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1Q1023509 | Inglês, Palavras Conectivas Connective Words, Professor de Inglês, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 5


What are some microlearning resources that can enhance
your teaching practice?



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Microlearning is a teaching strategy that involves delivering short and focused lessons or activities that target specific learning outcomes. It can help you engage your learners, reinforce key concepts, and enhance retention and transfer of knowledge. In this article, you will discover some microlearning resources that can support your teaching practice and align with various pedagogical theories.


Why microlearning?
Microlearning is not a new concept, but it has become more popular in recent years due to the increasing use of technology and the changing needs and preferences of learners. This type of learning can provide a variety of benefits for both teachers and learners. For example, it can reduce cognitive load and increase attention span by breaking down complex topics into smaller pieces. Additionally, microlearning is convenient and flexible, allowing learners to access content anytime and anywhere. Furthermore, it supports personalized and selfdirected learning by enabling learners to choose their own pace and path. Moreover, it can enhance motivation and engagement by using interactive and multimedia elements. Finally, it can improve retention and application by reinforcing and reviewing essential information and skills.



Disponível em: <https://www.linkedin.com/advice/1/what-some-microlearningresources-can-enhance-your-teaching>. Acesso em: 19 dez. 2023. [Adaptado].

No segundo parágrafo, as palavras ‘additionally’, ‘furthermore’, ‘moreover’ e ‘finally’ são conectivos usados para
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2Q1015625 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o excerto a seguir.

Aspectos Linguísticos da Tradução


[…] o significado do signo linguístico não é mais que sua tradução por um outro signo que lhe pode ser substituído, especialmente um signo no qual ele se ache desenvolvido de modo mais completo`, como insistentemente afirmou Peirce, o mais profundo investigador da ciência dos signos.

Fonte: JAKOBSON, R. Linguística. Poética. Cinema. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2007, p. 64. [Adaptado].

Sobre os diferentes tipos de tradução, os três tipos definidos pelo autor são
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3Q1015626 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o trecho a seguir.

O oralismo tem sido e continua sendo, ainda hoje, em boa parte do mundo, a ideologia dominante dentro da educação dos surdos. A concepção do sujeito surdo ali presente diz respeito exclusivamente a uma dimensão clínica — a surdez como deficiência, os surdos como sujeitos patológicos — numa perspectiva terapêutica — a surdez deve reeducar-se e/ou curar-se, os surdos devem ser reeducados e/ou curados. E a conjunção de ideias clínicas e de ideias terapêuticas conduziu, historicamente, a uma transformação progressiva e sistemática do contexto escolar e de suas discussões e enunciados, em contextos médico-hospitalares.

Fonte: LANE, 1993 apud In: SKLIAR, C.B. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. p. 51-73.


Tal fato pode ser constatado quando, em 1988, os diretores das mais renomadas escolas para surdos da Europa propuseram acabar com
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4Q1015627 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o excerto a seguir.

O documento “A Educação que Nós Surdos Queremos” (FENEIS, 1999) foi produzido por lideranças da comunidade surda durante o Pré-Congresso de 1999. Esse evento antecedeu o V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue para Surdos, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre (RS). Segundo Lopes (2007, p. 33), o documento apresentava a explanação sobre o modo “como os surdos gostariam de ser narrados; diretrizes surdas para educação (desde a educação infantil); discussões acerca da Língua Brasileira de Sinais; o direito a intérpretes e a necessidade do reconhecimento, pelo Estado, da LIBRAS como uma língua oficial.

Fonte: KRAEMER, Graciele Marjana; LOPES, Luciane Bresciani; ZILIO, Virgínia Maria. Formação docente e educação de surdos no Brasil: desafios para uma proposta educacional bilíngue. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, p. 1-17, 2020.


Em relação à educação de surdos, há uma construção de planos e políticas educacionais pautada na Lei nº

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5Q1015628 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

O intérprete está completamente envolvido na interação comunicativa (social e cultural), com poder completo para influenciar o objeto e o produto da interpretação. Ele processa a informação dada na língua fonte e faz escolhas lexicais, estruturais, semânticas e pragmáticas na língua alvo que devem se aproximar o mais apropriadamente possível da informação dada na língua fonte. Assim sendo, o intérprete também precisa ter conhecimento técnico para que suas escolhas sejam apropriadas tecnicamente. Portanto, o ato de interpretar envolve processos altamente complexos.

Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/tradutorlibras.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2023.


Qual é o papel do intérprete?
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6Q1015629 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A existência de duas classes diferentes de funções de expressão facial levanta questionamentos acerca do controle neural da linguagem e de funções não-linguísticas. A observação de padrões neurais de expressões faciais para diferentes funções fornece uma perspectiva de determinantes para a especialização dos hemisférios cerebrais.

Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/lingua BrasileiraDeSinaisI/scos/cap18717/1.html>. Acesso em: 12 dez. 2023.

Para os usuários de línguas de sinais, as expressões faciais têm quais funções?
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7Q1015630 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o trecho a seguir.

Segundo Stumpf “[…] o conhecimento do conceito metalingüístico supõe que, para refletir sobre a língua, é necessário poder colocar-se fora dela, poder observá-la, e isso está intimamente relacionado com a possibilidade de ler e escrever”.

Fonte: Stumpf, M. Sistema Signwriting: Por Uma Escrita Funcional Para O

Surdo.

