Início Questões de Concursos Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR Resolva questões de Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q915856 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021Os significados da infância são construídos socialmente. Isto significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais na sociedade. O autor Ariès foi um dos pioneiros a estudar este assunto. Em sua obra clássica, A História Social da Criança e da Família, o autor mostra como o conceito de infância tem evoluído através dos séculos, oscilando entre pólos em que as crianças eram consideradas ora um “Bibelô”, ora um ✂️ a) bebê ✂️ b) adulto em miniatura ✂️ c) adolescente ✂️ d) jovem Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q915857 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021A Educação Infantil tem como objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade. Nesse sentido, a Educação Infantil tem como finalidade desenvolver a criança integralmente em quais aspectos ✂️ a) físico, psicológico, intelectual e social. ✂️ b) apenas intelectual e social. ✂️ c) físico, psicológico e social. ✂️ d) físico, intelectual e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q915862 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021Com base na concepção de criança como sujeito de direitos expressa pelas DCNEIs, a BNCC propõe seis direitos de aprendizagem das crianças: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Tais direitos implicam maior centralidade nas interações e brincadeiras e encaminham para uma construção pedagógica que coloca nas ações das crianças a sua capacidade de aprender. Nesse sentido, é correto afirmar que ✂️ a) cabe aos professores mediar a relação das crianças com as demais crianças e com o mundo à sua volta, ofertando tempo e espaço para que elas convivam, brinquem, participem, explorem, se expressem e se conheçam. ✂️ b) cabe aos professores não interferir na socialização das crianças, pois elas têm direito de fazerem o que bem entender. ✂️ c) cabe aos professores esperar que os pais determinem como serão tratadas essas crianças na escola. ✂️ d) cabe aos professores não se prepararem para ampliar a visão de mundo das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q915861 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021O Art. 5º da Resolução CEB/CNE nº 5, de 17/12/2009, determina que a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que _________ e ___________de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de acordo com a legislação acima. ✂️ a) educam / não cuidam ✂️ b) não educam / cuidam ✂️ c) educam / cuidam ✂️ d) educam / alimentam Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q915864 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021A educação psicomotora bem desenvolvida pode detectar problemas futuros e até mesmo resolvê-los, em relação à concentração, coordenação, dificuldades de aprendizagem. As habilidades da criança bem desenvolvidas possibilitam ✂️ a) que estas aprendam sem essas habilidades. ✂️ b) que estas aprendam melhor ou que, possam ser detectadas com antecedência problemas como citados acima, colaborando assim para corrigi-los. ✂️ c) que estas aprendam, mas os problemas não poderão ser solucionados. ✂️ d) que estas frequentem a escola, mas sempre com limitações. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q915858 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021Os aspectos físico, psicológico, intelectual e social são objetivos desenvolvidos pela criança, que faz parte da etapa da educação ✂️ a) integral. ✂️ b) especial. ✂️ c) superior. ✂️ d) básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q915860 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021O movimento humano é a parte mais ampla e significativa do comportamento do ser humano. Ele é obtido por meio de três fatores básicos: os músculos, a emoção e os nervos, formados por um sistema de sinalizações que lhes permitem atuar de forma coordenada. (BARROS & NEDIALCOVA, 1999, p.3) O movimento no desenvolvimento infantil tem uma função fundamental, principalmente nos primeiros estágios da criança onde esta não adquiriu a linguagem falada ainda. O movimento tem a função de __________________. É por meio do movimento que a criança expressa suas sensações e manifesta o contato com o mundo ao seu redor. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. ✂️ a) amamentação ✂️ b) comunicação ✂️ c) educação ✂️ d) intenção Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q915859 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021No tocante à importância da brincadeira nas instituições de Educação Infantil, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) Brincar é vital para a criança. ✂️ b) A brincadeira tem uma função lúdica que estimula a imaginação da criança. ✂️ c) Por meio do brincar é que a criança vai significar e ressignificar o real, tornar-se sujeito e partícipe. ✂️ d) A brincadeira é um espaço de aprendizagem, de imaginação e reivindicação fora realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q915863 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021Psicomotricidade como a posição global do sujeito, que pode ser entendido como a função de ser humano que sintetiza psiquismo e motricidade com o propósito de permitir ao indivíduo adaptar de maneira flexível e harmoniosa ao meio que o cerca. (DE LIÈVRE Y STAES, 1992, p. 39) Nesse sentido, não é correto que ✂️ a) quando trabalhada na Educação Infantil, amplia a capacidade sensitiva. ✂️ b) auxilia na formação na estrutura corporal da criança. ✂️ c) amplia a percepção dos movimentos da criança. ✂️ d) na Educação Infantil, pode ser deixada de lado, pois não auxilia o desenvolvimento da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q915856 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021Os significados da infância são construídos socialmente. Isto significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais na sociedade. O autor Ariès foi um dos pioneiros a estudar este assunto. Em sua obra clássica, A História Social da Criança e da Família, o autor mostra como o conceito de infância tem evoluído através dos séculos, oscilando entre pólos em que as crianças eram consideradas ora um “Bibelô”, ora um ✂️ a) bebê ✂️ b) adulto em miniatura ✂️ c) adolescente ✂️ d) jovem Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q915857 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021A Educação Infantil tem como objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade. Nesse sentido, a Educação Infantil tem como finalidade desenvolver a criança integralmente em quais aspectos ✂️ a) físico, psicológico, intelectual e social. ✂️ b) apenas intelectual e social. ✂️ c) físico, psicológico e social. ✂️ d) físico, intelectual e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q915862 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021Com base na concepção de criança como sujeito de direitos expressa pelas DCNEIs, a BNCC propõe seis direitos de aprendizagem das crianças: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Tais direitos implicam maior centralidade nas interações e brincadeiras e encaminham para uma construção pedagógica que coloca nas ações das crianças a sua capacidade de aprender. Nesse sentido, é correto afirmar que ✂️ a) cabe aos professores mediar a relação das crianças com as demais crianças e com o mundo à sua volta, ofertando tempo e espaço para que elas convivam, brinquem, participem, explorem, se expressem e se conheçam. ✂️ b) cabe aos professores não interferir na socialização das crianças, pois elas têm direito de fazerem o que bem entender. ✂️ c) cabe aos professores esperar que os pais determinem como serão tratadas essas crianças na escola. ✂️ d) cabe aos professores não se prepararem para ampliar a visão de mundo das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q915861 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021O Art. 5º da Resolução CEB/CNE nº 5, de 17/12/2009, determina que a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que _________ e ___________de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de acordo com a legislação acima. ✂️ a) educam / não cuidam ✂️ b) não educam / cuidam ✂️ c) educam / cuidam ✂️ d) educam / alimentam Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q915864 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021A educação psicomotora bem desenvolvida pode detectar problemas futuros e até mesmo resolvê-los, em relação à concentração, coordenação, dificuldades de aprendizagem. As habilidades da criança bem desenvolvidas possibilitam ✂️ a) que estas aprendam sem essas habilidades. ✂️ b) que estas aprendam melhor ou que, possam ser detectadas com antecedência problemas como citados acima, colaborando assim para corrigi-los. ✂️ c) que estas aprendam, mas os problemas não poderão ser solucionados. ✂️ d) que estas frequentem a escola, mas sempre com limitações. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q915858 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021Os aspectos físico, psicológico, intelectual e social são objetivos desenvolvidos pela criança, que faz parte da etapa da educação ✂️ a) integral. ✂️ b) especial. ✂️ c) superior. ✂️ d) básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q915860 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021O movimento humano é a parte mais ampla e significativa do comportamento do ser humano. Ele é obtido por meio de três fatores básicos: os músculos, a emoção e os nervos, formados por um sistema de sinalizações que lhes permitem atuar de forma coordenada. (BARROS & NEDIALCOVA, 1999, p.3) O movimento no desenvolvimento infantil tem uma função fundamental, principalmente nos primeiros estágios da criança onde esta não adquiriu a linguagem falada ainda. O movimento tem a função de __________________. É por meio do movimento que a criança expressa suas sensações e manifesta o contato com o mundo ao seu redor. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. ✂️ a) amamentação ✂️ b) comunicação ✂️ c) educação ✂️ d) intenção Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q915859 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021No tocante à importância da brincadeira nas instituições de Educação Infantil, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) Brincar é vital para a criança. ✂️ b) A brincadeira tem uma função lúdica que estimula a imaginação da criança. ✂️ c) Por meio do brincar é que a criança vai significar e ressignificar o real, tornar-se sujeito e partícipe. ✂️ d) A brincadeira é um espaço de aprendizagem, de imaginação e reivindicação fora realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q915863 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021Psicomotricidade como a posição global do sujeito, que pode ser entendido como a função de ser humano que sintetiza psiquismo e motricidade com o propósito de permitir ao indivíduo adaptar de maneira flexível e harmoniosa ao meio que o cerca. (DE LIÈVRE Y STAES, 1992, p. 39) Nesse sentido, não é correto que ✂️ a) quando trabalhada na Educação Infantil, amplia a capacidade sensitiva. ✂️ b) auxilia na formação na estrutura corporal da criança. ✂️ c) amplia a percepção dos movimentos da criança. ✂️ d) na Educação Infantil, pode ser deixada de lado, pois não auxilia o desenvolvimento da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro