Questões de Concursos Prefeitura de Laranjal Paulista SP

Resolva questões de Prefeitura de Laranjal Paulista SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q898163 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

A União é responsável pela coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo sua função em três instâncias: supletiva, redistributiva e a definida em qual alternativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q898171 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Dentre os instrumentos de avaliação, é possível destacar, por exemplo, a Prova Brasil e Saeb. Ao comparar esses dois instrumentos, foram elencadas algumas das características da Prova Brasil. No entanto, uma das alternativas refere-se ao Saeb, assinale-a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q898138 | Pedagogia, Gestão Escolar, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Ao analisar os aspectos pertinentes à inovação dentro da gestão escolar, é falsa a seguinte afirmativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q898172 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

São situações que demonstram uma mudança de perspectiva em relação aos exames avaliativos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q898143 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Dentro das reflexões propostas por Zabala, analise as asserções posteriores e marque a alternativa correspondente.


I - A maneira de configurar as sequências de atividades é um dos traços mais claros que determinam as características diferenciais da prática educativa. Desde o modelo mais tradicional de “aula magistral” (com a sequência: exposição, estudos sobre apontamentos ou manual, prova, qualificação) até o método de “projetos de trabalho global” (escolha do tema, planejamento, pesquisa e processamento da informação, índice, dossiê de síntese, avaliação), é possível observar que todos têm como elementos identificadores as atividades que os compõem, mas que adquirem personalidade diferencial segundo o modo como se organizam e articulam em sequências ordenadas.


II - Serealizamos uma análise destas sequências buscando os elementos que as compõem, nos daremos conta de que são um conjunto de atividades desordenadas, desestruturadas e desarticuladas e totalmente desconhecidas por professores e alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q898146 | Pedagogia, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Sobre a avaliação institucional da escola, é CORRETO afirmar apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q898145 | Pedagogia, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

De acordo com o Parecer CNE/CEB 20/2009, as creches e pré-escolas têm um papel claro em relação à formação de crianças de zero a cinco anos de idade, em que se destacam duas ações principais, assinale-as:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q898158 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Ao analisar os diversos aspectos que caracterizam o Projeto Político-Pedagógico, em relação à sua concretização, observa-se que ele apresenta qual das características abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q898162 | Pedagogia, Gestão Democrática, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Leia as asserções posteriores, assinale a alternativa correspondente.


I – A relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar implica os processos de gestão, os modos de fazer, a coordenação e a cobrança dos trabalhos e, decididamente, o cumprimento de responsabilidades compartilhadas, conforme uma mínima divisão de tarefas e alto grau de profissionalismo de todos.


II - Portanto, a organização escolar democrática implica não só a participação na gestão, mas a gestão da participação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q898154 | Pedagogia, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Conforme a Resolução CNE/CEB 4/2009, como são chamados os recursos que asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, promovendo a utilização dos materiais didáticos e pedagógicos, dos espaços, dos mobiliários e equipamentos, dos sistemas de comunicação e informação, dos transportes e dos demais serviços?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q898139 | Pedagogia, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

O processo de avaliação do desempenho escolar como instrumento de acompanhamento do trabalho do professor e dos avanços da aprendizagem, pode ser construído de diferentes formas, tais como: seletiva e propedêutica (uniformizador e transmissor) e formação integral (diversidade / construtivo). Assim, analise as associações de conceitos descritos a seguir e assinale a que corresponde ao modelo centrado na formação integral do educando.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q898141 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Analise os conceitos descritos abaixo e marque o que se refere à didática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q898164 | Pedagogia, Legislação da Educação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Tomando com parâmetro a Constituição Federal, em seu artigo 206, como o princípio da gestão democrática do ensino público é compreendido?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q898140 | Pedagogia, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Ao analisar o contexto histórico da educação, o período da redemocratização do Brasil, foi responsável por trazer para o âmbito da educação questões políticas de forma mais ampla.Em 1990, a Declaração Mundial sobre Educação para Todos inspirou um plano que pretendia identificar os obstáculos à universalização do ensino fundamental e erradicação doanalfabetismo, que acabou não sendo implementado de forma efetiva. Que plano foi esse?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q898144 | Pedagogia, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Em conformidade com o Parecer CNE/CEB 07/2010, analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa pertinente.


[ ] O foco nas experiências escolares significa que as orientações e as propostas curriculares que provêm das diversas instâncias só terão concretude se os conteúdos ministrados forem aprendidos e cobrados integralmente e no tempo predefinido.


[ ] As experiências escolares devem abranger apenas a parte explícita do currículo, desconsiderando as vivências dos alunos.


[ ] Os conhecimentos escolares devem contribuir para a formação ética, estética e política do aluno.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q898159 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Alguns pontos contribuem para a organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Assim, leia as alternativas abaixo e destaque a que foi mal elaborada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q898142 | Pedagogia, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Complete o excerto a seguir, extraído de Luckesi, com os termos correspondentes:


“Para que a avaliação educacional escolar assuma o seu verdadeiro papel de instrumento dialético de diagnóstico para o crescimento, terá de se situar e estar a serviço de uma pedagogia que esteja preocupada com a(o) e não com a(o) ______________e não com a(o) sua(seu) _____________.A avaliação deixará de ser autoritária se o modelo social e a concepção teórico-prática da educação também não forem autoritários. Se as aspirações socializantes da humanidade se traduzem num modelo socializante e democrático, a pedagogia e a avaliação em seu interior também se transformarão na perspectiva de encaminhamentos democráticos”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q898166 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Sobre a dimensão social e política do papel do professor, os professores possuem as características abaixo elencadas, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q898165 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Assinale a alternativa que não corresponde à concepção da avaliação formativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.