Início Questões de Concursos Prefeitura de Itapoá SC Resolva questões de Prefeitura de Itapoá SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de Itapoá SC Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1081428 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025O uso de tecnologias assistivas é garantido pela LBI como forma de promover autonomia e participação de pessoas com deficiência. A responsabilidade de garantir o acesso a esses recursos recai sobre: ✂️ a) A família do aluno ou tutor legal, que deve provê-los conforme suas condições. ✂️ b) As ONGs e organizações especializadas em parcerias com escolas públicas. ✂️ c) A escola e órgãos públicos competentes, que devem garantir o fornecimento de tecnologias conforme a necessidade. ✂️ d) Os professores e gestores escolares, sem outras articulações com o poder público. ✂️ e) Os alunos em fase de conclusão escolar, priorizando tecnologias para transição ao mercado de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1081421 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Fonoaudiólogo I Para Atuação no Magistério, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), Lei n.º 13.146/2015, o termo “pessoa com mobilidade reduzida” significa: ✂️ a) Pessoa com dificuldade de movimentação por qualquer motivo. ✂️ b) Pessoa com deficiência física. ✂️ c) Pessoa com dificuldade permanente de mobilidade. ✂️ d) Pessoa com redução efetiva de coordenação motora e da percepção. ✂️ e) Pessoa com redução temporária de flexibilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1081422 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Fonoaudiólogo I Para Atuação no Magistério, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025A LBI afirma que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades. Dessa forma, é responsabilidade do poder público: ✂️ a) Oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que busquem diminuir as barreiras e facilitem a inclusão de alguma forma. ✂️ b) Projeto pedagógico que ofereça o atendimento educacional especializado como opção para atender as demandas dos estudantes com deficiência. ✂️ c) Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. ✂️ d) Acesso à educação infantil, ensino fundamental e ensino médio em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas. ✂️ e) Adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, vocacionais e profissionais, sempre direcionados pelo profissional educador, que irá escolher de acordo com as necessidades de cada estudante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1081426 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor Disciplina Educação Física, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) consolida direitos e impõe obrigações para garantir a equiparação de oportunidades e a participação social efetiva das pessoas com deficiência, eliminando discriminações e barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais. Analise as sentenças a seguir: A LBI considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimento somente longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. PORQUE A LBI define que o Poder Legislativo é o responsável por criar os instrumentos para avaliação da deficiência à luz dessa lei. Agora, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) As duas sentenças são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. ✂️ b) As duas sentenças são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. ✂️ c) A primeira sentença é verdadeira, e a segunda, falsa. ✂️ d) A primeira sentença é falsa, e a segunda, verdadeira. ✂️ e) Tanto a primeira quanto a segunda sentenças são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1024392 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 10, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025No ensino de Inglês conforme a BNCC, quais tipos de gêneros textuais devem ser trabalhado? ✂️ a) Apenas textos literários clássicos em inglês. ✂️ b) Apenas textos informativos e acadêmicos. ✂️ c) Diversos gêneros, como músicas, diálogos, notícias, histórias em quadrinhos e propagandas. ✂️ d) Apenas textos formais e científicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1022780 | Inglês, Tradução Translation, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025No método conhecido como "Gramática-Tradução", qual é a principal prática utilizada na aprendizagem de língua inglesa? ✂️ a) Tradução de textos e análise gramatical ✂️ b) Conversação livre entre alunos ✂️ c) Atividades de escuta com músicas ✂️ d) Jogos interativos para fluência oral Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1081427 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Professor Disciplina Educação Física, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025A LBI estabelece medidas e garantias para assegurar a inclusão plena, a acessibilidade universal e o exercício efetivo dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil. Um importante trecho dessa lei garante à pessoa com deficiência acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida. Devido à atualização constante das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a LBI define um período de renovação do plano específico de medidas relacionadas às tecnologias assistivas pelo Poder Público. Assinale a alternativa que apresenta este período definido na LBI. ✂️ a) 1 (um) ano. ✂️ b) 2 (dois) anos. ✂️ c) 3 (três) anos. ✂️ d) 4 (quatro) anos. ✂️ e) 5 (cinco) anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1081430 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025Um aluno cadeirante relata dificuldades para circular pelos espaços da escola devido à ausência de rampas e elevadores. Qual princípio legal da LBI está sendo violado e qual medida deve ser adotada para solucionar o problema? Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Direito à educação — priorizar o deslocamento assistido por colaboradores até que as barreiras arquitetônicas sejam removidas. ✂️ b) Direito à liberdade de locomoção — iniciar um projeto de acessibilidade arquitetônica para eliminar as barreiras físicas do ambiente escolar. ✂️ c) Igualdade de oportunidades — realocar o aluno para uma escola mais próxima que conte com estrutura adequada. ✂️ d) Direito à educação inclusiva — concentrar esforços exclusivamente na adaptação do conteúdo pedagógico, sem foco imediato na questão estrutural. ✂️ e) Direito à saúde — priorizar o fornecimento de materiais de apoio domiciliar enquanto a escola adapta seus espaços. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1081429 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025Uma escola organiza um evento cultural em que os alunos com deficiência não têm acesso total às atividades devido à falta de adaptações. Segundo os princípios da LBI, essa situação fere o aspecto fundamental do(a): ✂️ a) Direito à acessibilidade cultural e à participação plena. ✂️ b) Princípio da exclusividade das atividades em sala de aula, desconsiderando eventos externos. ✂️ c) Liberdade dos alunos com deficiência de optar por não participar. ✂️ d) Respeito à autonomia da escola em planejar eventos conforme sua capacidade. ✂️ e) Direito de escolha da comunidade escolar sobre onde investir recursos limitados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1022779 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025No Método Audiolingual, qual é o foco principal no processo de aprendizagem da língua inglesa? ✂️ a) Desenvolvimento da escrita formal ✂️ b) Memorização de regras gramaticais ✂️ c) Repetição e prática de padrões orais ✂️ d) Análise literária de textos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1080938 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Edital n 10, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025De acordo com a legislação brasileira, a escola pública deve adotar quais medidas para garantir a inclusão de alunos com deficiência? ✂️ a) Disponibilizar professores capacitados e apoio especializado quando necessário. ✂️ b) Deixar a responsabilidade de adaptação do ensino exclusivamente para a família do aluno. ✂️ c) Selecionar apenas alunos com deficiências leves para facilitar o ensino inclusivo. ✂️ d) Permitir a matrícula de alunos com deficiência apenas em turmas reduzidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1089110 | Direito Constitucional, Administração Pública Disposições Gerais e Servidores Públicos, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025Considere a lacuna a seguir: No que concerne aos servidores públicos, o poder Executivo, publicará _________________os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos. Conforme Constituição Federal, assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna. ✂️ a) Mensamente. ✂️ b) Anualmente. ✂️ c) A cada 2 (dois) anos. ✂️ d) A cada 4 (quatro) anos. ✂️ e) Semestralmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1022667 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 10, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025A BNCC prevê que o ensino de Inglês no Ensino Fundamental esteja focado em quais práticas de linguagem? ✂️ a) Leitura, escrita, oralidade e análise sintática. ✂️ b) Compreensão oral, leitura, produção escrita e interação oral. ✂️ c) Apenas leitura e escrita, pois a oralidade é desenvolvida apenas no Ensino Médio. ✂️ d) Gramática, tradução e interpretação de textos literários. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1024391 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 10, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025Um dos eixos fundamentais do ensino de Inglês na BNCC é a promoção da interculturalidade. Isso significa: ✂️ a) O aprendizado de expressões culturais e variações linguísticas do inglês. ✂️ b) A tradução literal de expressões culturais para a língua portuguesa. ✂️ c) O ensino de apenas um tipo de inglês, como o britânico ou o americano. ✂️ d) O foco exclusivo na gramática e vocabulário técnico da língua inglesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1017483 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025Segundo a BNCC, no ensino de Libras como segunda língua para ouvintes, o objetivo principal é: ✂️ a) Ensinar Libras apenas para fins recreativos, sem necessidade de aprofundamento. ✂️ b) Formar ouvintes proficientes que respeitem a cultura surda e compreendam Libras como sistema linguístico completo. ✂️ c) Promover a substituição do uso da Língua Portuguesa pela Libras no cotidiano escolar. ✂️ d) Aprender apenas sinais isolados para comunicação básica, sem considerar gramática ou cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1017484 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025No contexto da cultura e das identidades surdas no ensino de Libras, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) A