Questões de Concursos Prefeitura de Montes Claros MG

Resolva questões de Prefeitura de Montes Claros MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q883200 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Vigilância Sanitária, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Sobre a dengue, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1014272 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Historicamente, a educação de surdos sempre esteve focada nas questões linguísticas. Ao longo do tempo, diferentes filosofias educacionais foram adotadas na educação dos surdos, incluindo o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.

Nesse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as filosofias às suas respectivas características.

COLUNA I

1. Oralismo

2. Comunicação total

3. Bilinguismo

COLUNA II

(    ) Incorpora todos os métodos e recursos disponíveis para facilitar a comunicação e o aprendizado, utilizando simultaneamente língua de sinais, leitura labial, fala, escrita, gestos e quaisquer outras formas de comunicação que possam ajudar o indivíduo a compreender e a se expressar melhor.

(    ) Valoriza a língua de sinais como a primeira língua dos surdos, fundamental para seu desenvolvimento cognitivo e identidade cultural, enquanto a língua oral / escrita é ensinada como uma segunda língua, proporcionando uma inserção completa e inclusiva.

(    ) É pautado(a) em uma abordagem clínico‑terapêutica para tratar a falta de audição dos surdos e fazê‑los falar trazendo como consequência a proibição da língua de sinais e a tentativa de desintegração do ser surdo.

(    ) Proporcionou uma quebra de paradigma, rompendo com o clínico‑terapêutico e abrindo um campo com enfoque social, cultural e político, tendo a língua de sinais como meio de instrução e primeira língua.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q909824 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Educação Física, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Introduzir a Educação Física na EJA (Educação de Jovens e Adultos) caracteriza a possibilidade de acesso à cultura corporal de movimento, compreendida como um direito do estudante, na perspectiva da promoção a saúde, lazer e de expressões de afetos e sentimentos, em diversos contextos de convivência. A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q883201 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Vigilância Sanitária, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Sobre a esquistossomose, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1014273 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

O plano de atividades consiste no ponto de partida para a elaboração de um conteúdo ou matéria, valendo‑se de um gênero discursivo que seja suficiente e adequado para abordar os conteúdos propostos no objetivo do professor.

Com relação ao plano de atividades, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Identificação e duração da atividade refere‑se à elaboração do plano e execução, contendo uma previsão para o início, o meio e o fim do planejamento.

(    ) Avaliação refere‑se à apresentação, pelo proponente do planejamento, do(s) assunto(s) a ser(em) abordado(s).

(    ) Público‑alvo refere‑se à indicação da série, idade ou nível escolar em que vai ser aplicado o conteúdo.

(    ) Procedimentos utilizados referem‑se à apresentação das competências ou atividades que o aluno deverá ser capaz de executar ao final do trabalho.

(    ) Recurso(s) didático(s) utilizado(s) refere(m)‑se à apresentação dos materiais necessários para implementar as atividades.

Assinale a sequência correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1026561 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Administrador, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Uma empresa está montando um comitê de ética, que, inicialmente, deverá ser composto por 2 mulheres e 2 homens. Inscreveram-se para participar do comitê 5 mulheres e 3 homens, de modo que o comitê será formado por sorteio.

De quantas maneiras diferentes é possível formar esse comitê, considerando todos os inscritos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q909825 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Educação Física, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A intensa expansão do uso social das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) sob a forma de diferentes dispositivos móveis conectados à internet sem fio, utilizados em diferentes espaços, tempos e contextos, observada na segunda década do século XXI, gerou e continua gerando mudanças sociais que provocam a dissolução de fronteiras entre espaço virtual e espaço físico e criam um espaço híbrido de conexões. Na convergência entre espaços presenciais e virtuais, surgem novos modos de expressar pensamentos, sentimentos, crenças e desejos, por meio de uma diversidade de tecnologias e linguagens midiáticas empregadas para interagir, criar, estabelecer relações e aprender.

Analise as afirmativas a seguir, relativas às metodologias ativas para uma educação inovadora.

I. A cultura digital demanda abertura e flexibilidade para conviver com fluxos diversificados de informações onipresentes, multiplicidade de letramentos, diversidade, ambiguidade e incerteza do conhecimento, que se expande na inter-relação entre saber cotidiano e conhecimento científico.
II. As metodologias ativas apresentam e analisam práticas pedagógicas que superam as abordagens educacionais centradas na fala do professor, na leitura do livro e na passividade do estudante, que apenas responde às questões que lhe foram solicitadas.
III. Metodologias ativas para uma educação inovadora apontam para a possibilidade de transformar aulas em experiências de aprendizagem mais vivas e significativas para os estudantes da cultura digital, cujas expectativas em relação ao ensino, à aprendizagem e ao próprio desenvolvimento e formação são diferentes do que expressavam as gerações anteriores.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q883202 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Vigilância Sanitária, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Sobre a doença de chagas, analise as afirmativas:
I- É uma infeção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi; a transmissão ocorre de forma vetorial quando o inseto triatomíneo, popularmente conhecido por “barbeiro”, se infectado, pica o homem e este coça a ferida, ajudando a penetração do protozoário na pele.
II- O homem pode ser infectado caso beba caldo de cana ou açaí, como já aconteceu no Brasil; se a cana, por exemplo, for moída contendo o barbeiro, ou fezes dele, a bebida estará contaminada, assim como se o fruto do açaí estiver contaminado.
III- A transmissão vertical ocorre quando a passagem do parasito Trypanosoma cruzi, passa da mãe para o seu bebê, na gravidez ou parto; e também por meio de transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores contaminados a receptores sadios.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1014274 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre a Identidade e a Cultura Surda, complete as lacunas a seguir.

