Leia a história:
Uma professora de uma escola municipal de educação
infantil na cidade de São Paulo, com um agrupamento de
30 crianças de 4 anos, teve a clareza de que se pode
melhorar a qualidade da educação, mesmo em condições
adversas.
Esta instituição mantinha a mesma organização em
todas as salas: mesas e cadeiras e materiais em armários
fechados.
A mesma sala era ocupada diariamente por três
professores diferentes com seus agrupamentos (das 7 às
11 horas, das 11 às 15 horas e das 15 às 19 horas).
Ela decidiu, com suas crianças, reorganizar o espaço da
sala para oferecer autonomia às crianças e o direito ao
brinquedo e à brincadeira.
- Conversou com as crianças e juntas decidiram pela
mudança
- Logo no início das atividades, as crianças encostavam
as mesas e as cadeiras e criavam áreas de brincadeiras:
- Retiravam do armário da professora os brinquedos e
materiais e os distribuíam nas áreas;
- Discutiam entre elas o que cada uma ia fazer no dia:
brincar na área de faz de conta, na construção, na fantasia,
nos livros ou em atividades artísticas;
- Terminado o tempo de brincar e explorar, elas
guardavam todos os brinquedos e colocavam as mesas e
cadeiras no lugar, para que a turma seguinte encontrasse
tudo no lugar definido pela instituição.
Fonte: https://www.klcconcursos.com.br/apoio/Brinquedos%20e%20Brincadeiras%20-%20MEC.pdf
No relato da professora, com relação à organização do
espaço nas atividades da Educação Infantil, percebe-se
que:
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