Início

Questões de Concursos Prefeitura de Japonvar MG

Resolva questões de Prefeitura de Japonvar MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q897794 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTA’s, Nutricionista, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com relação às doenças relacionadas à alimentação, muitas são causadas por microrganismos patogênicos, os quais podem não apenas gerar graves problemas de saúde pública, mas também acarretar perdas econômicas significativas. As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e/ou Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA) são classificadas em diversas categorias, como doenças infecciosas, toxinoses, toxinfecções, toxicoses, doenças alérgicas e doenças nutricionais. Sobre esse assunto, relacione a segunda coluna à primeira coluna.

1. Infecções 2. Toxinfecções 3. Intoxicações 4. Intoxicações não bacterianas


( ) Causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as doenças causadas por Salmonella spp., Shigella spp., Yersinia enterocolítica e Campylobacter jejuni.

( ) Causadas por microrganismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando esses se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos.

( ) Provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento. Os vômitos possivelmente estão associados a uma ação das toxinas sobre o sistema nervoso central. São causadas por Staphylococcus aureus, Bacillus cereus e Clostridium botulinum.

( ) Provocadas por agentes envolvidos com DTA, como metais pesados, agrotóxicos, fungos silvestres, plantas e animais tóxicos (exemplos: moluscos, camarões e peixes). A irritação superficial da mucosa intestinal também agrava as condições patológicas coexistentes.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q897795 | Nutrição, Vitaminas propriedades, Nutricionista, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Esta vitamina tem seu papel muito bem reconhecido na mineralização óssea e vem se destacando por sua complexa atividade no organismo, inclusive no controle de processos metabólicos. Sugere-se que o status adequado desta vitamina contribua na proteção contra distúrbios musculoesqueléticos, doenças infecciosas, cânceres, doenças autoimunes e cardiovasculares, diabetes mellitus e disfunções neurocognitivas, sendo observado que baixas concentrações séricas se relacionam ao risco aumentado para desenvolvimento e progressão dessas doenças.
A descrição acima diz respeito à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q897797 | Nutrição, Diabetes, Nutricionista, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A terapia nutricional é uma das partes mais desafiadoras do tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), com impacto decisivo na obtenção e na manutenção do controle glicêmico. Independente do tempo de diagnóstico da doença, a terapia nutricional deve fazer parte do tratamento do diabetes em todas as suas fases de tratamento. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q897859 | Pedagogia, Paulo Freire, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com base nas ideias de Paulo Freire (1987) sobre a educação e as estratégias de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I- Paulo Freire defende que a educação deve ser um ato de diálogo, no qual alunos, professores e famílias participam ativamente da construção do conhecimento.

II- As estratégias de aprendizagem devem ser unilaterais, com o professor sempre atuando como transmissor de informações, enquanto os alunos são meros receptores passivos.

III- Segundo Freire, a conscientização dos alunos sobre as suas próprias experiências e contextos sociais é fundamental para o desenvolvimento de práticas educativas eficazes.

IV- A interação entre alunos, professores e famílias é irrelevante para a construção de estratégias de aprendizagem, pois o foco deve estar apenas no conteúdo curricular.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q897877 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

I- A avaliação do processo ensino-aprendizagem deve ser contínua e formativa, permitindo ajustes no percurso pedagógico conforme as necessidades dos alunos.

II- O feedback oferecido durante a avaliação é essencial para que os alunos possam refletir sobre os seus erros e acertos, favorecendo o aprendizado.

III- A padronização das avaliações é sempre recomendada, já que todos os alunos devem ser avaliados da mesma forma, independentemente de suas necessidades ou contextos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q872078 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Lucas e Gabriel são colegas de escola e, durante o recreio, costumam trocar figurinhas de jogadores de futebol. Num determinado dia, no final do recreio, Lucas tinha 32 figurinhas, o equivalente a 13 figurinhas a mais que Gabriel. Quantas figurinhas eles tinham juntos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q872077 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Uma pessoa saiu para caminhar às 10h45min e terminou a caminhada às 12h15min. Por quanto tempo ela caminhou?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q872079 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Movimentos Sociais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Na história da sociedade brasileira, as diferenças sociais entre brancos e negros são nítidas. Existe um evidente desequilíbrio na garantia de direitos, em prejuízo para a população negra. Além do aspecto econômico, a vulnerabilidade é verificada nos campos da educação, moradia, entre outros. Sobre esse tema, qual hipótese é CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q897796 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A obesidade é uma doença crônica, progressiva, com causas multifatoriais associadas principalmente ao estilo de vida e a outras condições, como fatores genéticos, hereditários, psicológicos, culturais e étnicos. O tratamento é complexo, de longo prazo, e envolve mudança de estilo de vida, com ênfase no tratamento nutricional, prática de atividade física, intervenções psicológicas, tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q897791 | Nutrição, Doença Renal, Nutricionista, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A síndrome nefrótica (SN) é uma doença renal na qual há o aumento grave e prolongado da permeabilidade glomerular às proteínas plasmáticas. O suporte nutricional é uma das principais medidas para o adequado controle das complicações clínicas e laboratoriais do estado nefrótico. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q897792 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Nutricionista, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise o trecho a seguir e marque V para as atividades verdadeiras e F para as falsas. Os Serviços de Alimentação e Nutrição devem implementar Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) relacionados às atividades de

