Questões de Concursos Prefeitura de Jaraguá GO

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1Q904964 | Pedagogia, Concepções de currículo, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.
(VEIGA N, A. De. Geometrias, Currículo e Diferenças. IN: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças. 2002, P.7.)

Em relação à Currículo e Didática, um dos pontos de concordância é a:
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2Q904965 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

No Brasil há décadas são investigadas as ações de violência como um problema social no interior das escolas e por diversas formas entre os indivíduos envolvidos na comunidade escolar. Entre os diferentes tipos de violência, podemos destacar a:
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3Q1026822 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Assistente Social, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Igor e Paulo, dois amigos, estavam assistindo aos jogos da copa do mundo de futebol. Igor, exímio entendedor de futebol disse “Se o camisa 10 do Brasil jogar bem, então a seleção brasileira será campeã”. Como Paulo havia acabado de estudar raciocínio lógico, ele ficou pensando na equivalência do que seu amigo acabara de falar. Ao considerar as informações, assinale a alternativa que apresenta a equivalência da frase dita por Igor.

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4Q904966 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A qualidade de ensino é determinada tanto ou mais pela formação contínua dos professores, do que pela sua formação inicial… A formação contínua não deve desenrolar-se, necessariamente, apenas no quadro do sistema educativo: um período de trabalho ou de estudo no setor econômico pode também ser proveitoso para aproximação do saber e do saber-fazer.
(DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003, p. 160)


Com relação à formação continuada dos profissionais do magistério implica reconhecer um constante desenvolvimento levando-se em conta:
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5Q1026823 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Assistente Social, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Analise a seguinte sequência:
(2, 8, 26, 80, 242, 728, ...)
Ao levar em consideração que “2” é o primeiro número da sequência e que ela segue um padrão, assinale a alternativa que indica o próximo número dessa sequência.
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6Q904967 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes.
(LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 222)
Acerca do Planejamento Escolar, em um entendimento participativo, é correto afirmar que:
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7Q1026824 | Raciocínio Lógico, Tautologia, Assistente Social, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Caio, Juliana e Marcos entraram em um debate de raciocínio lógico após seu professor questionar qual seria a negação da seguinte afirmação “Todos os alunos serão aprovados”. Caio afirmou que a negação seria “Nenhum aluno será aprovado”, já Juliana afirmou que a negação será “Todos os alunos serão reprovados”, por sua vez Marcos afirmou que a negação seria “Algum aluno não será aprovado”. Com base nos conhecimentos acerca de raciocínio lógico, assinale a alternativa correta.
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8Q904968 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A Lei no 9.394/1996 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) está composta por dois níveis, a educação básica e a educação superior. A educação básica é formada por:
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9Q1026825 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Assistente Social, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Considere a seguinte proposição “Vou para o rio e vou nadar”, assinale a alternativa que indique a negação para a proposição.
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10Q904969 | Pedagogia, Evasão Escolar causas e conseqüências, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A evasão escolar tem seu ápice nos anos finais do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, geralmente no período de grandes transformações emocionais e físicas na adolescência. Reprovação, abandono do ensino e diferentes idades em turmas são problemas recorrentes no cenário educacional brasileiro. Os regulamentos escolares devem ser conhecidos pelos alunos, porque
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11Q904970 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Um informe global do processo que, a partir do conhecimento inicial (avaliação inicial), manifesta a trajetória seguida pelo aluno, as medidas específicas que foram tomadas, o resultado final de todo o processo e, especialmente a partir deste conhecimento, as previsões sobre o que é necessário fazer de novo.
(ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 201.)


No que se refere às informações, considere que quando se trata de práticas avaliativas através do Conselho de Classe recomenda-se:
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12Q903947 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

O processamento auditivo central (PAC) envolve uma série de habilidades auditivas complexas que são essenciais para a correta interpretação dos sons pelo sistema nervoso central. Dificuldades no PAC podem resultar em comprometimentos significativos na linguagem, aprendizagem e comunicação, conforme destacado por Pereira e Schochat (2011). As técnicas de avaliação do PAC devem ser abrangentes e baseadas em evidências científicas para proporcionar um diagnóstico preciso. Considerando a importância de uma avaliação detalhada e multidimensional do PAC, avalie as seguintes estratégias e assinale a alternativa que reflete uma abordagem de avaliação integrada e baseada em evidências para identificar Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), levando em consideração fatores cognitivos, perceptuais e contextuais.
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13Q904971 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao outro, que o seguro, carrega, embala. Através dessa fusão [...], vai se familiarizando e apreendendo esse mundo, portanto, iniciando um processo de diferenciação
(MAHONEY, A. A; ALMEIDA, L. R. Viver mente & cérebro. São Paulo: Segmento-Duetto, 2006. p. 62.)


Indique a alternativa que descreva as ações na relação entre professor e aluno de acordo com a Tendência Progressista Libertadora:
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14Q903948 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Os atrasos de linguagem podem ser resultado de uma complexa interação entre fatores anatomofisiológicos e contextuais, influenciando profundamente o desenvolvimento comunicativo das crianças. Bishop (2014), destaca que uma compreensão aprofundada desses atrasos deve considerar a conectividade neural, a interação entre diferentes áreas cerebrais e os contextos pragmáticos de uso da linguagem. A partir dessa perspectiva, analise as afirmações a seguir acerca dos aspectos teóricos anatomofisiológicos e os atrasos de linguagem, considerando a integração de conhecimentos neurológicos, psicológicos e pragmáticos, e assinale a alternativa que reflete uma abordagem abrangente e cientificamente fundamentada.
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15Q904972 | Pedagogia, Ética Profissional, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano. A nossa definição sublinha, em primeiro lugar, o caráter científico desta disciplina; isto é, corresponde à necessidade de uma abordagem científica dos problemas morais.
(VÁSQUEZ, Adolfo Sanches. Ética. Pág. 23. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.)


No campo da ética, para o professor a autonomia profissional,
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16Q903949 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A atuação fonoaudiológica na área materno-infantil é fundamental para promover a amamentação adequada e para a prevenção e manejo de distúrbios alimentares e de comunicação desde os primeiros momentos de vida. Martinelli e Marchesan (2016) descrevem que uma abordagem fonoaudiológica eficaz não deve apenas focar em técnicas básicas de amamentação, mas deve integrar uma avaliação multidimensional das habilidades orofaciais e dos padrões de sucção e deglutição do bebê. Esta abordagem deve também considerar a interação entre o contexto ambiental, as condições anatômicas e funcionais do bebê, e as práticas parentais. Com relação a essa visão abrangente, analise as seguintes práticas de intervenção fonoaudiológica e assinale a alternativa que reflete uma abordagem integrada e baseada em evidências para otimizar a prática da amamentação e a intervenção precoce.
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17Q904973 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

De acordo com a Resolução CNE/CP no 1/2004 que trata da Educação das Relações Étnico-Raciais, é correto afirmar que estão entre seus objetivos:
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18Q904974 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Texto associado.
Texto 1 para responder a questão.


Professora usa papelão para criar máquina de lavar e atrair aluno autista durante aulas

O profissional desenvolveu o brinquedo após perceber o hiperfoco da criança no item.
O pai se comoveu com a atitude: “Avançou muito o conhecimento dele”.


Por Tatiane Barbosa, g1 Goiás (Professora usa papelão para criar máquina de lavar e atrair aluno autista durante aulas | Goiás | G1 globo.com.)
20/04/2024 18h23 Atualizado há 3 meses.


A professora Elaine Garcia criou uma máquina de lavar roupas feita de papelão para atrair o foco de um aluno de 7 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Araçu, na região noroeste de Goiás. A decisão de fazer o brinquedo ocorreu depois de Elaine perceber que Pedro dos Santos sempre perguntava sobre o item.