cultura surda é construída a partir de valores, comportamentos e práticas compartilhados pelos surdos. ✂️ b) A identidade surda pode se fortalecer através do acesso à educação bilíngue e à Libras. ✂️ c) A identidade surda se forma exclusivamente pela perda auditiva, sem relação com a língua e a cultura. ✂️ d) A valorização da Libras nas escolas contribui para a afirmação positiva da identidade surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1022666 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 10, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025De acordo com a BNCC, o ensino de Inglês no Ensino Fundamental tem como principal objetivo: ✂️ a) Tornar os alunos fluentes na língua inglesa. ✂️ b) Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de textos em inglês. ✂️ c) Ensinar exclusivamente gramática e regras sintáticas da língua inglesa. ✂️ d) Preparar os alunos apenas para provas e exames internacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1017482 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025De acordo com a BNCC, no contexto educacional de surdos, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua deve ser: ✂️ a) Utilizada apenas nas aulas específicas de Libras, não sendo necessária em outras disciplinas. ✂️ b) Ensinar apenas o vocabulário básico, sem priorizar estruturas linguísticas complexas. ✂️ c) Considerada língua de instrução e comunicação para a construção de conhecimentos nas diferentes áreas. ✂️ d) Substituída progressivamente pelo ensino da Língua Portuguesa escrita como forma principal de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1080937 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Edital n 10, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) determina que as escolas públicas e privadas devem: ✂️ a) Cobrar uma taxa extra para alunos com deficiência, devido às adaptações necessárias. ✂️ b) Oferecer matrícula para alunos com deficiência apenas se houver vagas específicas. ✂️ c) Garantir acesso, participação e aprendizagem de alunos com deficiência em igualdade de condições. ✂️ d) Direcionar alunos com deficiência exclusivamente para escolas especializadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q1017485 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025Sobre o ensino bilingue para alunos surdos, é correto afirmar que: ✂️ a) A educação bilingue substitui a língua portuguesa pela Libras em todos os conteúdos. ✂️ b) A educação bilingue restringe o uso da Libras apenas à comunicação fora da sala de aula. ✂️ c) A educação bilingue recomenda que apenas intérpretes ensinem conteúdos escolares aos alunos surdos. ✂️ d) A educação bilingue promove o uso simultâneo da Libras e da língua portuguesa escrita, garantindo o acesso ao currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q1081428 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025O uso de tecnologias assistivas é garantido pela LBI como forma de promover autonomia e participação de pessoas com deficiência. A responsabilidade de garantir o acesso a esses recursos recai sobre: ✂️ a) A família do aluno ou tutor legal, que deve provê-los conforme suas condições. ✂️ b) As ONGs e organizações especializadas em parcerias com escolas públicas. ✂️ c) A escola e órgãos públicos competentes, que devem garantir o fornecimento de tecnologias conforme a necessidade. ✂️ d) Os professores e gestores escolares, sem outras articulações com o poder público. ✂️ e) Os alunos em fase de conclusão escolar, priorizando tecnologias para transição ao mercado de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1081421 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Fonoaudiólogo I Para Atuação no Magistério, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), Lei n.º 13.146/2015, o termo “pessoa com mobilidade reduzida” significa: ✂️ a) Pessoa com dificuldade de movimentação por qualquer motivo. ✂️ b) Pessoa com deficiência física. ✂️ c) Pessoa com dificuldade permanente de mobilidade. ✂️ d) Pessoa com redução efetiva de coordenação motora e da percepção. ✂️ e) Pessoa com redução temporária de flexibilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1081422 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Fonoaudiólogo I Para Atuação no Magistério, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025A LBI afirma que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades. Dessa forma, é responsabilidade do poder público: ✂️ a) Oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que busquem diminuir as barreiras e facilitem a inclusão de alguma forma. ✂️ b) Projeto pedagógico que ofereça o atendimento educacional especializado como opção para atender as demandas dos estudantes com deficiência. ✂️ c) Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. ✂️ d) Acesso à educação infantil, ensino fundamental e ensino médio em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas. ✂️ e) Adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, vocacionais e profissionais, sempre direcionados pelo profissional educador, que irá escolher de acordo com as necessidades de cada estudante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1081426 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor Disciplina Educação Física, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) consolida direitos e impõe obrigações para garantir a equiparação de oportunidades e a participação social