( ) Higiene pessoal e manipulação de alimentos. ( ) Armazenamento e separação de Alimentos na cadeia agroalimentar. ( ) Higienização de instalações, equipamentos e móveis. ( ) Desenvolvimento de agentes sanitizantes relacionados à resistência microbiana. ( ) Controle integrado de vetores e pragas urbanas. ( ) Higienização do reservatório.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as atividades de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q897872 | Pedagogia, Libâneo, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre o conceito de Didática, de acordo com Libâneo (1994).

I- Didática é a ciência que estuda os processos de ensino e aprendizagem, investigando as suas interações com os objetivos e as práticas educacionais.

II- Didática é o conjunto de métodos, técnicas e estratégias utilizadas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.

III- Didática é o conjunto de técnicas aplicadas para assegurar a disciplina e a ordem em sala de aula, facilitando o controle e a transmissão do conteúdo.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q897865 | Informática, Correio Eletrônico cliente de email e webmail, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Em um ambiente corporativo, o correio eletrônico é amplamente utilizado para comunicação formal. Um técnico de TI foi solicitado para garantir que ose-mailsenviados pela empresa sejam autenticados, a fim de reduzir o risco de fraudes e garantir que os destinatários saibam que o remetente é legítimo. Qual recurso ou técnica é o mais apropriado para esse tipo de autenticação dee-mails?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q897554 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Enfermeiro, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A gestação é um fenômeno fisiológico e deve ser vista pelas gestantes e equipes de saúde como parte de uma experiência de vida saudável que envolve mudanças dinâmicas do olhar físico, social e emocional. No entanto, devido a alguns fatores de risco, algumas gestantes podem apresentar maior probabilidade de evolução desfavorável. São as chamadas “gestantes de alto risco”. É considerado um fator de risco que indica a necessidade de encaminhamento ao pré-natal de alto risco
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q897857 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Sobre as práticas de atendimento psicopedagógico e os aspectos afetivos, cognitivos e sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, classifique as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O aspecto afetivo é fundamental para a construção do conhecimento, pois as emoções influenciam diretamente a motivação e o engajamento dos alunos.

( ) A mediação do conhecimento por meio de afetos e significações sociais são irrelevantes no desenvolvimento cognitivo dos alunos.

( ) As interações sociais dentro da sala de aula podem enriquecer o processo de aprendizagem, promovendo um ambiente colaborativo e significativo.

( ) O atendimento psicopedagógico deve considerar apenas as dificuldades cognitivas dos alunos, desconsiderando suas necessidades emocionais e sociais

( ) A construção do conhecimento é um processo isolado, onde o aluno aprende independentemente de suas relações afetivas e sociais.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q897556 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

“Compreendendo a enfermagem como uma ciência e arte de assistir o ser humano, atendendo às suas necessidades humanas básicas preestabelecidas, entende-se que este indivíduo tem as suas peculiaridades, que são expressas na sua percepção à assistência prestada. Essas necessidades, sendo respeitadas e seguidas, contribuem para melhora do quadro atual deste indivíduo”.
O fragmento de texto refere-se à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q897599 | Farmácia, Farmacologia do Sistema Endócrino, Farmacêutico, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Um paciente hipotético, 56 anos, homem, apresentou perda de peso significativa nos últimos 90 dias, quadro de hiperglicemia em jejum evidenciada por exames laboratoriais realizados em dias alternados: Dia 1: 180 mg/dL; Dia 2: 204 mg/dL. (VR: < 100 mg/dL) e hemoglobina glicada de 9,8% (VR <7%).


Diante dos dados clínico-laboratoriais apresentados, o médico recomendou medidas não farmacológicas como a prática de exercícios físicos, cessação tabágica, diminuição do uso de etanol, manejo do estresse e intervenção nutricional para dietoterapia. O clínico também prescreveu, como primeira escolha da farmacoterapia: Metformina 500 mg, duas vezes ao dia, por três meses e marcou o retorno para 90 dias.

Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Caso clínico em Diabetes. São João Del Rei – MG. Set. 2024.; Sociedade Brasileira de Diabetes. Manejo da terapia antidiabética no DM2. Atualizado em 12 set. 2024. Disponível em: http://gg.gg/1c6ymf. Acesso em: 22 set. 2024. Adaptado.

Tendo em vista a farmacoterapia prescrita, responda: a qual classe medicamentosa pertence o fármaco em questão? E qual é o seu respectivo mecanismo de ação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q897874 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

O planejamento participativo na educação é um método que se afasta das decisões centralizadas e autoritárias, promovendo um trabalho mais coletivo e colaborativo. Sobre o planejamento participativo na educação, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.