Questões de Concursos Prefeitura de Itaquaquecetuba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itaquaquecetuba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1045876 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

O Art. 210 da Constituição Federal de 1988 dispõe sobre a fixação de conteúdos mínimos para o ensino fundamental, assegurando formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. Considerando o disposto em seu § 1º referente ao ensino religioso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1045861 | Português, Interpretação de Textos, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

A respeito do texto, julgue V, para verdadeiro; F, para falso e assinale a alternativa correta:

( ) A solidão deve-se sempre à ausência de convivência com outras pessoas, especialmente para os jovens.
( ) Podemos ficar sozinhos com a mesma facilidade em meio a uma multidão, em um relacionamento amoroso ou entre amigos.
( ) A ciência define atualmente a solidão, de forma geral, como a desconexão entre os relacionamentos sociais reais e os desejados.
( ) Bound Alberti concorda que o isolamento físico dos demais não é necessariamente o que torna as pessoas solitárias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1045872 | Atualidades, Política, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

No contexto do conflito entre Rússia e Ucrânia, há a Crimeia, que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1045862 | Português, Interpretação de Textos, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

Considere o seguinte trecho: “Todos nós somos uma espécie de peça de quebra-cabeça e queremos sentir que nos encaixamos”, explica ele. “E as outras pessoas, muitas vezes, podem ser o motivo de não nos sentirmos assim”. “Mesmo se for um amigo ou parceiro, talvez eles não nos reconheçam por quem somos. Ou nos fazem parecer invisíveis. Ou precisamos fingir que somos outra pessoa na companhia deles. Para muitas pessoas, esta parece ser a essência da sua solidão”. Os termos “queremos”, “explica” e “parceiro” podem ser melhor substituídos, sem perda significativa de sentido, no contexto em que se apresentam, respectivamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1045864 | Português, Sintaxe, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

Considere o seguinte trecho: “Afinal, sabemos que vivemos uma “epidemia de solidão” – um surto global que não reconhece fronteiras, afeta jovens e idosos e pode até reconfigurar o nosso cérebro”. O termo afinal possui o sentido, no contexto em que se apresenta, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1045868 | Português, Ortografia, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

Considerando-se o uso, de acordo com a norma-padrão da língua, os termos estão grafados corretamente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1045874 | Atualidades, Política, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

Uma deputada federal apresentou um projeto de emenda constitucional para acabar com a escala 6x1 de trabalho, discussão que se amplificou pelas redes sociais. A deputada em questão é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1045863 | Português, Pontuação, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

Considere o seguinte trecho: “O psicólogo Sam Carr, da Universidade de Bath, no Reino Unido, pesquisa os relacionamentos humanos. Ele acredita que o “maior mito” é que as pessoas são sempre a solução para a solidão”. O uso de aspas, no trecho grifado e no contexto em que se apresenta, justifica-se por tratar-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1045869 | Português, Ortografia, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

Considerando-se o uso, de acordo com a norma-padrão da língua, da acentuação, é incorreto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1045879 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

De acordo com o Art. 2º da Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, só NÃO corresponde a uma das diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1045880 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

Nos termos da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a pessoa com mobilidade reduzida é aquela que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1045890 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

“A exclusão na avaliação é também observada nos tipos de instrumento utilizados – que, muitas vezes, não atendem às etapas do desenvolvimento ou às competências dos alunos.” (In: RAMOS, R. Inclusão na Prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva. 2. ed. São Paulo: Summus, 2010).
Com base no trecho citado e nas ideias da autora sobre a avaliação na educação inclusiva, analise cada uma das afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

( ) A avaliação inclusiva deve ser contínua, considerando o processo de aprendizagem dos alunos e a subjetividade envolvida, ao invés de limitar-se a instrumentos padronizados.
( ) Provas aplicadas de forma rígida e padronizada a alunos dos anos iniciais favorecem um desenvolvimento cognitivo lúdico e prazeroso, alinhado às necessidades de cada criança.
( ) Uma avaliação que considera critérios múltiplos e não é punitiva cria subsídios para intervenções pedagógicas tanto na aprendizagem dos alunos quanto no trabalho do professor.
( ) A cobrança como um fim em si mesma nas avaliações realizadas em momentos previamente definidos é essencial para promover a igualdade de condições e assegurar que todos sejam avaliados de forma justa.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1045866 | Português, Crase, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

Considerando-se o uso, de acordo com a norma-padrão da língua, do acento indicativo de crase, é (são) incorreta(s) a(s) ocorrência(s):

I. O aluno pediu ajuda à professora.
II. Havia um motorista à procura de uma vaga para estacionar.
III. Há muito à observar no comportamento das pessoas.
IV. À espera de melhora, atleta esforçava-se na fisioterapia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1045867 | Português, Problemas da Língua Culta, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

Considerando-se o uso, de acordo com a norma-padrão da língua, da concordância nominal e verbal, é incorreta a ocorrência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1045870 | Português, Sintaxe, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

Considere a frase a seguir: “As medidas reafirmam um legado histórico”. Os termos destacados “as medidas” exercem, no contexto em que se apresentam, a função sintática de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1045885 | Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, Legislação do Município de Itaquaquecetuba, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

Considerando a Lei Complementar n° 280, de 11 de dezembro DE 2015, que dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público do Município de Itaquaquecetuba e dá outras providências, relacione os termos da Coluna A com suas definições correspondentes na Coluna B.

Coluna A
1. Cargo do magistério.
2. Carreira do magistério.
3. Função gratificada.
4. Função.

Coluna B
( ) Conjunto de atribuições, deveres e responsabilidades, cometidos ao servidor do magistério, criado por lei, com denominação própria, número certo e vencimento pago pelos cofres públicos.
( ) Conjunto de cargos da mesma natureza de trabalho, escalonados segundo o nível de complexidade e o grau de responsabilidade.
( ) Destinada às atividades de suporte pedagógico mediante designação, utilizando os critérios técnicos de seleção.
( ) Conjunto de atividades destinadas a servidor do Quadro do Magistério titular de cargo de docência para exercício de atividades de suporte pedagógico ou conjunto de atividades concernentes a um determinado cargo e exercidas em caráter temporário ou em substituição.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1045887 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

"O professor de 'ontem' é muito diferente do professor de 'hoje' quanto às exigências que lhe eram e são feitas. O antigo professor atuava no contexto da lógica da exclusão, sendo suas competências de ensinar dissociadas de suas competências de aprender, ou seja, de sua necessidade de continuar se atualizando como profissional." (In: MACEDO, L. de. Ensaios Pedagógicos: Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed Editora, 2005).

De acordo com Lino de Macedo, segundo a lógica da inclusão, espera-se que hoje o professor ensine:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1045889 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

Com base nas concepções de Mantoan (1996) sobre o ensino individualizado/diferenciado para os alunos que apresentam déficits intelectuais e problemas de aprendizagem, só NÃO é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.