efetiva das pessoas com deficiência, eliminando discriminações e barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais. Analise as sentenças a seguir: A LBI considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimento somente longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. PORQUE A LBI define que o Poder Legislativo é o responsável por criar os instrumentos para avaliação da deficiência à luz dessa lei. Agora, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) As duas sentenças são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. ✂️ b) As duas sentenças são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. ✂️ c) A primeira sentença é verdadeira, e a segunda, falsa. ✂️ d) A primeira sentença é falsa, e a segunda, verdadeira. ✂️ e) Tanto a primeira quanto a segunda sentenças são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1024392 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 10, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025No ensino de Inglês conforme a BNCC, quais tipos de gêneros textuais devem ser trabalhado? ✂️ a) Apenas textos literários clássicos em inglês. ✂️ b) Apenas textos informativos e acadêmicos. ✂️ c) Diversos gêneros, como músicas, diálogos, notícias, histórias em quadrinhos e propagandas. ✂️ d) Apenas textos formais e científicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1022780 | Inglês, Tradução Translation, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025No método conhecido como "Gramática-Tradução", qual é a principal prática utilizada na aprendizagem de língua inglesa? ✂️ a) Tradução de textos e análise gramatical ✂️ b) Conversação livre entre alunos ✂️ c) Atividades de escuta com músicas ✂️ d) Jogos interativos para fluência oral Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1081427 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Professor Disciplina Educação Física, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025A LBI estabelece medidas e garantias para assegurar a inclusão plena, a acessibilidade universal e o exercício efetivo dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil. Um importante trecho dessa lei garante à pessoa com deficiência acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida. Devido à atualização constante das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a LBI define um período de renovação do plano específico de medidas relacionadas às tecnologias assistivas pelo Poder Público. Assinale a alternativa que apresenta este período definido na LBI. ✂️ a) 1 (um) ano. ✂️ b) 2 (dois) anos. ✂️ c) 3 (três) anos. ✂️ d) 4 (quatro) anos. ✂️ e) 5 (cinco) anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1081430 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025Um aluno cadeirante relata dificuldades para circular pelos espaços da escola devido à ausência de rampas e elevadores. Qual princípio legal da LBI está sendo violado e qual medida deve ser adotada para solucionar o problema? Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Direito à educação — priorizar o deslocamento assistido por colaboradores até que as barreiras arquitetônicas sejam removidas. ✂️ b) Direito à liberdade de locomoção — iniciar um projeto de acessibilidade arquitetônica para eliminar as barreiras físicas do ambiente escolar. ✂️ c) Igualdade de oportunidades — realocar o aluno para uma escola mais próxima que conte com estrutura adequada. ✂️ d) Direito à educação inclusiva — concentrar esforços exclusivamente na adaptação do conteúdo pedagógico, sem foco imediato na questão estrutural. ✂️ e) Direito à saúde — priorizar o fornecimento de materiais de apoio domiciliar enquanto a escola adapta seus espaços. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1081429 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025Uma escola organiza um evento cultural em que os alunos com deficiência não têm acesso total às atividades devido à falta de adaptações. Segundo os princípios da LBI, essa situação fere o aspecto fundamental do(a): ✂️ a) Direito à acessibilidade cultural e à participação plena. ✂️ b) Princípio da exclusividade das atividades em sala de aula, desconsiderando eventos externos. ✂️ c) Liberdade dos alunos com deficiência de optar por não participar. ✂️ d) Respeito à autonomia da escola em planejar eventos conforme sua capacidade. ✂️ e) Direito de escolha da comunidade escolar sobre onde investir recursos limitados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1022779 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025No Método Audiolingual, qual é o foco principal no processo de aprendizagem da língua inglesa? ✂️ a) Desenvolvimento da escrita formal ✂️ b) Memorização de regras gramaticais ✂️ c) Repetição e prática de padrões orais ✂️ d) Análise literária de textos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1080938 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Edital n 10, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025De acordo com a legislação brasileira, a escola pública deve adotar quais medidas para garantir a inclusão de alunos com deficiência? ✂️ a) Disponibilizar professores capacitados e apoio especializado quando necessário. ✂️ b) Deixar a responsabilidade de adaptação do ensino exclusivamente para a família do aluno. ✂️ c) Selecionar apenas alunos com deficiências leves para facilitar o ensino inclusivo. ✂️ d) Permitir a matrícula de alunos com