É por meio da ____________ que uma comunidade se estabelece, unifica e identifica as pessoas, conferindo‑lhes uma marca de ____________. Dessa forma, a existência de uma Cultura Surda contribui para instituir uma Identidade Surda, caracterizada por viver em um mundo ____________ e desenvolver experiências por meio da ____________, em que os sujeitos surdos são representados por discursos que os reconhecem como sujeitos de ____________ e culturais, sendo essa identidade fortalecida em espaços onde eles podem compartilhar suas experiências e tradições, promovendo um senso de pertencimento e valorização de sua(s) ____________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto apresentado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q909826 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Física, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Ao longo das últimas décadas, o reconhecimento da responsabilidade da sociedade em promover a igualdade tem crescido gradativamente, mas ainda existem demandas quando o assunto é exclusão social. Quando se analisa o histórico e a formação social de países colonizados, como o Brasil, alguns grupos se destacam no processo de marginalização.
Inclusão, como um paradigma de sociedade, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q883203 | Enfermagem, COVID19, Técnico em Vigilância Sanitária, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Algumas doenças possuem sintomas parecidos, como febre, dor de cabeça e dor no corpo; mas há diferenças que podem facilitar o diagnóstico. Sobre a COVID 19, a dengue e o H1N1, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1014275 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Strobel (2008) propõe organizar os artefatos em oito grandes grupos: experiência visual, artefato linguístico, familiar, artes visuais, vida social e esportiva, literatura, política e materiais, todos enraizados nas percepções visuais dos sujeitos surdos.

“Os artefatos culturais” se definem como “aquilo que na cultura constitui produções do sujeito que tem seu próprio modo de ser, ver, entender e transformar o mundo” (Strobel, 2008, p. 37).


Com base nisso, analise as afirmativas a seguir, relativas a alguns dos artefatos surdos e seus conceitos e características.

I. O artefato cultural denominado artes visuais está na área das produções do sujeito, em que temos um aumento no número de artista surdos, nas mais diversas áreas, como fotografia, pintura, artes plásticas, danças etc.

II. O artefato vida social e esportiva, influente das comunidades surdas, consiste em diversos movimentos e luta do povo surdo pelos seus direitos, em que, aos poucos, os surdos vão conquistando direitos e espaços.

III. O artefato material aponta para a acessibilidade, ou seja, são as adaptações ou a criação de objetos que tornam a vida das pessoas surdas menos limitada.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q909827 | Pedagogia, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Na perspectiva de Sacristán (2013), do ponto de vista histórico, o currículo a ensinar é uma seleção organizada dos conteúdos a aprender que regulam a prática didática que se desenvolve durante a escolaridade.

A partir dessa constatação sobre a natureza do currículo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) O poder regulador do currículo expressa uma polivalência: por um lado, evita a arbitrariedade na escolha do que será ensinado; por outro, orienta, modela e limita a autonomia dos professores.
(    ) O currículo ordena o tempo escolar, proporcionando os elementos daquilo que denominamos desenvolvimento escolar, ao demarcar as etapas do progresso dos sujeitos durante a escolaridade.
(    ) O pensamento sobre o currículo deve explicitar, explicar e justificar as opções que são tomadas e do que é imposto, avaliando o sentido do que se faz e para o que o fazemos.
(    ) O currículo realizado na prática real, com os sujeitos concretos e em um contexto determinado, espelha com nitidez o projeto de educação descrito no texto curricular, de modo que a prática se adequa sempre ao planejado.
(    ) O currículo deve estar a serviço de um ensino que prioriza a necessidade de assimilação da cultura, relegando a plano secundário uma perspectiva educacional que destaca os significados subjetivos da cultura.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1014276 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

A oficialização da Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão por meio da Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e posteriormente regulamentada pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que evidenciou mudanças significativas na visibilidade das articulações do movimento surdo com as instâncias governamentais.

São itens tratados no Decreto nº 5.626/2005, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q909828 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

De acordo com a BNCC, nos anos finais do Ensino Fundamental, percebe-se que o estudante, mais amadurecido, evolui progressivamente sua capacidade de abstração e autonomia de ação e de pensamento. Uma das ferramentas que o professor aplica nesse processo evolutivo do discente é a experimentação científica.

Considere que, em uma atividade experimental, o professor, após queimar uma esponja de aço, fez várias indagações aos estudantes, dentre elas:

• Por que a massa da esponja aumentou com a queima?
• Quais os possíveis produtos formados?
• É possível determinar a massa dos produtos formados?

Avaliando o contexto da experiência praticada, qual habilidade ou domínio são desenvolvidos pelo estudante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1014277 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Acerca da Pedagogia Surda, analise as afirmativas a seguir.

I. Requer a presença do professor ouvinte que tenha no mínimo Libras intermediária, na instituição, para a consagração de sua cultura e aquisição de língua.

II. Defende que a criança surda deve ter aulas ministradas em Libras por professores surdos e / ou por professores ouvintes com intérprete de Libras desde a Educação Infantil.

III. É a metodologia desejada pautada em torno da constituição da subjetividade do jeito surdo de ser, ou seja, da construção de sua verdadeira identidade.

IV. É uma metodologia que atende de maneira satisfatória às especificidades do surdo, de forma a considerar todos os aspectos culturais, sociais, linguísticos e educacionais desse sujeito.

V. Tem as ações pautadas em elementos linguísticos e culturais, com ferramentas e práticas, ressaltando a importância de práticas visuais.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q909829 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Aprender ciências da natureza, para muitos estudantes, é extremamente complexo, porque muitas vezes o conteúdo aprendido é abstrato e desmotivador. Cada vez mais torna-se necessário criar estratégias didáticas que dinamizem o ensino de ciências. Uma dessas estratégias, já praticada por diversos docentes, é a elaboração de mapas conceituais.

Sobre a construção desses mapas conceituais, analise as afirmativas a seguir:

I. Na construção do mapa hierárquico, o tema principal é posto no meio, e as ideias secundárias são ligadas ao tema principal, formando uma teia.

II. Os mapas conceituais podem ser do tipo fluxograma, em que o tema principal apresenta um problema e o fluxograma examina o tema com detalhes e prováveis soluções.
III. Um mapa conceitual representa um conhecimento já existente, diferente do mapa mental, que desenvolve um conjunto de ideias novas.

Considerando os tipos de mapas conceituais, estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1014278 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre as características da Literatura Surda, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A Literatura Surda original em Libras, ou seja, aquela que não foi traduzida da literatura das línguas faladas para Libras, é especialmente valorizada na comunidade surda porque reflete as experiências de vida dos surdos.

(    ) A Literatura Surda traduzida em Libras apresenta algumas experiências particulares de pessoas surdas, como a resistência à opressão pela sociedade dos ouvintes, os problemas na área da educação, a alegria de conhecer a Libras.

(    ) A Literatura Surda é caracterizada por pelo menos um de quatro critérios: ser feita por surdos; tratar da experiência de ser surdo e do conhecimento da Cultura Surda; ter o objetivo de alcançar um público surdo; e ser apresentada em Libras.

(    ) A Literatura Surda refere‑se a poemas, contos, piadas, jogos e outras formas de arte criativas feitas em Libras, culturalmente valorizadas, sendo uma forma linguística de celebrar a vida surda e as línguas de sinais.

(    ) A Literatura Surda aponta que literatura em Libras é relacionada às obras criadas e / ou adaptadas por surdos, enquanto a própria Literatura Surda são as traduções que têm a língua de sinais como alvo e as produções de ouvintes.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q909830 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Em aulas de física para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, o professor, após avaliar as dificuldades dos estudantes de assimilar os conceitos de cálculos e suas abstrações, propôs diversos tipos de aulas, com metodologias para melhorar o nível de conhecimento de seus discentes. Nessas aulas, o professor trabalhou conceitos de física, sua explicação teórica, as relações com os cálculos matemáticos e qual a capacidade de interpretação do discente.
Considerando que o tema proposto era cinemática, o estudante que em sala de aula
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1014279 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

“A literatura em Libras é um modo de compartilhar as experiências de surdos em outros lugares e até em outros tempos, assegurando a identidade e a cultura surda que fornece conhecimento do mundo surdo” (Stumpf, 2021).

Acerca da Literatura Surda, analise as afirmativas a seguir.

I. A tradução de literatura brasileira em português para Libras dá acesso à cultura brasileira para toda a comunidade surda.

II. As adaptações de histórias traduzidas para Libras são destacadas especialmente por moldarem seu enredo para incluir personagens não surdos e outros elementos culturais da comunidade local.

III. As adaptações de histórias contam com o critério de Literatura Surda por terem uma personagem ouvinte e, assim, falar sobre a experiência desse personagem ouvinte comparando com as experiências dos surdos.

IV. A Literatura Surda original é a forma encontrada para expressar a cultura surda, para ajudar o aluno a entender quem ele é como sujeito surdo.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.