Início Questões de Concursos Prefeitura de Lidianópolis PR Resolva questões de Prefeitura de Lidianópolis PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de Lidianópolis PR Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1013459 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021No decorrer da Historia, os surdos foram vistos e tratados de diferentes formas pela sociedade. Com base nos seus estudos, marque a alternativa que representa o modocomo os surdos foram vistos e tratados na Antiguidade: ✂️ a) Os surdos tinham uma vida totalmente normal. Eram assistidos pela sociedade e se comunicavam por meio da língua de sinais fluentemente. ✂️ b) Os surdos frequentavam as mesmas escolas que os alunos ouvintes, entretanto algumas famílias ricas preferiam trazer os educadores para trabalhar em casa com seus filhos surdos. ✂️ c) Não havia nenhum tipo de preocupação com a vida física, psíquica, moral, social ou educacional dos surdos ou com as pessoas que apresentavam qualquer tipo de deficiência. A única preocupação era a de exterminar essas pessoas, uma vez que elas representavam risco de “contaminação” e um “fardo” à sociedade com suas “anomalias”. ✂️ d) A sociedade apresentava uma preocupação excessiva com os surdos, visto que eles não conseguiam se comunicar e não havia quem os ensinasse a língua de sinais. ✂️ e) Nenhuma das alternativas anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1013462 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021De acordo com Strobel (2008), “cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-os com assuas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das ‘almas’ das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo”. Com base em seus conhecimentos, marque a alternativa que melhor representa os elementos que fazem parte da cultura surda. ✂️ a) Língua de sinais. Associação de Surdos. Pedagogia Surda. Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais (TILS). Identidades Surdas. ✂️ b) Língua de sinais. Igreja. Legislação. Feijoada. Bilinguismo. ✂️ c) Língua de sinais. Carnaval. Viagens. Histórias. Músicas. ✂️ d) Língua de sinais. Encontros. Legislação. Futebol. Tecnologia. ✂️ e) Língua de sinais. Legislação. Comunicação Total. Língua Portuguesa. Dança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1015213 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021Na Libras, há sinais que podem ser realizados com uma ou com as duas mãos. Quando os sinais são realizados com as duas mãos, usa-se a regra fonológica que pode resultar em Simetria, ou seja, configurações de mãos iguais, com movimentos iguais ou alternados; ou Dominância em que uma das mãos será passiva e a outra ativa. Marque a alternativa em que todos os sinais obedecem a regra de Simetria: ✂️ a) CORES, ANIMAIS, TREINAR, CASA. ✂️ b) ÁGUA, MARROM, JACARÉ, AZUL. ✂️ c) FELIZ, BRINCAR, CASA, BORBOLETA. ✂️ d) FUTEBOL, PAI, CORAGEM, ANDAR. ✂️ e) CACHORRO, BONITO, AJUDAR, ALEGRE. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1013467 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021Os estudos fonológicos e morfológicos demonstram que na língua de sinais há a presença de Pares Mínimos, em que a mudança de um dos Parâmetros Linguísticos em contraste com os demais idênticos vaiidentificar o seu valor distintivo do sinal. Marque a alternativa em que as três duplas de sinais podem ser considerados Pares Mínimos da Libras: ✂️ a) SÁBADO/APRENDER; ROXO/MARROM; ACUSAR/ADMIRAR. ✂️ b) PAI/MÃE; FILHO/FILHA; TIO/TIA. ✂️ c) AZUL/AMARELO; BRANCO/PRETO; ALUNO/PROFESSOR. ✂️ d) RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO; CAPITAL/CURITIBA; PRAIA/SANTOS. ✂️ e) AZAR/DESCULPAR; TRISTE/ALEGRE; BONITO/FEIO. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1013461 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021Analise o excerto, a seguir, e marque a alternativa que apresenta a metodologia a qual a autora está se referindo: “[...] contrapõe-se ao modelo oralista porque considera o canal viso gestual de fundamental importância para a aquisição de linguagem da pessoa surda. E contrapõe-se à comunicação total porque defende um espaço efetivo para a língua de sinais no trabalho educacional; por isso advoga que cada uma das línguas apresentadas ao surdo mantenha suas características próprias e que não se ‘misture’ uma com a outra”. (LACERDA, 1998, p.10). ✂️ a) BILÍNGUE. ✂️ b) ORALISTA. ✂️ c) TRADICIONAL. ✂️ d) PEDAGOGIA SURDA. ✂️ e) COMUNICAÇAO TOTAL. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1013463 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021Leia o excerto abaixo e marque a alterativa em que estão representadas a Educação e a Escola defendidas no documento “Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue - Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa” publicado pelo MEC em 2014. “[...] envolve a criação de ambientes linguísticos para a aquisição da Libras como primeira língua (L1) por crianças surdas, no tempo de desenvolvimento linguístico esperado e similar ao das crianças ouvintes, e a aquisição do português como segunda língua (L2). [...] é regular, em Libras, integra as línguas envolvidas em seu currículo e não faz parte do atendimento educacional especializado. O objetivo é garantir a aquisição e a aprendizagem das línguas envolvidas como condição necessária à educação do surdo, construindo sua identidade linguística e cultural em Libras e concluir a educação básica em situação de igualdade com as crianças ouvintes e falantes do português” (BRASIL, 2014, p. 6). ✂️ a) Educação Especial em Escolas Especiais. ✂️ b) Educação Bilíngue em Escolas Bilíngues. ✂️ c) Educação Tradicional em Escolas Tradicionais. ✂️ d) Educação Inclusiva em Escolas Inclusivas. ✂️ e) Educação Bilíngue em APAEs. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1015214 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021O percurso educacional do sujeito surdo é marcado por preconceitos, conflitos, frustações, mas também por conquistas. Dessa forma, é correto afirmar que no Brasil, o primeiro Instituto para surdos, fundado por um professor francês, chamado Hernest Huet, é o: ✂️ a) Instituto Nacional de Cegos e Surdos (INCS). ✂️ b) Instituto Imperial para Deficientes Auditivos (IIDA). ✂️ c) Instituto Educacional para Deficientes Auditivos (IEDA). ✂️ d) Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). ✂️ e) Nenhuma das alternativas anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1013466 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021No Brasil, a Libras foi oficializada em 2002 e regulamentada em 2005. Em 2010, foi publicada a Lei que regulamenta a profissão do Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais. Marque a alternativa que apresenta, respectivamente, essas três Leis, ou seja: a Lei da Libras, o Decreto que a regulamenta e a Lei do TILS: ✂️ a) 10.436; 5.626; 12.319. ✂️ b) 10.436; 5.629; 13.219. ✂️ c) 5.626; 10.346; 13.319. ✂️ d) 10.436; 5.626; 12.913. ✂️ e) 5.646; 10.346; 13.319. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1013465 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021A realidade educacional brasileira demonstra que há muitos surdos estudando em escolas comuns e que se dizem inclusivas pelo fato de se ter a presença de tradutores/intérpretes de língua de sinais (TILS) em salas de aula. No que diz respeito à conduta desse profissional na escola, marque a alternativa correta: ✂️ a) O professor ouvinte deve ensinar os conteúdos aos alunos ouvintes e o TILS deve ensinar aos surdos. ✂️ b) Nos Conselhos de Classe, a opinião do TILS, em relação ao aluno surdo, sempre deve prevalecer, uma vez que ele é o professor e responsável por este aluno. ✂️ c) Quando o TILS não conseguir encontrar um sinal relacionado ao conteúdo que está interpretando, ele pode criar os sinais e depois difundi-los na comunidade surda. ✂️ d) O ideal é que professor e TILS discutam sobre os conteúdos, estratégias e avaliações direcionadas aos alunos surdos. ✂️ e) Uma vez que o TILS já apresenta fluência na Libras, não se torna mais necessário o seu envolvimento com a comunidade surda, apenas com a escolaridade dos surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1013464 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021Em relação ao código de ética, que envolve o profissional tradutor e intérprete de língua de sinais (TILS), marque a alternativa que elencam tais preceitos e que são defendidos por Quadros (2004). ✂️ a) Confiabilidade. Respeito. Discrição. Distância profissional. Fidelidade. ✂️ b) Discrição. Fluência. Distância profissional. Fidelidade. Respeito. ✂️ c) Amizade. Bom senso. Agilidade. Fluência. Distância profissional. ✂️ d) Bom senso. Agilidade. Confiança. Fidelidade. Discrição. ✂️ e) Confiabilidade. Imparcialidade. Discrição. Distância profissional. Fidelidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1013468 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021Marque a alternativa que melhor representa os cinco Parâmetros Linguísticos da língua de sinais: ✂️ a) Configuração de Mãos; Locação (ou Ponto de Articulação); Movimento. Orientação/Direcionalidade. Expressões faciais (ou Marcadores não Manuais). ✂️ b) Configuração de Mãos. Locação. Marcadores não Manuais (MNM). Fonologia. Expressões faciais. ✂️ c) Configuração de Mãos Movimento; Locação; Orientação. Expressões faciais. ✂️ d) Configuração de Mãos. Orientação. Ponto de Articulação. Locação. Expressões faciais. Morfologia. ✂️ e) Configuração de Mãos. Locação. Expressões faciais. Sintaxe. Movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1013460 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021A Libras apresenta diferentes tipos de verbos. Entre eles, podemos encontrar: verbos simples: que não se flexionam em pessoa e número e não incorporam afixos locativos; verbos com concordância: que se flexionam em pessoa, número e aspecto, mas não incorporam afixos locativos e verbos espaciais: que têm afixos locativos. Com base nessa explanação, marque a alternativa em que há apenas verbos simples: ✂️ a) ESTUDAR, TRABALHAR, AVISAR. ✂️ b) RESPONDER, FALAR, PERGUNTAR. ✂️ c) AVISAR, VIAJAR, TER. ✂️ d) SABER, RESPONDER, GOSTAR. ✂️ e) CONHECER, GOSTAR, TRABALHAR. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1015215 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021A Libras apresenta um Sistema de Transcrição para representar a marcação de gênero (masculino e feminino), plural etc. Escolha a alternativa que identifica o símbolo utilizado no Sistema de Transcrição para a seguinte frase: “Ela é bonita”. ✂️ a) EL@ BONIT@ ✂️ b) ELX BONITX ✂️ c) EL# BONIT# ✂️ d) ELA BONITA ✂️ e) EL* É BONIT* Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q1013459 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021No decorrer da Historia, os surdos foram vistos e tratados de diferentes formas pela sociedade. Com base nos seus estudos, marque a alternativa que representa o modocomo os surdos foram vistos e tratados na Antiguidade: ✂️ a) Os surdos tinham uma vida totalmente normal. Eram assistidos pela sociedade e se comunicavam por meio da língua de sinais fluentemente. ✂️ b) Os surdos frequentavam as mesmas escolas que os alunos ouvintes, entretanto algumas famílias ricas preferiam trazer os educadores para trabalhar em casa com seus filhos surdos. ✂️ c) Não havia nenhum tipo de preocupação com a vida física, psíquica, moral, social ou educacional dos surdos ou com as pessoas que apresentavam qualquer tipo de deficiência. A única preocupação era a de exterminar essas pessoas, uma vez que elas representavam risco de “contaminação” e um “fardo” à sociedade com suas “anomalias”. ✂️ d) A sociedade apresentava uma preocupação excessiva com os surdos, visto que eles não conseguiam se comunicar e não havia quem os ensinasse a língua de sinais. ✂️ e) Nenhuma das alternativas anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1013462 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021De acordo com Strobel (2008), “cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-os com assuas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das ‘almas’ das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo”. Com base em seus conhecimentos, marque a alternativa que melhor representa os elementos que fazem parte da cultura surda. ✂️ a) Língua de sinais. Associação de Surdos. Pedagogia Surda. Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais (TILS). Identidades Surdas. ✂️ b) Língua de sinais. Igreja. Legislação. Feijoada. Bilinguismo. ✂️ c) Língua de sinais. Carnaval. Viagens. Histórias. Músicas. ✂️ d) Língua de sinais. Encontros. Legislação. Futebol. Tecnologia. ✂️ e) Língua de sinais. Legislação. Comunicação Total. Língua Portuguesa. Dança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1015213 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021Na Libras, há sinais que podem ser realizados com uma ou com as duas mãos. Quando os sinais são realizados com as duas mãos, usa-se a regra fonológica que pode resultar em Simetria, ou seja, configurações de mãos iguais, com movimentos iguais ou alternados; ou Dominância em que uma das mãos será passiva e a outra ativa. Marque a alternativa em que todos os sinais obedecem a regra de Simetria: ✂️ a) CORES, ANIMAIS, TREINAR, CASA. ✂️ b) ÁGUA, MARROM, JACARÉ, AZUL. ✂️ c) FELIZ, BRINCAR, CASA, BORBOLETA. ✂️ d) FUTEBOL, PAI, CORAGEM, ANDAR. ✂️ e) CACHORRO, BONITO, AJUDAR, ALEGRE. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1013467 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021Os estudos fonológicos e morfológicos demonstram que na língua de sinais há a presença de Pares Mínimos, em que a mudança de um dos Parâmetros Linguísticos em contraste com os demais idênticos vaiidentificar o seu valor distintivo do sinal. Marque a alternativa em que as três duplas de sinais podem ser considerados Pares Mínimos da Libras: ✂️ a) SÁBADO/APRENDER; ROXO/MARROM; ACUSAR/ADMIRAR. ✂️ b) PAI/MÃE; FILHO/FILHA; TIO/TIA. ✂️ c) AZUL/AMARELO; BRANCO/PRETO; ALUNO/PROFESSOR. ✂️ d) RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO; CAPITAL/CURITIBA; PRAIA/SANTOS. ✂️ e) AZAR/DESCULPAR; TRISTE/ALEGRE; BONITO/FEIO. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1013461 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021Analise o excerto, a seguir, e marque a alternativa que apresenta a metodologia a qual a autora está se referindo: “[...] contrapõe-se ao modelo oralista porque considera o canal viso gestual de fundamental importância para a aquisição de linguagem da pessoa surda. E contrapõe-se à comunicação total porque defende um espaço efetivo para a língua de sinais no trabalho educacional; por isso advoga que cada uma das línguas apresentadas ao surdo mantenha suas características próprias e que não se ‘misture’ uma com a outra”. (LACERDA, 1998, p.10). ✂️ a) BILÍNGUE. ✂️ b) ORALISTA. ✂️ c) TRADICIONAL. ✂️ d) PEDAGOGIA SURDA. ✂️ e) COMUNICAÇAO TOTAL. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1013463 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021Leia o excerto abaixo e marque a alterativa em que estão representadas a Educação e a Escola defendidas no documento “Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue - Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa” publicado pelo MEC em 2014. “[...] envolve a criação de ambientes linguísticos para a aquisição da Libras como primeira língua (L1) por crianças surdas, no tempo de desenvolvimento linguístico esperado e similar ao das crianças ouvintes, e a aquisição do português como segunda língua (L2). [...] é regular, em Libras, integra as línguas envolvidas em seu currículo e não faz parte do atendimento educacional especializado. O objetivo é garantir a aquisição e a aprendizagem das línguas envolvidas como condição necessária à educação do surdo, construindo sua identidade linguística e cultural em Libras e concluir a educação básica em situação de igualdade com as crianças ouvintes e falantes do português” (BRASIL, 2014, p. 6). ✂️ a) Educação Especial em Escolas Especiais. ✂️ b) Educação Bilíngue em Escolas Bilíngues. ✂️ c) Educação Tradicional em Escolas Tradicionais. ✂️ d) Educação Inclusiva em Escolas Inclusivas. ✂️ e) Educação Bilíngue em APAEs. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1015214 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021O percurso educacional do sujeito surdo é marcado por preconceitos, conflitos, frustações, mas também por conquistas. Dessa forma, é correto afirmar que no Brasil, o primeiro Instituto para surdos, fundado por um professor francês, chamado Hernest Huet, é o: ✂️ a) Instituto Nacional de Cegos e Surdos (INCS). ✂️ b) Instituto Imperial para Deficientes Auditivos (IIDA). ✂️ c) Instituto Educacional para Deficientes Auditivos (IEDA). ✂️ d) Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). ✂️ e) Nenhuma das alternativas anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1013466 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021No Brasil, a Libras foi oficializada em 2002 e regulamentada em 2005. Em 2010, foi publicada a Lei que regulamenta a profissão do Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais. Marque a alternativa que apresenta, respectivamente, essas três Leis, ou seja: a Lei da Libras, o Decreto que a regulamenta e a Lei do TILS: ✂️ a) 10.436; 5.626; 12.319. ✂️ b) 10.436; 5.629; 13.219. ✂️ c) 5.626; 10.346; 13.319. ✂️ d) 10.436; 5.626; 12.913. ✂️ e) 5.646; 10.346; 13.319. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1013465 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021A realidade educacional brasileira demonstra que há muitos surdos estudando em escolas comuns e que se dizem inclusivas pelo fato de se ter a presença de tradutores/intérpretes de língua de sinais (TILS) em salas de aula. No que diz respeito à conduta desse profissional na escola, marque a alternativa correta: ✂️ a) O professor ouvinte deve ensinar os conteúdos aos alunos ouvintes e o TILS deve ensinar aos surdos. ✂️ b) Nos Conselhos de Classe, a opinião do TILS, em relação ao aluno surdo, sempre deve prevalecer, uma vez que ele é o professor e responsável por este aluno. ✂️ c) Quando o TILS não conseguir encontrar um sinal relacionado ao conteúdo que está interpretando, ele pode criar os sinais e depois difundi-los na comunidade surda. ✂️ d) O ideal é que professor e TILS discutam sobre os conteúdos, estratégias e avaliações direcionadas aos alunos surdos. ✂️ e) Uma vez que o TILS já apresenta fluência na Libras, não se torna mais necessário o seu envolvimento com a comunidade surda, apenas com a escolaridade dos surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1013464 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021Em relação ao código de ética, que envolve o profissional tradutor e intérprete de língua de sinais (TILS), marque a alternativa que elencam tais preceitos e que são defendidos por Quadros (2004). ✂️ a) Confiabilidade. Respeito. Discrição. Distância profissional. Fidelidade. ✂️ b) Discrição. Fluência. Distância profissional. Fidelidade. Respeito. ✂️ c) Amizade. Bom senso. Agilidade. Fluência. Distância profissional. ✂️ d) Bom senso. Agilidade. Confiança. Fidelidade. Discrição. ✂️ e) Confiabilidade. Imparcialidade. Discrição. Distância profissional. Fidelidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1013468 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021Marque a alternativa que melhor representa os cinco Parâmetros Linguísticos da língua de sinais: ✂️ a) Configuração de Mãos; Locação (ou Ponto de Articulação); Movimento. Orientação/Direcionalidade. Expressões faciais (ou Marcadores não Manuais). ✂️ b) Configuração de Mãos. Locação. Marcadores não Manuais (MNM). Fonologia. Expressões faciais. ✂️ c) Configuração de Mãos Movimento; Locação; Orientação. Expressões faciais. ✂️ d) Configuração de Mãos. Orientação. Ponto de Articulação. Locação. Expressões faciais. Morfologia. ✂️ e) Configuração de Mãos. Locação. Expressões faciais. Sintaxe. Movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1013460 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021A Libras apresenta diferentes tipos de verbos. Entre eles, podemos encontrar: verbos simples: que não se flexionam em pessoa e número e não incorporam afixos locativos; verbos com concordância: que se flexionam em pessoa, número e aspecto, mas não incorporam afixos locativos e verbos espaciais: que têm afixos locativos. Com base nessa explanação, marque a alternativa em que há apenas verbos simples: ✂️ a) ESTUDAR, TRABALHAR, AVISAR. ✂️ b) RESPONDER, FALAR, PERGUNTAR. ✂️ c) AVISAR, VIAJAR, TER. ✂️ d) SABER, RESPONDER, GOSTAR. ✂️ e) CONHECER, GOSTAR, TRABALHAR. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1015215 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021A Libras apresenta um Sistema de Transcrição para representar a marcação de gênero (masculino e feminino), plural etc. Escolha a alternativa que identifica o símbolo utilizado no Sistema de Transcrição para a seguinte frase: “Ela é bonita”. ✂️ a) EL@ BONIT@ ✂️ b) ELX BONITX ✂️ c) EL# BONIT# ✂️ d) ELA BONITA ✂️ e) EL* É BONIT* Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro