Questões de Concursos Prefeitura de Imbé RS

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1Q1045066 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de Imbé, Geografia, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

O Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Imbé dispõe, em seu Art. 6, que a Rede Municipal de ensino será própria e compreenderá os seguintes níveis de ensino mantidos pelo Poder Público Municipal:

I. Educação Infantil. II. Ensino Fundamental. III. Ensino Médio.

Quais estão corretos?
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2Q1045067 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de Imbé, Geografia, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

O Art. 12 do Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Imbé estabelece que a promoção é a passagem do membro do magistério de uma determinada classe para uma classe superior. Sobre a promoção, analise as assertivas abaixo:

I. Obedecerá ao critério de antiguidade no setor e ao merecimento.
II. O merecimento para a promoção à classe seguinte será avaliado apenas pela eficácia do profissional em sua função, assiduidade, pontualidade e responsabilidade.
III. A avaliação periódica de desempenho se dará nos termos de lei específica, envolvendo conhecimento e experiência, iniciativa, trabalhos e projetos elaborados no campo da educação.

Quais estão corretas?
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3Q1045068 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de Imbé, Geografia, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

De acordo com o Art. 14 do Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Imbé, a Comissão de Avaliação da Promoção é constituída por um:

I. Representante da Secretaria Municipal da Educação. II. Professor do Conselho Municipal de Educação. III. Professor do Apoio Técnico Pedagógico. IV. Membro da Associação de Pais e Mestres.

Quais estão corretas?
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4Q1045069 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

São princípios da educação inclusiva, EXCETO:
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5Q1045070 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, estabelece que os países-membros devem adotar medidas para garantir que “as pessoas com deficiência não sejam excluídas do sistema educacional geral sob alegação de deficiência e que as crianças com deficiência não sejam excluídas do ensino fundamental gratuito e compulsório, sob alegação de deficiência”. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O estudante com deficiência deve ter a garantia de convívio, de interação com o restante da comunidade escolar, sendo essa interação fundamental para que o aluno seja desafiado e possa desenvolver o máximo de seu potencial.
( ) Deve-se garantir o acesso do estudante com deficiência ao mesmo conhecimento, ou seja, ao mesmo currículo, sem adaptações, uma vez que o estudante não pode ser privado do conteúdo em sua íntegra.
( ) Deve-se ter altas expectativas para todos os alunos, independentemente de suas particularidades.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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6Q1045071 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

A respeito das mediações de aprendizagem na Educação Especial, analise a sentença abaixo:

Os estudantes com necessidade de Atendimento Educacional Especializado precisam de uma escola que potencialize as suas habilidades, desenvolva e amplie as suas competências e corrija tanto quanto possível suas funções cognitivas deficientes para que possam viver melhor e mais felizes (1ª parte). O professor é a peça-chave no cenário pedagógico. Todos os procedimentos para adequação do planejamento, da metodologia, das estratégias, dos recursos, dos encaminhamentos e da avaliação passam por ele. O professor que assume uma atitude mediadora pensa e age de forma coerente para o avanço do estudante, objetivando a aprendizagem do aluno, e não o ensino do currículo (2ª parte). Além dos espaços físicos, é fundamental que a metodologia utilizada possa favorecer a aprendizagem do estudante, com deficiência ou não. De acordo com as inteligências múltiplas, os canais de entrada de informações são variados, considerando que algumas pessoas aprendem melhor vendo, outras ouvindo, outras experimentando, outras fazendo (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
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7Q1045072 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

A Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem como objetivo o acesso, a _________________ e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
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8Q1045073 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

A respeito do ensino na Educação Especial, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as etapas do processo pedagógico à sua respectiva funcionalidade.

Coluna 1 1. Planejamento. 2. Currículo. 3. Avaliação. 4. Metodologia.


Coluna 2
( ) O ideal é que seja periodicamente avaliado, sendo construído em consonância com o coletivo escolar e também com a participação de outros profissionais que estejam envolvidos com o estudante.
( ) Independentemente da área do conhecimento, é importante utilizar diferentes estratégias e recursos, de acordo com o objetivo fixado especificamente para cada aluno.
( ) Organizado pelo professor, deve ser flexível. Pode contemplar o mesmo conteúdo para a turma toda, porém a exigência deve ser de acordo com o que cada grupo de alunos já pode oferecer.
( ) Tem como principal objetivo a revisão do planejamento do professor, estando a serviço da retomada da prática pedagógica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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9Q1045074 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

“A escola historicamente se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social” (PNEE, 2007). Sobre os marcos históricos da Educação Especial no Brasil, é correto afirmar que o atendimento às pessoas com deficiência teve início com a criação do(a):
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10Q1045075 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

São garantias estabelecidas na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:

I. Acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
II. Transversalidade da modalidade de Educação Especial desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
III. Participação da família e da comunidade.
IV. Acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação, e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Quais estão corretas?
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11Q1045076 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de Imbé, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

De acordo com Art. 7º do Plano de Carreira do Magistério do Município de Imbé, NÃO compõe a estrutura da carreira do magistério público municipal o(a):
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12Q1045077 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de Imbé, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

Segundo o Art. 31 do Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Imbé, são deveres e responsabilidades dos membros do magistério público municipal:

1. Preservar os princípios, ideais e fins da educação brasileira. 2. Apresentar-se em serviço elegantemente trajado e ornamentado. 3. Participar das atividades da educação que lhe forem atribuídas por força de suas funções. 4. Guardar sigilo profissional e preservar a ética.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
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13Q1045078 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de Imbé, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

Ato mediante o qual a Secretaria Municipal de Educação ou autoridade delegada determina a unidade escolar ou órgão em que o professor deverá ter exercício. Segundo o Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Imbé, o trecho anterior se refere à:
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14Q1045079 | Braille, Sistema Braille, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

Analise as assertivas abaixo sobre os marcos históricos da educação especial no Brasil:

I. Em 1854, o atual Instituto Benjamin Constant (IBC) foi fundado no Rio de Janeiro, com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Essa foi a primeira instituição de educação especial da América Latina e ainda está em funcionamento.
II. Em 1988, a Constituição Federal, em seu Art. 208, estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais de receberem educação, preferencialmente na rede regular de ensino.
III. Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) assegura aos alunos com necessidades especiais currículos, métodos, recursos educativos e organização específicos para atender às suas necessidades específicas.
IV. Em 2001, o Plano Nacional de Educação explicita a responsabilidade da escola e dos professores da escola regular de ensino de implementarem sistemas educacionais que assegurem o acesso e a aprendizagem significativa a todos os alunos.

Quais estão corretas?
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15Q1045080 | Braille, Sistema Braille, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

Em conformidade com o Decreto nº 5.296/2004, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Deficiência física é a alteração completa de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento total da função física.
( ) Deficiência mental é o funcionamento intelectual geralmente inferior à média, com manifestação antes dos 21 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas.
( ) Acessibilidade é a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
( ) Ajuda técnica são os produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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16Q1045081 | Braille, Sistema Braille, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

Em conformidade com o documento “Atendimento Educacional Especializado: deficiência visual” e com o Decreto nº 5.296/2004, assinale a alternativa INCORRETA.
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17Q1045082 | Braille, Sistema Braille, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

São exercícios e atividades pré-braille:

I. Mergulhar algumas vezes os dedos em água quente, morna ou gelada alternadamente a fim de favorecer a percepção tatossensitiva.
II. Exercitar a audição do educando ao falar alto próximo do seu ouvido.
III. Realizar exercícios de noção espacial (acima, abaixo, princípio, fim e distância) no plano bidimensional.
IV. Exercitar a coordenação dos movimentos das mãos nos sentidos horizontal, da esquerda para a direita, vertical e de cima para baixo, necessários à leitura do sistema braille.

Quais estão corretos?
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18Q1045083 | Braille, Sistema Braille, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

Os 63 sinais simples do sistema braille são apresentados em uma sequência denominada ordem braille e distribuem-se sistematicamente por 7 séries. Assinale a alternativa que indica uma letra da 2ª série.
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19Q1045084 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

De acordo com o sistema braille para as letras acentuadas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2. Utilize como padrão 123456 para cela cheia e 0 para cela vazia, por exemplo: a letra “e” (15) e a letra acentuada “é” (123456).

Coluna 1 1. á – â – à. 2. í – ú – ó. 3. ã – õ – ê.

Coluna 2 ( ) (345) – (246) – (126). ( ) (12356) – (16) – (1246). ( ) (34) – (23456) – (346).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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20Q1045085 | Braille, Adaptação, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

Os livros em tinta, principalmente os didáticos, têm apresentações gráficas que impedem sua transcrição direta para o braille sem uma prévia adaptação. A adaptação do texto deve ser feita, preferencialmente, por um profissional experiente, para evitar o risco de serem alteradas ou omitidas informações essenciais ao conteúdo. Recomenda-se que esse profissional observe as seguintes orientações, EXCETO:
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