Questões de Concursos Prefeitura de Lages SC

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1Q333137 | Matemática, Relações Trigonométricas, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Em um mapa, as cidades A, B e C são os vértices de um triângulo retângulo, e o ângulo reto está em A. A estrada AB tem 80 km e a estrada BC tem 100 km. Um rio impede a construção de uma estrada que ligue diretamente a cidade A com a cidade C. Por esse motivo, projetou-se uma estrada saindo da cidade A e perpendicular à estrada BC, para que ela seja a mais curta possível. Qual será o comprimento da estrada que a ser construída?

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2Q388714 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Assinale a opção que apresenta uma característica do quadro partidário brasileiro, entre 1945 e 1964:

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3Q388689 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:

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4Q388530 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

"Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Capri e ficaram muitos tempos na roça. Depois a família veio morar nessa travessa da avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não entendo nada dessas ruas".

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5Q335114 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Três rolos de tecido que medem respectivamente 240 m, 84 m e 100 m, foram cortados em pedaços iguais e do maior tamanho possível. Então o comprimento de cada pedaço é:

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6Q333697 | Matemática, Trigonometria, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Com três segmentos de comprimentos iguais a 10 cm, 12 cm e 23 cm:

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7Q333279 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Um automóvel viajou 6 dias, rodando 6 horas por dia, com uma velocidade média de 80 km/h. Calcule em quantos dias ele faria a mesma viagem, rodando 8 horas por dia a uma velocidade média de 90 km/h.

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8Q388944 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Sobre o surgimento da agricultura – e seu uso intensivo pelo homem, pode-se afirmar que:

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9Q331279 | Matemática, Políedros, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Sendo 1980° a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono convexo, então este polígono possui:

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10Q320164 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

A respeito dos métodos de alfabetização é correto afirmar:

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11Q482848 | Geografia, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Em um mapa, a distância de 3 cm entre duas cidades numa escala de 1 : 7.500.000 corresponde a:

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12Q389623 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Durante os séculos XVII e XVIII, a Europa viveu um importante movimento de idéias que revolucionou o pensamento científico e político. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa correta. A seqüência correta é:
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15Q388300 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

No século XIX, a imigração européia para o Brasil foi um processo ligado:

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16Q328971 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAG

O que define o homem como ser histórico, social e cultural?

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17Q328531 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAG

O atendimento das necessidades de sono e repouso, nas diferentes etapas da vida da criança, tem um importante papel na saúde em geral e no sistema nervoso em particular. Nesse sentido, é correto afirmar que:

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18Q337030 | Matemática, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Desde os tempos mais remotos, a necessidade de registro e comunicação entre os seres humanos levou à invenção e uso de símbolos para contar, medir e ordenar. Com base nessa afirmação e relacionando-a ao ensino da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, complete com (V) a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e com (F) a(s) alternativa(s) falsa(s).

 I. ( ) Ao longo da história surgiram diferentes sistemas de numeração, vinculados às grandes civilizações, entre eles, o sistema romano, o dos maias e o decimal.

II. ( ) O sistema de numeração dos maias utiliza letras maiúsculas para escrever os números.

III. ( ) O sistema de numeração romano utiliza três sinais para escrever os números.

IV. ( ) O sistema de numeração decimal originou-se na Índia e foi introduzido pelos árabes na Europa, durante a Idade Média.

V. ( ) O sistema de numeração decimal é representado por dez algarismos, com os quais podemos escrever todos os números.

Respeitando a ordem das sentenças acima, de I a IV, a alternativa CORRETA é:

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19Q388587 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

A partir do texto, pode-se afirmar que Leonardo da Vinci foi um dos mais célebres pensadores renascentistas que se aproximou da:

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20Q337434 | Matemática, Sistemas Lineares, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Um volume de 1200 ml de água foi distribuído igualmente em certo número de copos. Depois, de novo com 1200 ml de água, fez-se a mesma coisa, mas foram colocados 50 ml de água a menos por copo, e por isso foram necessários mais 2 copos. Em quantos copos a água foi distribuída da primeira vez?

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