In: Thoma, A. S. Et Al. A Invenção Da Surdez: Cultura, Alteridade, Identidade E

Diferença No Campo Da Educação. Santa Cruz Do Sul: Edunisc, 2004.

[Adaptado].




Sobre a origem da língua escrita de sinais, consta que foi criada por
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8Q1015631 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o excerto a seguir.


Os defensores da língua de sinais para os surdos afirmam que é só de posse desta, considerada "natural", adquirida em qualquer idade, que o surdo constituirá uma identidade surda, já que ele não é ouvinte.


Fontes: MOURA, M. C. de. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter/Fapesp, 2000. PERLIN, G. Identidades surdas. In: SKLIAR, C. (Org.).


As pessoas com a identidade surda

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9Q1015632 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Nem sempre os surdos foram tratados de forma humana. Strobel mostra que na Idade Antiga os surdos eram adorados no Egito e na Pérsia, pois se acreditava que eles se comunicavam com os deuses. Na Grécia e em Roma, no entanto, eles eram assassinados e os que escapavam eram escravizados. Na Idade Média, eram tidos como objeto de curiosidade, como seres estranhos. Não podiam participar dos sacramentos religiosos, não tinham direito de casar, de receber herança, etc. Alguns eram assassinados pelas próprias famílias. Isso começa a mudar na Idade Moderna. A causa da mudança está relacionada aos estudos de um filósofo que concluiu que os surdos tinham habilidade para a razão e podiam escrever. Ele se comunicava com os surdos por meio de sinais e da escrita.

Disponível em: <https://www.ifpb.edu.br/assuntos/fique-por-dentro/trajetoriadas-pessoas-surdas-pessoas-que-ajudaram-a-escrever-essa-historia>. Acesso em: 13 dez. 2023.


Quem é o filósofo citado no texto, que se comunicava com os surdos por meio de sinais e da escrita?

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12Q869988 | Legislação de Trânsito CTB, Monitor de Transporte Escolar, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

O Código Brasileiro de Trânsito estabelece que o veículo destinado à condução de escolares deve contar com o apoio do monitor de transporte escolar durante o embarque e desembarque de alunos. Esse profissional também deve cuidar da
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13Q869991 | Português, Variação Linguística, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

. Acesso em:18 dez. 2023. [Adaptado].Acerca da noção de variedade linguística, o texto defende que">

Leia o texto a seguir.




Texto 2




No uso de uma língua, será permissível sempre uma variação. Dependendo da situação, uma pessoa pode usar diferentes variedades de uma só forma da língua. A língua portuguesa não se apresenta de maneira uniforme em todo o território brasileiro. [...] A língua, em nenhuma circunstância, pode permanecer a mesma, ou seja, ela sempre está apta a variações, pois apresenta suas diferenciações; e essas variedades são de ordem geográfica, de ordem social e individual, pois procura-se utilizar o sistema linguístico de forma que melhor sejam exprimidos o gosto e o pensamento. Elas não prejudicam a unidade superior da língua nem a consciência que têm os que a falam. [...] É preciso entender que as diversas variedades linguísticas coexistem no tempo e no espaço, sendo utilizadas numa mesma época e numa mesma região. Todas as variedades linguísticas são consideradas corretas desde que cumpram com eficiência o papel fundamental da língua, que é permitir a interação verbal entre as pessoas do discurso.




Disponível em: <https://www.construirnoticias.com.br/lingua-portuguesa-a-comunicabilidade-da-lingua-atraves-das-variedades-linguisticas/>. Acesso em:

18 dez. 2023. [Adaptado].




Acerca da noção de variedade linguística, o texto defende que

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14Q1066090 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Agente Administrativo Educacional, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

[...] refere-se às funções da gerência pública nos negócios do governo, associa-se a uma determinada fase de mandato. Tem encargo de defesa, conservação e aprimoramento dos bens, serviços e interesses da coletividade.

Trata-se este conceito de

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15Q1066091 | Administração Pública, Governabilidade, Agente Administrativo Educacional, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Existem duas maneiras pelas quais a accountability se manifesta, considerando que a primeira é um controle que os poderes exercem sobre outros poderes. A segunda é a exigência que se faz aos governantes de que eles prestem contas e se submetam ao sufrágio pelo povo por meio do processo eleitoral.

O texto se refere aos conceitos de

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16Q869996 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

A festa de natureza cristã, considerada uma das principais manifestações culturais de Goiás, que incorpora elementos das religiões de matriz africana e é celebrada em homenagem a Nossa Senhora do Rosário é conhecida como
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17Q869997 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Importante poetisa e contista goiana, retratou vários elementos da vida no interior do Brasil, em especial da Cidade de Goiás, onde residiu, sendo uma das maiores mulheres da literatura brasileira. Trata-se de
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18Q869998 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

A retirada de direitos trabalhistas, transformando trabalhadores em “pessoas jurídicas”, sem décimo-terceiro, férias ou Previdência Social, bem como a redução da participação do Estado nas atividades de regulação da economia e as políticas de privatizações de empresas públicas são decorrentes da adoção de medidas
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19Q1066098 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Agente Administrativo, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Entre os princípios da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, estão
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20Q1066099 | Administração Pública, Governabilidade, Agente Administrativo, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

O conjunto de práticas de prestação de contas e responsabilidade que representa a vinculação necessária, notadamente na administração de recursos públicos, entre decisões, condutas e competências e seus respectivos responsáveis é conhecido como
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