deficiência apenas em turmas reduzidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1089110 | Direito Constitucional, Administração Pública Disposições Gerais e Servidores Públicos, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025Considere a lacuna a seguir: No que concerne aos servidores públicos, o poder Executivo, publicará _________________os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos. Conforme Constituição Federal, assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna. ✂️ a) Mensamente. ✂️ b) Anualmente. ✂️ c) A cada 2 (dois) anos. ✂️ d) A cada 4 (quatro) anos. ✂️ e) Semestralmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1022667 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 10, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025A BNCC prevê que o ensino de Inglês no Ensino Fundamental esteja focado em quais práticas de linguagem? ✂️ a) Leitura, escrita, oralidade e análise sintática. ✂️ b) Compreensão oral, leitura, produção escrita e interação oral. ✂️ c) Apenas leitura e escrita, pois a oralidade é desenvolvida apenas no Ensino Médio. ✂️ d) Gramática, tradução e interpretação de textos literários. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1024391 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 10, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025Um dos eixos fundamentais do ensino de Inglês na BNCC é a promoção da interculturalidade. Isso significa: ✂️ a) O aprendizado de expressões culturais e variações linguísticas do inglês. ✂️ b) A tradução literal de expressões culturais para a língua portuguesa. ✂️ c) O ensino de apenas um tipo de inglês, como o britânico ou o americano. ✂️ d) O foco exclusivo na gramática e vocabulário técnico da língua inglesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1017483 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025Segundo a BNCC, no ensino de Libras como segunda língua para ouvintes, o objetivo principal é: ✂️ a) Ensinar Libras apenas para fins recreativos, sem necessidade de aprofundamento. ✂️ b) Formar ouvintes proficientes que respeitem a cultura surda e compreendam Libras como sistema linguístico completo. ✂️ c) Promover a substituição do uso da Língua Portuguesa pela Libras no cotidiano escolar. ✂️ d) Aprender apenas sinais isolados para comunicação básica, sem considerar gramática ou cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1017484 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025No contexto da cultura e das identidades surdas no ensino de Libras, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) A cultura surda é construída a partir de valores, comportamentos e práticas compartilhados pelos surdos. ✂️ b) A identidade surda pode se fortalecer através do acesso à educação bilíngue e à Libras. ✂️ c) A identidade surda se forma exclusivamente pela perda auditiva, sem relação com a língua e a cultura. ✂️ d) A valorização da Libras nas escolas contribui para a afirmação positiva da identidade surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1022666 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 10, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025De acordo com a BNCC, o ensino de Inglês no Ensino Fundamental tem como principal objetivo: ✂️ a) Tornar os alunos fluentes na língua inglesa. ✂️ b) Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de textos em inglês. ✂️ c) Ensinar exclusivamente gramática e regras sintáticas da língua inglesa. ✂️ d) Preparar os alunos apenas para provas e exames internacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1017482 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025De acordo com a BNCC, no contexto educacional de surdos, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua deve ser: ✂️ a) Utilizada apenas nas aulas específicas de Libras, não sendo necessária em outras disciplinas. ✂️ b) Ensinar apenas o vocabulário básico, sem priorizar estruturas linguísticas complexas. ✂️ c) Considerada língua de instrução e comunicação para a construção de conhecimentos nas diferentes áreas. ✂️ d) Substituída progressivamente pelo ensino da Língua Portuguesa escrita como forma principal de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1080937 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Edital n 10, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) determina que as escolas públicas e privadas devem: ✂️ a) Cobrar uma taxa extra para alunos com deficiência, devido às adaptações necessárias. ✂️ b) Oferecer matrícula para alunos com deficiência apenas se houver vagas específicas. ✂️ c) Garantir acesso, participação e aprendizagem de alunos com deficiência em igualdade de condições. ✂️ d) Direcionar alunos com deficiência exclusivamente para escolas especializadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q1017485 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025Sobre o ensino bilingue para alunos surdos, é correto afirmar que: ✂️ a) A educação bilingue substitui a língua portuguesa pela Libras em todos os conteúdos. ✂️ b) A educação bilingue restringe o uso da Libras apenas à comunicação fora da sala de aula. ✂️ c) A educação bilingue recomenda que apenas intérpretes ensinem conteúdos escolares aos alunos surdos. ✂️ d) A educação bilingue promove o uso simultâneo da Libras e da língua portuguesa escrita, garantindo o acesso ao currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro