Questões de Concurso Prefeitura de Maceió AL Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Prefeitura de Maceió AL Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q328062 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que a) a cultura escolar deve priorizar o ensino interdisciplinar. b) a função do currículo escolar é reforçar o ensino de linguagem e da matemática para atender ao mundo do trabalho. c) os conteúdos curriculares devem priorizar o ensino de ciências e suas conexões com a vida prática do aluno. d) os conteúdos curriculares devem reforçar o ensino de conteúdos da prática e minimizar os conteúdos teóricos. e) a cultura escolar deve desenvolver um ensino que crie conexões entre o que o aluno aprende e as experiências de vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q323385 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa (2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo I. envolve elementos culturais. II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a serem transmitidos aos educandos. III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de mundo de uma determinada sociedade. Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s) a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q328383 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017O sistema educacional, ao longo da história, tem desempenhado um importante papel na evolução das sociedades, uma vez que prepara as gerações para os desafios evolutivos das nações. No contexto da formação de professores, têm sido produzidos saberes e conhecimentos sobre o planejamento da ação docente como espaço privilegiado para adequar a escola aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o planejamento constitui-se em um ato pedagógico fundado na necessidade de aproximar a escola das demandas da sociedade. São objetivos do planejamento pedagógico: I. produzir planos escolares; II. definir objetivos e metas do ensino; III. estabelecer procedimentos de avaliação. Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s) a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q320778 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017O educador Paulo Freire argumentava que é impossível pensar a democratização da escola sem superar os preconceitos contra as camadas populares, os negros, as mulheres, as pessoas com deficiência e as minorias. Nesse contexto, a escola deve assumir na sociedade contemporânea uma função social diferenciada e ser um local privilegiado para a) viabilizar as políticas nacionais de educação. b) ensinar habilidades para o mundo do trabalho. c) desenvolver valores e atitudes articulados com determinados interesses de classe. d) fortalecer um modelo no qual se esperam alunos homogêneos, tratando como iguais os diferentes. e) desenvolver em crianças, jovens e adultos a capacidade de aprender através do direito de serem iguais sem serem inferiorizados pelas diferenças. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q323155 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Dadas as afirmativas a respeito da relação entre transversalidade e interdisciplinaridade na educação, I. A interdisciplinaridade diz respeito principalmente à dimensão da didática. II. A transversalidade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento. III. Deve-se considerar que na transversalidade existem afinidades maiores entre determinadas áreas e determinados temas, como é o caso de Ciências Naturais e Saúde ou entre História e Geografia. IV. A inserção de temas que integrem as áreas convencionais de conhecimento de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, é chamado de transversalidade. verifica-se que está(ão) correta(s) a) III, apenas. b) I e II, apenas. c) III e IV, apenas. d) I, II e IV, apenas. e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q322599 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Uma das principais características do lúdico é o(a) a) prazer. b) desafio. c) conquista. d) envolvimento. e) aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q378132 | Administração Pública, Governabilidade, Técnico Administrativo, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Dadas as afirmativas acerca dos conceitos relacionados à Administração Pública, I. A governabilidade é a capacidade política de o Estado governar, decorrente da sua legitimidade e do seu governo com a sociedade. II. A governança é a capacidade do governo em formular e implementar suas políticas, diante da sua capacidade financeira e administrativa. III. A accountability é a capacidade do governo em contabilizar votos no Congresso Nacional para aprovar ou modificar Leis. verifica-se que está(ão) correta(s) a) II, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q326928 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário a) A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário b) realizar cursos de aperfeiçoamento sobre introdução ao uso de informática na educação, desenvolvendo materiais didáticos que sirvam de consultas virtuais nos repositórios de conteúdos de aprendizagem que dispensem a interação entre professor e aluno. c) realizar trocas comunicacionais entre professores e alunos, disponibilizando o material didático em um repositório digital para realização das tarefas ou atividades propostas. d) ter competências para explorar, selecionar e organizar informações relacionadas ao conteúdo planejado para manter apenas os registros de sala de aula. e) configurar os espaços de aprendizagem individual com materiais autossuficientes destinados ao aprendizado dependente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q327509 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Predominava, até o século XIII, a ideia de que as crianças eram a) alguém inocente. b) seres sencientes. c) adultos imperfeitos. d) pessoas singulares. e) seres autossuficientes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q339200 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Técnico Administrativo, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Na penúltima semana de aulas do ano letivo, o professor de futebol de uma escola fez uma enquete sobre que atividade seria desenvolvida em cada uma das duas últimas aulas do ano: condicionamento físico ou rachão. Com o resultado em mãos, o professor acertou com os alunos que a decisão seria deixada para a sorte: antes de cada aula seria lançado um dado e se o resultado fosse um número par ou um número menor que 3, o desejo de todos os alunos (rachão, naturalmente; como costuma acontecer, os alunos detestavam a atividade física) seria realizado. Qual a probabilidade de os alunos participarem felizes das duas últimas aulas de futebol? a) 44,4% b) 66,7% c) 69,4% d) 75,0% e) 83,3% Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q328062 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que a) a cultura escolar deve priorizar o ensino interdisciplinar. b) a função do currículo escolar é reforçar o ensino de linguagem e da matemática para atender ao mundo do trabalho. c) os conteúdos curriculares devem priorizar o ensino de ciências e suas conexões com a vida prática do aluno. d) os conteúdos curriculares devem reforçar o ensino de conteúdos da prática e minimizar os conteúdos teóricos. e) a cultura escolar deve desenvolver um ensino que crie conexões entre o que o aluno aprende e as experiências de vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q323385 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa (2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo I. envolve elementos culturais. II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a serem transmitidos aos educandos. III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de mundo de uma determinada sociedade. Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s) a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q328383 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017O sistema educacional, ao longo da história, tem desempenhado um importante papel na evolução das sociedades, uma vez que prepara as gerações para os desafios evolutivos das nações. No contexto da formação de professores, têm sido produzidos saberes e conhecimentos sobre o planejamento da ação docente como espaço privilegiado para adequar a escola aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o planejamento constitui-se em um ato pedagógico fundado na necessidade de aproximar a escola das demandas da sociedade. São objetivos do planejamento pedagógico: I. produzir planos escolares; II. definir objetivos e metas do ensino; III. estabelecer procedimentos de avaliação. Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s) a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q320778 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017O educador Paulo Freire argumentava que é impossível pensar a democratização da escola sem superar os preconceitos contra as camadas populares, os negros, as mulheres, as pessoas com deficiência e as minorias. Nesse contexto, a escola deve assumir na sociedade contemporânea uma função social diferenciada e ser um local privilegiado para a) viabilizar as políticas nacionais de educação. b) ensinar habilidades para o mundo do trabalho. c) desenvolver valores e atitudes articulados com determinados interesses de classe. d) fortalecer um modelo no qual se esperam alunos homogêneos, tratando como iguais os diferentes. e) desenvolver em crianças, jovens e adultos a capacidade de aprender através do direito de serem iguais sem serem inferiorizados pelas diferenças. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q323155 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Dadas as afirmativas a respeito da relação entre transversalidade e interdisciplinaridade na educação, I. A interdisciplinaridade diz respeito principalmente à dimensão da didática. II. A transversalidade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento. III. Deve-se considerar que na transversalidade existem afinidades maiores entre determinadas áreas e determinados temas, como é o caso de Ciências Naturais e Saúde ou entre História e Geografia. IV. A inserção de temas que integrem as áreas convencionais de conhecimento de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, é chamado de transversalidade. verifica-se que está(ão) correta(s) a) III, apenas. b) I e II, apenas. c) III e IV, apenas. d) I, II e IV, apenas. e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q322599 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Uma das principais características do lúdico é o(a) a) prazer. b) desafio. c) conquista. d) envolvimento. e) aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q378132 | Administração Pública, Governabilidade, Técnico Administrativo, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Dadas as afirmativas acerca dos conceitos relacionados à Administração Pública, I. A governabilidade é a capacidade política de o Estado governar, decorrente da sua legitimidade e do seu governo com a sociedade. II. A governança é a capacidade do governo em formular e implementar suas políticas, diante da sua capacidade financeira e administrativa. III. A accountability é a capacidade do governo em contabilizar votos no Congresso Nacional para aprovar ou modificar Leis. verifica-se que está(ão) correta(s) a) II, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q326928 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário a) A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário b) realizar cursos de aperfeiçoamento sobre introdução ao uso de informática na educação, desenvolvendo materiais didáticos que sirvam de consultas virtuais nos repositórios de conteúdos de aprendizagem que dispensem a interação entre professor e aluno. c) realizar trocas comunicacionais entre professores e alunos, disponibilizando o material didático em um repositório digital para realização das tarefas ou atividades propostas. d) ter competências para explorar, selecionar e organizar informações relacionadas ao conteúdo planejado para manter apenas os registros de sala de aula. e) configurar os espaços de aprendizagem individual com materiais autossuficientes destinados ao aprendizado dependente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q327509 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Predominava, até o século XIII, a ideia de que as crianças eram a) alguém inocente. b) seres sencientes. c) adultos imperfeitos. d) pessoas singulares. e) seres autossuficientes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q339200 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Técnico Administrativo, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Na penúltima semana de aulas do ano letivo, o professor de futebol de uma escola fez uma enquete sobre que atividade seria desenvolvida em cada uma das duas últimas aulas do ano: condicionamento físico ou rachão. Com o resultado em mãos, o professor acertou com os alunos que a decisão seria deixada para a sorte: antes de cada aula seria lançado um dado e se o resultado fosse um número par ou um número menor que 3, o desejo de todos os alunos (rachão, naturalmente; como costuma acontecer, os alunos detestavam a atividade física) seria realizado. Qual a probabilidade de os alunos participarem felizes das duas últimas aulas de futebol? a) 44,4% b) 66,7% c) 69,4% d) 75,0% e) 83,3% Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro