Questões de Concursos Prefeitura de Mineiros GO

Resolva questões de Prefeitura de Mineiros GO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1014486 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

A comunidade surda do Brasil vem desenvolvendo várias atividades em promoção a língua, identidade e cultura dos surdos. Nesse sentido de acordo com a cultura surda é CORRETO AFIRMAR que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1014487 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Os níveis linguísticos mais comuns entre as línguas orais são: Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática. Assim, de acordo com a Libras que é considerada uma língua de espaço visual, é CORRETO AFIRMAR que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1014490 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Em 26 de setembro de 1857, a pedido do Imperador Dom Pedro II, o professor francês E. Huet (1822-1882) fundou na cidade do Rio de Janeiro, a primeira escola para surdos no Brasil. A escola funciona até os dias de hoje, no qual é referência nacional na educação de surdos. Assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE o nome atual desta instituição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1014483 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Como forma de garantir uma educação de qualidade para todos os alunos pautado em uma política de inclusão educacional para surdos, o Decreto presidencial nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, estabelece critérios para a inclusão da disciplina de Libras como disciplina curricular obrigatória. Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1014492 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

A Expressão Facial é considerada um importante parâmetro na Libras. É comum dizer que os surdos são muito expressivos. Entretanto, uma expressão errada pode mudar completamente o sentido da frase. Contudo, alguns sinais não necessitam do uso de expressões. Assinale a alternativa em que os sinais NÃO precisam de expressão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1014493 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Quanto aos tipos de interpretação, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1014481 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Com advento da Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, a profissão do tradutor e intérprete de Libras foi reconhecida. Este documento se configura em um grande marco para estes profissionais. Atualmente, o tradutor e intérprete de Libras é figura garantida nas escolas pautadas por uma política de inclusão de alunos surdos. Diante disso, assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE o papel do tradutor e intérprete na educação inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1014491 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

O termo “CODA” refere-se a uma particularidade envolvendo a cultura surda. Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o termo no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1027350 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Motorista, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Na cidade de Mineiros - GO, existe um restaurante muito popular que serve pratos da culinária local. Certo dia, o proprietário do restaurante decidiu criar um prato especial para o horário do almoço. Ele chamou esse prato de "Sequência Mineirense". A sequência é composta por uma lista de números inteiros em que cada número representa a quantidade de ingredientes utilizados em cada prato.

A sequência começa com o número 2 e segue a seguinte lógica: cada número subsequente é determinado pela soma dos dois números anteriores. Qual é o 10º número da sequência?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1014484 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

O profissional tradutor intérprete de Libras exerce um importante papel na vida dos surdos. Fica a cargo desse profissional a minimização das barreiras linguísticas impostas por uma sociedade majoritariamente ouvinte. Para tanto, com base no Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2015, e a formação do Tradutor e Intérprete de Libras – Língua Portuguesa, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1027354 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Analista Fiscal e Ambiental, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Um apicultor de Mineiros resolveu vender o mel das abelhas que cria em duas embalagens diferentes, lata e caixa. Qual embalagem de mel se torna mais vantajosa em termos de custo-benefício: a lata com raio de 8 cm e altura de 3 cm ou a caixa formato paralelepípedo com dimensões de 10 cm por 8 cm por 16 cm? O mel é vendido na lata por R$ 6,02 (a unidade), enquanto o mel na caixa é vendido por R$ 6,92.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1014482 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

A Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, é considerada um grande marco na história dos surdos no Brasil. Em relação a essa Lei, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1014488 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Willian Stokoe (1920-2000) foi um linguista norte americano que apresentou os primeiros estudos sobre a língua de sinais a partir de um enfoque linguístico. É considerado o pai da língua de sinais americana (QUADROS; PIZZO; REZENDE, 2009). Assim, para Stokoe (1960), os sinais em ASL (Língua Americana de Sinais) eram produzidos a partir da combinação de três categorias linguísticas diferentes, no qual chamamos de parâmetros. Atualmente, no Brasil, os estudos acerca da língua de sinais, avançaram e apontam que os sinais são produzidos a partir da combinação de cinco parâmetros. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os cinco parâmetros produzidos na constituição de sinais em Libras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1014489 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Na Itália, em 1880, ocorreu a Conferência Internacional de Educadores de Surdos, ao qual foi definido uma abordagem de educação de surdos a nível mundial e que perdurou por quase um século. Em consequência da definição dessa abordagem, houve uma reviravolta na educação dos surdos no Brasil. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essa abordagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1080800 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Apoio, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

De acordo com a Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1080802 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Apoio, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

O parágrafo 1º do Art. 2º do Estatuto da Pessoa com Deficiência, define que a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:

I. os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.
II. os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.
III. a limitação no desempenho de atividades.
IV. a restrição de participação.
V. o fator genético.

NÃO COMPLETA corretamente a proposta da questão, a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1080803 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Apoio, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Barreiras é considerado qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:

I. barreiras urbanísticas.
II. barreiras arquitetônicas.
III. barreiras nos transportes.
IV. barreiras nas comunicações e na informação.
V. barreiras atitudinais.
VI. barreiras tecnológicas.

De acordo com o Art. 3º do Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1080804 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Apoio, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna do texto abaixo:
Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza______________________________________________, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1080805 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência, no que tange o direito à educação.

( ) Oferta de educação especial, aos alunos surdos com Libras como primeira língua e na modalidade oral da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes especiais e em escolas inclusivas.
( ) Formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.
( ) Oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.
( ) Inserção da pessoa com deficiência, oportunizando as mesmas condições dos demais colegas, para que os alunos com deficiência consigam desenvolver de igual modo, dessa forma, os jogos, as atividades recreativas, esportivas e de lazer, devem ser igualitárias e padronizadas.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1080806 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação a garantia dos recursos de acessibilidade de radiodifusão de sons e imagens, presentes no Art. 67 da Lei nº 13.146/2015.

( ) Tradutor e intérprete surdo no telejornalismo.
( ) Subtitulação por meio de legenda oculta.
( ) Janela com intérprete da Libras.
( ) Audiodescrição.
( ) Interpretação simultânea em Libras em jornais impressos.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.