Início

Questões de Concursos Prefeitura de Jacareí SP

Resolva questões de Prefeitura de Jacareí SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q320876 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Edgar Morin em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, assinale a alternativa verdadeira:

I. A compreensão mútua entre os seres humanos próximos ou estranhos é, daqui para frente, vital para que as relações humanas saiam do seu estado bárbaro de incompreensão.

II. Nós, os humanos, somos seres infantis, neuróticos, delirantes, capazes de medida e desmedida, sujeito de afetividade intensa e instável, seres de violência, de amor e de ódio.

III. Em uma possível reforma de ensino deve ser considerada a adoção de um novo paradigma cognitivo, no qual a ordem e a desordem sejam vistas e tratadas nos seus campos específicos.

IV. Não há cultura sem cérebro humano, (aparelho biológico dotado de competência para agir, perceber, saber, aprender), mas não há mente, isto é, capacidade de consciência e pensamento, sem cultura.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q325818 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Para Constance Kamii, em “A criança e o número”, é correta a alternativa:

I. Para que a criança adquira conhecimento social é dispensável a interferência de outras pessoas.

II. Assim como o conhecimento físico, o conhecimento social é um conhecimento de conteúdo e requer uma estrutura lógico-matemática para sua assimilação e organização.

III. A abstração construtiva ou reflexiva é uma construção feita pela mente e, que, representa apenas o enfoque sobre algo já existente nos objetos.

IV. As relações não têm existência na realidade externa, a relação entre os objetos existe somente nas mentes daqueles que podem criá-la.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q325330 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Para Telma Weisz, em “Diálogo entre o ensino e aprendizagem”, é verdadeira a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q326448 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa correta, de acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky em “Psicogênese da Língua Escrita”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q325680 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Luckesi, sobre a “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, é correta a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q320253 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Constance Kamii, é correta a alternativa:

I. Uma criança educada numa família autoritária tem muito mais oportunidades de desenvolver sua habilidade de raciocinar logicamente, pois é forçada a obedecer sem ter o desgaste de inventar argumentos que façam sentido e sejam convincentes.

II. As crianças não aprendem conceitos numéricos com desenhos, nem pela manipulação de objetos; elas constroem esses conceitos pela abstração reflexiva, à medida que atuam mentalmente sobre os objetos.

III. A Aritmética não precisa ser transmitida de uma geração a outra como o conhecimento social (convencional), uma vez que o conhecimento lógicomatemático é construído pela coordenação de relações feitas pela criança e nada é arbitrário nessa coordenação.

IV. Em vez de contar objetos e comparar quantidades porque a professora diz que é hora de Matemática, as crianças deveriam ser encorajadas a pensar sobre quantidades quando sentissem necessidade e interesse.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q327485 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Paulo Freire, assinale a alternativa que melhor leva o aluno a aprender a ler e escrever:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q328184 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa correta em se tratando de Projetos de Trabalho:

I. Um projeto pode organizar-se seguindo um determinado eixo: a definição de um conceito, um problema geral ou particular, um conjunto de perguntas inter-relacionadas, uma temática que valha a pena ser tratada por si mesma.

II. Para abordar um eixo em sala de aula, se procede dando ênfase na articulação da informação necessária para tratar o problema objeto de estudo e os procedimentos requeridos pelos alunos para desenvolvê-lo, ordená-lo, compreendê-lo e assimilálo.

III. As diferentes fases e atividades que se devem desenvolver num Projeto, ajudam os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professorado, responder aos desafios que estabelece uma estruturação muito mais aberta e flexível dos conteúdos escolares.

IV. A informação necessária para construir os Projetos não está determinada de antemão, nem depende do educador ou do livro-texto; está, sim, em função do que cada aluno já sabe sobre um tema e da informação com a qual se possa relacionar dentro e fora da escola.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q807334 | Legislação Federal, Lei 10639 2003, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa falsa sobre a redação do art. 26, incluído na Lei 9.394/96(LDB) pela lei 10.639/03:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q426615 | Direito Constitucional, Educação, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

O Art. 206, Inciso V da CF/88 estabelece como requisito aos profissionais da educação o ingresso no serviço público através de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q428652 | Direito Constitucional, Educação, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

O Art. 214 da CF/88, cujo caput está determinado pela Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009, prevê ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q326930 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Em “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, para Luckesi é correta a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q319782 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Para César Coll Salvador, não é correta a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q818991 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Com base na Lei 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA), aponte a alternativa errada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q814914 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, responda:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q321913 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Qual destas alternativas não é verdadeira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q323776 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Edgar Morin, é verdadeira a alternativa:

I. A compreensão humana é a um só tempo, meio e fim da comunicação humana.

II. Em uma possível reforma de ensino não deve ser considerada a potencialidade de uma estruturação curricular em disciplinas para que, com cada uma delas, fique evidente a percepção da condição humana.

III. O Século XX nos legou, entre outras coisas, a racionalização que só conhece o cálculo e ignora o indivíduo, seu corpo, seus sentimentos, sua alma.

IV. A afetividade pode asfixiar o conhecimento, mas pode, também, fortalecê-lo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q435567 | Direito Constitucional, Educação, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Dispõe o Art. 213 da CF/88 que os recursos públicos serão destinados às escolas públicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q329027 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa correta de acordo com Vygotsky, quando trata de pensamento e linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.