“Todos os dias, ele perguntava: ‘Você tem máquina de lavar? Qual é sua máquina?’. Aí, eu pensei: “Alguma coisa tem de diferente”, contou a professora à TV Anhanguera.

Assim, Elaine passou a elaborar atividades para atrair a atenção do aluno com a chamada “máquina da sabedoria”. “Ele consegue ter uma interação maior, compartilhar, viver a pausa. Podemos trabalhar com números, porque há uma quantidade de roupas que ele colocou, quais são as cores das roupas. Então, a partir disso, eu montei um plano pedagógico individualizado para ele”, relatou Elaine.

Segundo a Elaine, que é pedagoga, sua atuação com o aluno é resultado de enxergar o que Pedro precisava. “O direito de inclusão é deles. Nós não podemos tirar esse direito deles”, afirmou.

De acordo com a família do aluno, a mudança na abordagem teve resultados positivos.

“Essa máquina de lavar avançou muito o conhecimento dele. Para a gente que é pai de uma criança com autismo, ver uma obra de arte dessa, não tem preço”, elogia Gustavo Henrique dos Santos, pai de Pedro.
A aprendizagem não tem um conceito simples e unânime. Há diferentes concepções de conhecimento que têm abordado a aprendizagem de forma variada. No que se refere ao conceito de aprendizagem de acordo com o amplo debate estabelecido pela Psicologia Escolar, assinale a alternativa correta.
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19Q904975 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Texto associado.
Texto 1 para responder a questão.


Professora usa papelão para criar máquina de lavar e atrair aluno autista durante aulas

O profissional desenvolveu o brinquedo após perceber o hiperfoco da criança no item.
O pai se comoveu com a atitude: “Avançou muito o conhecimento dele”.


Por Tatiane Barbosa, g1 Goiás (Professora usa papelão para criar máquina de lavar e atrair aluno autista durante aulas | Goiás | G1 globo.com.)
20/04/2024 18h23 Atualizado há 3 meses.


A professora Elaine Garcia criou uma máquina de lavar roupas feita de papelão para atrair o foco de um aluno de 7 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Araçu, na região noroeste de Goiás. A decisão de fazer o brinquedo ocorreu depois de Elaine perceber que Pedro dos Santos sempre perguntava sobre o item.

“Todos os dias, ele perguntava: ‘Você tem máquina de lavar? Qual é sua máquina?’. Aí, eu pensei: “Alguma coisa tem de diferente”, contou a professora à TV Anhanguera.

Assim, Elaine passou a elaborar atividades para atrair a atenção do aluno com a chamada “máquina da sabedoria”. “Ele consegue ter uma interação maior, compartilhar, viver a pausa. Podemos trabalhar com números, porque há uma quantidade de roupas que ele colocou, quais são as cores das roupas. Então, a partir disso, eu montei um plano pedagógico individualizado para ele”, relatou Elaine.

Segundo a Elaine, que é pedagoga, sua atuação com o aluno é resultado de enxergar o que Pedro precisava. “O direito de inclusão é deles. Nós não podemos tirar esse direito deles”, afirmou.

De acordo com a família do aluno, a mudança na abordagem teve resultados positivos.

“Essa máquina de lavar avançou muito o conhecimento dele. Para a gente que é pai de uma criança com autismo, ver uma obra de arte dessa, não tem preço”, elogia Gustavo Henrique dos Santos, pai de Pedro.
De acordo com a reportagem, a professora teve um olhar voltado para a individualidade do estudante, alcançando-o enquanto sujeito aprendente e incluindo-o no ambiente escolar. Com Base no caso apresentado no texto, assinale a alternativa que corresponde a qual deveria ser o papel da psicóloga dessa escola frente ao trabalho desenvolvido pela professora.
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20Q1026832 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Considere a seguinte proposição composta “se vou ao shopping, então vou ao cinema”. Com base na proposição composta apresentada, assinale a alternativa que indica a negação dela.
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