa publicada na revista científica The Lancet no mês passado. Mais do que em qualquer outro momento de nossas vidas, cuidar da saúde, tão atingida pelas consequências da crise sanitária, se faz necessário nesse caminho de volta à normalidade.

Seja qual for a fórmula a se seguir, nela não poderá faltar ao menos:

– Cuidado com a saúde física: o bem-estar físico não está desconectado da saúde mental. Ao praticar exercícios e estimular a liberação de dopamina e serotonina, estamos nutrindo nosso corpo com substâncias que elevam o prazer, a autoestima e ajudam a equilibrar as emoções. Aqui vale encontrar a atividade que mais combina com seu estilo, como uma caminhada pela manhã, yoga, práticas meditativas, natação e até uma dança de salão. Enquanto você cuida da sua saúde mental, o corpo também agradece. Com 150 minutos de exercício por semana é possível diminuir o risco de doenças como o diabetes.

– Autoconhecimento: conhecer a si mesmo faz muito sentido quando falamos sobre saúde mental. Compreender o que gostamos de fazer, e isso inclui o trabalho, ao qual dedicamos grande parte do tempo de nossas vidas. Reconhecer nossos limites e se dar direito ao descanso e ao lazer.


– Diálogo e empatia: as pessoas que estão retomando suas rotinas agora podem voltar com muitas sequelas desse período de isolamento. Mais do que nunca será preciso olhar para o capital humano e acolher aqueles que podem ter sofrido perda de familiares ou de amigos, ou estar com sequelas da doença, com problemas para dormir, ou que de outra forma estejam abaladas. Tudo isso lembrando que a pandemia não acabou e que ainda é preciso continuar com as medidas de proteção individuais e coletivas.

Claudio Lottenberg é mestre e doutor em oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). É presidente do conselho do Hospital Albert Einstein e do Instituto Coalizão Saúde.

(LOTTENBERG, Claudio. Reaprender a estar no mundo. Forbes Brasil, 09 de dezembro de 2021. Colunas. Disponível em: https://forbes.com.br/colunas/2021/12/claudio-lottenberg-reaprender-aestar-no-mundo/.
Acesso em: 18 dez. 2021.)
São dicas dadas pelo autor para a volta à normalidade póspandemia de Covid-19, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q994312 | Português, Interpretação de Textos, Pré I e II das escolas de Ensino Regular, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Texto associado.
Reaprender a estar no mundo

Volta às atividades sociais e ao trabalho precisam incluir cuidados com a saúde física, autoconhecimento, diálogo e empatia.
Claudio Lottenberg 9 de dezembro de 2021


No estágio em que nos encontramos da pandemia de Covid-19 no Brasil, com uma parcela expressiva – mais de 60% – de sua população completamente imunizada, já é possível, ainda com alguns cuidados e medidas protetivas como uso de máscara e higienização constante das mãos, falar em alguma volta à normalidade. Com isso, avançam os planos para o retorno ao trabalho presencial ou em formatos híbridos. Mas no dia 11 de novembro a pandemia completou 20 meses, um período longo e que exigiu demais de todos em termos emocionais.

Simplesmente voltar ao que éramos antes será muito difícil, assumindo que seja possível.

Será preciso um reaprendizado. Algumas pessoas comentam, em tom de brincadeira, que já não sabem mais como viver em sociedade – que desaprenderam como se comportar em público. Por mais que seja mesmo brincadeira, isso não está tão longe assim da realidade. Aristóteles disse que o homem é um animal que vive em sociedade – mas talvez isso seja algo que tenha de ser adquirido, não um traço de algum modo inato.

Listas, receitas, métodos, programas e recomendações de como nos reinserirmos no mundo circulam em abundância. Esses conteúdos são importantes, pensando que casos de ansiedade e depressão tiveram forte crescimento ao longo da pandemia – de 27,6% para a primeira e de 25,6%, para a segunda, segundo pesquisa publicada na revista científica The Lancet no mês passado. Mais do que em qualquer outro momento de nossas vidas, cuidar da saúde, tão atingida pelas consequências da crise sanitária, se faz necessário nesse caminho de volta à normalidade.

Seja qual for a fórmula a se seguir, nela não poderá faltar ao menos:

– Cuidado com a saúde física: o bem-estar físico não está desconectado da saúde mental. Ao praticar exercícios e estimular a liberação de dopamina e serotonina, estamos nutrindo nosso corpo com substâncias que elevam o prazer, a autoestima e ajudam a equilibrar as emoções. Aqui vale encontrar a atividade que mais combina com seu estilo, como uma caminhada pela manhã, yoga, práticas meditativas, natação e até uma dança de salão. Enquanto você cuida da sua saúde mental, o corpo também agradece. Com 150 minutos de exercício por semana é possível diminuir o risco de doenças como o diabetes.

– Autoconhecimento: conhecer a si mesmo faz muito sentido quando falamos sobre saúde mental. Compreender o que gostamos de fazer, e isso inclui o trabalho, ao qual dedicamos grande parte do tempo de nossas vidas. Reconhecer nossos limites e se dar direito ao descanso e ao lazer.


– Diálogo e empatia: as pessoas que estão retomando suas rotinas agora podem voltar com muitas sequelas desse período de isolamento. Mais do que nunca será preciso olhar para o capital humano e acolher aqueles que podem ter sofrido perda de familiares ou de amigos, ou estar com sequelas da doença, com problemas para dormir, ou que de outra forma estejam abaladas. Tudo isso lembrando que a pandemia não acabou e que ainda é preciso continuar com as medidas de proteção individuais e coletivas.

Claudio Lottenberg é mestre e doutor em oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). É presidente do conselho do Hospital Albert Einstein e do Instituto Coalizão Saúde.

(LOTTENBERG, Claudio. Reaprender a estar no mundo. Forbes Brasil, 09 de dezembro de 2021. Colunas. Disponível em: https://forbes.com.br/colunas/2021/12/claudio-lottenberg-reaprender-aestar-no-mundo/.
Acesso em: 18 dez. 2021.)
Para sustentar sua tese, o articulista se vale de alguns tipos de argumento. Três deles foram reproduzidos abaixo, bem como fragmentos do texto que ilustram cada tipo. Associe os trechos aos tipos de argumento apresentados e, em seguida, assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA dos elementos.

CA - citação de autoridade
COD - comprovação por observação de dados
RL - raciocínio lógico

I. “Mais do que em qualquer outro momento de nossas vidas, cuidar da saúde, tão atingida pelas consequências da crise sanitária, se faz necessário nesse caminho de volta à normalidade.” ( )
II. “casos de ansiedade e depressão tiveram forte crescimento ao longo da pandemia – de 27,6% para a primeira e de 25,6%, para a segunda, segundo pesquisa publicada na revista científica The Lancet” ( )
III. “Aristóteles disse que o homem é um animal que vive em sociedade – mas talvez isso seja algo que tenha de ser adquirido, não um traço de algum modo inato”( )
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q994314 | Português, Uso dos conectivos, Pré I e II das escolas de Ensino Regular, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Leia o excerto abaixo, observando o conectivo grifado.

Opinião: por que se fala tão pouco deste Chelsea?
Time inglês comandado pelo técnico Thomas Tuchel lidera a Premier League, está garantido nas oitavas de final da Champions League (da qual é campeão) e mesmo assim pouco repercute
Por Rodrigo Lois — Rio de Janeiro
30/11/2021 12h00 Atualizado há 5 dias
(LOIS, Rodrigo. Opinião: por que se fala tão pouco deste Chelsea? ge, 30 de novembro de 2021. Futebol internacional.
Disponível em: https://ge.globo.com/futebol/futebolinternacional/post/2021/11/30/opiniao-por-que-se-fala-tao-pouco-destechelsea.ghtml.

Acesso em: 18 dez. 2021.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação CORRETA sobre essa expressão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q994335 | Nutrição, Nutrição e Doenças Gastrointestinais, Nutricionista, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Identifique uma indicação para nutrição enteral na fase ativa da doença de Crohn para restaurar e manter o estado nutricional do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q994302 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Creche, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

O Currículo do Espírito Santo, etapa da Educação Infantil, com base nos conceitos e nas normativas da BNCC, estabelece:

I. As interações e brincadeiras como o centro das práticas pedagógicas.
II. O acréscimo do criar, como mais um direito de aprendizagem.
III. Os espaços coletivos de cuidado e de aprendizagem para a criança.
IV. O acolhimento, a escuta ativa e as características individuais da criança.
V. A brincadeira e os jogos individuais como atividades de recreação e lazer.

Estão corretas apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q994303 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Professor de Creche, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Os Campos de Experiências da Educação Infantil constituem-se numa organização curricular relativamente nova que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q994307 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Creche, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

O Currículo do Espírito Santo propõe um caminho a ser percorrido pelos estudantes por meio do apontamento das aprendizagens essenciais. Fundamentado na concepção de que o currículo é uma elaboração situada num tempo e espaço permeado de valores, sujeitos e contextos, que se consolida numa proposta que continuará sendo construída em seu caminhar, podemos afirmar que, o Currículo do Espírito Santo apresenta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q994313 | Português, Pronomes pessoais oblíquos, Pré I e II das escolas de Ensino Regular, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

A colocação em próclise do pronome oblíquo átono está em desacordo com a norma padrão da língua portuguesa na seguinte frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q994330 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Identifique o alimento vegetal que é fonte de vitamina D.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q994334 | Nutrição, Proteínas, Nutricionista, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Em relação a absorção das proteínas das fórmulas enterais, identifique a proteína que requer transporte ativo via bomba de sódio para absorção através da mucosa intestina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q994300 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Creche, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que está em alinhamento com o Plano Nacional de Educação (PNE) e normatiza um conjunto de ações que deverão ser adotadas. Em relação ao documento, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Evita dar autonomia às escolas, garantindo adequação as propostas pedagógicas regionais.
( ) Apresenta fundamentos firmados no compromisso com a educação integral.
( ) Estabelece uma referência curricular para as escolas das redes públicas e particulares.
( ) Contribui para o alinhamento de outras políticas e ações referentes à formação de professores.
( ) Preconiza que as decisões pedagógicas devem promover o desenvolvimento de competências.


A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q994329 | Nutrição, Fisiologia Humana, Nutricionista, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Sobre o esvaziamento do estômago, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.